[SOLUÇÃO] - Vazamento na parte frontal do bloco. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
paulo.viegas
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 19 2011f Outubro 2011 10:48:10 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Vazamento na parte frontal do bloco. O q fazer?

Mensagem por paulo.viegas »

Boa noite Senhores, gostaria de uma ajuda que julgo ser banal para vocês.

Meu Corsinha (Wind 97) começou a vazar água na parte frontal direita do bloco, alguém sabe o que é isso?

Quando o motor está quente o vazamento pára, mas quando esfria pinga bastante água até quase esvaziar. Um amigo me disse que poderia ser o selo do motor?

Uma outra coisa, meu motor está fazendo um barulho metálico um pouco diferente, sempre coloquei óleo de boa qualidade, dentro das quilometragens adequadas. Um amigo me disse que poderia ser a bomba d'água, existe alguma relação entre barulho metálico e bomba d'água?

Obrigado e um forte abraço a todos.
- -
Corsa Wind 97/97 (Azeitona)
Avatar do usuário
CyberTX
:: Sport ::
Mensagens: 1118
Registrado em: Sábado 18 2004f Dezembro 2004 01:01:38 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CyberTX »

bomba de agua
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

A bomba d'agua quanto apresenta desgaste em seu rotor e folga faz sim um barulho metálico q vai aumentando com o tempo até ela travar de vez
E pelo vazamento q vc já identifivou certeza q é hora de trocar a bomba
Aproveita com o mecânico e faz tambem a troca de água de sistema de arrefecimento, o aditivo protege contra corrosão e tambem lubrifica bomba e mangueiras.
paulo.viegas
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 19 2011f Outubro 2011 10:48:10 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulo.viegas »

Obrigado pela dica, verifiquei em um Concessionário Chevrolet de Belo Horizonte, os caras querem cobrar 750,00 para trocar Bomba D'Água + Limpeza do Sistema, +Troca da Correia Dentada + Mão de Obra.

Alguém conhece algum mecânico em BH bom para indicar?
- -
Corsa Wind 97/97 (Azeitona)
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

como vai desmontar tudo ai, veja as condicoes do esticador da correia tmb..
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
paulo.viegas
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quarta-feira 19 2011f Outubro 2011 10:48:10 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por paulo.viegas »

Boa noite amigos, gostaria de compartilhar a solução do meu problema com vocês.

O vazamento de água era um selo do bloco que estava estourado. Troquei os 4 frontais. O problema é que a mão de obra ficava em $90,00 então conversei com o mecânico e fiz o seguinte, aproveitei para trocar bomba d'água que já não estava muito bem (ruídosa) e faltavam 2000km (uns 4 meses) para completar a quilometragem da troca da correia dentada, então fiz tudo de uma vez: selos do bloco, correia e bomba.

O custo total foi de $272,00 (peças + mão de obra), segue abaixa detalhamento:

-- Na Dede Peças comprei --

1 Bomba D'Água $53,00 (Delphi)
1 Correia Dentada R$14,00 (Contitech)
1 Aditivo $18,90 (Paraflu)

-- Na BHZ Peças comprei --

1 Tensor da Correia $79,00 (Ina)
4 Selos do Motor $2,00 (cada)

-- No Jair óleos comprei --

3 Litros de Água Desmineralizada $3,00 (cada garrafa de 1 litro, cuidado para não te venderem a garrafa de 500ml, o preço não compensa)

-- Mecãnico --

90,00 mão de obra ("arrancou o couro"mad.gif, mas fiquei do lado dele "secando" o serviço para ver se fazia exatamente do jeito que eu queria)

-- Total --

$272,00



Procedimento:

Após remover o rolamento, correia e a bomba, a agua escorrece pelo encaixe da bomba.
Com cuidado remove-se as mangueiras do expansor e com um compressor de ar soprando as mangueiras do espansor, remove-se água que está espalhada em outras partes do sistema (ela escorre pelo buraco do encaixe da bomba d'água).Não dá para tirar 100% da água do sistema, mas tentamos tirar o máximo possível. Com estopa secasse tudo.

Enquanto o mecânico montava a bomba d'água, a correia e o rolamento, eu pessoalmente fiz a mistura da garrafa inteira de paraflu com os 3 litros de água desmineralizada.

Com tudo montado, derrama-se a mistura aditivo/água no sistema pelo expanssor, com metade de mistura no sistema, ligasse o carro e fica acelerando para agua percorrer o sistema e vai completando enquanto a mistura gira no sistema.

Tempo gasto 3:35.

Abraços.
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

paulo.viegas,
Não achei caro o preço da mão de obras pelo três serviços executados, foi um dinheiro bem investido em manutenção
Alguns detalhes, não sei q tipo de estopa usou, mas não é indicado seu uso por deixar fiapos no sistema
O aditivo é concetrado? Pq sempre usei o Paraflu e ele deveria ser diluído na proporção de 50% como o sistema total de arrefecimento do Corsa usa em torno de 5,4L de água seriam necessários 2,5L de Paraflu
E quando vc vai colocar a mistura no vaso expansor o procedimento é com o carro ligado mas sem acelerar para não correr o risco de formar bolhas de ar no sistema, aí completa se até o nível marcado no vaso explansor e deixa o carro ligado até armar a ventoinha umas trés vezes, desliga se o carro espera esfriar e se necessário completa o nível novamente
Só da uma confirmada no aditivo se é mesmo o concentrado pq senão esse 1L q vc colocou não vai fazer a função correta pq vai ficar muita água e pouco aditivo não dando a proteção esperada.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

de graca, se for ver tem muitos q cobram isso so pra trocar a correia, e mais nada, nem o tensor ele olha
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

paulo.viegas,

Também acho que é pouco paraflu, mesmo concentrado.
Pra dar 50% de aditivo concentrado e 50% de água vão algumas garrafas, se não nem adianta colocar... como foi isso?

Se for aditivo pronto não se coloca água, vai 100% de aditivo pronto.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”