[DÚVIDA] - Vazamento no ret do volante ou excesso de óleo?

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luis.soares
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[DÚVIDA] - Vazamento no ret do volante ou excesso de óleo?

Mensagem por luis.soares »

Pessoal, boa tarde.

Tenho um Corsa Wind 2000 1.0, que começou a vazar um pouco de óleo (bem pouco, algumas gotas), mas somente em alguns dias. Tipo, não vaza direto. Percebo que está vazando porque no chão da garagem, as vezes (a cada 20 dias mais ou menos), aparece alguma gota de óleo. Já percebi que é óleo do motor, porque o da caixa de marchas é um vermelho que usei.

Levei em um mecânico para ver outro problema, e ao erguer o carro, ele disse que o vazamento vem do retentor do volante do motor.

Fiquei em dúvida se de fato pode ser o retentor, porque ele só vaza de vez em quando (mais ou menos a cada 20 dias).

Um outro ponto que me fez pensar, é que da última vez que troquei o óleo, colocaram óleo demais, e toda vez que eu confiro o nível, ele está acima do máximo na vareta.

Pergunta : será que não pode ser o excesso de óleo que está causando muita pressão ou algo do tipo no retentor do volante do motor, e por isso ele vaza (ele já pode estar meio gasto e com o excesso ele vaza) ?

E será que este excesso de óleo no motor pode ser prejudicial ? Sei que existe o respiro, então não sei se ele aliviaria e pressão.

Obrigado pela ajuda.

Um abraço,
Corsa Wind MPFI 1.0 2000


awaked
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Mensagem por awaked »

O retentor em bom estado mesmo com óleo demais deveria segurar tranquilo.

A primeira coisa a fazer é retirar o excesso de óleo.
Depois limpar o motor e ver se o vazamento continua.


luis.soares
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Mensagem por luis.soares »

Awaked,

Entendi.

Vou retirar o excesso de óleo hoje a tarde e limpar o motor, e monitorar para ver se o vazamento persiste.

O que eu mais achei estranho é o fato de vazar somente as vezes, e até pouco tempo atrás, ele não vazava. Acredito que o retentor não deva estar lá estas coisas, mas talvez ainda rode mais um pouco.

Se o retentor estiver ruim, você acha que pode chegar até o ponto de baixar muito o óleo do motor, ou no máximo algumas gotas quando parado ?

Obrigado pela ajuda, e qualquer novidade posto aqui de novo.

Um abraço,

Luis Soares
Corsa Wind MPFI 1.0 2000


awaked
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Mensagem por awaked »

Provavelmente vaza num dia em que roda mais com o carro, ou dias mais quentes.


Heliin
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Mensagem por Heliin »

Meu carro ja deu vazamento no retentor do volante tbm (Corsa Classic 2002 1.0)
Mais ele nao demorava isso tudo nao. era so eu parar o carro na garagem da minha ksa
de um dia para o outro vc via o chão com gotas de oleo.
Mandei trocar o retentor do volante e o vazamento parou.


luis.soares
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Mensagem por luis.soares »

Heliin,

Então, por isso que eu acho que o retentor tá meia vida, e com o excesso de óleo e aumento da pressão, ele está abrindo o bico.

Ele pinga umas gotas de óleo só muito de vez em quando, e olhando a vareta, ela está bem acima do nível MAX.

Vou tirar o excesso e acompanhar pra ver se para de pingar.

Abraço,

Luis Soares
Corsa Wind MPFI 1.0 2000


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sousaman
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Mensagem por sousaman »

Cara,

Como vc vai tirar o excesso?
Puxando pelo local da vareta?
Tem que tomar cuidado para não puxar demais e depois ficar faltando.

Aqui fica uma imagem do local que pode estar pingando:

Imagem

A parte preta é o carter
A chapa entre o câmbio e o motor serve para visualização interna do câmbio
A terceira parte é o câmbio.

Avalie e veja se é de lá mesmo o vazamento.

E se for, arrume logo, porque quando começa a pingar é um transtorno chato depois.

Abraços!

Sousaman
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luis.soares
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Mensagem por luis.soares »

Sousaman,

Para tirar o excesso, na verdade eu ia trocar o oleo, porque ja esta perto da troca.

Agora que voce colocou a imagem, eu tenho certeza que eh de la que o vazamento vem : pinga bem na juncao do cambio com a placa. Quando ergui o carro um dia desses, deu pra ver.

Vou providenciar a troca.

Muito obrigado !!

Um abraco,

Luis Soares
Corsa Wind MPFI 1.0 2000


SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas retentor é assim, nao comeca a cair um monte de oleo do dia pra noite
muito oleo nao faz pingar nao, a nao ser q esta transbordando
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


luis.soares
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Mensagem por luis.soares »

SemControle,

Hoje fui tirar o excesso (na verdade, trocar por um óleo novo, na medida certa), e verifiquei que a vareta de óleo estava marcando pelo menos 1 litro a mais de óleo.

Tipo, tem a marca de MAX na vareta, e depois desta marca, tem mais uma parte de plástico na vareta, de uns 5 cm. O óleo estava cobrindo toda esta parte de plástico que tem na ponta da vareta. A distância entre a marca em que estava o óleo, e o MAX, era quase o dobro da distância entre o MIN e o MAX. Por isso acha que estava pelo menos com 1 litro de óleo a mais. Se o motor, com filtro, suporta 3,5 litros, devia estar com pelo menos 4,5 litros.

Aproveitei e dei uma boa limpada por baixo do motor. Tava tudo melado, desde a junta do carter, a parte de baixo onde junta o cambio com o motor (que é onde fica o rolamento) e também no bojão do carter. O "profissional" que fez a última troca não trocou o vedande do bojão por um novo, e ficou torto.

Agora que está limpo, vai dar pra ver certinho de onde vem o vazamento, e se ele continua.

Abraço, e obrigado pela ajuda.

Luis
Corsa Wind MPFI 1.0 2000


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