[DÚVIDA] -Gasolina sumindo no tanque, mas não vejo vazamento

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Claufiman escreveu:A minha dúvida então é: Um canister com defeito ou com vazamento poderia permitir a evaporação de uma quantidade grande de gasolina?
Evaporar não evapora tão rápido. Vazar parado, você veria gasolina escorrida no chão.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Claufiman escreveu:... continuei andando com o carro e medindo o consumo até que resolvi abrir a tampa do tanque para ver... e realmente já estava praticamente seco.
Te garanto que assim não tem a mínima chance de ver o fundo do tanque. Assim você só consegue ver o tubo de entrada de combustível.
Pra ver dentro do tanque teria que tirar o banco de trás, retirar a bomba de combustível e olhar com lanterna.


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

awaked, obrigado por todas estas dicas. Na cidade em que eu moro (cidade do interior no RJ), não tem um mecâncio que seja realmente bom, então fiquei meio que procurando no escuro. Minha maior preocupação era com algum problema no tanque. Quando eu disse que abri a tampa do tanque, eu me fiz entender errado. Eu retirei o banco trazeiro mesmo e retirei a tampa da bóia. Assim eu vi q o tanque estava quase seco. Vou fazer uns testes aqui e pode ter certeza que asim que tiver um resultado satisfatório vc será um dos primeiros a saber...
Valeu meu camarada e fica com Deus.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tranquilo... a moral agora é ir eliminando as possibilidades...


Tato_Moura
:: Piquet ::
Mensagens: 396
Registrado em: Quinta-feira 06 2007f Dezembro 2007 11:08:36 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Tato_Moura »

O Gl 1.6 que peguei recentemente tava com o mesmo problema.
Ele tava com consumo otimo, do nada começou a gasta absurdos, coisa de 4km/l, nao sentia nada de cheiro dentro do carro, mas sentia na parte traseira, atras do tanque. O carro continuava trabalhando normal, abasteci 20 lts e quando o carro entrou na reserva eu tirei a bomba pra ver e realmente quase nao tinha gasolina, sendo assim, levei em uma oficina e pedi pro mecanico levantar o carro no elevador, a mangueira do suspiro do tanque estava "podre" rachada bem na parte que entra no tanque, eu nao via gasolina no chao, pq ia saindo aos poucos quando eu ia andando, a gasolina mexia dentro do tanque e acabava vazando pelo suspiro e nao pingava.

troquei a mangueira e voltou ao normal, graças a deus! ahhauhuauha
Corsa Wagon GLS 1.6 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=79831
Corsa Wind 4pts 1.0 8v 2001 - Prata Escuna
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=82850

Sim, sou um apaixonado por Corsas.


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

awaked, este fim de semana começei as eliminações... E posto aqui mais um capitulo da minha novela. O mecanico disse que o problema era no Bico de injeção que estava ruim. Mostrou também que um dos cabos de vela estava partindo. Ele falou que no corsa, o ideal é usar um cabo de vela que a base dele é metálica e o meu era de borracha, com isso resseca. Há uns 20 dias eu testei os cabos e estavam normais, mas ele disse q com este ressecamento o cabo pode começar a partir a qualquer momento. As justificativas que ele me deu até foram válidas.
Esta manutenção foi na sexta. No sábado a tarde fomos eu e meu pai para uma volta teste. Colocamos só um combustível e fomos "rodar" entre estrada e cidade. Fizemos uns 70 km aproximadamente e vimos que o consumo regulou na casa dos 14 a 15 km/l. Fiquei mais contente e tranquilo. No mesmo dia precisei fazer um percurso maior... sendo que desta vez foi só estrada. Rodei uns 100 km e vi o consumo rodar em torno de 18km/l. Fiquei feliz da vida.
Mas... Ontem de manhã estava saindo com o carro e ele não rodou nem 2 km e do nada morreu a máquina. Tentei fazer pegar e ficava virando como se estivesse sem gasolina. Levei uns 10 minutos tentando fazer pegar. Cheguei a colocar uns 5 litros para tirar a dúvida da falta de gasosa, mas não era. Depois deste tempo, o motor pegou, mas fraco e bastava tentar acelerar e morria. Liguei de novo... tentei acelerar logo depois e morria. Liguei de novo e deixei uns 10 minutos funcionando sem acelerar. Depois acelerei e não deu problema. Desliguei e liguei e normal. Saí com o carro e não deu problemas. Rodei uns 15 km e nada... O mecânico disse que poderia ser um entupimento no filtro de gasolina em baixo do carro. Tem algum outro item que eu deva observar ou falar com o mecânico? Aproveitando, vou ver o que o amigo falou sobre a mangueira do respiro... não custa nada observar também. VAleu amigo...

Meu corsa está igual a amante vaidosa...risos... quando estamos juntos me leva a loucura, mas quando começa a querer gastar... me enlouquece...risos...

Conforme for testando outras coisas vou postando. Obrigado a todos e fiquem com Deus


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ta mais pra mexanico q qq coisa, vai trocando, daki a poko é capaz dele acertar e resolver seu problema....
do jeito q descreveu, ja imagino q poe 10 cruzeiros pra rodar o mes e sua bomba com isso ja era, nao tem combustivel pra refrigerar, eskenta e para, depois de um tempo volta a funcionar e assim vai até chegar onde tem q ir, até q ela resolva nao funfar mais

e essas medias no achometro, sinceramente, ja falamos, nao valem de nada
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

SemControle vc imaginou errado. Como eu disse antes, infelizmente na região que eu moro realmente não tem um bom mecânico, pois se tivesse um realmente bom eu não estaria tentando ajuda aki no forum. E não sou de colocar 10"cruzeiros" não... coloco combustível mas nem sempre encho o tanque, ainda mais com o preço do jeito que tá. Acontece que quando acabou a gasosa comigo de uma outra vez, eu realmente tinha colocaco pouco e vi q tava gastando muito. Desta vez eu coloquei gasolina e vi o ponteiro marcando, percebi q o consumo estava legal.
Postei desta vez que a principio meu problema tinha resolvido, a não ser pelo fato de ter cortado o combustível "ainda com gasosa no tanque".

Quanto tá a gasosa aí, aki tem lugares que chega a 3,40. Eu não vou enxer o tanque para descobrir que tem vazamento, furo, mandar para mecânico para eles sugarem tudo ou queimar atoa. vou colocar nesta fase pouca mesmo e testar como tá. Não deixo na reserva, mas não sou "rico" para fazer todos os testes com ele cheio.

Agradeço aos dois amigos anteriores (awaked e Tato_Moura) que postaram dicas que puderam me ajudar. Estou com este carro a uns 3 meses e aos poucos vou aproveitando as dicas de vocês para colocar meu corsa na manha. Se o dono antigo andava só no "Cheiro", isso eu não sei e espero não pagar $$$ para trocar muitas peças por causa disso.

Espero também que meu carro não corte o combustível novamente da forma que aconteceu.

SemControle, outra coisa... já que vc postou... o cortar combustível e fazer o carro parar e não pegar, é um possível sintoma de bomba apresentando problemas? Eu ficaria muito grato se pudesse me responder a esta pergunta...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sim é possivel problema dela, e expliquei onde disse de por 10 cruzeiros e andar o mes, nao tem combustivel pra refrigerar, essa pratica de andar com pouco ou até quase secar o tanque condenam a bomba com o tempo, ela depende do combustivel q esta no tanque pra se refrigerar......tanto isso de nao refrigerar a bomba como filtro muito antigo, ja entupido, fazendo a bomba trabalhar muito forcada ajudam na morte da pobre coitada.....
mas ai pra ter alguma certeza mais precisa da bomba, teria q ter um manometro de combustivel, ou qnd acontecer de cortar do nada, soltar as mangueiras na flauta pra ver se tem combustivel saindo
nao tenho carro gasolina, mas ta beirando os 3cruzeiros pra menos o litro....tive em mg outro dia, e fiquei em choque com alcool a quase 3....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Que novela!!! Rs...

Bom é isso ae... poder ser a bomba pode, realmente é o próprio combustível que refrigera, porque a bomba fica mergulhada no liquido... tanque mais vazio = menos refrigeração = menos durabilidade...

MAS... isso explica seu carro apagar... mas não explicaria o "sumiço" de combustível...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”