Olá Pessoa, tudo bom?!
em meu primeiro posto após muito acompanhar o forum.
Pois bem, hoje foi o segundo dia que voltei de guincho para casa.
esse ano adquiri um corsa sedan gls 99 1.6 8v. Carro aparentemente normall. Adquiri em fevereiro.
Na semana retrasada o carro começou a engasgar enquanto voltava para casa, isso em alta... a uns 100km/hr. Levei até aonde deu. O carro perdeu muita potencia, msm acelerando tudo não apssava dos 2000 rpm. Enfim, tive que chamar o guincho.
Na oficina foi feita uma revisão "geral" na parte elétrica e lnah de combustível, foram trocados filtros de ar e combustivel, velas, além de ter sido feito reparos nos bicos engetores, bem como limepeza.
Medição de bomba de combustível (estava ok)... enfim, uma revisão....
Hoje voltando para casa, após 5 min de estrada. O mesmo problema, carro ratiando tanto na lenta, quanto em aceleração. Novamente parei o carro e chamei o guincho pq não tinha condiçoes de voltar para casa. Liguei o carro mais umas 4 vezes e o problema persistia. o guincho chegou e apra minha supresa qundo fui ligar o carro para acertar na plataforma, tudo estava ok, o carro havia parado de ratiar... de qualquer modo aproveitei a carona. Preferi não arriscar. Segundo o mecânico/motorista da seguradora, o problema é no sensor de aceleração (sensor da borboleta).
Bem amanha meu mecânico vem buscar o carro...
Gostaria de saber o que pode estar resultando nisso.
Li bastante aqui no forum sobre a questão do sensor de aceleração da borboleta.
Será que é só ele, pode ser outra coisa!?
Agradeço a atenção...
Abraços.
Ian.
[AJUDA] Carro ratiando - Sensor borboleta!?
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Com o carro parado, faça esse teste:
- para se comprovar se é o sensor de posição da borboleta - TPS, ao ir acelenado lentamente até um detreminado RPM, não pode haver cortes no giro. Se houver algum ponto que aconteça, nessa posiçõa fique acelerando e desacelerando para ver so que acontece.
Num detreminado giro, solte bruscamente o acelerador e veja como o giro vai caindo.
- de mais tempo ai na pesquisa sobre esse problema ou alguem postar uma solução antes de parir para o troca troca. Busque tópicos anteriores.
- para se comprovar se é o sensor de posição da borboleta - TPS, ao ir acelenado lentamente até um detreminado RPM, não pode haver cortes no giro. Se houver algum ponto que aconteça, nessa posiçõa fique acelerando e desacelerando para ver so que acontece.
Num detreminado giro, solte bruscamente o acelerador e veja como o giro vai caindo.
- de mais tempo ai na pesquisa sobre esse problema ou alguem postar uma solução antes de parir para o troca troca. Busque tópicos anteriores.
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- Ian
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[quote="alcineu"]Com o carro parado, faça esse teste:
- para se comprovar se é o sensor de posição da borboleta - TPS, ao ir acelenado lentamente até um detreminado RPM, não pode haver cortes no giro. Se houver algum ponto que aconteça, nessa posiçõa fique acelerando e desacelerando para ver so que acontece.
Num detreminado giro, solte bruscamente o acelerador e veja como o giro vai caindo.
- de mais tempo ai na pesquisa sobre esse problema ou alguem postar uma solução antes de parir para o troca troca. Busque tópicos anteriores.[/quote]
Opa , tudo bom Alcineu...
Então, de qualquer modo precisava fazer esses reparos anteriores mesmo, pois as condições dos itens trocados não estava boa, já que o carro era usado e nesse aspecto o antigo dono pecou... apesar de feito alguns serviços de manutenção.
Ontem, peguei o carro na oficina com o sensor de borboleta novo. Não comprei, o mecanico comprou à parte, se fosse isso eu pagaria, senaum, ficaria com ele. E realemnte não é o sensor.
Hoje sai com o carro normalmente, andei uns 4 Km. Parei, e ao ligar o carro pra voltar para casa... o msm problema... Consegui chegar ao mecânico com os sintomas... mas la com o capô já aberto os sintomas sumiram... nem dando tempo de ele checar a corrente dos cabos de vela.
Enfim... ele pediu novos cabos de vela para fazer um teste, novamente não estarei pagando pelo teste...
Bem, se não for cabo, resta a bobina...
Abraços.
- para se comprovar se é o sensor de posição da borboleta - TPS, ao ir acelenado lentamente até um detreminado RPM, não pode haver cortes no giro. Se houver algum ponto que aconteça, nessa posiçõa fique acelerando e desacelerando para ver so que acontece.
Num detreminado giro, solte bruscamente o acelerador e veja como o giro vai caindo.
- de mais tempo ai na pesquisa sobre esse problema ou alguem postar uma solução antes de parir para o troca troca. Busque tópicos anteriores.[/quote]
Opa , tudo bom Alcineu...
Então, de qualquer modo precisava fazer esses reparos anteriores mesmo, pois as condições dos itens trocados não estava boa, já que o carro era usado e nesse aspecto o antigo dono pecou... apesar de feito alguns serviços de manutenção.
Ontem, peguei o carro na oficina com o sensor de borboleta novo. Não comprei, o mecanico comprou à parte, se fosse isso eu pagaria, senaum, ficaria com ele. E realemnte não é o sensor.
Hoje sai com o carro normalmente, andei uns 4 Km. Parei, e ao ligar o carro pra voltar para casa... o msm problema... Consegui chegar ao mecânico com os sintomas... mas la com o capô já aberto os sintomas sumiram... nem dando tempo de ele checar a corrente dos cabos de vela.
Enfim... ele pediu novos cabos de vela para fazer um teste, novamente não estarei pagando pelo teste...
Bem, se não for cabo, resta a bobina...
Abraços.
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[quote="alcineu"]Com o carro parado, faça esse teste:
- para se comprovar se é o sensor de posição da borboleta - TPS, ao ir acelenado lentamente até um detreminado RPM, não pode haver cortes no giro. Se houver algum ponto que aconteça, nessa posiçõa fique acelerando e desacelerando para ver so que acontece.
Num detreminado giro, solte bruscamente o acelerador e veja como o giro vai caindo.
- de mais tempo ai na pesquisa sobre esse problema ou alguem postar uma solução antes de parir para o troca troca. Busque tópicos anteriores.[/quote]
Quanto ao teste, no próprio sabado quando desci do reboque já fiz isso...
Mantendo a aceleração constante, soltando o pedal, reacelerando e etc... estava tudo normal...
O problema é intermitente... isso que me preocupa.
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Num detreminado giro, solte bruscamente o acelerador e veja como o giro vai caindo.
- de mais tempo ai na pesquisa sobre esse problema ou alguem postar uma solução antes de parir para o troca troca. Busque tópicos anteriores.[/quote]
Quanto ao teste, no próprio sabado quando desci do reboque já fiz isso...
Mantendo a aceleração constante, soltando o pedal, reacelerando e etc... estava tudo normal...
O problema é intermitente... isso que me preocupa.
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É ficar chutando e trocando é du piru. tambem não sou adepto.
De uma busca em eletrica sobre testes dos cabos.
Os cabos é só testa-los com algum multimetro, mas, muitos preferem trocar tudo logo e ai não é em certos casos.
Se bem que se for algum cabo de vela darai a qualquer momento.
sensor de temperatura da agua, ja trocou?
De uma busca em eletrica sobre testes dos cabos.
Os cabos é só testa-los com algum multimetro, mas, muitos preferem trocar tudo logo e ai não é em certos casos.
Se bem que se for algum cabo de vela darai a qualquer momento.
sensor de temperatura da agua, ja trocou?
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Boa noite Ian, aproveita pra dar uma olhada no catalisador. Se não está entupindo.
(ÁLBUM DE FOTOS) http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=62243
- Ian
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[quote="alcineu"]É ficar chutando e trocando é du piru. tambem não sou adepto.
De uma busca em eletrica sobre testes dos cabos.
Os cabos é só testa-los com algum multimetro, mas, muitos preferem trocar tudo logo e ai não é em certos casos.
Se bem que se for algum cabo de vela darai a qualquer momento.
sensor de temperatura da agua, ja trocou?[/quote]
Não não... só meio leigo a carro pequeno, já que aqui em casa tem só F1000 a mais de 10 anos...
Mas caso fosse esse sensor de temperatura da água, o carro estaria andando com temperatura elevada!? Se sim, creio que não seja esse sensor... pois o carro tem adando em temperatura normal... Um tempo atras estava esquentando muito, mas era a ventuinha que naum armava... os terminais dela haviam perdido a solda... daí soldei denovo e ta beleza.
Mas agora é esperar...e torçer pra ser os cabos... se se for pra pifar, pifar perto de casa...
Pq já andei 2 vezes de guincho... hehe.
abraços.
De uma busca em eletrica sobre testes dos cabos.
Os cabos é só testa-los com algum multimetro, mas, muitos preferem trocar tudo logo e ai não é em certos casos.
Se bem que se for algum cabo de vela darai a qualquer momento.
sensor de temperatura da agua, ja trocou?[/quote]
Não não... só meio leigo a carro pequeno, já que aqui em casa tem só F1000 a mais de 10 anos...
Mas caso fosse esse sensor de temperatura da água, o carro estaria andando com temperatura elevada!? Se sim, creio que não seja esse sensor... pois o carro tem adando em temperatura normal... Um tempo atras estava esquentando muito, mas era a ventuinha que naum armava... os terminais dela haviam perdido a solda... daí soldei denovo e ta beleza.
Mas agora é esperar...e torçer pra ser os cabos... se se for pra pifar, pifar perto de casa...
Pq já andei 2 vezes de guincho... hehe.
abraços.
- Ian
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[quote="marcelo binato"]Boa noite Ian, aproveita pra dar uma olhada no catalisador. Se não está entupindo.[/quote]
Opa Marcelo, beleza?
não chequei isso... tem alguma amneira indireta de observar isso?! Sem ter que reitrar o escapamento...
Bem, quanto a descarga... o carro naum fuma, naum trepida a descarga... nem pinga...
Opa Marcelo, beleza?
não chequei isso... tem alguma amneira indireta de observar isso?! Sem ter que reitrar o escapamento...
Bem, quanto a descarga... o carro naum fuma, naum trepida a descarga... nem pinga...
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