Quando eu testo a sonda, faço assim: depois que o motor esta bem quente, desconecto a sonda para não interferir na medição com a ECU, já que ECU fornece uma tensão residual padrão de 350 mVolts nesse fio até inspirar o tempo para que a sonda aqueça e ai sim a ECU passa a monitora-la e plugada no multimetro, vou checando os valores.
Esses valores mudam mudando rapidamente, abaixo e acima de 450 mVolts, já que, 450 mVolts é o padrão de mistura estequiometrica.
Se os valores mudarem lentamente, congelar em algum valor, a sonda esta no fim.
Dando toque fundo na acelaração, chega até 900 mVolts máximo. Na gasolina geralmenete o padrão e 800 mVolts.
Va no youtube e chequem os videos mostrando a medição da soda com o multimetro digital e acompanhe.
E explicações detalhadas sobre sondas, idem no Google e afins.
Sonda Lambda 1 ou 4 fios ?
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Cheguei agora e fiz o teste conforme o Alcineu faz ...
Motor quente pois acabei de chegar, desconectei a sonda e meti o multímetro no negativo da bateria e no fio da sonda.
Resultado:
Foi aumentando os valores até ficar mudando abaixo e acima de 300mv.
Dei uma acelerada média e ela foi para próximos de 700mv. Depois foi caindo meio lentamente mas sempre alternado os valores rapidamente até voltar aos 300mv.
Com isso descarto a idéia da sonda estar ruim ..
Que coisa não ?
Bem ..vou tentar trocar o filtro de combustível e fazer uma limpeza nos bicos ..
Existe alguma maneira de testar os cabos de vela
Motor quente pois acabei de chegar, desconectei a sonda e meti o multímetro no negativo da bateria e no fio da sonda.
Resultado:
Foi aumentando os valores até ficar mudando abaixo e acima de 300mv.
Dei uma acelerada média e ela foi para próximos de 700mv. Depois foi caindo meio lentamente mas sempre alternado os valores rapidamente até voltar aos 300mv.
Com isso descarto a idéia da sonda estar ruim ..
Que coisa não ?
Bem ..vou tentar trocar o filtro de combustível e fazer uma limpeza nos bicos ..
Existe alguma maneira de testar os cabos de vela
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Elton, tenta testar a sonda do jeito que o Alcineu ensinou ... Se vc já testa assim acho que ele deve estar boa..elton luiz escreveu:fui no desmanche e achei uma sonda do corsa original bosch. troquei os valores mudaram, agora ta dando 600 com o carro na lenta. acreidto que a velha dava pifada mesmo. vou fazer a média e ver como ta o consumo.
Aguardamos o resultado da média de consumo..
Como eu queria que fosse minha sonda ruim ...
Pelo menos era só mete uma nova e BATATA !
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entao, vamos por partes
os flex nao reconhecem o combustivel, eles vao alterando os mapas, atraves de leituras de sensores, um deles é sim a sonda, pela qnt de oxigenio na mistura vai alterando outros parametros até ficar com mistura ideal
o pesquisar esta la em cima na barra amarela do forum......
em forum, ai vai aparecer as opcoes e uma delas é o pesquisar
os flex nao reconhecem o combustivel, eles vao alterando os mapas, atraves de leituras de sensores, um deles é sim a sonda, pela qnt de oxigenio na mistura vai alterando outros parametros até ficar com mistura ideal
o pesquisar esta la em cima na barra amarela do forum......
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Ooo ..Mancada minha ...nem vi que tava lá este pesquisar....SemControle escreveu:entao, vamos por partes
os flex nao reconhecem o combustivel, eles vao alterando os mapas, atraves de leituras de sensores, um deles é sim a sonda, pela qnt de oxigenio na mistura vai alterando outros parametros até ficar com mistura ideal
o pesquisar esta la em cima na barra amarela do forum......
em forum, ai vai aparecer as opcoes e uma delas é o pesquisar
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Boas,
Hoje comprei um filtro de gasolina novo FRAM para trocar.
Agora pouco qdo cheguei, tireio filtro velho, que era de marca FAM (Sei lá deve ser uma marca paralela da FRAM ..) e coloquei o filtro novo ..
Esvaziei o filtro velho e assoprei com a boca pela entrada para "tentar" verificar se o filtro estava ruim, tive que fazer muita força para assoprar, mais do que 5 vezes a força que eu precisei assoprar no filtro FRAM novo .. Muita diferença ...o Filtro devia já ter passado do estado de decomposição ..
O Susto veio depois que liguei o carro ...
Comecei a ouvir a bomba de gasolina trabalhando !! Eu nem sabia que ela fazia barulho ! nunca tinha ouvido ela no Corsa !!
Vamos ver se o consumo melhora desta vez !
Hoje comprei um filtro de gasolina novo FRAM para trocar.
Agora pouco qdo cheguei, tireio filtro velho, que era de marca FAM (Sei lá deve ser uma marca paralela da FRAM ..) e coloquei o filtro novo ..
Esvaziei o filtro velho e assoprei com a boca pela entrada para "tentar" verificar se o filtro estava ruim, tive que fazer muita força para assoprar, mais do que 5 vezes a força que eu precisei assoprar no filtro FRAM novo .. Muita diferença ...o Filtro devia já ter passado do estado de decomposição ..
O Susto veio depois que liguei o carro ...
Comecei a ouvir a bomba de gasolina trabalhando !! Eu nem sabia que ela fazia barulho ! nunca tinha ouvido ela no Corsa !!
Vamos ver se o consumo melhora desta vez !
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hummmmmm q coisa hein.....
so pq fica la escondido, fica esquecido hehehehe
alguma coisa vai melhorar
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alguma coisa vai melhorar
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Gente alguém sabe com qual chave consigo tirar a sonda lambda?
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