awaked escreveu:Ramos, certo, mas veja, pela posição dela, pega vento, imagina numa rodovia, um dia de chuva, enquanto ela estiver fria a informação é comprometida. Mesmo numa situação normal a sonda começa a funcionar em 300º C (pela lenda, pode variar), só que ela variando de temperatura não é tão precisa nos dados. Uma sonda aquecida mantém a temperatura e precisão de funcionamento. A temperatura ideal dela deve ser quase o dobro ou mais, vide a temperatura do coletor quando quente.
Se fosse tão simples não teriam adotado o sistema de 3 fios. Era só instalar a sonda num local bem quente, e pronto. Programava a central do carro pra usar um parâmetro como DEFAULT até o motor estar aquecido e ficava perfeito. Repare que mesmo instalada num local de rápido aquecimento ela são aquecidas. E isso em todas as marcas, não só GM.
Assim, até pode baixar a temperatura externa da sonda lambda, mas o que interessa é a temperatura interna, a qual é dada pela temperatura dos gases resultantes da queima, essa temperatura não irá variar tanto ainda mais ficando próxima aos cilindros.
É mais fácil a sonda dar uma leitura imprecisa pelo fato de trabalhar com a diferença de oxigênio interna x externa. pela variação do oxigênio externo do que pela temperatura.
Além do mais, pelo que eu lembro de maquinas térmicas a sonda lambda de 3 e 4 fios só ativa o aquecimento na partida fria.
No caso do GSI deve ativar o aquecimento enquanto a injeção de ar secundária esta em funcionamento, neste momento certamente a sonda é ignorada, pois a injeção de ar secundária enriquece de oxigênio o coletor de escape.