[DÚVIDA] - Fumaça branca saindo do escape. Problema?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

oberdanlinjardi,
Seu carro é flex? Como andam os preços? Anda no etanol pra ver se o cheiro muda e se a fumaça fica na mesma. O etanol acaba limpando muito coisa que a gasolina deixa pelo sistema. Em contrapartida forma goma, que a gasolina dissolve...

Outra coisa é que gasolina tem validade. Você gasta um tanque por mês pelo menos? Pode ser só falha na queima por gasolina velha.

No seu caso, EU, faria assim:

- Usaria uns 3 ou 4 tanques só de etanol, trocaria filtro de combustível após o primeiro tanque e analisaria os resultados.

- Trocaria o filtro de ar se ele tem mais de 10.000 km.

- Óleo se troca a cada 5000 km OU 6 meses. 5w30 no mínimo SL.

- Levaria o carro numa oficina dessas de escapamentos e pedia pra darem uma olhada no catalizador. No visual da pra ver se está entupido ou muito sujo de óleo. Peça você pra ver. Ele normalmente tem aquele aspecto de carvão queimado no interior, um cinza claro. Ambos os lados são iguais. Se o lado por onde entram os gases está muito preto deve ter zica na mistura. Aí sim entra o lance de acertar aonde está o defeito.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

5w30 se no manual do seu carro ele consta como recomendado... esqueci de citar.

E reparei que a rotação do motor no segundo vídeo parece estar mais baixa. O que reforça a teoria de ser só o combustível. A rotação caiu porque o motor tá um pouquinho mais quente, já diminui injeção e a fumaça diminui. Motor quente não tem fumaça né?


Avatar do usuário
oberdanlinjardi
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 04 2009f Junho 2009 10:30:39 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por oberdanlinjardi »

awaked escreveu:5w30 se no manual do seu carro ele consta como recomendado... esqueci de citar.

E reparei que a rotação do motor no segundo vídeo parece estar mais baixa. O que reforça a teoria de ser só o combustível. A rotação caiu porque o motor tá um pouquinho mais quente, já diminui injeção e a fumaça diminui. Motor quente não tem fumaça né?
Respondendo a outra mensagem meu carro não e flexí infelizmente . No caso do óleo eu comecei a partir dessa última troca a utilizar óleo recomendado pelo manual. gostei da idéia de levar em uma empresa para verificar o catalisador. Isso nem passou pela minha cabeça


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Então pelo menos fixa o posto... se der pau no motor você tem como ir atrás. E segue o resto dos passos lá. Boa sorte aí...

Olhe você o catalizador. Tente ir com o carro frio na loja. Dependendo do lugar vão empurrar a troca. Veja se vale a pena pelo estado do seu catalizador. Mas não adianta trocar se for problema de combustível ou mistura. Em 1 semana vai começar o cheiro tudo de novo. Pelo menos tem uma noção melhor do que acontece aí.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Quanto a não ser flex tudo bem, só perguntei. Eu tenho pavor de carro flex. Pra mim é o grande defeito do meu carro. Tanto faz se movido a gasolina ou etanol, mas flex é uma M bem grande perto de motores "normais".


Avatar do usuário
oberdanlinjardi
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 04 2009f Junho 2009 10:30:39 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por oberdanlinjardi »

mmm, então.. eu abasteço semanalmente cerca de 50 reais ( tá sempre na reserva.. hehe), mas valeu as dicas pelomenos agora eu tenho certeza que meu carro não tá fumando e o problema é quase 99,99999999999% de chances de ser gasolina, o unico problema é achar algum posto descente aqui em mgá.. mas muito obrigado pelas dicas e pelas opiniões de todos!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fumando nao ta.....
eu nao sei se o ano do seu o catalizador é embaixo do carro, mas é facil vc mesmo observar se ta com problema, se entre a alavanca de troca de marcha e o freio de mao fica super quente, tem algo de errado com o catalizador, se so aquece, sem problemas...
ja vi relatos de nao dar pra pegar moedas no porta trecos ali de tao quente

so precisa ver essa tal crosta ai, pq acumular borra na tampa onde poe oleo, a situacao nao deve ser das melhores dentro do motor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
oberdanlinjardi
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 04 2009f Junho 2009 10:30:39 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por oberdanlinjardi »

SemControle escreveu:fumando nao ta.....
eu nao sei se o ano do seu o catalizador é embaixo do carro, mas é facil vc mesmo observar se ta com problema, se entre a alavanca de troca de marcha e o freio de mao fica super quente, tem algo de errado com o catalizador, se so aquece, sem problemas...
ja vi relatos de nao dar pra pegar moedas no porta trecos ali de tao quente

so precisa ver essa tal crosta ai, pq acumular borra na tampa onde poe oleo, a situacao nao deve ser das melhores dentro do motor....
nesse caso da borra, teria algo que poderia ser feito, além de ter que abrir ele!?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

abrir...nao adianta fazer economia porca nisso, pq depois o gasto vai ser muito maior qnd entupir e rebentar com tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
oberdanlinjardi
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Quinta-feira 04 2009f Junho 2009 10:30:39 PM
Localização: Maringá - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por oberdanlinjardi »

SemControle escreveu:abrir...nao adianta fazer economia porca nisso, pq depois o gasto vai ser muito maior qnd entupir e rebentar com tudo
concordo, tem alguma noção de preço (em média )de quanto vou gastar!?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”