Limpeza dos canais de oleo do motor

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bruno_SS
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 15 2010f Março 2010 02:43:02 PM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Limpeza dos canais de oleo do motor

Mensagem por Bruno_SS »

Boa noite aos membros do clube. Sou novo por aqui, fiz meu cadastro hoje.
Graças a dicas que pesquisei no fórum ja resolvi vários problemas no meu corsa Wind 96 EFI.
Mas agora preferi relatar o que esta acontecendo com o pobre pois não achei um tópico que falasse especificamente disso.

O caso é o seguinte, estou com ele desede Agosto de 2009. Fiz a primeira troca de oleo em Novembro, mas não troquei o flitro de oleo na ocasião. Enfim, passado um tempo dessa troca comecei a notar um certo barulho de lata batendo, vindo da tampa do motor. Depois de pesquisar bastante no fórum (eu realmente virei esses tópicos do avesso pra achar uma solução), encontrei uma hipótese plausível para o tal problema. Falta de lubrificação na parte de cima do motor.

Abri a tampa do motor e a ventilação forçada do carter esta bem suja, e notei também que os cames dos cilindros 1 e 3 apresentam marcas como se tivessem sido lixados, ou no caso tivessem trabalhado sob atrito seco. A impressão que tive é de o oleo não esta chegando direito na parte de cima do motor. Levando em cosideração que o pobre chegou aos 100.000 Km e que a manutenção não deveria ser o forte dos antigos donos, acredito que deve ter bastante borra nas galerias de oleo do bloco.

Sendo bem otimista, e pensando que essa falta de lubrificação não comprometeu o eixo comando, os balacins e os tuchos, pergunto aos companheiros do fórum. Existe alguma maneira de fazer uma limpeza nos canais de oleo do motor sem ter de desmonta-lo ?

Antes de pensar em abrir o motor do pobre carro prefiro tentar uma limpeza, vai que da certo.

Obrigado pela ajuda.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o problema de tentar qq coisa dessas é onde vai parar o q nao for disolvido pelos produtos, a chance de entupir galerias mais finas é maior ainda
essa cara de lixado ja nao é bom sinal
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bruno_SS
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 15 2010f Março 2010 02:43:02 PM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno_SS »

O mais correto então seria desmontar o motor e limpar todas as peças,.
Pelo jeito o eixo comando ja esta comprometido.

Valeu pela dica SemControle. Obrigado.


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Bruno_SS, meu brother, existem alguns produtos no mercado que prometem fazer esse "milagre" da limpeza interna do motor, muitos entendedores do assunto não recomendam esse procedimento pois além do que já foi dito acima (entupir outros dutos de menor espessura) seu motor pode "passar" a queimar óleo, uma vez que há borra ou algo do tipo nos anéis de segmento e esses sofrem essa remoção de sujeira passam a deixar óleo passar para a câmara de combustão e aí c já sabe né. Fumaça!

Alguns links com informações sobre o assunto.
http://guia.mercadolivre.com.br/como-fa ... -23975-VGP
http://www.autoplast.com.br/produtos/li ... eaning.htm
http://www.ppcomercial.com.br/imagens/b ... ushing.pdf
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -motor-_JM

Espero ter ajudado de alguma forma. Abç o/
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Bruno_SS
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Segunda-feira 15 2010f Março 2010 02:43:02 PM
Localização: Itajubá - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Bruno_SS »

Então Rodrigo, olhei os links que vc enviou. Gostei, tudo bem explicado.
Segundo as informações de outros tópicos aki do fórum, o problema de entupimento de canais mas finos vai ocorrer se o tal do flushing for feio em motores com quilometragem alta, que é o caso do meu pobre corsa aki.
Ao que tudo indica eu to lascado mesmo, vou ter de tirar o motor apra fazer uma limpeza geral. Dai ja aproveito pra trocar tudo que precisa.
Abraços Rodrigo e valeu pelas informações.


Avatar do usuário
Rodrigo_RJ
:: Millennium ::
Mensagens: 129
Registrado em: Sábado 19 2009f Setembro 2009 01:52:11 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rodrigo_RJ »

Bruno_SS escreveu:Então Rodrigo, olhei os links que vc enviou. Gostei, tudo bem explicado.
Segundo as informações de outros tópicos aki do fórum, o problema de entupimento de canais mas finos vai ocorrer se o tal do flushing for feio em motores com quilometragem alta, que é o caso do meu pobre corsa aki.
Ao que tudo indica eu to lascado mesmo, vou ter de tirar o motor apra fazer uma limpeza geral. Dai ja aproveito pra trocar tudo que precisa.
Abraços Rodrigo e valeu pelas informações.

É, infelizmente parece que vc vai ter um trabalho pesado aí. Eu estou passando pelo mesmo dilema que vc. Meu Corsinha é 96, ano passado precisei fazer o cabeçote do carrinho daí aproveitei que o motor estava desmontado e dei uma geral (somente limpeza) no carter e em algumas partes do bloco. Mas estou afim de trocar de óleo (hoje uso o multivisco 20w 50 da shell embalagem vermelha) e quero usar um sintético de preferência o indicado no manua (o motor não tem borra). Aí que fico na dúvida, será que terei dor de cabeça ao efetuar a troca do óleo de maior viscosidade pelo sintético? Quando adquiri o corsinha ele já estava com GNV e não sei se o motor vai ficar sereninho ou vai passar a fumar após essa troca. De qualquer forma estou com projeto de jogar um turbo leve nele, e se for para ter que abrir que seja antes de instalar o KIT Turbo.

Vlw Bruno_SS e Salve CC. o/
Corsa Super hatch 4 portas 96 mpfi -
Xenon - farois Principais.
Xenon - Faróis de Neblina.
Aros 17" com pneus 195 40.
Suspensão preparada.
Som em desenvolvimento.
Foco no coração do bicho, informação, projeto, desenvolvimento e foco máximo.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”