[DÚVIDA] -Vela para motor 1.8 usadas em motor 1.0. Danifica?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
GEORGE28
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 16 2011f Abril 2011 02:44:39 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] -Vela para motor 1.8 usadas em motor 1.0. Danifica?

Mensagem por GEORGE28 »

Amigos do corsa clube,

Comprei um corsa maxx motor 1.0 que estava na época com 38 mil km rodados. Dois anos se passaram e agora, já com 65 mil km rodados, fui realizar somente a troca das velas. Nao troquei os cabos.

Quando levei as velas novas para serem postas tive uma surpresa: ao serem retiradas as velas antigas foi constatado que se tratavam de velas para motor 1.8. Fiz a conferencia de acordo com o manual do fabricante e constatei que as velas novas era realmente para motor 1.0 , mas as velas velhas que foram retiradas naquele momento do motor eram realmente indicadas para motor 1.8.

Quando terminou o serviço e fui embora com o carro e, ao passar alguns dias, experimentando rodar nas auto-estradas, verifiquei que o carro ficou muito cansado. Tá dando muito trabalho pra ele chegar a 110 ou 120 km/h.

O mais interessante é que quando das velas antigas, eu chegava fácilmente naquela marca de quilometragem. Claro que estamos falando de motor 1.0, mas a situação atual do carro é muito abaixo do que se espera de um motor daqueles.

Já troquei gasolina, já usei alcool, etc. Como o carro ficou cansado justamente e imediatamente ao trocar as velas, to pensando em voltar pras velas antigas.

Uma observação: nao troquei os cabos. Estou querendo comprar velas novas, mas na referencia usada para motor 1.8 e nao trocar ainda os cabos.

Minha pergunta é: isso vai prejudicar o motor em algo? Se vai prejudicar, por que nao aconteceu nada durante esses mais de trinta mil quilomentros que usei o carro com velas mais potentes e sem saber????

Agradeço aos colegas que postaram alguma coisa sobre o caso.

Saudações a todos.!!


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Motor é VHC?!
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Dá uma olhada na tabela da NGK.
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... is2011.pdf
Mesmo dentro dos Corsa 1.0 tem variação do modelo da vela.
Isso me faz acreditar que está com a vela errada de novo.
Eu não sei qual o ano do seu carro nem a versão do 1.0.

Veja a tabela da Bosch também:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... is2011.pdf

Aproveite e verifique o código dos cabos, podem estar errados causando problemas.

Não tem sentido usar a vela certa e piorar.
Eu teria trocado os cabos, com certeza as pontas já estão oxidadas. Dê uma olhada
em cabos novos pra ver no visual a diferença nos conectores.

Qual o código da vela 1.8 que você usava? Qual o código da vela 1.0 que está "fraca"?
Qual são os cabos de vela (código) instalados no carro?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pelo manual seu carro deve usar BR8ES (NGK). Tem que ver se é essa que está lá.
Pelo manual também 1.8 usa BPR6EY (NGK).

Veja o significado dos códigos.
http://www.ngkntk.com.br/direct/p4.html

Além do grau térmico, tem mais diferenças. Isso pode diminuir a vida útil
da bobina e com o tempo até abrir buraco na cabeça do pistão.


GEORGE28
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 16 2011f Abril 2011 02:44:39 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GEORGE28 »

[Motor é VHC?]

Motor VHC , 1.0, ano 2006, flexpower. As velas que estavam antes nele, e que rodei por mais de trinta mil quilometros, eram as de referencia BPR6EY .

Agora uso as de referencia BR8ES e o motor ficou fraco!!!

Ajudem, colegas!!! Alguma luz sobre a questão????

Desde já agradeço aos que postarem algo sobre.


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

O certo seria ele estar andando bem com as BR8ES pois são projetadas para a alta compressão do motor 1.0 VHC (12,6:1)
A vela BR6EY é para o motor 1.8 com a compressão 10,5:1, se usar esta no VHC, pode, eu digo pode, na pior das hipóteses estourar ela, aí vc já sabe o resto, mas tb apenas ter um desgastes mais acentuado...

A folga dos eletrodos está ajustada corretamente?!
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


GEORGE28
:: Wind ::
Mensagens: 8
Registrado em: Sábado 16 2011f Abril 2011 02:44:39 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GEORGE28 »

[O certo seria ele estar andando bem com as BR8ES pois são projetadas para a alta compressão do motor 1.0 VHC (12,6:1)
A vela BR6EY é para o motor 1.8 com a compressão 10,5:1, se usar esta no VHC, pode, eu digo pode, na pior das hipóteses estourar ela, aí vc já sabe o resto, mas tb apenas ter um desgastes mais acentuado...

A folga dos eletrodos está ajustada corretamente?!]



MachDown, pelo q observei, as folgas estao corretas. To pensando em testar os cabos pra ver. Afinal o carro ta com 65 mil km rodados e os cabos ainda sao os de fabrica.

Eu pensava q as velas so influenciavam na questao da partida. Mas pelo q andei lendo, elas contam tambem na velocidade do carro. Tá correto?

Obrigado ai pela ajuda.


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

Não meu amigo, as velas estão diretamente ligadas ao desempenho do motor, queima, rendimento, tudo associado.. Não é só na partida não..

Vc deve ter confundido com motor a diesel, onde as "velas" apenas atuam na partida (na verdade nem são velas, são aquecedores, mas isto só em caminhões antigos, hj em dia acho q nem usam mais..)
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

GEORGE28 escreveu:Eu pensava q as velas so influenciavam na questao da partida. Mas pelo q andei lendo, elas contam tambem na velocidade do carro. Tá correto?
Obrigado ai pela ajuda.
Se a vela está gasta ou suja demais, acaba dificultando a partida e deixando a lenta irregular.
O que é resolvido assim que elas esquentam. Claro, vela podre nem esquentando.

Até onde sempre li e aprendi a vela não influência na potência e portanto velocidade.
O que ocorre é que vela errada ou velha deixa o motor fora do ideal projetado, aí sim
influenciando pra pior. Isso explica porque muitas vezes os caras colocam velas de 4 eletrodos
e o carro fica "esperto", as velas antigas estavam podres, qualquer vela nova lá, mesmo a simples
recomendada no manual teria o efeito de melhora.
O que influência na velocidade é a potência, peso e câmbio. indo mais um pouco aerodinamica
e pneus (alterando a relação de marcha dependendo das medidas).

A vela dá a faísca pra combustão. Isso é o importante. Se seu carro está fraco realmente
é de se verificar as folgas nos eletrodos, cabos de vela e até testar a bobina.
Considere o jogo de velas novo ter algum defeito, não é difícil acontecer.

Outro detalhe é o grau térmico. No caso BR6EY é mais quente do que a BR8ES.
Site NGK escreveu:É essencial usar uma vela especificada ao seu motor, que está adequada as mais diversas condições de uso.

O que ocorre quando é instalada uma vela com grau térmico incorreto:

• Aplicação de velas mais frias (do que o especificado):
A temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faíscas.

• Aplicação de vela mais quente do que o (especificado):
A temperatura da vela se mantém elevada devido a dissipação de calor não ser adequada para esse motor, nessa situação ocorre uma combustão anormal (pré-ignição); pode causar fusão dos eletrodos da vela, assim como também pode travar e/ou furar o pistão.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”