Correia dentada

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Rafael Justus
:: Piquet ::
Mensagens: 275
Registrado em: Quinta-feira 24 2009f Dezembro 2009 09:26:45 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Correia dentada

Mensagem por Rafael Justus »

Boa tarde pessoa! Pesquisei no fórum e nada encontrei, sendo assunto de interesse de muitos a hora da troca da correia dentada.
Como já disse estou com meu corsa há 1 mes. É 2008 1.4 econoflex e peguei-o com 49500km rodados. Hoje está com 50500km.
A fim de evitar dores de cabeça quero trocar a correia dentada, que no manual indica a substituição com 60000 km rodados.
Depois de muita pesquisa de preços e consultas em fóruns da intenet comprei a correia dentada.

Correia dentada Contitech (dizem "a reforçada") : R$23,00 (era 30, mas como sou cliente..)

Tenho dúvida quanto a troca do tensor/rolamento que está na faixa de R$100,00 (SKF ou INA), pois como o mecânico é de confiança eu vou pedir para ele examinar, e ver se realmente necessita trocá-lo. Já sei o que estão pensando..."colocar uma calça limpa em uma cueca suja", porém acredito nessa inspeção.

A mão de obra cobrada pelo mecânico para a troca do conjunto R$70,00.

Correia dentada Contitech 23,00
Tensor da correia SKF ou INA R$100,00
Mao de obra R$70,00
arredondando R$200,00.

Na minha opinião uma manutenção acessível e de extrema importância...pra terem uma ideia a correia denmtada do meu ex 206 1.0 16v custa R$75,00, tensor uns 200...e por aí vai. Corsa é só alegria!!!!!

Queria opiniões e informações de vocês que já realizaram tal serviço.
Algumas perguntas, rsss..

O que me dizem da Correia Contitech? Eu optei por ela ao invés da AC DELCO.
Ví que pelo jeito todos os motores do corsa exceto os 16 v utilizam a mesma correia, correto ??
O tensionador, troco por precaução mesmo que o mecânico diga que está bom?
A correia do alternador devo trocar? se estourar não causará prejuízos como a dentada?

Obrigado a todos!!
Agradeço a compreensão pois pelo que pesquisei não achei nada sobre a correia dentada, muito menos trocando de um 1.4 econoflex.


abç..


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Caro Rafael, as correias são feitas em dois materiais, Neoprene e HNBR. Eu sinceramente não sei qual é a diferença, mas tem, pois uma custa quase o dobro da outra. Como eu já vivi a experiência de ter uma correia rompida na estrada, sempre compro a mais barata e troco anualmente, e o rolamento faço um a cada duas correias. Já usei rolamento Ina e paralelo, e é tudo a mesma coisa. A do alternador troco junto com o rolamento.

Eu no seu lugar, estando com o carro a pouco tempo, trocaria tudo, assim ele ficaria zerado e o mais importante, teria plena ciência da manutenção dele, e a partir daí faria o plano de manutenção mais conveniente.

Rogério.


Rafael Justus
:: Piquet ::
Mensagens: 275
Registrado em: Quinta-feira 24 2009f Dezembro 2009 09:26:45 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael Justus »

Rogério , isso mesmo a correia que eu comprei é Contitech HNBR!

Obrigado pela força! abraço!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qnt a preco, so pra nao te deixar tao animado, mas procura saber sobre os precos disso pra corsa 16V tmb, ta pau a pau com o pug
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Rafael Justus
:: Piquet ::
Mensagens: 275
Registrado em: Quinta-feira 24 2009f Dezembro 2009 09:26:45 PM
Localização: Ponta Grossa - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael Justus »

Bom dia pessoal!
Vou postar minha experiencia da manutenção em meu econoflex 1.4 2008.

Correia dentada CONTITECH HNBR: R$23,00
Tensor correia dentada GM: R$80,00
Correia acessórios (alternador, ar cond, direção) R$20,00
Velas NGK: 50,00
Filtro de combustível: RS15,00
Pastilhas de freio FRAS-LE: R$70,00
Fluido de freio: R$15,00
Revisão injeção...

Mão de obra R$190,00
-------------------------

É isso aí pessoal, meu carro estava com 51.000km rodados e ainda tinha velas e pastilhas originais, por sorte não estragou o disco de freio.
O carro tá mais beberrão depois dessa manutenção.



abraços!


Luke!
:: Wind ::
Mensagens: 31
Registrado em: Terça-feira 27 2008f Maio 2008 12:33:29 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Luke! »

Depois de 1 mês com meu carro, sobrou um pouco de tempo e $ pra levar no meu macânico de confiança. Levei primeiro pra fazer a revisão, pq quando comprei o carro (usado) a concessionária trocou só a correia dentada e as (pasmem) calotas. O outro motivo era um barulho como se tivesse uma peça de metal solta na caixa de roda do lado do passageiro.

Bom, sexta-feira depois do almoço parei no mecânico, ele deu uma volta comigo no carro e ouviu o barulho. Voltamos pra oficina, ele abriu o capô, olhou, olhou e disse que precisava ver com mais calma pra tentar encontrar de onde vinha o tal barulho, que só aparecia com o carro em movimento - e principalmente em curvas para a direita - até então. Na volta até a minha casa o mecânico veio dirigindo, pois ia voltar com o carro até a oficina para investigar o problema. Paramos o carro na frente de casa, quando eu acabo de descer, o carro ainda parado o barulho apareceu! O lado bom foi que problemas com rolamento, rodas, suspensão, etc. foram descartados. E pro meu desespero fiquei pensando que podia ser alguma coisa no motor.

Já no final da tarde, telefonei para o mecânico e ele me disse queo barulho aparentava ser na polia do ar-condicionado, mas que infelizmente ele teria que levar em uma loja especializada para averiguar. Ele me assegurou que não era nada sério e que eu poderia usar o carro no final de semana para viajar. Combinamos então que eu deixaria o carro com ele na terça-feira pela manhã pra que ele, além de encontrar e resolver o problema do barulho, trocasse, óleo, filtros (de óleo, ar e combustível), velas e cabos (se necessário) e desse uma geral no motor.

Viajei com o carro, não tive nenhum problema, mas fiquei paranóico com o barulho, as vezes ficava com a impressão que estava aumentando e começando a aparecer não só mais nas curvas, mas em percurso retilíneo também. O final de semana passou e eu com a pulga atrás da orelha imaginando o que poderia ser o tal barulho na parte da frente do carro.

Na terça-feira, como combinado, levei o carro na oficina as 8:15 da manhã e combinamos que ele me ligaria durante o dia pra me passar um parecer do que ele tinha encontrado, mas passou quase o dia inteiro e eu não recebi novidades sobre o carro. Até que por volta das 17:00 resolvi ligar pra ver se o carro já estava pronto ou não e o que havia acontecido. Para minha - infeliz - surpresa, o mecânico me disse que havia se enrolado um pouco com algumas emergências que apareceram durante o dia e que não havia conseguido terminar o serviço, havia apenas encomendado as peças a serem trocadas e começado a mexer no carro. Como ele é um cara honesto e sempre jogou aberto comigo, combinamos que eu pegaria o carro no dia seguinte, quarta-feira.

Na quarta-feira, por volta das 11:00 liguei na oficina, ele disse que o carro estava quase pronto, que já havia trocado tudo o que havíamos combinado, mas que as velas que o fornecedor dele haviam enviado estavam erradas, então ele teria que aguardar até depois do almoço para que as corretas fossem entregues e ele pudesse instalá-las. Nessa hora ele me disse que havia descoberto a origem do tal barulho e que me explicaria melhor quando fosse retirar o carro, mas que não se tratava de nasa sério.

Muito bem, as 14:00 ele me ligou, disse que o carro já estava liberado. Terminei algumas tarefas no meu trabalho e fui para a oficina buscar o carro. Cheguei na oficina e logo perguntei o que era o tal barulho. A explicação: A correia dentada do seu carro foi trocada recentemente (realmente a concessionária onde o comprei trocou a correia dentada como parte da revisão para venda de carros usados) e um dos parafusos da capa plástica que protege a correia estava solto, o que fazia com que ele vibrasse e chegasse até a encostar em partes móveis próximas ao seu local de fixação, dando origem ao tal barulho.

O problema foi descoberto quando ele desmontou a capa da correia dentada para verificar se realmente estava em bom estado, já que eu mesmo não havia conferido visualmente quando peguei o carro na concessionária. Para minha alegria - e do meu bolso tambám - o problema foi solucionado apenas com o aperto correto do parafuso.

Bom, conferindo aqui a nota fiscal do serviço que ele executou, chegamos aos números:

GM Corsa Hatch Maxx - 1.8 Flex - 4 portas - 2006/2007 - Prata

Peças
(1) Elemento do Filtro de Ar: R$ 20,80
(1) Filtro de combustível: R$ 18,90
(3,5) Óleo de motor - Elf 20W50: R$ 47,60
(1) Jogo de velas: R$ 38,00
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Total Peças: R$ 139,70

Serviços / Mão de Obra
Verificação da correia dentada: R$ 45,00
Regulagem simples do motor - passagem no scanner: R$ 50,00
- - - - - - - - - - - - - - - - - -
Total Mão de Obra: R$ 95,00

VALOR TOTAL: R$ 234,70

Fechei em 2x com ele e saí com o carro, já senti um funcionamento mais perfeito do motor e a alegria de andar com o som desligado e não ouvir o tal barulho que estava tirando meu sono até então.

Acho que é isso, espero ter contrubuído de alguma maneira ao compartilhar essa primeira ida do meu carro ao Hospital. Hehehe.

Abraz!!
Luke!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”