[DÚVIDA] - Preciso retirar a roda fônica p/ trocar a Correia Dentada?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.

Moderadores: SemControle, andre pirituba, Organizadores do Fórum

Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29th 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor José Leal » Quinta-feira 17th 2014f Julho 2014 09:10:44 PM

Cara, trocar a correia dentada do 16V é canseira. Tem que ter ferramenta especial para travar as polias dos comandos, tem que acertar o ponto na polia inferior... não é tão simples assim.

Cuidado aí, revise bem tudo o que vc fez e quando for dar a partida, revise denovo. Se tiver algo fora do lugar, o preço do conserto fica caro.


Imagem
Imagem
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 25397
Registrado em: Sexta-feira 16th 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagempor SemControle » Sexta-feira 18th 2014f Julho 2014 10:50:31 AM

diria q a curiosidade ja custou caro isso sim


Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27th 2009f Janeiro 2009 09:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagempor sergio_santos11 » Domingo 20th 2014f Julho 2014 12:58:46 AM

Está ai algo que não me arrisco a fazer em casa.

Esse serviço é muito chato e um erro pode tornar a economia de 90 à 120 R$ (dependendo do local) em mão de obra num prejuízo de mais de R$ 1.000,00.

Tem que ter ferramental e local com espaço e um pouco de noção para fazer isso.

Em carros 16V, pior ainda.


Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: viewtopic.php?f=21&t=107010
Avatar do usuário
RodrigoVolta
:: Piquet ::
Mensagens: 324
Registrado em: Sexta-feira 02nd 2004f Julho 2004 12:55:19 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: MONTANA SPORT 1.8 MPFI FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006
Contato:

Mensagempor RodrigoVolta » Segunda-feira 02nd 2015f Março 2015 12:34:05 PM

Para trocar a correia, vc precisará dos seguintes ferramentais:

- Torquímetro com escala minima de 10Nm ou 1Kgfm (pode ser de estalo, de vareta ou digital).
- Medidor de ângulo para torquímetro (alguns torquímetros digitais já medem ângulo, aí n precisa desta ferramenta).
- Soquete torx E18 ou soquete 19mm (depende do parafuso).
- Ferramenta para travar o volante do motor ou uma chave alen 12mm.
- Chave alen 6mm.
- Soquete torx E10.
- Kit de soquete com barra de força, catraca e extensores (irá usar varias medidas).

Siga RIGOROSAMENTE os procedimentos no link abaixo:

https://docs.google.com/file/d/0Bz73OUO2wykqZjQ4MDMzMmMtNTY2NC00YWMwLTgwZTYtNzFhZGM5NjJjM2Y5/edit?ddrp=1&hl=pt_BR#

Torque dos parafusos:

- Parafuso do rolamento - 20Nm (2kgfm).
- Parafuso da polia do virabrequim - 95Nm (9.5kgfm) + 30º + 15º (use o medidor de ângulo).
- Parafusos da carcaça plástica - 10Nm (1kgfm).

*Alguns torquímetros de vareta ou de estalo usam escalas em FOOT-POUNDS (ft.lbs) e mkp (Metro-Kilo-Pascal). Para converter Nm em ft.lbs, basta multiplicar o valor por 0,737. No segundo caso, para converter Nm em mkp, basta multiplicar por 0,10. 1mkp = 1kgfm.

JAMAIS aperte os parafusos SEM OS DEVIDOS TORQUES. NUNCA use pneumática para apertar os parafusos.

Dicas:

1)- A correia deve ser instalada começando pela polia do vira, passando pelo esticador, passando pela polia da bomba d'água e finalizando pela polia do comando.

2)- Retire a correia da embalagem sem apertar os cantos. Deixe-a soltar livremente.

3)- Antes de tirar a correia velha, movimente o motor pela polia do comando e verifique se a polia do vira está com alguma folga em relação ao eixo do mesmo. Caso esteja, substitua.

4)- Caso constate algum vazamento de óleo pelos retentores, aproveite para troca-los. A polia do virabrequim sai puxando. A polia do comando vc precisará de uma ferramenta pra travar o comando e retira-la (caso vc não tenha a ferramenta, retire a tampa do comando, use uma chave de boca introduzindo-a no comando para trava-lo - tem um local certo pra isso. Aí já retire a carcaça plastica e verifique se ela está quebrada ou suja. Substitua se necessário.

5)- Esteja atento ao sincronismo. Sempre aponte as polias para as marcas na carcaça e bomba de óleo.

6)- Caso a sua correia não atinja o tensionamento correto, vc precisará movimentar a bomba d'água para tensiona-la. Em muitos casos, a mesma esta colada ao bloco pelo tempo. Aí vc precisará mesmo levar o carro ao mecânico pra ele fazer o trabalho com uma ferramenta especial. Para evitar este tipo de problema, compre a correia original.

7)- Aproveite para limpar todo o conjunto com água e um Car80 ou similar.

Dá pra fazer em casa, desde que siga rigorosamente a literatura. Eu já troquei dos carros que tive e nunca tive problemas. Até de motores AP já troquei tranquilamente.

Abs.


8) :) :wink:


Voltar para “Manutenção”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes