Meus amigos,
Tenho uma Corsa Super 1.0 MPFI ano 99, comprado há dois meses. Hoje tirei a tampa do óleo e vi que estava cheia de uma espuma amarelada, junto de muita borra e algumas gotas de água. A água do radiador está baixando semanalmente. Procurei ajuda de dois mecânicos, um de cada vez.
Segundo informações dos mesmos, isso não é nada, pois o óleo no cárter está limpo (então provavelmente não está entrando água do radiador pela junta do cabeçote).
Mas ainda estou na dúvida: pra mim não deve existir nenhuma espuma amarelada emcima do comando de válvulas. Talvez a borra foi conseqüência de desatenção do antigo dono, nas trocas de óleo. E ainda há o fato da água baixar toda semana.
Vocês tem alguma sugestão ou dica para mim???
Grato
[DÚVIDA] - Motor com borra e sujeira. O que fazer?
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Se a agua esta abaixando, checou se vaza em algum lugar, se pinga no chão?
Que acontece muito com o motor quente.
No meu entender não era para ter nada assim ai sob a tampa.
O que pode estar acontecendo é junta do motor queimada, dai passar agua para o óleo.
Que acontece muito com o motor quente.
No meu entender não era para ter nada assim ai sob a tampa.
O que pode estar acontecendo é junta do motor queimada, dai passar agua para o óleo.
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Como vc comprou o carro agora,tem 2 meses, é de praxe fazer as manutenções básicas para o carro estar na sua mão, dentre elas trocar óleo e seu filtro. Poderia aproveitar e pedir o mecânico abrir a tampa do eixo de comando de válvulas para dar uma olhada e se tudo ok, ao fechar já troca a junta q volta e meia vaza dependendo do que seu corsa já rodou (troque por original GM e fique sossegado, peça barata e original faz a diferença).
Feito isso acompanhe se a tal espuma amarelada aparecerá novamente, pode ter sido vacilo do antigo dono em alguma intervenção que fez no carro,lavou motor com jato direto direcionado,sei lá
Ah, vc repara se o nível de óleo oscila sem vc mexer em nada só por via das dúvidas se essa água vem do tanque de expansão. É normal o nível baixar um pouco depois de alguns kKm (tipo estava no máx, baixou para um pouco abaixo do máx).
Feito isso acompanhe se a tal espuma amarelada aparecerá novamente, pode ter sido vacilo do antigo dono em alguma intervenção que fez no carro,lavou motor com jato direto direcionado,sei lá
Ah, vc repara se o nível de óleo oscila sem vc mexer em nada só por via das dúvidas se essa água vem do tanque de expansão. É normal o nível baixar um pouco depois de alguns kKm (tipo estava no máx, baixou para um pouco abaixo do máx).
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nao é normal baixar qq fluido do carro assim....
se esse oleo ta estranho, e pelo q disse ta com cara q pode estar passando pouca agua, mas esta passando pro oleo sim....
pode ser so uma junta do cabecote, mas pelo deposito de borra, é muito recomendado vc fazer a retifica completa, tirar esse motor pra fazer banho quimico nele...
se esse oleo ta estranho, e pelo q disse ta com cara q pode estar passando pouca agua, mas esta passando pro oleo sim....
pode ser so uma junta do cabecote, mas pelo deposito de borra, é muito recomendado vc fazer a retifica completa, tirar esse motor pra fazer banho quimico nele...
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Essa espuma ai pode juntar quando se roda no álcool. No meu carro rodo com álcool e naquela mangueira mais grossa da tampa de válvulas que vai pra mufla da tbi, sempre junta uma "pasta amarelada".
Mas só fica alí, na tampa do cabeçote nunca reparei ou em 1 ano que rodo no álcool ainda não criou a espuma alí.
Mas só fica alí, na tampa do cabeçote nunca reparei ou em 1 ano que rodo no álcool ainda não criou a espuma alí.
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forma a espuma pelo vapor do oleo e umidade, eu acho q esse oleo q ta com a espuma vai comecar a ficar cor de café com leite muito em breve
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[quote="SemControle"]forma a espuma pelo vapor do oleo e umidade, eu acho q esse oleo q ta com a espuma vai comecar a ficar cor de café com leite muito em breve[/quote]
Hoje levei o carro no mecânico, que limpou a tampa emcima do eixo de comando de válvulas. Eu estava junto, e vi que no comando de válvulas e no cárter, está tudo ok. Ele me recomendou trocar a tampa de rosca, que está com uma trinca (segundo ele, pode estar entranto umidade por ela, já que dirijo muito aqui em tempo chuvoso).
Bom, não é mau trocar essa tampa. Mas também vou levar na oficina para fazer a descarbonização.
Em relação à água do radiador, vi que estava vasando pela própria mangueira. Simplesmente apertei mais a abraçadeira. Vamos ver o que dá.
Logo logo posto aqui novos comentários.
Hoje levei o carro no mecânico, que limpou a tampa emcima do eixo de comando de válvulas. Eu estava junto, e vi que no comando de válvulas e no cárter, está tudo ok. Ele me recomendou trocar a tampa de rosca, que está com uma trinca (segundo ele, pode estar entranto umidade por ela, já que dirijo muito aqui em tempo chuvoso).
Bom, não é mau trocar essa tampa. Mas também vou levar na oficina para fazer a descarbonização.
Em relação à água do radiador, vi que estava vasando pela própria mangueira. Simplesmente apertei mais a abraçadeira. Vamos ver o que dá.
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se essa ideia de descarbonizar é colocar porcaria no oleo pra limpar eu nao faria, o q ta ruim ainda pode piorar muito
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Meus amigos,
Mesmo depois de ter limpado a tampa do comando de válvulas, a espuma voltou a se formar.
Levei o carro em outro mecânico, desta vez um no qual depositei mais confiança, pelo fato dele me explicar bem o que se passava.
Ele constatou que realmente é necessário a troca da junta do cabeçote, mais a retífica do cabeçote, troca do retentor de óleo e mais uma peça ligada ao óleo. Na próxima quarta (depois do carnaval) deixarei o carro com ele e pegarei na sexta-feira, dia 11.
O mecânico me deu garantia do serviço, que vai resolver o problema.
Depois posto aqui mais comentários.
Mesmo depois de ter limpado a tampa do comando de válvulas, a espuma voltou a se formar.
Levei o carro em outro mecânico, desta vez um no qual depositei mais confiança, pelo fato dele me explicar bem o que se passava.
Ele constatou que realmente é necessário a troca da junta do cabeçote, mais a retífica do cabeçote, troca do retentor de óleo e mais uma peça ligada ao óleo. Na próxima quarta (depois do carnaval) deixarei o carro com ele e pegarei na sexta-feira, dia 11.
O mecânico me deu garantia do serviço, que vai resolver o problema.
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É complicado falar sem analisa o carro ao vivo.
Mas desconfiei do primeiro mecânico também. Como ele sabe que o óleo do carter está limpo? Abriu o carter pra olhar? Duvido.
Isso é sintoma de passagem de água onde não devia dentro do motor.
Eu ficaria com a opinião do segundo mecânico.
Uma dica: A água do arrefecimento pode baixar mesmo com o sistema estando em perfeito estado. Acontece que na tampa do reservatório tem uma vávula, quando ela vai pro pau fica aberta na maioria dos casos. A água esquenta e simplesmente evapora, como uma panela de pressão.
Já vi MUITO carro com problema na tampa, nas olha muito mesmo. Não sei se é o caso mas pede pro mecânico dar uma testada nela.
Mas desconfiei do primeiro mecânico também. Como ele sabe que o óleo do carter está limpo? Abriu o carter pra olhar? Duvido.
Isso é sintoma de passagem de água onde não devia dentro do motor.
Eu ficaria com a opinião do segundo mecânico.
Uma dica: A água do arrefecimento pode baixar mesmo com o sistema estando em perfeito estado. Acontece que na tampa do reservatório tem uma vávula, quando ela vai pro pau fica aberta na maioria dos casos. A água esquenta e simplesmente evapora, como uma panela de pressão.
Já vi MUITO carro com problema na tampa, nas olha muito mesmo. Não sei se é o caso mas pede pro mecânico dar uma testada nela.
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