MOTOR BATENDO - QUAL OLEO UTILIZAR???

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
thiag0sf
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 30 2010f Maio 2010 03:11:37 PM
Localização: Ilha Solteira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

MOTOR BATENDO - QUAL OLEO UTILIZAR???

Mensagem por thiag0sf »

galera, é o seguinte...

coloquei no meu corsa C 2002 um óleo para trocar a cada 10.000 km, porém depois da troca de óleo o motor começou a fazer um tec-tec-tec, que é o chamado bater tucho, pino, saia, não sei ao certo como se diz...
antes eu usava um óleo para trocar em intervalos menores de quilometragem...

isso pode estar ocorrendo por causa desse óleo mais viscoso???

qual a especificação do óleo recomendado para o corsa C (modelo novo) 02/02???

agradeço desde já!


lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Você trocou de óleo mas não do tipo de óleo, correto? Caso vc usasse sintético e passar simplesmente para mineral sem uma limpeza geral do sistema, ele fica aguado.
Tem vários tipos de óleo no mercado, eu por exemplo uso o castrol gtc alta quilometragem pois o meu carro tá com 130.000, mas acredito que se o seu tenha menos de 100.00, o mais correto é usar o óleo normal que se faz a troca com 5.000 mesmo, mesmo porque eu não acredito que um óleo dure mais do que isso mantendo a sua viscosidade.
O mais correto é manter o que está escrito no manual, que a vida útil do motor vai ser maior, mesmo porque com a gasolina que usamos por aí....
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv


thiag0sf
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Domingo 30 2010f Maio 2010 03:11:37 PM
Localização: Ilha Solteira - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por thiag0sf »

eu levei em algumas oficinas aqui e eles falaram q não é tucho não, q é pino e pistão msm, ou seja, pra acabar com o barulho, só retificando o motor.
só q tbm disseram q isso não atrapalha em nada, q eu poderia até fundir o motor por qualquer motivo, mas não seria isso q influenciaria.
retificar o motor agora então só se for pra sumir esse barulho mesmo (que está pouco, por enquanto), uma vez q nao atrapalha no funcionamento do motor...
com o tempo este barulho vai aumentar, tendo q retificar o motor por causa do incômodo.

isto está correto? eu posso rodar sem ter medo de estragar o motor por causa disso?


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Realmente, o meu também dá isso, levei em uns 4 mecanicos e disseram que isso não prejudica o motor, agora, quero achar um oleo que dê uma melhorada no barulho, o meu só da em baixa rpm, como já testei oleo 15w40 e 20w50 ambos fazem barulho, creio que devo agora partir para o 25w50 pois nessa caso o 25 antes do w é mais viscoso que o 20 ou 15.


renan_tte
:: Super ::
Mensagens: 94
Registrado em: Segunda-feira 23 2009f Fevereiro 2009 09:21:39 PM
Localização: Taubaté - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por renan_tte »

E ai galera, td blz??
Então, raciocina ai comigo. Um motor que está começando a bater, vc deverá gastar X para fazer ele. Mecanico diz que pode rodar que n tem problema, pq quando estourar de vez, é X + Y para concertar (e ele fica feliz, pq dai vai arrancar mais grana tua). Cara, se tu tem grana, concerta logo isso ai, pq vai fd..... de vez e a tendencia é só piorar. Deixando de lado a mnt do motor, vc pode colocar em risco outras peças tbm. Prepare - se, pois no meu corsa Gastei 2.075,00 reais no motor, 700 só de mão de obra.


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

Cara, acho que não é bem assim, além do mais, nos mecanicos que fui, falei que tinha ido em outros, senão todo~s iriam tipo "forçar a barra" pra fazer com ele. Como meu carro já passou de 100 mil KM o antigo dono ja deveria estar usando um oleo de alta (que começa por 25w50, tem o 25w60) e aí eu coloquei um mais fino, ou seja, o motor já estava "acostumado" com oleo mais grosso, como coloquei um mais fino, as folgas "apareceram"


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

[quote="thiag0sf"]galera, é o seguinte...

coloquei no meu corsa C 2002 um óleo para trocar a cada 10.000 km, porém depois da troca de óleo o motor começou a fazer um tec-tec-tec, que é o chamado bater tucho, pino, saia, não sei ao certo como se diz...
antes eu usava um óleo para trocar em intervalos menores de quilometragem...

isso pode estar ocorrendo por causa desse óleo mais viscoso???

qual a especificação do óleo recomendado para o corsa C (modelo novo) 02/02???

agradeço desde já![/quote]

Olha, o pessoal do CeltaClube já tem bastante experiência com este motor VHC da primeira geração, e muitos adotaram com sucesso o 5W30. Agora, usar óleo pra alta quilometragem aí sim q vai forçar o motor, não importa se é pra 5 ou 10 mil km, que folga tem um motor pra precisar de um óleo 25W50 ou 25W60? 0,50 ou 0,75 de milímetro?! Nem o fusca 64 do meu pai que levou 2 retíficas precisava de um negócio desses.

Rogério.


alanflanker
:: Champ ::
Mensagens: 439
Registrado em: Terça-feira 08 2009f Setembro 2009 09:55:30 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alanflanker »

O problema é que corsa 2002 (todos os modelos A e B) não usam esse tipo de oleo, 5w30, somente os motores VHC que passaram a utilizar ele, o padrão dos não VHC é o 20W50 ACdelco que sai de fábrica. Agora, eu até já pensei em fazer o teste com esse oleo 5w30 pois eu noto que o motor quando frio não faz o tec tec, conforme esquenta que vai começando, teoricamente quando frio o oleo está mais fino e com o calor ele vai engrossando dai veio minha ideia de testar o 5w30, tanto no extremo mais fino, 5w30 e o extremo mais grosso 25w50. Mas o fato de usar o 25w50 não significa que o motor vai fazer mais força...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pra oleo tem um topico proprio em materias tecnicas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”