[DÚVIDA] -Gasolina sumindo no tanque, mas não vejo vazamento

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] -Gasolina sumindo no tanque, mas não vejo vazamento

Mensagem por Claufiman »

Bom dia pessoal. Meu carro aumentou o consumo recentemente, mas aparentemente tá tudo ok. Fico pensando em algo em algo relacionado com o Tanque. Digo isso pelo seguinte... Por duas vezes eu abasteci o carro... por exemplo... no marcador mostrando 15 litros.... Guardei o carro e 2 dias depois fui andar e marcava 10 litros. Tá acontecendo mais ou menos isso... Sinto cheiro bem de leve dentro do carro, mas apenas quando tiro ou guardo o carro na garagem. Li em um tópico sobre o Canister que pelo que li serve para condensar novamente o gás combustível e torná-lo liquido de novo no tanque (ou mais ou menos isso). Então pergunto (Talvez com lógica ou não) se houver uma falha ou vazamento no canister, a gasolina pode "Sumir" do tanque? Não detecto nenhum molhado no chão onde deixo o carro, por isso descarto de inicio algum vazamento no tanque. No último abastecimento meu carro fez 6 Km/l...um corsa wind 96...
Só ando com o carro agora quando isso se resolver...risos...Não sou dono de posto de gasolina...

Alguém tem alguma idéia para me dar sobre isso? Agradeço a atenção e a ajuda...


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

Sr moderador, desculpa ter postado aki. Sei que o local para postar sobre isto é outro, mas eu entrei e tentei postar, mas acabei errando em algo. Peço que não tranque meu post...se possível, mova para o local certo. Agradeço a atenção e a ajuda


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem a parte do consumo, confiar no mostrador é relativo o corsa sofre muito disso, estar em descida ou subida marcar algo, o certo é media com tanque cheio e marcar a km, assim é muito relativo, nao tem como saber nada, nao da pra afirmar qnt faz por km nem nada....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

Sem controle, no meu caso...meu tanque esta realmente puro...coloquei 10 litros e ele andou 60 km aproximadamente... abri o tanque para conferir... e tinha menos de um litro nele... Li...se não me engano uma definição sua mesmo, sobre o canister...por isso minha dúvida.

Como eu disse. Eu desligo o carro numa noite com o ponteiro marcando por exemplo 15 litros. Deixo o carro parado por 2 dias e depois destes 2 dias fui ligar o carro e o marcador mostrava aproximadamente 10 litros... Minha dúvida tá sendo esta. Poderia algo no tanque estar "Roubando" gasolina? Poderia ser algo com o Canister?

Obrigado amigo pela atenção


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tá medindo errado, mesmo com o tanque vazi como você fala.
Isso deve ser problema da bóia.

Se um carro perder 5 litros a cada 2 dias pode ter certeza que você vai ver no chão embaixo do carro a gasolina lá.


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

Concordo com vc, mas realmente tá havendo algo errado. Por isso pensei em evaporação. Então fui buscar algo que se relacionasse a isto e li sobre o canister. A minha dúvida então é: Um canister com defeito ou com vazamento poderia permitir a evaporação de uma quantidade grande de gasolina?

Meu carro estava seco. Coloquei 10 litros e deixei-o desligado na garagem. Tenho um cachorro que mais parece um leã0 (risos) e descarta a opção de alguém estar roubando gasolina.

Deixei o carro e 2 dias depois fui andar nele... tinha sumido mais ou menos uns 5 litros... pelo que estava no marcador... continuei andando com o carro e medindo o consumo até que resolvi abrir a tampa do tanque para ver... e realmente já estava praticamente seco. Não pode ser bóia... Algo Minha bóia é nova, tem 2 meses que a troquei e isto tá acontecendo a menos de um mes para k.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

A gasolina não evapora tão rápido... faça o teste, largue 5 litros numa bacia por 2 dias. Vai ver.

1 coisa: Seu carro pode estar com consumo elevadíssimo. Ae você abastece dá só uma voltinha e pronto, foi quase tudo.

2 coisa: Sua bateria pode estar ruim, mesmo sendo nova (ainda mais essas de 150~200). Eu tive um Santana que começou a baixar ponteiro de combustível do nada. Bem parecido com seu caso. Reparei que quando eu ligava o carro o som apagava e voltava. Troquei a bateria e pronto, o ponteiro voltou ao normal e o som não desligava mais na partida.

3 coisa: Você trocou a bóia, beleza, ela pode ter defeito.

4 coisa: O marcador do painel pode ter descalibrado.

5 coisa: Também sobre a bateria. Se o carro fica parado 2 dias e tiver fuga de corrente, a bateria baixa a voltagem e o medidor no painel marca errado. Principalmente se tiver módulo, que 99% instalam errado, mesmo feito em lugares "especializados".

6 coisa: Abastecimento. Uma das principais dicas pra reduzir evaporação (isso em qualquer artigo sobre o assunto) é encher o tanque, pra deixar pouco espaço pro ar.

7 coisa: Consumo. Não se faz média ou previsão de consumo (como você faz) sem abastecer completamente. Vai lá e enche o tanque até o automático e SÓ. Anade uns 3 ou 4 dias, marque a km e volte abastecer até o automático e SÓ. Pronto. Poste os dados aqui. Quantos Km percorreu entre as abastecidas e quantos litros abasteceu.

Veja, dei alguns parâmetros. Tem que ir por eliminação não tem mágica.

1 passo: deite embaixo do carro e olhe por todo o tanque, vasculhe mesmo. Procure manchas de humidade, fotografe e poste aqui.

2 passo: Abasteça direito o carro até o automático e poste os dados aqui, conforme ensinei acima.
Aqui já matamos a charada da causa se é problema elétrico, mecânico ou vazamento (vazamento só se observa em tanque cheio, ainda mais quando não se acha vazamento em tanque vazio).

2 passo: Vá testar medidor do painel e a bóia mesmo nova. Aproveita e testa a bateria e fuga de corrente.
http://www.youtube.com/user/profissaome ... MyYsbDiJXw - Aqui um vídeo de exemplo de como se mede fuga de corrente.
Assim eliminamos problemas elétricos.

Mais que isso não tem como, o carro está em suas mãos. É com você agora.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Claufiman escreveu:A minha dúvida então é: Um canister com defeito ou com vazamento poderia permitir a evaporação de uma quantidade grande de gasolina?
Evaporar não evapora tão rápido. Vazar parado, você veria gasolina escorrida no chão.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Claufiman escreveu:... continuei andando com o carro e medindo o consumo até que resolvi abrir a tampa do tanque para ver... e realmente já estava praticamente seco.
Te garanto que assim não tem a mínima chance de ver o fundo do tanque. Assim você só consegue ver o tubo de entrada de combustível.
Pra ver dentro do tanque teria que tirar o banco de trás, retirar a bomba de combustível e olhar com lanterna.


Claufiman
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Segunda-feira 31 2011f Janeiro 2011 09:48:33 AM
Localização: Macaé - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Claufiman »

awaked, obrigado por todas estas dicas. Na cidade em que eu moro (cidade do interior no RJ), não tem um mecâncio que seja realmente bom, então fiquei meio que procurando no escuro. Minha maior preocupação era com algum problema no tanque. Quando eu disse que abri a tampa do tanque, eu me fiz entender errado. Eu retirei o banco trazeiro mesmo e retirei a tampa da bóia. Assim eu vi q o tanque estava quase seco. Vou fazer uns testes aqui e pode ter certeza que asim que tiver um resultado satisfatório vc será um dos primeiros a saber...
Valeu meu camarada e fica com Deus.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”