[DÚVIDA] - Motor com borra e sujeira. O que fazer?

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awaked
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Mensagem por awaked »

No caso da válvula não funcionar e por algum motivo estar fechada vai aumentar demais a pressão no sistema. E justamente isso pode forçar a passagem de água pelas juntas onde não deveria.

Por isso nunca penem em comprar tampas paralelas, é simples e importante demais pra economizar com ela.

Peça pro mecânico olhar se o sistema de arrefecimento está entupido e faça uma limpeza... não adianta gastar a grana abrindo o motor e depois o problema voltar a aparecer por culpa do arrefecimento.


joãorlm
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Mensagem por joãorlm »

Enviada: Ter, 01 Mar 2011, 7:38 Assunto:

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Essa espuma ai pode juntar quando se roda no álcool. No meu carro rodo com álcool e naquela mangueira mais grossa da tampa de válvulas que vai pra mufla da tbi, sempre junta uma "pasta amarelada".
Mas só fica alí, na tampa do cabeçote nunca reparei ou em 1 ano que rodo no álcool ainda não criou a espuma alí.

Rodei com meu carro uns 04 meses no alcool quando o comprei pois veio chipado, mas nunca formou essa espuma na tampa somente oleo, já nessa mangueira que vc diz sempre foi seca nenhum vestigio de oleo, mas dizem que um pouco é normal com carro rodando no alcool, pois estava atento pq baixava um poko d agua, era na flange da bomba dàgua fiz limpesa varetamento no radiador e aditivo mas continua baixando um pokim nao axei vazamentos mas o motor nao apresenta sintomas de junta ,axu que é na tampa.


E1wabba
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Mensagem por E1wabba »

Boa dica sobre a tampa do reservatório de água. Eu tinha trocado ela mesmo, e coloquei uma paralela.

Vou aproveitar o serviço do mecânico e pedir para ele verificar também o sistema de arrefecimento.

Valeu.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

awaked, estando tudo certo nao baixa, so vai baixar pela tampa se a tampa nao tiver boa...e so vai criar tanta pressao se o sistema nao estiver operando corretamente tmb, pra manter a agua numa temperatura q a pressao nao seja tanta...
se a panela de pressao comeca a ferver e soltar pressao na valvula e vc abaixar a temperatura da agua de dentro da panela, ela nao vai ter pressao pra sair pela valvula ;)
estando tudo bem, nao baixa nada
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E1wabba
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Mensagem por E1wabba »

[quote="SemControle"]awaked, estando tudo certo nao baixa, so vai baixar pela tampa se a tampa nao tiver boa...e so vai criar tanta pressao se o sistema nao estiver operando corretamente tmb, pra manter a agua numa temperatura q a pressao nao seja tanta...
se a panela de pressao comeca a ferver e soltar pressao na valvula e vc abaixar a temperatura da agua de dentro da panela, ela nao vai ter pressao pra sair pela valvula ;)
estando tudo bem, nao baixa nada[/quote]

Só citando aqui o que se passa, pois acho que a besteira foi minha:

Eu troquei a tampa do reservatório de água, como já havia informado. E quando o motor fica quente, o reservatório fica com uma enorme pressão, creio eu que até fora do normal. Acho que devido a isso foi aberta uma ruptura na junta, que já devia estar desgastada. Creio que é esso o motivo da passagem de água pelo cabeçote.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

E1wabba escreveu:
SemControle escreveu:awaked, estando tudo certo nao baixa, so vai baixar pela tampa se a tampa nao tiver boa...e so vai criar tanta pressao se o sistema nao estiver operando corretamente tmb, pra manter a agua numa temperatura q a pressao nao seja tanta...
se a panela de pressao comeca a ferver e soltar pressao na valvula e vc abaixar a temperatura da agua de dentro da panela, ela nao vai ter pressao pra sair pela valvula ;)
estando tudo bem, nao baixa nada
Só citando aqui o que se passa, pois acho que a besteira foi minha:

Eu troquei a tampa do reservatório de água, como já havia informado. E quando o motor fica quente, o reservatório fica com uma enorme pressão, creio eu que até fora do normal. Acho que devido a isso foi aberta uma ruptura na junta, que já devia estar desgastada. Creio que é esso o motivo da passagem de água pelo cabeçote.
cara, totalmente normal qnd o carro esquenta criar essa pressao no reservatorio, so "some" essa pressao ao baixar a temperatura da agua, pra temperatura ambiente...
como ja foi citado, se a tampa estiver com problemas, esse aquecimento, cria pressao e essa pressao vai tomar o caminho da tampa, igualzinho a panela de pressao soltando vapor pela valvula, sua tampa se torna a valvula da panela
se procurar deveria ter uma etiqueta ou alguma informacao no manual justamente sobre nunca tocar ou tentar abrir o reservatorio com o motor quente....

ao aquecer a agua, ela expande, e cria essa pressao, ao resfriar ela contrai gerando um vacuo, vc pode observar isso numa pet com agua, se produzir calor pra aquecer a agua com a pet fechada, certamente chega num ponto q a pet vai explodir...o contrario se nota ao pegar essa pet e colocar na geladeira, ao esfriar a agua, a pet vai se contrair....
o calor da agua no motor, é justamente q a agua é o meio para retirar o calor do motor, alem do oleo ajudar a retirar o atrito e cuidar de dissipar o calor, a agua circula por todo motor retirando calor tmb :D ai pra nao chegar nesse ponto de explodir mangueira e reservatorio, temos varios meios pra circular e resfriar essa agua....
muito sobre isso vc encontra em na parte de refrigeracao aqui no forum tmb
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awaked
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Mensagem por awaked »

Então, era exatamente isso que quis dizer.... só que não fui muito feliz nas palavras.
Se a válvula está estragada não cria a pressão, simplesmente fica evaporando direto pela válvula. Com o tempo baixando o nível.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

awaked escreveu:Então, era exatamente isso que quis dizer.... só que não fui muito feliz nas palavras.
Se a válvula está estragada não cria a pressão, simplesmente fica evaporando direto pela válvula. Com o tempo baixando o nível.
isso isso, eu complementei apenas pra esclarecer q estando tudo 100% nao baixa a agua nao...mas uma simples tampa baleada ja é o bastante pra dar dor de cabeca

tinha um selo baleado no golf, e vazava pra dentro do cambio, entao juntava agua no chao de vez em nunca, e baixava coisa minima a cada 3 meses heheh, ja troquei todos os selos pra garantir, e nao tive mais dor de cabeca....antes disso o rotor da bomba se partiu, e a nao circulacao da agua fazia ferver tmb, a pressao subia tanto tanto q a agua saia pela tampa, mesmo estando boa, mas ai é q a temperatura ia muito alem do normal de trabalho, e o ponto de fuga era pela tampa...
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E1wabba
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Mensagem por E1wabba »

Valeu Awaked, pelo esclarecimento,

Mas ainda sim reconheço que houve erro meu. Quando troquei a tampa do reservatório, o motor estava quente.

Como disse, deixarei o carro no mecânico para os serviços. Sexta-feira ele ficará pronto, se tudo correr bem.

Vou dar uma olhada no forum sobre refrigeração.


awaked
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Mensagem por awaked »

Ainda bem que a tampa estava boa então, rs...


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