[DÚVIDA] - Carro fraco... (Problema antigo e intermitente)

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Carro fraco... (Problema antigo e intermitente)

Mensagem por renato007 »

Bom pessoal, primeiramente boa tarde. Vou relatar em texto abaixo o problema que estou enfrentando desde que comprei o carro em maio deste ano (2010) e oque ja foi feito.

O carro:
Corsa mpfi 1.0 1996 2 portas 8 valvulas Gasolina e GNV.

O problema:
Intermitente, quando liga o carro na gasolina, embola muito e rotação cai profundamente só sendo possivel manter o veiculo bombeando o acelerador. Outras vezes pega normal, porem no decorrer do percurso na gasolina o carro morrre derrepente quando em lenta.
Intermitente, no gnv carro pega melhor, embola uma pouco porem funciona. Sinto o carro muito fraco. Quando piso fundo no acelerador (tanto no gnv quanto na gasolina) ele da uma segurada e só anda quando eu solto um pouco o acelerador. Carro fraco em subidas. Esses dias parei num quebra molas e quando retomei de primera ele, pisei pouco no acelerador ele morreu (isso no gnv). Dai quando liguei ele no mesmo momento novamente, ele ficou muito estranho, fraco demais como se estivesse trabalhando em 3 cilindros.(pisava no acelerador e o carro fraco fraco, parecia fazer força para andar e nao passava de 40). Logo desliguei o carro e em seguida liguei novamente ele funcionou bem. (isso tanto no gnv quanto na gasolina).

O que foi feito:
Bom, logo que comprei troquei de básico, correias e esticadores, velas e oleo.
Depois quando começou a surgir o problema levei numa loja de injeção. Foi feito limpeza nos bicos e testados em uma maquina que aprovou sua pressao (eu vi no teste que eles enxeram 4 cilindros na mesma media com bastante pressao). Feito limpeza da TBI do corpo de borboleta e tal, porém o rapaz nao tinha o plug para passar o scaner. Ele pediu para eu trocar o motor de passo, troquei. (problema continuou)
Fiz o teste da luz de injeção jampeando a entrada do plug de mapeamento da injeção embaixo do painel. Deu erro no sensor map (baixa pressao).
Levei meu carro numa retifica de confiança aqui da area, mediram na minha frente todos os cilindros. 2 deles entavam com baixa pressao. Abri cabeçote essa semana, constatado que a junta tava queimada. Troquei todas e aproveitei pra troca retentores. Meu cilindro e bloco do motor esta bom. Feito tudo e continua o problema.

Duvidas:
Seria mesmo o sensor map? Esse sensor quando da pau afeta no gnv tambem? os sinstmoas dele é esse mesmo e o problema é intermitente? A luz de injeçao ta acessa!!!
Meu carro tem catalizador. Não sei se ta bom porem dizem que quando fica ruin dificulda o andar do veiculo. Poderia ser isso tambem?
Cabos de velas, como testo? Poderia ser tambem?
Bobina, como testo? Poderia ser tambem?
Bomba de combustivel e/ou regulador de pressao decombustivel? Poderia ser tambem? Como testar?

Alguem teve problema parecido?

Suguestões serão bem vindas.

Obrigado pela atenção e desculpem o texto mas é para facilitar o entendimento.

Abraços!!!!


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Tive problema parecido com o meu e era a bobina que já estava indo pro pau.
Mas pra você ter certeza, terá que arrumar uma e testar antes de comprar.
Quanto ao catalizador, acho que só desconectando-o do escapamento pra saber.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

Pessoal, novidades.
Encontrei uma forma para medir cabo de vela e bobina em ohms no multimetro nesse topico aberto a um tempo atras: http://forum.corsaclube.com.br/viewtopi ... c&start=30

Bom, medi e deu diferença em dois cabos e na bobina tambem. Segue abaixo o resultado:

Cabos de velas medidos na escala 20k multimetro.

Cabo 1 deve ter 3,47ohms. O meu deu 3,18
Cabo 2 deve ter 3,50. O meu deu 1,14 ( é isso mesmo )
Cabo 3 deve ter 2,54. O meu deu 2,56
Cabo 4 deve ter 1,86. O meu deu 1,85

Ou seja, dois cabos ferrados. (um bem ferrado)

Bobina tambem medida na mesma escala.

1 e 4 deve ter 5,8 kohms. O meu deu 6,0
2 e 3 deve ter 5,7. O meu deu 9,03

Esse valor muito alto é normal ou também é problema na bobina?

Os cabos ja vou trocar amanha, agora deveria eu trocar a bobina também?

Se souberem de como medir bomba de gasolina, sensor map e outros sensores favor me falar para eu fazer o teste. Obrigado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

1° essas resistencias nao sao padrao, variam....e devem ser medidas com as pecas frias...
mas tanto seus cabos como a bobina esta tendo uma variacao muito fora do normal....

agora nao tem segredo a luz da injecao ta ligada, vc tem q resolver isso, nao da pra querer condenar tudo no carro, e nao é pq deu erro num sensor q esta ai o problema.....

vc tem q achar um mecanico q saiba interpretar um scaner de carro pra avaliar direito o q esta acontecendo.....e qnd a essa pressao em MAP, nao tem nada a ver com a pressao q mediram antes de tirar o cabecote...

algo q vi hj e chamou atencao, pessoal q adora usar GNV, é um veneno pra trincar cabecote
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

entendi, mas voce acha que eu compro cabos de velas novos entao? E a bobina, acha melhor comprar? Quando medi tava frio sim. Pelo menos o cabo visivelmente acho que devo comprar sim.

Tem algum outro teste que tu acha melhor eu fazer? Obrigado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cabo de vela é item consumivel, ou seja, de tempos em tempos é bom troca-los....
a bobina deveria ter valores muito proximos entre os 2 pares...vc pode esperar um pouco mais, mas as outras coisas q sofrem desgaste vc deve ir trocando sim.....mas tem q ir atras do motivo dessa luz da injecao antes de qq coisa
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


renato007
:: Super ::
Mensagens: 91
Registrado em: Terça-feira 13 2010f Abril 2010 11:53:58 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renato007 »

Ae, troquei os cabos de vela... os novos medi eles e bateram proximos com a medida normal do cabo em ohms. Coloquei melhorou mas ainda ta com problema. Realmente a injeção é outros quinhentos, vou levar prum scaner.

Duas quetoes: A bobina aquela mediação que coloquei acima, 1 par ficou muito acima do normal que era pra ser... isso é normal ou nao? Tem outro teste de bobuina q posso fazer?

Alguem sabe aqui no riio, se possivel zona norte, um lugar q faz bem injeção de corsa e q nao seja careiro?

OBrigado.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao conheco outros testes....
o normal é quase igual os 2 pares, internamente seria um enrolamento em um par e outro no outro, e ambos "identicos"
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”