Amigos do corsa clube,
Comprei um corsa maxx motor 1.0 que estava na época com 38 mil km rodados. Dois anos se passaram e agora, já com 65 mil km rodados, fui realizar somente a troca das velas. Nao troquei os cabos.
Quando levei as velas novas para serem postas tive uma surpresa: ao serem retiradas as velas antigas foi constatado que se tratavam de velas para motor 1.8. Fiz a conferencia de acordo com o manual do fabricante e constatei que as velas novas era realmente para motor 1.0 , mas as velas velhas que foram retiradas naquele momento do motor eram realmente indicadas para motor 1.8.
Quando terminou o serviço e fui embora com o carro e, ao passar alguns dias, experimentando rodar nas auto-estradas, verifiquei que o carro ficou muito cansado. Tá dando muito trabalho pra ele chegar a 110 ou 120 km/h.
O mais interessante é que quando das velas antigas, eu chegava fácilmente naquela marca de quilometragem. Claro que estamos falando de motor 1.0, mas a situação atual do carro é muito abaixo do que se espera de um motor daqueles.
Já troquei gasolina, já usei alcool, etc. Como o carro ficou cansado justamente e imediatamente ao trocar as velas, to pensando em voltar pras velas antigas.
Uma observação: nao troquei os cabos. Estou querendo comprar velas novas, mas na referencia usada para motor 1.8 e nao trocar ainda os cabos.
Minha pergunta é: isso vai prejudicar o motor em algo? Se vai prejudicar, por que nao aconteceu nada durante esses mais de trinta mil quilomentros que usei o carro com velas mais potentes e sem saber????
Agradeço aos colegas que postaram alguma coisa sobre o caso.
Saudações a todos.!!
[DÚVIDA] -Vela para motor 1.8 usadas em motor 1.0. Danifica?
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Motor é VHC?!
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Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
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Dá uma olhada na tabela da NGK.
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... is2011.pdf
Mesmo dentro dos Corsa 1.0 tem variação do modelo da vela.
Isso me faz acreditar que está com a vela errada de novo.
Eu não sei qual o ano do seu carro nem a versão do 1.0.
Veja a tabela da Bosch também:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... is2011.pdf
Aproveite e verifique o código dos cabos, podem estar errados causando problemas.
Não tem sentido usar a vela certa e piorar.
Eu teria trocado os cabos, com certeza as pontas já estão oxidadas. Dê uma olhada
em cabos novos pra ver no visual a diferença nos conectores.
Qual o código da vela 1.8 que você usava? Qual o código da vela 1.0 que está "fraca"?
Qual são os cabos de vela (código) instalados no carro?
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... is2011.pdf
Mesmo dentro dos Corsa 1.0 tem variação do modelo da vela.
Isso me faz acreditar que está com a vela errada de novo.
Eu não sei qual o ano do seu carro nem a versão do 1.0.
Veja a tabela da Bosch também:
http://www.ngkntk.com.br/velas/catalogo ... is2011.pdf
Aproveite e verifique o código dos cabos, podem estar errados causando problemas.
Não tem sentido usar a vela certa e piorar.
Eu teria trocado os cabos, com certeza as pontas já estão oxidadas. Dê uma olhada
em cabos novos pra ver no visual a diferença nos conectores.
Qual o código da vela 1.8 que você usava? Qual o código da vela 1.0 que está "fraca"?
Qual são os cabos de vela (código) instalados no carro?
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Pelo manual seu carro deve usar BR8ES (NGK). Tem que ver se é essa que está lá.
Pelo manual também 1.8 usa BPR6EY (NGK).
Veja o significado dos códigos.
http://www.ngkntk.com.br/direct/p4.html
Além do grau térmico, tem mais diferenças. Isso pode diminuir a vida útil
da bobina e com o tempo até abrir buraco na cabeça do pistão.
Pelo manual também 1.8 usa BPR6EY (NGK).
Veja o significado dos códigos.
http://www.ngkntk.com.br/direct/p4.html
Além do grau térmico, tem mais diferenças. Isso pode diminuir a vida útil
da bobina e com o tempo até abrir buraco na cabeça do pistão.
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[Motor é VHC?]
Motor VHC , 1.0, ano 2006, flexpower. As velas que estavam antes nele, e que rodei por mais de trinta mil quilometros, eram as de referencia BPR6EY .
Agora uso as de referencia BR8ES e o motor ficou fraco!!!
Ajudem, colegas!!! Alguma luz sobre a questão????
Desde já agradeço aos que postarem algo sobre.
Motor VHC , 1.0, ano 2006, flexpower. As velas que estavam antes nele, e que rodei por mais de trinta mil quilometros, eram as de referencia BPR6EY .
Agora uso as de referencia BR8ES e o motor ficou fraco!!!
Ajudem, colegas!!! Alguma luz sobre a questão????
Desde já agradeço aos que postarem algo sobre.
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O certo seria ele estar andando bem com as BR8ES pois são projetadas para a alta compressão do motor 1.0 VHC (12,6:1)
A vela BR6EY é para o motor 1.8 com a compressão 10,5:1, se usar esta no VHC, pode, eu digo pode, na pior das hipóteses estourar ela, aí vc já sabe o resto, mas tb apenas ter um desgastes mais acentuado...
A folga dos eletrodos está ajustada corretamente?!
A vela BR6EY é para o motor 1.8 com a compressão 10,5:1, se usar esta no VHC, pode, eu digo pode, na pior das hipóteses estourar ela, aí vc já sabe o resto, mas tb apenas ter um desgastes mais acentuado...
A folga dos eletrodos está ajustada corretamente?!
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Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534
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[O certo seria ele estar andando bem com as BR8ES pois são projetadas para a alta compressão do motor 1.0 VHC (12,6:1)
A vela BR6EY é para o motor 1.8 com a compressão 10,5:1, se usar esta no VHC, pode, eu digo pode, na pior das hipóteses estourar ela, aí vc já sabe o resto, mas tb apenas ter um desgastes mais acentuado...
A folga dos eletrodos está ajustada corretamente?!]
MachDown, pelo q observei, as folgas estao corretas. To pensando em testar os cabos pra ver. Afinal o carro ta com 65 mil km rodados e os cabos ainda sao os de fabrica.
Eu pensava q as velas so influenciavam na questao da partida. Mas pelo q andei lendo, elas contam tambem na velocidade do carro. Tá correto?
Obrigado ai pela ajuda.
A vela BR6EY é para o motor 1.8 com a compressão 10,5:1, se usar esta no VHC, pode, eu digo pode, na pior das hipóteses estourar ela, aí vc já sabe o resto, mas tb apenas ter um desgastes mais acentuado...
A folga dos eletrodos está ajustada corretamente?!]
MachDown, pelo q observei, as folgas estao corretas. To pensando em testar os cabos pra ver. Afinal o carro ta com 65 mil km rodados e os cabos ainda sao os de fabrica.
Eu pensava q as velas so influenciavam na questao da partida. Mas pelo q andei lendo, elas contam tambem na velocidade do carro. Tá correto?
Obrigado ai pela ajuda.
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Não meu amigo, as velas estão diretamente ligadas ao desempenho do motor, queima, rendimento, tudo associado.. Não é só na partida não..
Vc deve ter confundido com motor a diesel, onde as "velas" apenas atuam na partida (na verdade nem são velas, são aquecedores, mas isto só em caminhões antigos, hj em dia acho q nem usam mais..)
Vc deve ter confundido com motor a diesel, onde as "velas" apenas atuam na partida (na verdade nem são velas, são aquecedores, mas isto só em caminhões antigos, hj em dia acho q nem usam mais..)
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Se a vela está gasta ou suja demais, acaba dificultando a partida e deixando a lenta irregular.GEORGE28 escreveu:Eu pensava q as velas so influenciavam na questao da partida. Mas pelo q andei lendo, elas contam tambem na velocidade do carro. Tá correto?
Obrigado ai pela ajuda.
O que é resolvido assim que elas esquentam. Claro, vela podre nem esquentando.
Até onde sempre li e aprendi a vela não influência na potência e portanto velocidade.
O que ocorre é que vela errada ou velha deixa o motor fora do ideal projetado, aí sim
influenciando pra pior. Isso explica porque muitas vezes os caras colocam velas de 4 eletrodos
e o carro fica "esperto", as velas antigas estavam podres, qualquer vela nova lá, mesmo a simples
recomendada no manual teria o efeito de melhora.
O que influência na velocidade é a potência, peso e câmbio. indo mais um pouco aerodinamica
e pneus (alterando a relação de marcha dependendo das medidas).
A vela dá a faísca pra combustão. Isso é o importante. Se seu carro está fraco realmente
é de se verificar as folgas nos eletrodos, cabos de vela e até testar a bobina.
Considere o jogo de velas novo ter algum defeito, não é difícil acontecer.
Outro detalhe é o grau térmico. No caso BR6EY é mais quente do que a BR8ES.
Site NGK escreveu:É essencial usar uma vela especificada ao seu motor, que está adequada as mais diversas condições de uso.
O que ocorre quando é instalada uma vela com grau térmico incorreto:
• Aplicação de velas mais frias (do que o especificado):
A temperatura da vela se mantém muito fria e faz com que se acumulem sedimentos na ponta da ignição; estes sedimentos formam uma trajetória de fuga elétrica que resulta em perda de faíscas.
• Aplicação de vela mais quente do que o (especificado):
A temperatura da vela se mantém elevada devido a dissipação de calor não ser adequada para esse motor, nessa situação ocorre uma combustão anormal (pré-ignição); pode causar fusão dos eletrodos da vela, assim como também pode travar e/ou furar o pistão.
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