[DÚVIDA] - Existe bomba de ar secundaria no MPFI?
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[DÚVIDA] - Existe bomba de ar secundaria no MPFI?
amigos do clube, me tirem uma duvida, a bomba de ar secundaria tambem existe no corsa MPFI ou somente no GSI 16V? Só lembrando é uma peça carissima.
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se for a EGR ela aparece em todos 16V
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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é que em materias tecnicas fala distintamente entre as duas peças( EGR e a Bomba de ar secundaria) porém so faz referencia aos GSI.
3.1 – Bomba de Ar Secundária:
Serve para auxiliar na estabilização e regulagem da marcha lenta, quando o carro está com motor frio. Fica em ação de 1 a 3 minutos após a ignição. É possível identificar sua ação por meio de um assovio contínuo que é emitido logo após ser dada a partida no motor. Durante esses 1 a 3 minutos com o assovio, o giro do motor fica mais alto, voltando a se estabilizar logo após o término do tempo mencionado, quando a bomba desliga. Muita gente roda sem ela, muitas vezes por ser cara e por não quererem gastar pra consertar. Mesmo assim, não se pode saber a real intenção do antigo dono na hora da compra. Portanto, certifique-se de que ela exista e que esteja funcionando. Abaixo, segue uma ilustração da bomba:
3.2 – Válvula EGR:
Essa válvula é considerada o “calcanhar de Aquiles” do Corsa GSI. Cerca de 70% dos modelos vendidos apresentaram defeito nessa peça. A função da EGR é retirar os gases com nitrogênio do escape e jogar na admissão (recircular), para controlar a emissão de poluentes. Se estiver com defeito, pode fazer o carro bater pino em altas rotações. Custa caro, então é bom ter cuidado com ela também. Essa peça, juntamente com a bomba de ar secundária, não é muito fácil de se encontrar fora das concessionárias. O principal sintoma de defeito nela é o carro morrendo em baixa rotação, principalmente durante as trocas de marcha.
Ela fica localizada atrás do motor, perto da borboleta, como mostra a figura a seguir:
Mas é importante dizer que a válvula EGR (ou válvula de recirculação de gases) não é tão problemática como se imagina. Na verdade, a culpa é da péssima qualidade de nossa gasolina. Vale lembrar que o motor usado no GSI brasileiro é o mesmo do europeu, portanto também roda por lá. Sendo assim, porque lá não apresenta esse problema? Simples, porque o que causa o problema na EGR é o seu entupimento. E isso só acontece quando ela carboniza. E a carbonização, por sua vez, é fruto de combustível de má qualidade. Como na Europa o combustível é bem superior em qualidade ao daqui, esse problema não ocorreu (ou quase não ocorreu) por lá.
O que muita gente não se dá conta ou não sabe é que na maioria das vezes não é necessária a troca dessa peça. Por isso, preste muita atenção quando algum mecânico disser que precisa trocar. Na maioria dos casos, basta descarbonizá-la e utilizar combustível de boa qualidade (gasolina Pódium, por exemplo). Mesmo assim, recomenda-se fazer uma descarbonização dessa válvula pelo menos uma vez por ano. Fazendo isso, você poderá evitar que o problema ocorra com você e que você gaste os cerca de R$ 1.700,00 que ela custa nas concessionárias.
3.1 – Bomba de Ar Secundária:
Serve para auxiliar na estabilização e regulagem da marcha lenta, quando o carro está com motor frio. Fica em ação de 1 a 3 minutos após a ignição. É possível identificar sua ação por meio de um assovio contínuo que é emitido logo após ser dada a partida no motor. Durante esses 1 a 3 minutos com o assovio, o giro do motor fica mais alto, voltando a se estabilizar logo após o término do tempo mencionado, quando a bomba desliga. Muita gente roda sem ela, muitas vezes por ser cara e por não quererem gastar pra consertar. Mesmo assim, não se pode saber a real intenção do antigo dono na hora da compra. Portanto, certifique-se de que ela exista e que esteja funcionando. Abaixo, segue uma ilustração da bomba:
3.2 – Válvula EGR:
Essa válvula é considerada o “calcanhar de Aquiles” do Corsa GSI. Cerca de 70% dos modelos vendidos apresentaram defeito nessa peça. A função da EGR é retirar os gases com nitrogênio do escape e jogar na admissão (recircular), para controlar a emissão de poluentes. Se estiver com defeito, pode fazer o carro bater pino em altas rotações. Custa caro, então é bom ter cuidado com ela também. Essa peça, juntamente com a bomba de ar secundária, não é muito fácil de se encontrar fora das concessionárias. O principal sintoma de defeito nela é o carro morrendo em baixa rotação, principalmente durante as trocas de marcha.
Ela fica localizada atrás do motor, perto da borboleta, como mostra a figura a seguir:
Mas é importante dizer que a válvula EGR (ou válvula de recirculação de gases) não é tão problemática como se imagina. Na verdade, a culpa é da péssima qualidade de nossa gasolina. Vale lembrar que o motor usado no GSI brasileiro é o mesmo do europeu, portanto também roda por lá. Sendo assim, porque lá não apresenta esse problema? Simples, porque o que causa o problema na EGR é o seu entupimento. E isso só acontece quando ela carboniza. E a carbonização, por sua vez, é fruto de combustível de má qualidade. Como na Europa o combustível é bem superior em qualidade ao daqui, esse problema não ocorreu (ou quase não ocorreu) por lá.
O que muita gente não se dá conta ou não sabe é que na maioria das vezes não é necessária a troca dessa peça. Por isso, preste muita atenção quando algum mecânico disser que precisa trocar. Na maioria dos casos, basta descarbonizá-la e utilizar combustível de boa qualidade (gasolina Pódium, por exemplo). Mesmo assim, recomenda-se fazer uma descarbonização dessa válvula pelo menos uma vez por ano. Fazendo isso, você poderá evitar que o problema ocorra com você e que você gaste os cerca de R$ 1.700,00 que ela custa nas concessionárias.
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por esse nome nao conheco mesmo e nao tem bomba pra soprar ar na lenta, quem regula a lenta é o atuador de marcha lenta, se ta com a lenta ruim é problema nele, ou no duto bem fininho q tem pra passagem de ar, ou sujeira, causas pra lenta ruim sao varias...
mas nao tem bomba alguma soprando ar pra manter lenta com o carro frio.....
e tmb nao é funcao da EGR controlar a lenta na fase fria
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Amigos, a bomba secundária existe no GSI, maiores informações procure: Como manter corsa GSI, no MPFI não sei se existe.
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