[RESOLVIDO] - Códigos de erro Injeção 15 e 33?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

SemControle escreveu:ai q ta, acionar a ventilacao forcada e mostrar no painel é um sensor, o da injecao é outro ;)
Pera aí... pra mim o sensor de temperatura é que manda os sinais pra central e o ponteiro de temperatura.
Foi esse o sensor que eu testei e troquei, conforme já havia informado antes aqui no fórum, neste tópico... E foi justamente esse que eu comprei novo...

Agora se eu entendi o que você disse foi que:

* Um sensor aciona a ventuinha e mostra a temperatura do motor no ponteiro
* Outro sensor é o da injeção...

Não entendi... o que têm a ver esse "sensor de injeção" o com sensor de temperatura???

O sensor de injeção que você fala, não é o tal sensor de detonação?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a central da injecao tem N sensores e atuadores, o numero varia de carro pra carro e opcionais.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

E aqui eu de novo...rss

Bom estive pesquisando na tia net, sobre o sistema de arrefecimento do Corsa, pois havia trocado o sensor de temperatura, e queria saber como funciona todo o sistema (Só a parte do arrefecimento), e consegui a informação que queria.

Antes... gostaria de comentar que, após a troca do Sensor de Temperatura, que comprei um novo na Marca MTE, não apresentou mais nenhum erro gravado na central de injeção, poderia ser o sensor, com algum problema intermitente, ou seja, ora dava problema e gravava o código, ora não apresentava problema e trabalhava normal. Desde que troquei o sensor de temperatura, já rodei mais de 800 KM, e não tive problemas com erro na central...

Bom agora... a respeito do sistema de arrefecimento... é o seguinte:

"Como em todo o sistema Multec, o IEFI-6 também possui a característica da unidade de comando controlar o acionamento do eletroventilador do sistema de arrefecimento. Na realidade controle ocorre de forma indireta, ou seja, a unidade controla um relé que por sua vez, acionará o eletroventilador. Sendo assim, temos mais um atuador que é o relé do eletroventilador ou relés, caso o veículo possua ar condicionado."

"O motor elétrico (do eletroventilador/ventuinha) possui um conector com dois terminais. Um dos terminais está aterrado enquanto que o outro deverá receber uma tensão positiva para poder entrar em funcionamento. Como esse motor em velocidade normal consome cerca de 12 a 15 ampéres e um pico de até 20 ampéres. A unidade de comando não tem condições de controlá-lo, visto ser uma corrente muito elevada para a mesma. É nessa condição que entra o relé. A unidade de comando através dos seus terminais A4 e A5 controla o funcionamento dos relés (velocidade baixa e velocidade alta) do eletroventilador."

COMO A UNIDADE DE COMANDO ACIONA O RELÉ (Eletroventilador/Ventuinha)

"O relé (ou relés) do eletroventilador é do tipo universal ou auxiliar. Possui quatro terminais com as seguintes identificações: 30, 87, 85 e 86. O terminal 85 e 86 pertencem à bobina do relé, o 30 é a entrada de corrente que vem da bateria e o 87 é a saída que acionará o motor elétrico do eletroventilador. A linha 30 é protegida por um fusível de 30 ampéres (cor verde)."

Imagem

"A figura acima mostra detalhadamente o esquema do sistema de controle do eletroventilador. No caso, levando-se em consideração que não há climatizador. Assim que a ignição é ligado, o comutador manterá o pino 86 do relé alimentado. Com uma temperatura inferior a 100oC., a unidade de comando manterá o pino 85 do relé sem sinal. Com isso, a chave do relé se manterá aberta, não alimentando o motor elétrico que já possui aterramento."

"Quando a temperatura ultrapassar 100oC., a unidade de comando via terminal A5 irá aterrar o pino 85 do relé. A bobina ficará energizada e fechará a chave do relé. Neste momento é levado uma tensão positiva para o motor elétrica que entrará em funcionamento. Quando a temperatura baixar para aproximadamente 94oC, a unidade voltará a tirar o sinal no pino 85 do relé e o sistema deixará de funcionar. A partir daí o ciclo irá se repetir o quanto for necessário."

"A unidade de comando aciona o relé mediante o sinal de temperatura do sensor ECT portanto, o bom funcionamento deste sensor é fundamental para o sistema. Há uma estratégia gravada na memória da unidade de comando onde, caso ocorra a perda do sinal de temperatura em função da gravação dos códigos 14 ou 15, a unidade de comando por segurança irá disparar o eletroventilador, não importando a temperatura que esteja."

Obs. - O conteúdo da informação acima é de uma apostila sobre injeção eletrônica elaborada por Adilson Nakamura.


Agora, voltando ao assunto que havia perguntado sobre a mangueira do sensor MAP e TBI, se podia cortar ou não, pois a minha estava solvada/gasta, descobri que não se pode cortar, ou seja, não se diminui o tamanho dela, tanto no comprimento, quanto no diâmetro interno. Procure sempre manter o padrão original. Isso devido as variações de vácuo que podem ocorrer.

Agradeço a atenção e ajuda de todos, que colaboraram para a resolução do meu problema.
Desde já, dou este tópico como solucionado/fechado!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra ver como engana bem, o Alcineu q sempre indica a troca desse sensor, principalmente por questao de consumo, pq influencia diretamente, mandando informacao de temperatura abaixo do q realmente esta, e a central entende como fase de aquecimento do carro e tome injetar combustivel....

mas no meu corsa uma vez passou do meio um trisco a temperatura sem armar o ventilador, ai como vi q nao ia armar, fiquei direto na bateria, depois qnd cheguei em casa resolvi o problema....nunca troquei o sensor e voltou ao normal depois...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”