[Duvida] Qual melhor motor 1.6 8v ou 1.8 8v?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

akilo, o q pretende, apenas andar mais? hummmm ja ve o preco de cambio pq esse 1.0 vai ser pouco pra qq motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
Helyson
:: Piquet ::
Mensagens: 221
Registrado em: Quinta-feira 26 2009f Março 2009 01:09:43 PM
Localização: Anápolis - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Helyson »

maicon09 escreveu:
Helyson escreveu:cara tem gente que reclama do gasto dos motores 1.8 dos corsa mais eu particularmente nem conheço!

mais hoje se fosse eu colocaria 1.6!

atualmente se eu tivesse grana pra andar num carro 1.8 sem duvida estaria andando em algum outro modelo que realmente foi projetado pra esse motor, vamos combinar que corsa não tem cara e sinceramente não foi projetado pra essa potência!

vai de 1.4 ou 1.6,

o meu é 1.6, é um motor que não te deixa na mão e não te passa raiva naquelas horas que vc mais precisa e gasta basicamente o msm do 1.0 e bem menos que 1.8 apesar de não haver tanta diferença!
Você ja andou em um Corsa C 1.8? Se andar vai ver que o carro é firme pro motor que tem, anda a 180km/h estavel, eu particularmente acho o Corsa C um baita projeto.

Quanto aos motores, o 1.8 sem duvidas é mais forte, não que o 1.6 seja fraco mas, se comparar creio que va sentir maior diferença de desempenho acima de 100km/h favorecendo o 1.8. O 1.8 não rende muito em alta rotação mas é muito torcudo, você esta numa 4ª a 1200rpm, pisa no acelerador ele vai embora e não reclama. O 1.6 também tem bom torque, mas ja vale mais a pena aumentar a rotação p/ andar forte, e é um motor muito economico pelo que anda.

Quanto ao consumo, eu tenho um classic 1.6, meu pai um corsa 1.8, o meu costuma fazer 10km/L na cidade e 15km/L em rodovia, o dele faz 9km/L na cidade e 13,5km/L na rodovia.

Agora vamos ser francos, vale a pena realmente trocar o motor do Corsa? Não seria mais facil trocar o proprio Corsa por outro com motor 1.6?

Abraços.
Como nosso amigo ali em cima mesmo citou se o motor 1.8 tivesse feito algum sucesso e se realmente fosse bom não teria saido!

e acha mesmo que com o preço do corsa esse carro foi realmente prejetado pra esse motor ?
pra se projetar aerodinamica de um carro e essas coisas exirgem testes, remodelamento, e ca pra nos não teve nada disso, simplismente como toda montadora brasileira, olharam para o carro e pensaram esses motores que estão sobrando aqui cabem dentro do cofre desse carro ?
se couber colocar!
fica potente ? sim mais que o 1.6 ? sim mais não tanto a ponto de valer um carro que ficou um pouco mais caro, sem projeto pra receber o motor, imposto mais caro e com comercio fraco!

muitos ja devem ter ouvido que os palios e stradas 1.8 bebem muito neh ? pois é eles usam motores GM 1.8 ;)
e o carro do seu pai, assim como a S10 do meu padrasto com eles conseguem fazer milagre! afinal senhores sempre saem de 2° marcha andam a 40km/h e 4° marcha e assim vai!


________________________________________________________________________________

Pensou em preparar o seu motor 1.0 ?[2]

acho que se tu quer algo que não seja original prepara ele!

tu vai ter dor de cabeças sim, mais pra isso consegue um preparador de confiança e bom e que seja indicado e tu vai ter muito mais diversão do que problemas!

e quando eu puder andar em um carro potente sem duvidas vou turbinar o motor!

A sensação de fica colado no banco é realmente otima! porem cara hahahaha
96/96 - MPFI - 1.6 - 4pts - azul metallico.
Imagem
É ele que sempre esta correndo comigo nas manhas de sábado - Meu Filho =]
http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 935#581935


Marcos_Machado
:: Millennium ::
Mensagens: 113
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 07:00:14 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos_Machado »

Helyson escreveu:
maicon09 escreveu:
Helyson escreveu:cara tem gente que reclama do gasto dos motores 1.8 dos corsa mais eu particularmente nem conheço!

mais hoje se fosse eu colocaria 1.6!

atualmente se eu tivesse grana pra andar num carro 1.8 sem duvida estaria andando em algum outro modelo que realmente foi projetado pra esse motor, vamos combinar que corsa não tem cara e sinceramente não foi projetado pra essa potência!

vai de 1.4 ou 1.6,

o meu é 1.6, é um motor que não te deixa na mão e não te passa raiva naquelas horas que vc mais precisa e gasta basicamente o msm do 1.0 e bem menos que 1.8 apesar de não haver tanta diferença!
Você ja andou em um Corsa C 1.8? Se andar vai ver que o carro é firme pro motor que tem, anda a 180km/h estavel, eu particularmente acho o Corsa C um baita projeto.

Quanto aos motores, o 1.8 sem duvidas é mais forte, não que o 1.6 seja fraco mas, se comparar creio que va sentir maior diferença de desempenho acima de 100km/h favorecendo o 1.8. O 1.8 não rende muito em alta rotação mas é muito torcudo, você esta numa 4ª a 1200rpm, pisa no acelerador ele vai embora e não reclama. O 1.6 também tem bom torque, mas ja vale mais a pena aumentar a rotação p/ andar forte, e é um motor muito economico pelo que anda.

Quanto ao consumo, eu tenho um classic 1.6, meu pai um corsa 1.8, o meu costuma fazer 10km/L na cidade e 15km/L em rodovia, o dele faz 9km/L na cidade e 13,5km/L na rodovia.

Agora vamos ser francos, vale a pena realmente trocar o motor do Corsa? Não seria mais facil trocar o proprio Corsa por outro com motor 1.6?

Abraços.
Como nosso amigo ali em cima mesmo citou se o motor 1.8 tivesse feito algum sucesso e se realmente fosse bom não teria saido!

e acha mesmo que com o preço do corsa esse carro foi realmente prejetado pra esse motor ?
pra se projetar aerodinamica de um carro e essas coisas exirgem testes, remodelamento, e ca pra nos não teve nada disso, simplismente como toda montadora brasileira, olharam para o carro e pensaram esses motores que estão sobrando aqui cabem dentro do cofre desse carro ?
se couber colocar!
fica potente ? sim mais que o 1.6 ? sim mais não tanto a ponto de valer um carro que ficou um pouco mais caro, sem projeto pra receber o motor, imposto mais caro e com comercio fraco!

muitos ja devem ter ouvido que os palios e stradas 1.8 bebem muito neh ? pois é eles usam motores GM 1.8 ;)
e o carro do seu pai, assim como a S10 do meu padrasto com eles conseguem fazer milagre! afinal senhores sempre saem de 2° marcha andam a 40km/h e 4° marcha e assim vai!


________________________________________________________________________________

Pensou em preparar o seu motor 1.0 ?[2]

acho que se tu quer algo que não seja original prepara ele!

tu vai ter dor de cabeças sim, mais pra isso consegue um preparador de confiança e bom e que seja indicado e tu vai ter muito mais diversão do que problemas!

e quando eu puder andar em um carro potente sem duvidas vou turbinar o motor!

A sensação de fica colado no banco é realmente otima! porem cara hahahaha



O problema da consumo alto dos Corsa 1.8 são os donos que nunca tiverem um Corsa 1.8, acham que o carro bebe, que o vizinho disse...

Eu tinha um Corsa Millenium 2001 1.0 8v, meu carro sempre reclamei dele, pq fazia 9, no máximo 10 na gasolina, sem usar ar pq se não o carro rastejava. Na estrada andava bem, ele até que de alta andava bem, mas tb bebia , 12km/l. Sempre exige dele, pois não fico para tras no transito.

Pois bem, decidi trocar por um Corsa 2005 1.8 flex, morri de medo pois os outros que nunca tiveram o carro, falavam que bebia muito.
Comprei o carro, e percebi que ele tem muito mais motor que o outro, não é preciso passar de 2500 rpm dentro da cidade pois ele tem muito torque em baixa rotação, 3000 rpm só para eventuais necessidades.

Pois bem, começei abastecendo no alcool, e estava fazendo uma média de 6 dentro da cidade, logo o alcool aumentou, passei para a gasolina e comecou fazendo 8. Fiz uma viagem que usei 50% do tanque na cidade e 50% na estrada, e ele fez incriveis 11 por litro, que eu acho que ele só na estrada faria coisa de 13. Isso andando bem 120, 130..

Depois dessa viagem ele melhorou o consumo, fez quase 9.
Ah, e para os que irão falar que eh melhor pegar um Corsa 1.4 econoflex, tenho conhecidos que dizem que faz 6 alcool e 8 cidade..Melhor o 1.8 neh!! Sendo que o 1.4 dizem que arrega com ar ligado e o 1.8 nem sente.


Portanto para quem andava sofrendo de 1.8 que fazia 9, no máximo 10, Fazendo 9 com um 1.8 com motor de sobra, tá otimo.

E meu perfil de consumo é dos piores. Meu carro tem fiiltro esportivo, escape esportivo, anda no máximo 5 km e desligo o carro, as vezes dou uma esticada, e aki na minha cidade eh impossivel manter velocidade.

Tirem suas conclusões!!!


maicon09
:: Super ::
Mensagens: 50
Registrado em: Terça-feira 09 2007f Janeiro 2007 12:52:12 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por maicon09 »

Helyson escreveu: Como nosso amigo ali em cima mesmo citou se o motor 1.8 tivesse feito algum sucesso e se realmente fosse bom não teria saido!

e acha mesmo que com o preço do corsa esse carro foi realmente prejetado pra esse motor ?
pra se projetar aerodinamica de um carro e essas coisas exirgem testes, remodelamento, e ca pra nos não teve nada disso, simplismente como toda montadora brasileira, olharam para o carro e pensaram esses motores que estão sobrando aqui cabem dentro do cofre desse carro ?
se couber colocar!
fica potente ? sim mais que o 1.6 ? sim mais não tanto a ponto de valer um carro que ficou um pouco mais caro, sem projeto pra receber o motor, imposto mais caro e com comercio fraco!

muitos ja devem ter ouvido que os palios e stradas 1.8 bebem muito neh ? pois é eles usam motores GM 1.8 ;)
e o carro do seu pai, assim como a S10 do meu padrasto com eles conseguem fazer milagre! afinal senhores sempre saem de 2° marcha andam a 40km/h e 4° marcha e assim vai!


________________________________________________________________________________

Pensou em preparar o seu motor 1.0 ?[2]

acho que se tu quer algo que não seja original prepara ele!

tu vai ter dor de cabeças sim, mais pra isso consegue um preparador de confiança e bom e que seja indicado e tu vai ter muito mais diversão do que problemas!

e quando eu puder andar em um carro potente sem duvidas vou turbinar o motor!

A sensação de fica colado no banco é realmente otima! porem cara hahahaha
Caro colega, sou obrigado a não concordar com você.

Primeiramente, o motor 1.8 não saiu de linha, continua equipando Montana, Meriva e grande parte da linha Fiat como você mesmo citou, acredito que foi retirado do Corsa por mera estratégia de vendas para entrada do Agile, afinal, se continuasse os 2 iriam se esbarrar nos preços na casa dos 40k. Veja que até o hatch Premium 1.4 saiu de linha. Agora, se for seguir esse pensamento de "se realmente fosse bom não teria saido", então concordam também que o motor 1.6 é ruim? pois o mesmo ja saiu de linha a alguns anos.

Sobre o projeto do carro, o que acha de uma Meriva? Ela também não tem estrutura/projeto pra um motor 1.8? Vou lembrar agora que o Corsa C é montado sobre a mesma plataforma da Meriva, se quizer saber um pouco mais sobre plataformas tem esse tópico aqui no clube mesmo LINK


Agora sobre o consumo, o "senhor" aqui de casa que anda de 1.8 não costuma andar devagar em viagens. Na cidade até concordo em partes, o transito daqui ja é lento por natureza, mas nos horários de pico sempre temos engarrafamentos.
Marcos_Machado escreveu:O problema da consumo alto dos Corsa 1.8 são os donos que nunca tiverem um Corsa 1.8, acham que o carro bebe, que o vizinho disse...
Concordo com o colega acima...

GM sempre teve fama de gastador, logo, o famoso poema "o amigo do primo do vizinho escutou o tio dele falando que uma vez o carro gastou de mais". se espalha rapidamente, sendo assim, o numero de pessoas que "acham que gasta" é milhares de vezes maior do que as que tem o carro na garagem de casa e realmente sabem o que ele gasta. Vejo pelo meu Corsa, gente que não conhece vem perguntar, -cara, pq comprou um 1.6? deve gastar horrores. Ai quando digo que é mais economico que muito 1.0 ninguem acredita.

Mas é isso ai, minha opinião, não leve a mal.

Abraço. :occasion5:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

consumo é isso, meu corsa "1.0" fazia 4.4km/l andando como gosto, peguei o golf com turbo fazia 5km/l :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


apiazi
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Julho 2008 07:52:54 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por apiazi »

Pessoal,

Lendo o tópico, realmente vejo que quem está falando que o motor 1.8 bebe demais é quem está rodando com 1.0 ou 1.6 dos antigos sem ser flex (bebem menos, sem dúvida nenhuma, pois não são flex), ou ouviram a história do vizinho, como citado acima ou nunca dirigiram um corsa 1.8. Concordo que o consumo não é o dos melhores, tenho um Corsa Maxxi 2005 flex 1.8, quando usava o alcool, por causa do preço, com ar ligado fazia 6 km/l na cidade (engarrafamento, moro no Rio) na estrada fazia 9,5 km/l, nos dois sem ter pena de pisar. Hoje com gasolina faço 8 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada, andando do mesmo modo. Agora, ninguém aqui falou o consumo de 1.0 flex que (comparando ao último 1.8 do corsa, 2005/2006) tem menos 36 cavalos (1.8 tem 114/112 cv e o 1.0 VHC-E tem 78/77 cv) sendo que o torque é praticamente a metade (17,7 kmf/m contra 9,2 kgf/m) e bebem não muito diferente do 1.8. Comparem também o 1.8 com 1.4 que tem menos 4 kgf/m de torque com cavalaria muito parecida, porém bebem a mesma coisa que o 1.8. Façam comparações reais, e não achismos ou coisa parecida, ou faladas ao vento. Comparem então o corsa 1.8 com o toyota corolla com cambio automático, que tem mais 32 cv (totalizando 136 cv) e bebem quase nada fazendo 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Abraços.


apiazi
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Julho 2008 07:52:54 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por apiazi »

Pessoal,

Lendo o tópico, realmente vejo que quem está falando que o motor 1.8 bebe demais é quem está rodando com 1.0 ou 1.6 dos antigos sem ser flex (bebem menos, sem dúvida nenhuma, pois não são flex), ou ouviram a história do vizinho, como citado acima ou nunca dirigiram um corsa 1.8. Concordo que o consumo não é o dos melhores, tenho um Corsa Maxxi 2005 flex 1.8, quando usava o alcool, por causa do preço, com ar ligado fazia 6 km/l na cidade (engarrafamento, moro no Rio) na estrada fazia 9,5 km/l, nos dois sem ter pena de pisar. Hoje com gasolina faço 8 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada, andando do mesmo modo. Agora, ninguém aqui falou o consumo de 1.0 flex que (comparando ao último 1.8 do corsa, 2005/2006) tem menos 36 cavalos (1.8 tem 114/112 cv e o 1.0 VHC-E tem 78/77 cv) sendo que o torque é praticamente a metade (17,7 kmf/m contra 9,2 kgf/m) e bebem não muito diferente do 1.8. Comparem também o 1.8 com 1.4 que tem menos 4 kgf/m de torque com cavalaria muito parecida, porém bebem a mesma coisa que o 1.8. Façam comparações reais, e não achismos ou coisa parecida, ou faladas ao vento. Comparem então o corsa 1.8 com o toyota corolla com cambio automático, que tem mais 32 cv (totalizando 136 cv) e bebem quase nada fazendo 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Abraços.


ALEX_BHZ
:: Maxx ::
Mensagens: 3545
Registrado em: Quinta-feira 21 2010f Janeiro 2010 02:33:18 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ALEX_BHZ »

apiazi escreveu:Pessoal,

Lendo o tópico, realmente vejo que quem está falando que o motor 1.8 bebe demais é quem está rodando com 1.0 ou 1.6 dos antigos sem ser flex (bebem menos, sem dúvida nenhuma, pois não são flex), ou ouviram a história do vizinho, como citado acima ou nunca dirigiram um corsa 1.8. Concordo que o consumo não é o dos melhores, tenho um Corsa Maxxi 2005 flex 1.8, quando usava o alcool, por causa do preço, com ar ligado fazia 6 km/l na cidade (engarrafamento, moro no Rio) na estrada fazia 9,5 km/l, nos dois sem ter pena de pisar. Hoje com gasolina faço 8 km/l na cidade e 11.5 km/l na estrada, andando do mesmo modo. Agora, ninguém aqui falou o consumo de 1.0 flex que (comparando ao último 1.8 do corsa, 2005/2006) tem menos 36 cavalos (1.8 tem 114/112 cv e o 1.0 VHC-E tem 78/77 cv) sendo que o torque é praticamente a metade (17,7 kmf/m contra 9,2 kgf/m) e bebem não muito diferente do 1.8. Comparem também o 1.8 com 1.4 que tem menos 4 kgf/m de torque com cavalaria muito parecida, porém bebem a mesma coisa que o 1.8. Façam comparações reais, e não achismos ou coisa parecida, ou faladas ao vento. Comparem então o corsa 1.8 com o toyota corolla com cambio automático, que tem mais 32 cv (totalizando 136 cv) e bebem quase nada fazendo 11 km/l na cidade e 15 km/l na estrada com gasolina.

Abraços.
Naõ amigo, eu tenho um 1.0 16V que bebe pra incardir, eu nao sei nada de vizinho nem de nada o que eu sei do motor GM 1.8 é que ele tem um custo de manutenção muito alto no entando que a GM tirou ele de linha e colocou o 1.4, em relação ao 1.6 e 1.8 sem sombra de duvidas o 1.6 é melhor em alguns aspectos e o 1.8 em outras... o que eu li na Revista Auto Esporte é que os motores 1.8 tem um consumo muito alto, Motores fabricados pela Powertrain inclusive eram usados na linha Adventure da Fiat.... agora cada um compra o que quiser... eu pelo conhecimento que tive dos 1.8 eu nao compraria.... ainda mais sem ser os flex.
Minha opinião!


RafaSCS
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Quinta-feira 25 2010f Fevereiro 2010 10:44:51 AM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RafaSCS »

Tenho um Classic 1.0 8v 2010, faço uma média de 8Km/l no álcool, isso rodando na cidade.

Pra mim um 1.8 fazendo 6 Km/l na cidade tá no lucro!.

Agora na minha opinião eu não trocaria o motor 1.0 para um mais forte, sou a favor de dar uma bela preparada...mais diversão...hehehe


kenpachao
:: Champ ::
Mensagens: 494
Registrado em: Sábado 21 2009f Novembro 2009 01:10:03 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kenpachao »

Qual o custo de um motor 1.8 ?
Qual o custo de uma caixa para o mesmo ?
Qual o custo da mão de obra ?
Qual o custo de freios e suspensão para o antigo 1.0 suportar a nova potência ?


Por cima, você precisa de novo sistema elétrico, caixa mais longa, freios maiores, suspensão melhorada, rodas maiores, trocar documentação. isso na inicialização. Acho interessante você trocar de carro.
Corsa verde perolizado em constante mudança http://corsaclube.com.br/forum/viewtopi ... 987#550987


Vendo soquete para lanterna bolha
Vendo ou troco mp5 sony barbada!
email: sizenandojr@gmail.com ou msn: sigelando@gmail.com


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”