[DÚVIDA] - Preciso retirar a roda fônica p/ trocar a Correia Dentada?

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RodrigoVolta
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Mensagem por RodrigoVolta »

Para trocar a correia, vc precisará dos seguintes ferramentais:

- Torquímetro com escala minima de 10Nm ou 1Kgfm (pode ser de estalo, de vareta ou digital).
- Medidor de ângulo para torquímetro (alguns torquímetros digitais já medem ângulo, aí n precisa desta ferramenta).
- Soquete torx E18 ou soquete 19mm (depende do parafuso).
- Ferramenta para travar o volante do motor ou uma chave alen 12mm.
- Chave alen 6mm.
- Soquete torx E10.
- Kit de soquete com barra de força, catraca e extensores (irá usar varias medidas).

Siga RIGOROSAMENTE os procedimentos no link abaixo:

https://docs.google.com/file/d/0Bz73OUO ... &hl=pt_BR#

Torque dos parafusos:

- Parafuso do rolamento - 20Nm (2kgfm).
- Parafuso da polia do virabrequim - 95Nm (9.5kgfm) + 30º + 15º (use o medidor de ângulo).
- Parafusos da carcaça plástica - 10Nm (1kgfm).

*Alguns torquímetros de vareta ou de estalo usam escalas em FOOT-POUNDS (ft.lbs) e mkp (Metro-Kilo-Pascal). Para converter Nm em ft.lbs, basta multiplicar o valor por 0,737. No segundo caso, para converter Nm em mkp, basta multiplicar por 0,10. 1mkp = 1kgfm.

JAMAIS aperte os parafusos SEM OS DEVIDOS TORQUES. NUNCA use pneumática para apertar os parafusos.

Dicas:

1)- A correia deve ser instalada começando pela polia do vira, passando pelo esticador, passando pela polia da bomba d'água e finalizando pela polia do comando.

2)- Retire a correia da embalagem sem apertar os cantos. Deixe-a soltar livremente.

3)- Antes de tirar a correia velha, movimente o motor pela polia do comando e verifique se a polia do vira está com alguma folga em relação ao eixo do mesmo. Caso esteja, substitua.

4)- Caso constate algum vazamento de óleo pelos retentores, aproveite para troca-los. A polia do virabrequim sai puxando. A polia do comando vc precisará de uma ferramenta pra travar o comando e retira-la (caso vc não tenha a ferramenta, retire a tampa do comando, use uma chave de boca introduzindo-a no comando para trava-lo - tem um local certo pra isso. Aí já retire a carcaça plastica e verifique se ela está quebrada ou suja. Substitua se necessário.

5)- Esteja atento ao sincronismo. Sempre aponte as polias para as marcas na carcaça e bomba de óleo.

6)- Caso a sua correia não atinja o tensionamento correto, vc precisará movimentar a bomba d'água para tensiona-la. Em muitos casos, a mesma esta colada ao bloco pelo tempo. Aí vc precisará mesmo levar o carro ao mecânico pra ele fazer o trabalho com uma ferramenta especial. Para evitar este tipo de problema, compre a correia original.

7)- Aproveite para limpar todo o conjunto com água e um Car80 ou similar.

Dá pra fazer em casa, desde que siga rigorosamente a literatura. Eu já troquei dos carros que tive e nunca tive problemas. Até de motores AP já troquei tranquilamente.

Abs.
8) :) :wink:


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