[DÚVIDA] - Sonda lambda 3 fios do GSi. Tem como trocar?

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Rafael Arcanjo
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Mensagem por Rafael Arcanjo »

José Leal escreveu:O aquecedor da sonda serve para que ela efetue a leitura mais rápida.

A sonda precisa estar aquecida para fazer a leitura corretamente dos gases. Tanto é que não existe sonda de 1 fio longe do coletor de escape. Se usar a sonda de 1 fio no lugar da de 3 fios, o que pode acontece é ela demorar para fazer a leitura ou fazer essa leitura erroneamente.

No GSI a sonda fica longe do coletor? Se sim, não recomendo usar a de 1 fio. Veja se a do Classic serve no seu carro, bastando trocar o plug.
Não, fica no próprio coletor de escapamento.
Por olho, acho que fica na mesma distância do motor.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

se ela é aparentemente no mesmo lugar dos demais corsas, nada impede de ser usada a de um fio so....MAS eu procuraria adaptar uma de 3 fios mesmo, poucos segundos apos ligar o carro ela ja vai apresentar a leitura correta dos gases....
a normal de um fio so, vai passar a trabalhar corretamente por volta de 300C, mas onde procurar informacao vai encontrar valores bem diferentes, nao sei exatamente com qnts graus ela passa a ler corretamente, mas até q chegue nessa temperatura a leitura nao sera correta....

como foi dito, qnt mais longe do coletor, mais dificil chegar na temperatura de trabalho....
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

[quote="awaked"]http://www.bosch.com.br/br/autopecas/pr ... 2_2013.pdf

Mas tá difícil, ando esquecendo os links sempre.[/quote]
coisas da idade.....tenho medo de chegar nessa idade :lol:

ainda bem q posto mais por aki, pq qnd lembro de algo de imediato volto e edito, se nao fosse assim, aff teria 50K postagens ja
por falar nisso acho q se chegar nas 30K ta na hora de aposentar hein....
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awaked
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Mensagem por awaked »

Lá vem o assunto da aposentadoria... pode esquecer... trabalho voluntário não tem aposentadoria... muito menos a diversão. Vai tirando o equino da precipitação...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

kkkkkkkkkkkkkk
mas so me lasko.....vou por idade entao :roll:
a memoria ja foi faz tempo....nem no servico ta fluindo bem o trabalho o dia todo.....por isso tenho entrado e postado bastante nos ultimos tempos :wink:
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

rafaelarcanjo escreveu:Não, fica no próprio coletor de escapamento.
Por olho, acho que fica na mesma distância do motor.
Dá para usar a de 1 fio, mas vai demorar para fazer a leitura após a partida.

Ainda sugiro vc usar a sonda do Classic ou dos Corsa 1.4
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Ramos
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Mensagem por Ramos »

A sonda lambda de 1 fio envia exatamente a mesma informação que a de 3 fios

A diferença como o José Leal disse é o aquecimento

A sonda Lambda envia uma tensão que é gerada na diferença do oxigênio interno do escape com o do ambiente, como se fosse uma pilha.
Para isso necessita de alta temperatura. Quando se liga o carro pela manhã o motor esta frio, ignorando a lambda até o momento que o sensor de temperatura d'água indica a temperatura do funcionamento do motor esta correta.
Quando usa-se a lambda de 3 fios este tempo é diminuindo pela central pois a sonda tem um aquecimento interno que esquenta mais rápido podendo o motor deixar a mistura estequiométrica correta mais rápido do que o carro que tem sonda de 1 fio


awaked
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Mensagem por awaked »

Ramos, certo, mas veja, pela posição dela, pega vento, imagina numa rodovia, um dia de chuva, enquanto ela estiver fria a informação é comprometida. Mesmo numa situação normal a sonda começa a funcionar em 300º C (pela lenda, pode variar), só que ela variando de temperatura não é tão precisa nos dados. Uma sonda aquecida mantém a temperatura e precisão de funcionamento. A temperatura ideal dela deve ser quase o dobro ou mais, vide a temperatura do coletor quando quente.

Se fosse tão simples não teriam adotado o sistema de 3 fios. Era só instalar a sonda num local bem quente, e pronto. Programava a central do carro pra usar um parâmetro como DEFAULT até o motor estar aquecido e ficava perfeito. Repare que mesmo instalada num local de rápido aquecimento ela são aquecidas. E isso em todas as marcas, não só GM.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

como os projetos atendem ao mercado "mundial" o carro é projetado pra todo tipo de condicao....tem lugares onde o frio é forte é melhor a sonda aquecer do q esperar até q o escap consiga uma determinada temperatura......
pra quem acha q nao tem lugar frio, tem lugares q até mesmo o fluido da DH chega a quase solidificar
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Ramos
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Mensagem por Ramos »

awaked escreveu:Ramos, certo, mas veja, pela posição dela, pega vento, imagina numa rodovia, um dia de chuva, enquanto ela estiver fria a informação é comprometida. Mesmo numa situação normal a sonda começa a funcionar em 300º C (pela lenda, pode variar), só que ela variando de temperatura não é tão precisa nos dados. Uma sonda aquecida mantém a temperatura e precisão de funcionamento. A temperatura ideal dela deve ser quase o dobro ou mais, vide a temperatura do coletor quando quente.

Se fosse tão simples não teriam adotado o sistema de 3 fios. Era só instalar a sonda num local bem quente, e pronto. Programava a central do carro pra usar um parâmetro como DEFAULT até o motor estar aquecido e ficava perfeito. Repare que mesmo instalada num local de rápido aquecimento ela são aquecidas. E isso em todas as marcas, não só GM.
Assim, até pode baixar a temperatura externa da sonda lambda, mas o que interessa é a temperatura interna, a qual é dada pela temperatura dos gases resultantes da queima, essa temperatura não irá variar tanto ainda mais ficando próxima aos cilindros.

É mais fácil a sonda dar uma leitura imprecisa pelo fato de trabalhar com a diferença de oxigênio interna x externa. pela variação do oxigênio externo do que pela temperatura.

Além do mais, pelo que eu lembro de maquinas térmicas a sonda lambda de 3 e 4 fios só ativa o aquecimento na partida fria.
No caso do GSI deve ativar o aquecimento enquanto a injeção de ar secundária esta em funcionamento, neste momento certamente a sonda é ignorada, pois a injeção de ar secundária enriquece de oxigênio o coletor de escape.


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