[DÚVIDA] - Motor com borra e sujeira. O que fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
E1wabba
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Domingo 27 2011f Fevereiro 2011 03:49:40 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Motor com borra e sujeira. O que fazer?

Mensagem por E1wabba »

Meus amigos,

Tenho uma Corsa Super 1.0 MPFI ano 99, comprado há dois meses. Hoje tirei a tampa do óleo e vi que estava cheia de uma espuma amarelada, junto de muita borra e algumas gotas de água. A água do radiador está baixando semanalmente. Procurei ajuda de dois mecânicos, um de cada vez.

Segundo informações dos mesmos, isso não é nada, pois o óleo no cárter está limpo (então provavelmente não está entrando água do radiador pela junta do cabeçote).

Mas ainda estou na dúvida: pra mim não deve existir nenhuma espuma amarelada emcima do comando de válvulas. Talvez a borra foi conseqüência de desatenção do antigo dono, nas trocas de óleo. E ainda há o fato da água baixar toda semana.

Vocês tem alguma sugestão ou dica para mim???

Grato


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Se a agua esta abaixando, checou se vaza em algum lugar, se pinga no chão?
Que acontece muito com o motor quente.

No meu entender não era para ter nada assim ai sob a tampa.
O que pode estar acontecendo é junta do motor queimada, dai passar agua para o óleo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Rorion
:: Sport ::
Mensagens: 1010
Registrado em: Quinta-feira 28 2006f Setembro 2006 12:09:28 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por Rorion »

Como vc comprou o carro agora,tem 2 meses, é de praxe fazer as manutenções básicas para o carro estar na sua mão, dentre elas trocar óleo e seu filtro. Poderia aproveitar e pedir o mecânico abrir a tampa do eixo de comando de válvulas para dar uma olhada e se tudo ok, ao fechar já troca a junta q volta e meia vaza dependendo do que seu corsa já rodou (troque por original GM e fique sossegado, peça barata e original faz a diferença).
Feito isso acompanhe se a tal espuma amarelada aparecerá novamente, pode ter sido vacilo do antigo dono em alguma intervenção que fez no carro,lavou motor com jato direto direcionado,sei lá
Ah, vc repara se o nível de óleo oscila sem vc mexer em nada só por via das dúvidas se essa água vem do tanque de expansão. É normal o nível baixar um pouco depois de alguns kKm (tipo estava no máx, baixou para um pouco abaixo do máx).


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao é normal baixar qq fluido do carro assim....

se esse oleo ta estranho, e pelo q disse ta com cara q pode estar passando pouca agua, mas esta passando pro oleo sim....
pode ser so uma junta do cabecote, mas pelo deposito de borra, é muito recomendado vc fazer a retifica completa, tirar esse motor pra fazer banho quimico nele...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Valcer
:: Champ ::
Mensagens: 403
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Fevereiro 2010 02:18:43 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Valcer »

Essa espuma ai pode juntar quando se roda no álcool. No meu carro rodo com álcool e naquela mangueira mais grossa da tampa de válvulas que vai pra mufla da tbi, sempre junta uma "pasta amarelada".
Mas só fica alí, na tampa do cabeçote nunca reparei ou em 1 ano que rodo no álcool ainda não criou a espuma alí.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

forma a espuma pelo vapor do oleo e umidade, eu acho q esse oleo q ta com a espuma vai comecar a ficar cor de café com leite muito em breve
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


E1wabba
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Domingo 27 2011f Fevereiro 2011 03:49:40 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por E1wabba »

[quote="SemControle"]forma a espuma pelo vapor do oleo e umidade, eu acho q esse oleo q ta com a espuma vai comecar a ficar cor de café com leite muito em breve[/quote]

Hoje levei o carro no mecânico, que limpou a tampa emcima do eixo de comando de válvulas. Eu estava junto, e vi que no comando de válvulas e no cárter, está tudo ok. Ele me recomendou trocar a tampa de rosca, que está com uma trinca (segundo ele, pode estar entranto umidade por ela, já que dirijo muito aqui em tempo chuvoso).

Bom, não é mau trocar essa tampa. Mas também vou levar na oficina para fazer a descarbonização.

Em relação à água do radiador, vi que estava vasando pela própria mangueira. Simplesmente apertei mais a abraçadeira. Vamos ver o que dá.

Logo logo posto aqui novos comentários.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se essa ideia de descarbonizar é colocar porcaria no oleo pra limpar eu nao faria, o q ta ruim ainda pode piorar muito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


E1wabba
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Domingo 27 2011f Fevereiro 2011 03:49:40 PM
Localização: Jundiaí - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por E1wabba »

Meus amigos,

Mesmo depois de ter limpado a tampa do comando de válvulas, a espuma voltou a se formar.

Levei o carro em outro mecânico, desta vez um no qual depositei mais confiança, pelo fato dele me explicar bem o que se passava.

Ele constatou que realmente é necessário a troca da junta do cabeçote, mais a retífica do cabeçote, troca do retentor de óleo e mais uma peça ligada ao óleo. Na próxima quarta (depois do carnaval) deixarei o carro com ele e pegarei na sexta-feira, dia 11.

O mecânico me deu garantia do serviço, que vai resolver o problema.

Depois posto aqui mais comentários.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

É complicado falar sem analisa o carro ao vivo.

Mas desconfiei do primeiro mecânico também. Como ele sabe que o óleo do carter está limpo? Abriu o carter pra olhar? Duvido.

Isso é sintoma de passagem de água onde não devia dentro do motor.
Eu ficaria com a opinião do segundo mecânico.

Uma dica: A água do arrefecimento pode baixar mesmo com o sistema estando em perfeito estado. Acontece que na tampa do reservatório tem uma vávula, quando ela vai pro pau fica aberta na maioria dos casos. A água esquenta e simplesmente evapora, como uma panela de pressão.

Já vi MUITO carro com problema na tampa, nas olha muito mesmo. Não sei se é o caso mas pede pro mecânico dar uma testada nela.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”