Fala corseiros,
Cheguei a pesquisar sobre o assunto aqui no fórum mas não achei muitas informações recentes. Também não tenho certeza se o tópico está no lugar certo, não vi um espaço dedicado a consumo então coloquei na parte de motor.
Pouco mais de um mês atrás comprei um Corsa Maxx 1.4 2011/12 de único dono, com 97mil km.
Desde que peguei o carro notei um consumo elevado de combustível, tirei as seguintes médias: 5,3km/L (A); 8km/L (G); 6km/L (25%A/75%G). Sendo a maior parte do trajeto cidade, ar ligado e troca de marcha entre 2500 e 3000 RPM. Poucas são as vezes que estico a marcha. Abasteço preferencialmente em postos BR, mas quando não tem paro num Shell ou Ipiranga.
Meu mecânico utilizou o multímetro nos cabos de vela e detectou uma voltagem abaixo da faixa ideal. Troquei cabos, velas, filtro de ar do motor e filtro de combustível.
Depois de trocar esses itens, o mecânico me orientou a fazer o reset da central juntando os terminais da bateria e os deixando por 12h. Fiz o procedimento e não percebi melhora no consumo.
Na verdade, a sensação é que o consumo piorou. Antes de ontem precisei resolver umas coisas, abasteci o carro quando estava na reserva piscando, com 50 reais de gasolina, por volta de 9L. A luz de reserva acendeu aos 24km e começou a piscar aos 35km. Pela lógica, rodei apenas 35km com os 9L de gasolina que coloquei, o que me dá um consumo próximo a 4km/L num trecho de cidade, ar ligado e trânsito moderado.
Quando troquei cabos e velas olhei o TBI e estava limpo.
Pela minha experiência, o único item que pode estar interferindo no meu consumo agora é a sonda lambda certo? Uma leitura errada pode enriquecer a mistura e aumentar o consumo de combustível.
Gostaria de saber dos donos de Corsa Maxx 1.4 como está o consumo do carro de vocês. Já esteve alto e conseguiram resolver? Por favor compartilhem suas experiências.
Aguardo respostas.
[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
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[DÚVIDA] - Alto consumo no Corsa Maxx 2011/12
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pela logica, media calculada assim nao esta certa.....joaomolopes96 escreveu: ↑Sexta-feira 19 2021f Março 2021 07:39:01 PM Fala corseiros,
Cheguei a pesquisar sobre o assunto aqui no fórum mas não achei muitas informações recentes. Também não tenho certeza se o tópico está no lugar certo, não vi um espaço dedicado a consumo então coloquei na parte de motor.
Pouco mais de um mês atrás comprei um Corsa Maxx 1.4 2011/12 de único dono, com 97mil km.
Desde que peguei o carro notei um consumo elevado de combustível, tirei as seguintes médias: 5,3km/L (A); 8km/L (G); 6km/L (25%A/75%G). Sendo a maior parte do trajeto cidade, ar ligado e troca de marcha entre 2500 e 3000 RPM. Poucas são as vezes que estico a marcha. Abasteço preferencialmente em postos BR, mas quando não tem paro num Shell ou Ipiranga.
Meu mecânico utilizou o multímetro nos cabos de vela e detectou uma voltagem abaixo da faixa ideal. Troquei cabos, velas, filtro de ar do motor e filtro de combustível.
Depois de trocar esses itens, o mecânico me orientou a fazer o reset da central juntando os terminais da bateria e os deixando por 12h. Fiz o procedimento e não percebi melhora no consumo.
Na verdade, a sensação é que o consumo piorou. Antes de ontem precisei resolver umas coisas, abasteci o carro quando estava na reserva piscando, com 50 reais de gasolina, por volta de 9L. A luz de reserva acendeu aos 24km e começou a piscar aos 35km. Pela lógica, rodei apenas 35km com os 9L de gasolina que coloquei, o que me dá um consumo próximo a 4km/L num trecho de cidade, ar ligado e trânsito moderado.
Quando troquei cabos e velas olhei o TBI e estava limpo.
Pela minha experiência, o único item que pode estar interferindo no meu consumo agora é a sonda lambda certo? Uma leitura errada pode enriquecer a mistura e aumentar o consumo de combustível.
Gostaria de saber dos donos de Corsa Maxx 1.4 como está o consumo do carro de vocês. Já esteve alto e conseguiram resolver? Por favor compartilhem suas experiências.
Aguardo respostas.
mas vou mandar num topico bem pequeno q tem dicas de consumo, como calcular media, e outras medias pra servir de consolo....
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Realmente, as médias que fiz recentemente não foram "tradicionais" por assim dizer. Mas os 3 primeiros números que dei foram feito de maneira correta, enchendo o tanque até a trava da bomba, rodando e enchendo novamente até a trava.SemControle escreveu: ↑Sábado 20 2021f Março 2021 12:06:59 PM pela logica, media calculada assim nao esta certa.....
mas vou mandar num topico bem pequeno q tem dicas de consumo, como calcular media, e outras medias pra servir de consolo....
Fico no aguardo do tópico,
Grato.
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so ler um pouco, esta na pagina 244 do tópico já....tem bastante dicasjoaomolopes96 escreveu: ↑Sexta-feira 26 2021f Março 2021 12:26:27 AMRealmente, as médias que fiz recentemente não foram "tradicionais" por assim dizer. Mas os 3 primeiros números que dei foram feito de maneira correta, enchendo o tanque até a trava da bomba, rodando e enchendo novamente até a trava.SemControle escreveu: ↑Sábado 20 2021f Março 2021 12:06:59 PM pela logica, media calculada assim nao esta certa.....
mas vou mandar num topico bem pequeno q tem dicas de consumo, como calcular media, e outras medias pra servir de consolo....
Fico no aguardo do tópico,
Grato.
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Boa tarde, pessoal!
Acabei de entrar neste grupo e antecipadamente agradeço a atenção de todos!
Há aproximadamente dois anos, comprei um Corsa Super Sedan, ano 2001, 16v, Gasolina, com direção hidráulica. A correria dentada dele, estourou com o antigo dono ao passar em uma possa de água. Na ocasião o carro estava com 130 mil km e muito bem.
Depois disso, foi feito o recondicinamento, de parte do motor. TUDO foi trocado, bomba d'água, rolamento, esticador, etc.
Depois que o comprei, também já gastei um bom dinheiro em manutenções, peças, enfim, tudo pra deixar o carro em dia. Ele não queima óleo, não tem vazamento e, está muito bom, segundo TODOS os mecânicos que perguntei.
O único problema desse carro é o consumo. Aqui em São Paulo, Capital, só uso o carro para me deslocar até o trabalho, contudo, ele faz 7km/l. Já fui em vários mecânicos. Foi testado: o ponto; bicos; velas; sensores; inclusive, foi testado o nível de poluição numa máquina, e está melhor que os carros 0km, segundo o mecânico.
Minha esposa tem um Corsa Wind 2001, 8v e o dela faz 10 km/l, contudo, não tem ar-condicionado e nem direção hidráulica, já o meu só tem direção. O que me intriga é isso, será que todo esse consumo é por causa da direção?
O carro dela tem muito mais torque na saída e subida, talvez por ter um motor VHC, já o meu é ÓTIMO nas retas, pois não tem muito torque.
Gostaria muito da ajuda de vocês, principalmente se houver alguma pessoa que tenha um Corsa IGUALZINHO ao meu!
Que Deus abençoe a todos e um Feliz 2022!
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Há aproximadamente dois anos, comprei um Corsa Super Sedan, ano 2001, 16v, Gasolina, com direção hidráulica. A correria dentada dele, estourou com o antigo dono ao passar em uma possa de água. Na ocasião o carro estava com 130 mil km e muito bem.
Depois disso, foi feito o recondicinamento, de parte do motor. TUDO foi trocado, bomba d'água, rolamento, esticador, etc.
Depois que o comprei, também já gastei um bom dinheiro em manutenções, peças, enfim, tudo pra deixar o carro em dia. Ele não queima óleo, não tem vazamento e, está muito bom, segundo TODOS os mecânicos que perguntei.
O único problema desse carro é o consumo. Aqui em São Paulo, Capital, só uso o carro para me deslocar até o trabalho, contudo, ele faz 7km/l. Já fui em vários mecânicos. Foi testado: o ponto; bicos; velas; sensores; inclusive, foi testado o nível de poluição numa máquina, e está melhor que os carros 0km, segundo o mecânico.
Minha esposa tem um Corsa Wind 2001, 8v e o dela faz 10 km/l, contudo, não tem ar-condicionado e nem direção hidráulica, já o meu só tem direção. O que me intriga é isso, será que todo esse consumo é por causa da direção?
O carro dela tem muito mais torque na saída e subida, talvez por ter um motor VHC, já o meu é ÓTIMO nas retas, pois não tem muito torque.
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neste pequeno tópico só é tratado de consumoAlessandroAl?? escreveu: ↑Domingo 26 2021f Dezembro 2021 07:14:09 PM Boa tarde, pessoal!
Acabei de entrar neste grupo e antecipadamente agradeço a atenção de todos!
Há aproximadamente dois anos, comprei um Corsa Super Sedan, ano 2001, 16v, Gasolina, com direção hidráulica. A correria dentada dele, estourou com o antigo dono ao passar em uma possa de água. Na ocasião o carro estava com 130 mil km e muito bem.
Depois disso, foi feito o recondicinamento, de parte do motor. TUDO foi trocado, bomba d'água, rolamento, esticador, etc.
Depois que o comprei, também já gastei um bom dinheiro em manutenções, peças, enfim, tudo pra deixar o carro em dia. Ele não queima óleo, não tem vazamento e, está muito bom, segundo TODOS os mecânicos que perguntei.
O único problema desse carro é o consumo. Aqui em São Paulo, Capital, só uso o carro para me deslocar até o trabalho, contudo, ele faz 7km/l. Já fui em vários mecânicos. Foi testado: o ponto; bicos; velas; sensores; inclusive, foi testado o nível de poluição numa máquina, e está melhor que os carros 0km, segundo o mecânico.
Minha esposa tem um Corsa Wind 2001, 8v e o dela faz 10 km/l, contudo, não tem ar-condicionado e nem direção hidráulica, já o meu só tem direção. O que me intriga é isso, será que todo esse consumo é por causa da direção?
O carro dela tem muito mais torque na saída e subida, talvez por ter um motor VHC, já o meu é ÓTIMO nas retas, pois não tem muito torque.
Gostaria muito da ajuda de vocês, principalmente se houver alguma pessoa que tenha um Corsa IGUALZINHO ao meu!
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mas já adianto q as 16V fazem toda diferença, bem a grosso modo, 8V torque em baixa, 16V torque em alta, resumindo no transito de SP um 8V ganha de longe frente os 16V, agora põe na estrada pra andar q o 16V será melhor
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De fato, comparar carros (motores) diferentes não vai dar em nada...e ainda tem os percursos diferentes, trânsito, etc...
Se ambos os carros forem 1.0... o de 16V tem mais torque que o de 8V em RPM maior e o contrário ocorre com o de 8V.
Se no de 16V tem DH (já perde uns 2HPs) e AC (já perde mais uns 3 a 4HPs), fica claro que o consumo será afetado...
Também tem o combustível e o motorista em si, que também influenciam no consumo...se um é flex e o outro não... a comparação fica ainda mais difícil...
Uma maneira de comparar o motorista apenas, seria vcs trocarem de carro por algum tempo...abasteçam sempre no mesmo posto e avaliem o consumo a cada 1/2 tanque...
Também existe a possibilidade de algum desvio não identificado pelos mecânicos... são sutilezas que passam muitas vezes desapercebidas como tempo correto de injeção, resistividade anormal em velas e/ou cabos, pressão irregular do combustível, ausência ou deficiência de catalizador, peneus mais largos ou de diâmetro diferentes do standard, ausência ou deficiência de válvula termostática, demora na temperatura do motor pra entrar em regime, abafador(es) comprometidos ou fora dos padrôes... tudo contribuí para o aumento do consumo... até mesmo a retífica feita, que pode ter corrigido a planicidade do cabeçote mas alterou a taxa de compressão...
Se ambos os carros forem 1.0... o de 16V tem mais torque que o de 8V em RPM maior e o contrário ocorre com o de 8V.
Se no de 16V tem DH (já perde uns 2HPs) e AC (já perde mais uns 3 a 4HPs), fica claro que o consumo será afetado...
Também tem o combustível e o motorista em si, que também influenciam no consumo...se um é flex e o outro não... a comparação fica ainda mais difícil...
Uma maneira de comparar o motorista apenas, seria vcs trocarem de carro por algum tempo...abasteçam sempre no mesmo posto e avaliem o consumo a cada 1/2 tanque...
Também existe a possibilidade de algum desvio não identificado pelos mecânicos... são sutilezas que passam muitas vezes desapercebidas como tempo correto de injeção, resistividade anormal em velas e/ou cabos, pressão irregular do combustível, ausência ou deficiência de catalizador, peneus mais largos ou de diâmetro diferentes do standard, ausência ou deficiência de válvula termostática, demora na temperatura do motor pra entrar em regime, abafador(es) comprometidos ou fora dos padrôes... tudo contribuí para o aumento do consumo... até mesmo a retífica feita, que pode ter corrigido a planicidade do cabeçote mas alterou a taxa de compressão...
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Também depende do percurso. Eu fazia um trajeto urbano diário que no meu uno dava 6,5 km/l. Se não soubesse que na estrada ele beira os 17, acharia que ele tava com problema. Por isso indico também que calcule o consumo rodoviário, que é o ponto onde o carro tem menor variação nas situações diversas.
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Alguém aqui tem um igual ao meu?(Corsa Super Sedan 1.0 16V, ano 2001, gasolina, com direção hidráulica). Gostaria MUITO de saber qual é o consumo desse carro, mas, tem que ter as mesmas especificações citadas!
Outra coisa que me intriga é saber se o fato de meu carro estar fazendo 6,5/7km por litro, na cidade, é se a bobina pode ter algum problema. Aparentemente NÃO consta nada, inclusive, como já havia dito, já testei vários componentes e NADA apresentou defeito!
Grato!
Outra coisa que me intriga é saber se o fato de meu carro estar fazendo 6,5/7km por litro, na cidade, é se a bobina pode ter algum problema. Aparentemente NÃO consta nada, inclusive, como já havia dito, já testei vários componentes e NADA apresentou defeito!
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Alguém aqui tem um igual ao meu?(Corsa Super Sedan 1.0 16V, ano 2001, gasolina, com direção hidráulica). Gostaria MUITO de saber qual é o consumo desse carro, mas, tem que ter as mesmas especificações citadas!
Outra coisa que me intriga é saber se o fato de meu carro estar fazendo 6,5/7km por litro, na cidade, é se a bobina pode ter algum problema. Aparentemente NÃO consta nada, inclusive, como já havia dito, já testei vários componentes e NADA apresentou defeito!
Grato!
Outra coisa que me intriga é saber se o fato de meu carro estar fazendo 6,5/7km por litro, na cidade, é se a bobina pode ter algum problema. Aparentemente NÃO consta nada, inclusive, como já havia dito, já testei vários componentes e NADA apresentou defeito!
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