[DÚVIDA] - Motor Travou. E agora?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
leogregol
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 03:15:35 PM
Localização: Veranópolis - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

[DÚVIDA] - Motor Travou. E agora?

Mensagem por leogregol »

:( Galera, meu Corsa resolveu tirar umas férias...
Simplesmente travou o motor... Ontem de manhã, tava saindo da casa da minha namorada para ir para Santa Cruz do Sul, na Oktober, ele ligou 2s, nem tinha desligado as luzes do painel e apagou... Fui bater o arranque de novo, nada... Tentei ouvir a bomba, ela tava funcionando, bateria não era... Chamei o guincho do seguro, levei na mecânica, ele tentou girar a polia do motor, e... travado... :evil:
O interessante que na segunda, rodei com ele normal, nenhum sintoma, perda de potência ou barulho esquisito no motor. Tudo tranquilo... Ontem de manhã, nada de funcionar...
Ele acha que foi uma bronzina que se deslocou... Será que pode ser mesmo?
Tinha algumas vezes que o carro ficava parado 2 ou 3 dias na garragem e quando ligava tinha uma trepidação anormal, será que essa trepidação era um sintoma de algo errado?
Se realmente foi só a bronzina, quando vai sair da brincadeira do jogo das bronzinas + retifica do vira?
Alguem já passou por isso?
Ex-Corsa Wind MPFI 2P, 2000/2001
Ex-Fiesta Personalité 4P, 2004/2005
Sentra Special Edition CVT 2012/2013

"A procura da joinha novamente"


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so vai saber depois q desmontar e ver o q sobrou inteiro, as vezes se foi so isso, nem retifica no vira da, depende muito....mas parado acho meio dificil virar a ponto de travar assim
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


leogregol
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 03:15:35 PM
Localização: Veranópolis - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por leogregol »

pois é... também achei estranho...
qndo eu comprei o carro uma das referências que eu tive era que o antigo dono tinha feito a retífica da parte baixa do motor... Só se nessa retífica o mecânico que fez usou peças da linha "economica" e fez para passar o carro adiante...
vou pedir pro mecanico qndo abrir me chamar para ver o estrago... Na pior das hipoteses tem que trocar biela também?
Ex-Corsa Wind MPFI 2P, 2000/2001
Ex-Fiesta Personalité 4P, 2004/2005
Sentra Special Edition CVT 2012/2013

"A procura da joinha novamente"


leogregol
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 03:15:35 PM
Localização: Veranópolis - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por leogregol »

estava me lembrando, e pergunto aos amigos:
a mistura de dois tipos de óleos, o sintetico com o mineral, poda causar bora e entupir o pescador?
a falta de lubrificação pode ter causado o suposto dano das bronzinas?
vou ver com ele agora a tardezinha se ele já desmontou o motor e o que pode ter sido...
Ex-Corsa Wind MPFI 2P, 2000/2001
Ex-Fiesta Personalité 4P, 2004/2005
Sentra Special Edition CVT 2012/2013

"A procura da joinha novamente"


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

em hipotese alguma deve-se misturar lubrificantes de bases diferentes
em saber dessa mistura o estrago pode ser tremendo, pois a parte de cima trabalha a base de lubrificacao pra formar um fio de oleo entre as pecas, se deu algo no pescador, fatalmente a parte de cima é quem ia sofrer primeiro
por uma bronzina virar seria dificil dano a biela, mas com essa mistura de oleo, e possivelmente entopindo o pescador, nao pode descartar nem um pistao rasgando os cilindros sem oleo....é esperar, a cagada esta feita

e se virou bronzina assim, pode ter certeza q nao foi nem diretamente a qualidade da peca, e sim a falta de lubrificacao
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Cara eu já ouvi falar que a mistura de oleo mineral com o sintetico, transforma o mineral em água.
Confere isso quando o mecânico abrir o motor, e depois posta aqui pra tirar essa dúvida.
Tomara que o estrago seja pouco.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

realmente o q vira nao sei, mas se virou agua, nao lubrificou, explica ter virado
ja vi e ouvi falar de muitos cuidados em simplesmente trocar a base do lubrificante usado, nao é so descer o oleo e por o outro.....

mas da pra imaginar q a simples mistura de combustivel q nao queima direito com o oleo é um veneno pra formar borra
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

São detalhes que podem parecer bobeira, mas que influenciam muito a vida útil dos nossos motores, óleo correto, tempo de troca, manutenção periódica enfim, e sempre darmos uma lida no manual do carro, pois às vezes vamos na opinião de "mechânicos" e acaba acontecendo certas coisas que deixam todos indignados.
Uma coisa eu já aprendi neese tempo desde o meu primeiro carro: só uso peças originais, são mais caras porém de vida útil bem maior. Quando se abre motor então, as peças tem que ser de qualidade, jamais fiz algo desse tipo, engatilhar o carro pra vender, acho que isso é falta de caráter. Veja se você não volta no mesmo lugar onde o motor foi feito anteriormente.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26804
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

fazer gambi sei bem como é isso, os carros do servico vivem parando na rua, eu trabalho com o mais antiguinho, mais sofrido com isso, e fico mais de mecanico q qq outra coisa....
e no meu agora vou morrer em um selo de motor, logo o selo q vai pro lado do volante, mas ja vou trocar os 2
isso q baixa 1L por mes, quase q o rapaz q ta com o carro nao acha o vazamento, o carro tava com vergonha, achou de vazar de noite qnd fechou a oficina hehehe
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


leogregol
:: Super ::
Mensagens: 71
Registrado em: Quinta-feira 22 2009f Outubro 2009 03:15:35 PM
Localização: Veranópolis - RS
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por leogregol »

o que aconteceu:
um "pedaço" de óleo travou a bomba, como ela não lubrificou e estava em baixa rotação, uma das bronzinas lascou e entortou, o que travou o motor...
resultado: retifica no vira, de standart para 0,25, bomba de óleo nova, jogo de bronzinas, lavagem química do bloco, e óleo...
Aproveitei e troquei a embreagem, já que estava tudo aberto... total da brincadeira: R$1400,00 mangotes...
A mão de obra ele cobrou um pouco +, pq pedi urgencia no carro (ele chegou lá na terça que era feriado (dia 12) e ele me entregou na sexta...)
andei bem na maciota esses primeiros 300km, agora vou fazer sempre a troca lá com ele, ele usa um óleo da repsol, acabei esquecendo de pedir qual é, e vou fazer as trocas sempre entre 3mil e 4mil.
Ex-Corsa Wind MPFI 2P, 2000/2001
Ex-Fiesta Personalité 4P, 2004/2005
Sentra Special Edition CVT 2012/2013

"A procura da joinha novamente"


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”