[DÚVIDA] - Quanto é uma Retífica de motor?

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Idelmar
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[DÚVIDA] - Quanto é uma Retífica de motor?

Mensagem por Idelmar »

Olá, pessoal sou novo aqui e tenho uma dúvida... comprei um Corsa Wind 1.0 1995 a 1 ano atrás, infelizmente tive azar de pegar 2 mecanicos picaretas que só arrebentavam meu carro a cada problema que aparecia, até que na última vez que precisei arrumar o carro pois ele já nem ligava mais levei em um 3º mecanico que , FINALMENTE, arrumou o carro, e constatou pq o carro já nem ligava mais... o ultimo mecanico, antes deste, conseguiu deixar um parafuso dentro do motor, e não sei como o parafuso ficava perambulando pra cima e pra baixo em uma das válvulas, mas enfim, agora ele esta andando e ja fazem 6 meses que não tenho nenhum problema grave.

Eu já estava até pensando em trocar de carro pois fiquei bastante triste com esta história, mas na realidade me apeguei ao meu Corsinha que sempre me leva pra qualquer lugar, então pensei na possibilidade de retificar seu motor, pois ele perdeu bastante da força que ja teve, não apenas pelos 16 anos de uso, mas por todos os problemas que teve. Andei pesquisando na internet, lendo vários fóruns sobre esta questão e vi que alguns fatores que indicam que deve ser feita uma retífica acontecem no meu carro, como por exemplo, consumir óleo rapidamente (não chega a queimar óleo), esquentar o motor mais do que deveria diversas vezes, perda de potência, o consumo de combustível aumentou um pouco também!
Mas tenho medo de fazer isso, vi que tem muita gente que faz o conhecido "meia-sola", que cobra um valor bem abaixo do que deveria ser e na realidade troca meia dúzia de peças e eras isso.
Eu gostaria de saber se tem uma base de valores pra isso, se depende de cada localidade, se realmente vale a pena.
Eu moro em Porto Alegre-RS.
Enfim, se puderem me ajudar com esta questão eu ficarei muito grato, pois gosto do meu carro e se depender de mim ele vai estar 100% até o final deste ano.

Valeu!


ramonoliveirajp
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Mensagem por ramonoliveirajp »

Olá amigo, estou passando por uma situação semelhante a sua.. Fiz o motor do meu corsinha faz uns dias e te digo que depende.. O objetivo da retífica é geralmente desgastar milimetricamente as peças para que se possam comprar novas que encaixem perfeitamente e o motor fique novo. Só que o bloco do motor e certas peças só aguentam um certo número de retíficas. Pela idade do seu carro, por pelo menos uma retífica ele já passou. Te digo isso mas não sei a quilometragem do teu carro muito menos vi o motor aberto, apenas um palpite :)

O normal a se fazer geralmente é se trocar as bombas de óleo e água, correias dentadas, tensionador de correia, pistões c/ anéis, bronzinas no geral, juntas, óleo e etc. Em casos mais graves como foi o meu tive que comprar outro virabrequim, que é caro :( mas só se sabe quando abre. Te digo uma coisa prepare o bolso amigão. Um serviço bem feito, é motor pra mais de 100.000 Km , caso contrário vai ter muita dor de cabeça com mecânicos picaretas. E agora você se pergunta.." Quanto gastarei no total?" kkk No meu caso, aqui na minha cidade, gastei na faixa de 1180 dinheiros de peças (isso porquê comprei um virabrequim novo que foi R$380) e poderia sair um pouco mais barato.

Por fim o serviço de retífica vai a seu gosto. Peça pra pessoas te indicarem alguma boa retífica que o serviço fica bom. Se eu não me engano aqui na minha cidade, pra retificar o bloco e botar os pistões nas bielas ele cobrou R$130 , e no final das contas tive que pagar mais caro pq tive que mandar encamisar o bloco.

Sei que são muitas informações, mas qq dúvida pode perguntar por PM ou por aqui mesmo


abraço


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