[AJUDA] Retificar ou Comprar Cabeçote Novo?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao sobe oleo faz tempo, e nao so onde ta bem comido...

um teste q vai sujar tudo é bater na cheve pra virar o motor sem a tampa e conferir onde jogou oleo pra fora, vao fazer riscos de oleo no chao, parabrisa, capo aonde ainda subir oleo

eu recomendo uma retifica completa de motor, com banho quimico no cabecote e bloco, pode ser e deve ser trocada até a bomba de oleo
na da pra saber, mas demonstra q o oleo do carro foi abandonado por muito tempo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

leia do comeco ao fim, e veja as fotos, esta de longe mais bonito aparentemente q o seu, mas veja o estrago todo

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62915
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

SemControle escreveu:leia do comeco ao fim, e veja as fotos, esta de longe mais bonito aparentemente q o seu, mas veja o estrago todo

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62915

AMIGO, com base nessas informaçõe... te pergunto...
existe algum produto, que seja possível utilizar no motor para tentar descarbonizar ou desobistruir a passagem de óleo, de maneira a amenizar o meu problema, ou adiar um pouco a retifica do motor?

Pergunto isso, porque se realmente for pra fazer a retifica do motor, pretendo fazer por completo.

Já tive uma experiência com meu antigo carro (Gol 1.0 MI 8V), que não gostaria de repetir...
Fiz a parte de cima, e deu pau na parte debaixo. E tive que fazer por completo, denovo!!!!

Vi um video sobre o tal do Flush, e a maioria fala mal, mas alguns falam bem...

Pois então, pretendo fazer alguma limpeza, o que me aconselha?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá Ximbik@ é como citaram, vai de cada um, recomendar.

Se tem cascas de borra ressecada, borra gomenta dentro do habitaculo do comando de valvulas já é perigo na certa, ai só o desmonte do motor todo, banho quimico e checar cada duto/galeria de passagem de óleo.

O caso do cabeçote ter entupido alguma galeria e ter comido os cames do comando, como voce viu nas fotos, se não ter certeza que no bloco esta tudo desobstruido é suicidio na certa não mexer na parte de baixo, o bloco do motor, ia detona esta mais adiante...

Eu faço esse flusing porque tenho certeza que não tem borra gosmenta e cascas ressecada de borra sobre os balancins e eixo do comando de válvulas, já que esta area é mais propensa a dar estas zicas devido a alta temperatura exposta e a refrigeração liquida pecar um pouco.

A onde voce vai encontrar essas cascas é no fundo do carter, presos na peneira do pescador de óleo e se deixar vai tapando os furos da peneira até bloquear a passagem do óleo.

O outro detalhe é trocarem o óleo alem do recomendado 6 meses ou 5000km, mas, podem ver que com 5000km o óleo já esta negro, já li casos que uns trocam com 3000/4000km para melhor limpeza do sistema, nas motos a troca se dá com 1500km (Honda Biz).
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

alcineu escreveu:Olá Ximbik@ é como citaram, vai de cada um, recomendar.

Se tem cascas de borra ressecada, borra gomenta dentro do habitaculo do comando de valvulas já é perigo na certa, ai só o desmonte do motor todo, banho quimico e checar cada duto/galeria de passagem de óleo.

O caso do cabeçote ter entupido alguma galeria e ter comido os cames do comando, como voce viu nas fotos, se não ter certeza que no bloco esta tudo desobstruido é suicidio na certa não mexer na parte de baixo, o bloco do motor, ia detona esta mais adiante...

Eu faço esse flusing porque tenho certeza que não tem borra gosmenta e cascas ressecada de borra sobre os balancins e eixo do comando de válvulas, já que esta area é mais propensa a dar estas zicas devido a alta temperatura exposta e a refrigeração liquida pecar um pouco.

A onde voce vai encontrar essas cascas é no fundo do carter, presos na peneira do pescador de óleo e se deixar vai tapando os furos da peneira até bloquear a passagem do óleo.

O outro detalhe é trocarem o óleo alem do recomendado 6 meses ou 5000km, mas, podem ver que com 5000km o óleo já esta negro, já li casos que uns trocam com 3000/4000km para melhor limpeza do sistema, nas motos a troca se dá com 1500km (Honda Biz).

Alcineu, falando em óleo...

desde que comprei o carro, só utilizo o Lubrax Tecno 15W40 API SM (Petrobras), e troco a cada 5.000 KM e percebi muita diferença em questão a sujeira... no começo, na primeira troca, troquei com 4.800 KM e saiu bem escuro o óleo, na segunda troca, já percebi melhora, o óleo saiu clarinho... na terceira também, a quarta parecia óleo novo, agora tô indo pra quinta troca, por isso perguntei sobre um possível produto para limpeza...


então, no geral... vc me aconselha a abrir o motor?

olhando o cabeçote, pelas fotos, vc "condena" o motor?

meu motor têm muito "tempo de vida"? rss


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

recomendo nao fazer flush, mas se ainda quiser tentar, a chance de dar uma zica é grande existe, mas vai de cada um, vc ja sabe q tem q fazer o motor, tem q ver se vale correr o risco de fazer agora, ou quer ir andando como esta até encostar pra fazer....

isso de fazer cabecote e detonar embaixo é pq a compressao aumenta, e quem sofre diretamente sao os aneis, é bem normal isso acontecer qnd a pessoa nao sabe e vai no q o mecanico fala q vai ficar uma beleza......ai vc viu a beleza

agora vai de vc fazer o flush, tenho algo pra indicar, mas nem indico no forum pra ninguem se meter a fazer e depois dar uma zica e dizer q eu indiquei
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

SemControle escreveu:recomendo nao fazer flush, mas se ainda quiser tentar, a chance de dar uma zica é grande existe, mas vai de cada um, vc ja sabe q tem q fazer o motor, tem q ver se vale correr o risco de fazer agora, ou quer ir andando como esta até encostar pra fazer....

isso de fazer cabecote e detonar embaixo é pq a compressao aumenta, e quem sofre diretamente sao os aneis, é bem normal isso acontecer qnd a pessoa nao sabe e vai no q o mecanico fala q vai ficar uma beleza......ai vc viu a beleza

agora vai de vc fazer o flush, tenho algo pra indicar, mas nem indico no forum pra ninguem se meter a fazer e depois dar uma zica e dizer q eu indiquei

Pergunta...

Quando eu fiz a retifica no cabeçote do meu antigo carro (GOL 1.0 MI 8V), o mecânico comentou que o cabeçote seria plainado, não porque estava empenado ou coisa do tipo, mas pra dar um ajuste perfeito na montagem junto ao bloco.

No meu caso, pelos os mecânicos constataram visualmente, os problemas seriam com o cabeçote, onde o comando deve ser trocado/retificado por completo, e a limpeza ou desobstrução das galerias, devido as crostas e borras de óleo.

Agora se o motor não está batendo saia/pistão, biela coisa e tal, nem fumando, ou seja, praticamente as batidas estão só no cabeçote, será que eu não tenho uma chance de fazer algo?

Será que não tenho outra alternativa, preciso usar o carro, e no momento não tenho condições pra fazer o motor completo :cry: . Preciso fazer uma viagem daqui a 3 semanas e devo rodar 4.000 KM praticamente sem parar... :oops:

Essa indicação que vc "pode" fazer, me manda por MP.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26806
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara o fazer uma parte e ferrar outra nao é por estar ou nao batendo....

imagina q temos o desgaste normal de ambas, vc acerta a de cima, a fuga da compressao e da explosao do combustivel q até entao era igual, vai toda pra parte de baixo qnd se faz o cabecote, é rapidinho pra detonar

sempre q se tira o cabecote pra qq servico assim, se plaina ele

eu nem recomendaria vc viajar nessas condicoes, vc pode chegar la? pode, mas pode passar mais raiva ainda e ficar na estrada

deixa pra tentar essa limpeza qnd vc tiver com tempo e dinheiro q possa parar, nas condicoes q ta, vai tentar e acaba tendo q fazer o motor sem condicoes nao rola, agora é o seguinte se vc tiver uma folga ou um desgaste perto desse do comando no virabrequim, nao ta subindo mais nem cheiro de oleo no cabecote, e qnt mais ficar ligado pior é, se esse comando termina de quebrar, la se vao mais 8 valvulas e outras coisas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Olha só, pode ser..., uma hipótese..., que o tucho correspondente ao came gasto do comando esteja colado na sua cavidade.

Eu ví isso num cabeçote 1.6 que removí aqui em casa, tinham dois tuchos colados, e o comando gastou a sí próprio e os balancins até fazer buraco.

Tem uma ferramenta q comprime as molas de válvulas, daí retira-se os balancins e é possível sacar o comando sem remover o cabeçote do lugar, para então verificar se o tucho está preso, e fazer procedimentos de lavagem nessas peças móveis retiradas. Pode lavar a cavidade dos balancins tb. Não pode cair solvente nas válvulas e seus retentores.

Converse com o mecânico ou na retífica sobre isso, a ferramenta é código 131156 da Raven. Boa sorte.

Rogério.


Diogo - Ximbik@
:: Piquet ::
Mensagens: 226
Registrado em: Sexta-feira 24 2009f Julho 2009 02:57:39 PM
Localização: Joinville - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Diogo - Ximbik@ »

rogdigue escreveu:Olha só, pode ser..., uma hipótese..., que o tucho correspondente ao came gasto do comando esteja colado na sua cavidade.

Eu ví isso num cabeçote 1.6 que removí aqui em casa, tinham dois tuchos colados, e o comando gastou a sí próprio e os balancins até fazer buraco.

Tem uma ferramenta q comprime as molas de válvulas, daí retira-se os balancins e é possível sacar o comando sem remover o cabeçote do lugar, para então verificar se o tucho está preso, e fazer procedimentos de lavagem nessas peças móveis retiradas. Pode lavar a cavidade dos balancins tb. Não pode cair solvente nas válvulas e seus retentores.

Converse com o mecânico ou na retífica sobre isso, a ferramenta é código 131156 da Raven. Boa sorte.

Rogério.

Rogério, com base no que você comentou, eu fui em um mecânico que fazia tempo que não o "visitava"...

Ele têm uns apetrechos estranhos, porém muito funcionais e interessantes! E descobri uma "ferramenta inovadora"! O kra fez uma ferramenta por conta própria. Pegou uma tampa do cabeçote do Corsa, recortou as partes mais lisas, inclusive onde se coloca o óleo, e adaptou um vidro blindex, fazendo assim, uma tampa de cabeçote transparente, e muito bem vedada por sinal. É lindo! rss

Ele têm de outros carros também, e usa para ver como se comporta a circulação e fluxo de óleo, e outros detalhes do cabeçote e motor, quando parece estar comprometido.

Kra, que negócio espetacular...
Retiramos a tampa no cabeçote do meu carro, e colocamos a "tampa transparente" pra ver a circulação de óleo... a circulação está um pouco fraca, e segundo o que ele comentou pode ser a peneira do pescador no carter, pode ser que esteja obstruída. Outro motivo que "compromete" o fluxo de óleo é porque eu uso óleo Lubrax Tecno API SM 15W40 (Semi - Sintético), que pro meu motor, no estado de Kilometragem (mais de 100.000 KM), pode não ser mais o óleo ideal, porque o óleo é um pouco mais fino, escorre rápido, não têm a mesma pressão etc.

Outra coisa que se pôde observar é que como meu amigo ROGÉRIO comentou, parece que uma das molas de válvula está comprometida, aparentemente dura demais, ela comprimi, porém não igual as demais, a força exercida para compressão é maior do que as demais.

Foi usado também aquele aparelho que fica dando uns flash's pra analisar o comando. Pra ver o sincronismo e assentamento do eixo, válvulas etc.

Segundo ele, o resto do eixo de comando está desgastado por tempo de vida útil, onde se vê os riscos etc. Ele também me aconselhou, se for abrir o motor, a retificar por completo, pra garantir um serviço perfeito e deixar o motor zerado.

De momento vou apenas trocar o óleo, filtro, limpeza no sistema de injeção (TBI), rodar com o carro até onde der, e encostar pra retificar o motor por completo só quando tiver $$ condições $$.

Galera, desde já agradeço muito a atenção e colaboração de todos a responderem as perguntas, dar sugestões, dicas etc. Até mais pessoal, abraços... :)


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”