[DÚVIDA] - O que é sensor map?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Luciane
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[DÚVIDA] - O que é sensor map?

Mensagem por Luciane »

Comprei um classic life à dois meses e percebi que ele vinha apresentando falhas, eu acelerava e ele não obedecia, levei na minha oficina de confiança e o meu mecânico disse que era assim mesmo e que o problema era que eu estava acostumada com um carro 1.8 e esse por ser 1.0 eu sentiria mesmo a diferença. Bom, mas estava me incomodando aquilo, resolvi então levar o carro pra ele dar uma olhada foi quando ele descobriu que o problema estava num tal sensor MAP, gostaria de saber mais sobre isso, saber qual é o risco que ele oferece, o que acontece quando o carro esta com algum problema nesse tipo de sensor, qual é o valor dessa peça, e por ai vai......
Se poderem me ajudar ficarei grata, pois adorei esse site e adoro saber mais da mecânica dos automovies, acho que vou fazer um curso de mecânica, rsrsrrs. Obrigada a todos Lu.


awaked
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Mensagem por awaked »

O sensor MAP (Manifold Absolute Pressure, ou Pressão Absoluta no Coletor) é uma daquelas "pecinhas " misteriosas do sistema de injeção eletrônica de combustível. Mas esse sensor tem função fundamental, sendo responsável pela medição da pressão do ar no coletor de admissão. Tentando simplificar, esse sensor envia dados para que a centralina mapeie o sistema de injeção, verificando o "vácuo" no coletor de admissão. Com essa leitura do sensor MAP, a centralina calcula o avanço do ponto de ignição e a quantidade de combustível a ser injetada.

Quando ocorre algum problema com o sensor MAP (como defeito da peça ou entupimento da mangueira de vácuo para sua leitura), a centralina automaticamente entra em emergência, para que o carro possa chegar até um local seguro. Com isso a luz de alarme do sistema vai se acender no painel. Para descobrir um sensor MAP com defeito não é complicado: os principais sintomas de problemas nesse componente são alterações na marcha-lenta e falhas no funcionamento do motor, causadas pela mistura excessivamente "rica" (muito combustível e pouco ar) ou "pobre" (pouco combustível e muito ar).

Como quase todos os componentes do sistema de injeção eletrônica, o sensor MAP não oferece possibilidade de conserto. Por se tratar de uma peça selada, e de custo relativamente baixo, em caso de pane o único jeito é sua substituição. Para descobrir se realmente é este sensor que está com defeito, o correto é passar o motor por um "scanner", que identifica imediatamente o problema.
Fonte: http://www.fordescort.xpg.com.br/oficin ... or_map.htm

Esse vídeo trata da mangueira, que é outra possibilidade: http://www.youtube.com/watch?v=GgScNeT8p0o


Luciane
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Mensagem por Luciane »

Obrigada pela resposta!


Luciane
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Mensagem por Luciane »

Mais uma duvida!
Verifiquei em varios sites que o preço desse sensor varia muito dependendo do modelo, então como saber qual tipo devo por no meu carro?


awaked
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Mensagem por awaked »

- Deixe isso pro mecânico verificar... como você mesma viu são vários modelos e depende da injeção do seu carro. Mas antes de trocar peça pra ele verificar a mangueira, conforme no vídeo pode ser só ela.

- Uma segunda opinião de outro mecânico vai bem também antes de gastar dinheiro.

- Se comprou o carro a 2 meses deve ter 1 mês de garantia ainda. Portanto, se confirmado que é o MAP volte na loja e peça pra trocarem.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

pecas pra carro nao sao genericas, o seu tem um codigo, deve ser seguido esse codigo, ou conferido no manual tecnico, ou na autorizada a peca correta
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


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