[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Mensagem por Bange »

Bom, em tese, um acúmulo de carbonização tende a aumentar a taxa pela diminuição do volume interno...mas outros fatores como pré e pós ignição ocorrem no material acumulado e isso prejudica a performance, mas mão aparecerá no teste de compressão.
Mas também pode ser que um pequeno acúmulo tenha se depositado na sede da(s) válvula(s)...aí o teste será positivo.


Dowglas
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Domingo 21 2016f Agosto 2016 09:54:55 AM
Localização: Itabira - MG
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Dowglas »

Ta doido, o meu nunca fez mais de 8 e rodando uns 40% do tempo na estrada.... Com a gasokina do jeito q ta infelizmente vou ter que trocar.


Saciloto
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 06 2019f Fevereiro 2019 08:55:55 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Saciloto »

Fala galera,
comprei um Classic 1.0 2012 final do ano passado, tava bem judiado, gastei quase 2000,00 pra deixar ele perfeito.
Com isso comecei fazer a média no alcool aqui na minha cidade, ele faz 5,8/6,2 no ar e 7/7,5 sem ar ( no maximo ).
Minha cidade tem algumas subidas mas tbm tem reta, vejo a galera falando que faz 9 - 10 km/l, mas n consigo fazer de jeito nenhum, tento manter uma rotação por volta de 2000 e nas subida a 2500.
Quanto vocês fazem? sinceramente eu não sei o que fazer.


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

kkk... em Juiz de Fora, quando não se está subindo, tá descendo...
Saudade da minha Belina 1.6 a álcool...10/11 (cidade) 12/13 (estrada)...


Saciloto
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 06 2019f Fevereiro 2019 08:55:55 PM
Localização: Juiz de Fora - MG
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2012

Mensagem por Saciloto »

kkkkkkk isso é, mas de zona norte a sul é só reta, só as vezes que aparece umas subidas marota kkkkk, mas a média q eu falei de 9-10km/l é dos meus amigos q tem classic aqui em juiz de fora tbm, ai fico sem entender


Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Saciloto escreveu:Fala galera,
comprei um Classic 1.0 2012 final do ano passado, tava bem judiado, gastei quase 2000,00 pra deixar ele perfeito.
Com isso comecei fazer a média no alcool aqui na minha cidade, ele faz 5,8/6,2 no ar e 7/7,5 sem ar ( no maximo ).
Minha cidade tem algumas subidas mas tbm tem reta, vejo a galera falando que faz 9 - 10 km/l, mas n consigo fazer de jeito nenhum, tento manter uma rotação por volta de 2000 e nas subida a 2500.
Quanto vocês fazem? sinceramente eu não sei o que fazer.
Eu consigo fazer 10 no Classic, mas pego avenidas livres, não pego muito trânsito e não pego muitas subidas.

No trânsito pesado ou em uma cidade cheia de morros é claro que o consumo irá aumentar.

Com o Wind fiz 12, pois andei bastante na roça.


Carlos kapnoc
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Quinta-feira 07 2019f Fevereiro 2019 06:39:05 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Carlos kapnoc »

Gente alguém com dicas de economia de combustível o meu 1.4 tá fazendo 6km por litro de álcool e 8 com gasolina


Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por Deathlok664 »

Saciloto escreveu:Fala galera,
comprei um Classic 1.0 2012 final do ano passado, tava bem judiado, gastei quase 2000,00 pra deixar ele perfeito.
Com isso comecei fazer a média no alcool aqui na minha cidade, ele faz 5,8/6,2 no ar e 7/7,5 sem ar ( no maximo ).
Minha cidade tem algumas subidas mas tbm tem reta, vejo a galera falando que faz 9 - 10 km/l, mas n consigo fazer de jeito nenhum, tento manter uma rotação por volta de 2000 e nas subida a 2500.
Quanto vocês fazem? sinceramente eu não sei o que fazer.

Tenho um Classic 2012 também. Faço 8km/l na cidade e na estrada faço 11km/l, no alcool mantendo entre 100 e 120km/h. Esse Classic tem o cambio curto. Melhor trocar as marchas entre 3000 e 4000 rpm para melhor aproveitar o torque do motor.


anderson.web
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Sexta-feira 14 2018f Setembro 2018 03:49:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por anderson.web »

Deathlok664 escreveu:Tenho um Classic 2012 também. Faço 8km/l na cidade e na estrada faço 11km/l, no alcool mantendo entre 100 e 120km/h. Esse Classic tem o cambio curto. Melhor trocar as marchas entre 3000 e 4000 rpm para melhor aproveitar o torque do motor.
Mas aí o consumo não piora? Sempre vejo instruírem para cambiar entre 2k e 2,5k RPM no máximo se quiser focar na economia.

Aliás, vejo que esses motores Familia I são criticados pela falta de torque em baixa, pois se o torque viesse mais cedo, numa menor rotação eles não teriam a fama de beberrão. Até que ponto isso é verdade?


Deathlok664
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Domingo 22 2018f Abril 2018 11:00:18 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por Deathlok664 »

Exatamente. No manual recomenda a troca de marchas próx do torque máximo do motor. Como esse motor é fraco em baixa rotação, então o consumo aumentaria se manter a rotação muito baixa. Por isso manter 120km/h em 5a a +- 4000 rpm. Me deu esse consumo de 11km/l. Não fiz o teste com menos rotação. Mas acredito que não melhore muito mais que isso. Mantenho as trocas de óleo de 6 em 6 meses, cabos e velas bons e etanol de qualidade.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”