[DÚVIDA] - Preciso retirar a roda fônica p/ trocar a Correia Dentada?

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[DÚVIDA] - Preciso retirar a roda fônica p/ trocar a Correia

Mensagempor alexbsbi » Quarta-feira 17th 2010f Fevereiro 2010 03:21:54 PM

Eu vi o tutorial onde ensina como trocar a correia dentada:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=42162

Mas não vi nesse tutorial em nenhum lugar, mencionar a necessidade de retirar a roda fônica para poder conseguir trocar a correia. Pelo que vi no carro, não tem como retirar a correia sem tirar essa polia (Roda Fônica) que é onde vai a correia do alternador.

Minha dúvida é:

É ou não é necessário retirar a roda fônica para poder trocar a correia dentada?

Se a resposta for sim, existe algum ponto exclusivo para a roda fônica? Quero dizer, posso colocar ela em qualquer posição, porque o que importa mesmo é o ponto da polia do comando de válvulas e o ponto da polia do virabrequim correto?


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Mensagempor klaudio » Quarta-feira 17th 2010f Fevereiro 2010 03:33:23 PM

Boa tarde respondendo sua pergunta em 1º lugar se vc e mexanico aconselho vc não mexer pq o estrago sera grande se fizer algo errado
tanto eu como o alcineu deixamos o topico bem explicadinho para quem tem noção de mecanica
a roda fonica vc precisa sim remover pra ver a qualidade que esta os dentes delas
removendo a plia do virabrequim que vai a correia do alternador junto vc encontra a roda fonica mas para retirar em muitos caso vc precisa de um saca pois ela fica meio presa outras vezes vc consegue somente puxando ela se vc olhar direitinho no topico encontra os ponto onde elas tem permanecer em sincoronizo comando e virabrequim
sito ainda que o alcineu diz que tem mexer na bomba dagua mas nem sempre vai de mecanico a mecanico quando veze que eu coloco a correia nova sempre faso o teste da torção pra ver se esta bem tencionado dando sempre 2 volta no mecanismo todo.
se puder ajudar em algo mas e so pergunta que muito vao te responde alem de mim assim vc consiguira sanar sua duvida
ok e abraços


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Mensagempor alexbsbi » Quarta-feira 17th 2010f Fevereiro 2010 03:45:18 PM

Não sou mecânico não, mas sou muito curioso e gosto muito de aprender a mexer, até para não ser enganado por nenhum mecânico e sem contar que muitas das vezes, pequenos reparos nós mesmos podemos fazer.

Só resumindo então:
1-Tiro a capa protetora da correia (parte superior)
2-Confiro os pontos de referência;
3-Folgo e retiro a correia do alternador;
4-Removo a polia do virabrequim (onde vai a correia do alternador);
5-Removo a capa protetora da correia (parte inferior)
6-Folgo o tensionador;
7-E finalmente removo a correia.

Está correto?


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Mensagempor SemControle » Quinta-feira 18th 2010f Fevereiro 2010 08:03:38 AM

so digo q tenho medo qnd vejo esses topicos de correia


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Mensagempor klaudio » Quinta-feira 18th 2010f Fevereiro 2010 02:23:40 PM

Não tem como ninguem te enganar em troca de correia dentada , vale mas vc gastra de 70 a 80 reais de mao de obra e fazer um troca certinha do quer um prejuizo de uns 600 reais mas tarde
trocar a correia dentada e um procedimento bem simples mas que se deve ser feito por profissionais
sei que vc dize que gosta de mexer etc e tal
sujiro a vc fazer um cursinho de mecanica assim vc se qualifica melhor
não basta ser curioso e sim se qualificar no assunto


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Mensagempor SemControle » Sábado 20th 2010f Fevereiro 2010 09:06:36 PM

curioso por curioso com as ferramentas certas vc desmonta o motor inteiro, agora montar nao monta


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Mensagempor donehead » Quarta-feira 16th 2014f Julho 2014 09:47:25 PM

blabla e nao diz nada cara fui trocar o tucho do meu corsa 16v pq o mecanico disse pro ex dono que ele iria calibrar sozinho por conta era só andar com o carro e um dia iria parar aquele barulho "irritante" de tucho batendo foi gasto em torno de 1kk, mil reais pra ser exato! com mão de obra e peça sendo 16 tuchos novos 1 deles zuado valor em torno de 500 reais :( ,então, eu tirei o tucho zuado e fui atraz do tal mecanico profissional pra pega os tuchos antigos pq a garantia da peça puff ja era ;mas nessa transferencia do defeituoso por um usado foi oq deu pra fazer! ,tirei o carro do ponto quebrei uma das referencias da polia que o sensor de Fase faz o sincronismo e manda para a central, eu colei com super bomde especialmente só para um futuro teste, bem continuando o sensor de fase ta zuado testando com multimetro em 20k homs não deu sinal de vida mas a moeda de "1 real ta colando nele legal" ,mas nada, nenhum sinal então esta zuado tbm ,fiz o mesmo teste no sensor de rotação que gerencia a roda fonica esta ok pelo mesnos apareceu no display de cristal líquido do multimetro alguns numeros, e a moeda funcionou nele deu sinal de vida ! pesquisando na net encontrei varias dicas uteis e esses testes, é pq o carro n pegava mais depois da trapalhada; então agora o motor esta com a referencia do ponto nas polias extremas sincronizada uma com a outra e a polia inferior (roda fonica) não deu para tira-la, 1º não sei se é rosca invertida ou normal este parafuso que contem cola alto torque nele sendo muito duro. 2º Não tenho a ferramenta pra travar a encrenca pois ele gira em falso " um cara na net dizia que era só pisar no freio e engatar a marcha puff", nesse caso acertei o ponto atravez dos dentes da roda fonica mesmo sendo o 20º dente puff assim encontrei um cara dizendo por awe! mas no video original que acabei de ver na net é o 19º dente que é a referencia ele tem que fica bem no centro do sensor de rotação. segue link >>> "https://www.youtube.com/watch?v=dJ338WwqP2U" time 5.53 minutos, Resumindo ta igualzinho ta tudo certo! menos o sensor de fase! Agora amanhã vou tentar ligar ele tomara que não exploda! Tome cuidado ! quem não tem cão caça com gato.


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Mensagempor José Leal » Quinta-feira 17th 2014f Julho 2014 09:10:44 PM

Cara, trocar a correia dentada do 16V é canseira. Tem que ter ferramenta especial para travar as polias dos comandos, tem que acertar o ponto na polia inferior... não é tão simples assim.

Cuidado aí, revise bem tudo o que vc fez e quando for dar a partida, revise denovo. Se tiver algo fora do lugar, o preço do conserto fica caro.


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Mensagempor SemControle » Sexta-feira 18th 2014f Julho 2014 10:50:31 AM

diria q a curiosidade ja custou caro isso sim


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Mensagempor sergio_santos11 » Domingo 20th 2014f Julho 2014 12:58:46 AM

Está ai algo que não me arrisco a fazer em casa.

Esse serviço é muito chato e um erro pode tornar a economia de 90 à 120 R$ (dependendo do local) em mão de obra num prejuízo de mais de R$ 1.000,00.

Tem que ter ferramental e local com espaço e um pouco de noção para fazer isso.

Em carros 16V, pior ainda.


Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: viewtopic.php?f=21&t=107010
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Mensagempor RodrigoVolta » Segunda-feira 02nd 2015f Março 2015 12:34:05 PM

Para trocar a correia, vc precisará dos seguintes ferramentais:

- Torquímetro com escala minima de 10Nm ou 1Kgfm (pode ser de estalo, de vareta ou digital).
- Medidor de ângulo para torquímetro (alguns torquímetros digitais já medem ângulo, aí n precisa desta ferramenta).
- Soquete torx E18 ou soquete 19mm (depende do parafuso).
- Ferramenta para travar o volante do motor ou uma chave alen 12mm.
- Chave alen 6mm.
- Soquete torx E10.
- Kit de soquete com barra de força, catraca e extensores (irá usar varias medidas).

Siga RIGOROSAMENTE os procedimentos no link abaixo:

https://docs.google.com/file/d/0Bz73OUO2wykqZjQ4MDMzMmMtNTY2NC00YWMwLTgwZTYtNzFhZGM5NjJjM2Y5/edit?ddrp=1&hl=pt_BR#

Torque dos parafusos:

- Parafuso do rolamento - 20Nm (2kgfm).
- Parafuso da polia do virabrequim - 95Nm (9.5kgfm) + 30º + 15º (use o medidor de ângulo).
- Parafusos da carcaça plástica - 10Nm (1kgfm).

*Alguns torquímetros de vareta ou de estalo usam escalas em FOOT-POUNDS (ft.lbs) e mkp (Metro-Kilo-Pascal). Para converter Nm em ft.lbs, basta multiplicar o valor por 0,737. No segundo caso, para converter Nm em mkp, basta multiplicar por 0,10. 1mkp = 1kgfm.

JAMAIS aperte os parafusos SEM OS DEVIDOS TORQUES. NUNCA use pneumática para apertar os parafusos.

Dicas:

1)- A correia deve ser instalada começando pela polia do vira, passando pelo esticador, passando pela polia da bomba d'água e finalizando pela polia do comando.

2)- Retire a correia da embalagem sem apertar os cantos. Deixe-a soltar livremente.

3)- Antes de tirar a correia velha, movimente o motor pela polia do comando e verifique se a polia do vira está com alguma folga em relação ao eixo do mesmo. Caso esteja, substitua.

4)- Caso constate algum vazamento de óleo pelos retentores, aproveite para troca-los. A polia do virabrequim sai puxando. A polia do comando vc precisará de uma ferramenta pra travar o comando e retira-la (caso vc não tenha a ferramenta, retire a tampa do comando, use uma chave de boca introduzindo-a no comando para trava-lo - tem um local certo pra isso. Aí já retire a carcaça plastica e verifique se ela está quebrada ou suja. Substitua se necessário.

5)- Esteja atento ao sincronismo. Sempre aponte as polias para as marcas na carcaça e bomba de óleo.

6)- Caso a sua correia não atinja o tensionamento correto, vc precisará movimentar a bomba d'água para tensiona-la. Em muitos casos, a mesma esta colada ao bloco pelo tempo. Aí vc precisará mesmo levar o carro ao mecânico pra ele fazer o trabalho com uma ferramenta especial. Para evitar este tipo de problema, compre a correia original.

7)- Aproveite para limpar todo o conjunto com água e um Car80 ou similar.

Dá pra fazer em casa, desde que siga rigorosamente a literatura. Eu já troquei dos carros que tive e nunca tive problemas. Até de motores AP já troquei tranquilamente.

Abs.


8) :) :wink:


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