[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

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Bange
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Re: [DÚVIDA] - Corsa 1994 EFI bebendo mais que opala

Mensagem por Bange »

Onde o outro lado é conectado?

Uma coisa que me ocorreu agora...
Há uma discrepância muito grande entre a faixa de trabalho desse seu cebolão (75/70), e o que vc estava vendo no painel quando a ventoinha ligava (95°C).
É melhor vc ver isso, pois um dos dois (ou os dois), está muiito errado...


Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Ja encomendei o cebolão e o conector vou caçar numa sucata aqui na minha cidade. Só aguardar chegar e informo aqui


andrehdavila
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Mensagem por andrehdavila »

Boa Noite a todos, preciso de ajuda!
Comprei meu primeiro carro, a exatamente 1 ano e meio é um corsa wind 1.0 efi 94, e entrei numa bela de uma furada, meses depois o carro começou a apresentar problemas de aceleração, consumo alto de combustível, fazia 6 km com litro, e quando levei de verdade a um mecânico ele me disse que estava faltando muitas peças no carro e precisava de uma bela de uma revisão, pois até então quando comprei ele tinha sido olhado mais por cima mesmo. Gastei quase 4 mil reais trocando bastante coisas e nessas idas ao mecânico, Troquei Filtro de Ar que faltava peça, Filtro de Combustível, Limpeza no Bico e no TBI, troca de Senso de Posição de Borboleta, troca no Atuador de Marcha lenta, Troca no Pedal de Aceleração que estava quebrado, recolocado o Canister que estava faltando, foi colocado várias mangueiras que faltavam, troca do Diafragma, troca no Cabos de Vela. Ou seja foi tudo revisado mesmo, voltei ele ao original nas peças que faltavam e precisava ser trocada. Já vi vários vídeos na internet e troquei tudo o que precisava. Mas o abençoado continua Gastando muito ainda, o que eu faço? Obs: ainda não revisei a Sonda Lambda e o Sensor Map e o carro também nunca foi passado no Scanner comigo.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

andrehdavila escreveu: Sexta-feira 13 2019f Dezembro 2019 02:06:01 AM Boa Noite a todos, preciso de ajuda!
Comprei meu primeiro carro, a exatamente 1 ano e meio é um corsa wind 1.0 efi 94, e entrei numa bela de uma furada, meses depois o carro começou a apresentar problemas de aceleração, consumo alto de combustível, fazia 6 km com litro, e quando levei de verdade a um mecânico ele me disse que estava faltando muitas peças no carro e precisava de uma bela de uma revisão, pois até então quando comprei ele tinha sido olhado mais por cima mesmo. Gastei quase 4 mil reais trocando bastante coisas e nessas idas ao mecânico, Troquei Filtro de Ar que faltava peça, Filtro de Combustível, Limpeza no Bico e no TBI, troca de Senso de Posição de Borboleta, troca no Atuador de Marcha lenta, Troca no Pedal de Aceleração que estava quebrado, recolocado o Canister que estava faltando, foi colocado várias mangueiras que faltavam, troca do Diafragma, troca no Cabos de Vela. Ou seja foi tudo revisado mesmo, voltei ele ao original nas peças que faltavam e precisava ser trocada. Já vi vários vídeos na internet e troquei tudo o que precisava. Mas o abençoado continua Gastando muito ainda, o que eu faço? Obs: ainda não revisei a Sonda Lambda e o Sensor Map e o carro também nunca foi passado no Scanner comigo.
entao vale a pena passar no scanner, imagino q esse mecanico q condenou e trocou esses componentes da injecao deve ter passado, senao eu te adianto q passou a perna em vc....
de qq forma é importante passar no scanner, a injecao trabalhar com muitos sensores, q tem uma ampla faixa de trabalho, entao precisa passar pra saber o q o sensor esta passando pra injecao.
por ex um sensor de temperatura, imagina, o carro pode trabalhar no extremo sul, bem frio, ou no extremo do nordeste, bem quente, sem nenhuma interferencia externa, isso é pela injecao, agora da pra entender essa faixa de trabalho q pode variar, é preciso ver no scanner se o q passa pra injecao é condizente com a realidade....passar uma informacao errada, q esta dentro da faixa de trabalho nao vai gerar erro de injecao, mas interfere no trabalho....
e dai vc deve ter entendido pq eu disse q se o mecanico q trocou tudo isso nao verificou com scanner, passou a perna em vc, como ele soube q estava ruim?
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Bange
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Mensagem por Bange »

Pela relação o canister é o mais caro... mas pra chegar a 4 mil!! Essas peças devem ter vindas de bicicleta da Lapônia...rs!
Andar sem canister, sem problemas... mas com pedal do acekerador quebrado? Como vc conseguia isso sem notar nada?


Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Rafael_Nash escreveu: Sábado 07 2019f Dezembro 2019 09:37:59 AM Ja encomendei o cebolão e o conector vou caçar numa sucata aqui na minha cidade. Só aguardar chegar e informo aqui

Então pessoal, chegou o cebolão... Instalei e não notei diferença na temperatura do painel, então fiquei mordido e levei num mecânico. Via Scanner vi o que ventilador liga a 99 e desliga a 94. Fizemos o monitoramento durantes 4 acionamentos e nos 4 foi essa marca.

Durante o teste, vi que a tampa do reservatório de expansão tá vazando, quando o carro esquenta, ela fica vazando vapor, não dá pra ver, mas dá pra ouvir, fica tipo uma panelinha de pressão. Não troquei a tampa pq o mecânico não tinha lá a pronta entrega, irei comprar hoje a tarde.

então, depois disso tudo, o carro está fazendo 7km/l, com a sonda lambda variando muito pouco, como estou ficando com raiva, vou instalar um sonda nova. O que me dizem da sonda da MTE?

E quanto a tampa, qual marca recomendam?


Bange
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Mensagem por Bange »

Bange escreveu: Sexta-feira 06 2019f Dezembro 2019 06:10:12 PM Onde o outro lado é conectado?

Uma coisa que me ocorreu agora...
Há uma discrepância muito grande entre a faixa de trabalho desse seu cebolão (75/70), e o que vc estava vendo no painel quando a ventoinha ligava (95°C).
É melhor vc ver isso, pois um dos dois (ou os dois), está muiito errado...
Vc viu isso?

Pode haver um defeito na tampa, porém ela tem uma válvula que tem que segurar até 1,4Bar... acima ela tem que liberar igualzinho a uma panela de pressão....qual é a pressão?
Scaner não é termômetro... use um outro meio para tirar a dúvida (tipo infravermelho).


Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Bom, a tampa foi testada num manômetro e realmente estava perdendo pressão, isso com apenas 1bar.

A sonda, segundo o scanner, não varia mais que 100mV

Quanto a discrepância entre painel e scanner, eu, infelizmente não tenho acesso a esse tipo de ferramenta. Porém o sensor de temperatura é novo e o carro melhorou substancialmente depois dele. Creio que possa haver um problema tbm com o sensor do painel, tendo em vista que ele parece estar lá há muito tempo, se brincar, ainda é o original. Estou supondo apenas, claro que o ideal é realizar o teste corretamente, mas na minha cidade, mecânico com ferramental e experiência é algo extremamente raro, só tem trocadores de peças.

Acabei de pegar a tampa nova, comprei original, pois nas auto peças só tinham uma marca com nome estranho e custando 12 reais. Me recuso a acreditar que uma peça com um certa complexidade seja apenas isso, a original custou 40.

Quanto a sonda, recomendam a MTE?


Bange
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Mensagem por Bange »

Bom, aferir o mostrador não é problema, mas tem que ter um multiteste e colher uns valores no dito.... chato é ter que tirar o painel.
Olha, considerando que a sonda é o elemento final, eu veria outros parâmetros antes de trocar... mas a MTE é uma boa marca e dá nuito suporte, tem vídeos no Youtube e o site é muito bom.


Rafael_Nash
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Mensagem por Rafael_Nash »

Coloquei a sonda da MTE, na mesma hora a luz de injeção apagou e o código 13 sumiu, estou rodando e vou tirar a média.

Só que carro antigo é assim, a gente cobre um santo e descobre outro, depois da troca da sonda, em poucos momentos depois do carro ligado, em marcha lenta, ele acende a injeção com o erro 44(Sonda detecta mistura pobre) aumenta a rotação pra uns 1100 rpm, quando ela estabiliza nesses 1100, a luz apaga. A partir daí, ele anda bem, porém com a lenta alta...

Achei que a sonda melhorou bastante o funcionamento do carro, pois preciso acelerar menos, pra fazer a mesma coisa que fazia antes, creio que vá ajudar bastante no consumo de combustível

Queria dicas de qual caminho seguir pra deixar a marcha lenta normal e pra deixar a injeção do corsinha zero


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