Possível preço de manutenção pesada

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Possível preço de manutenção pesada

Mensagem por rogdigue »

Pessoal, o corsinha bateu nos 160 mil e já comprei várias peças pra fazer uma geral, incluindo algumas melhorias no freio. Eis os serviços planejados:

- remoção do cabeçote para troca do kit de junta (tampa, cabeçote, escape e admissão);
- troca da bomba de água;
- troca da correia dentada;
- troca dos burrinhos traseiros;
- troca do kit de patins do freio traseiro;
- troca das pinças dianteiras por pinças ventiladas, incluindo substituição do kit de reparo das pinças;
- troca dos discos dianteiros por discos ventilados;
- sangria do óleo de freio;
- eliminação do ar quente através da colocação de tampões;
- ajuste do freio de mão.

A mecânico que costuma fazer os serviços pra mim cobra a mão de obra na média de R$ 30 a hora, sendo que ele é sozinho, então faz todo o serviço, e eu do lado sempre dou algum auxílio. Quanto será o preço justo mais/menos e o tempo que vai gastar pra fazer tudo isso? Obrigado.

Rogério.


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Mais uma coisa, a plaina que será feita no cabeçoe já sei que ficará em R$ 40,00 na retífica aqui do bairro. Obrigado.

Rogério.


Danahur
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 15 2009f Setembro 2009 12:04:39 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Danahur »

fiz a retifica do cabeçote troquei a junta, troquei a bomba dagua, troquei o retentor da correia dentada, troca de oleo, torca de filtro, limpeza de bico e mais umas coisinhas deu 600 se naum me engano.

aqui em Caxias do Sul o cara eh meio assaltante, mas faz bem a principio


Danahur
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 15 2009f Setembro 2009 12:04:39 PM
Localização: Caxias do Sul - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Danahur »

fiz a retifica do cabeçote troquei a junta, troquei a bomba dagua, troquei o retentor da correia dentada, troca de oleo, torca de filtro, limpeza de bico e mais umas coisinhas deu 600 se naum me engano.

aqui em Caxias do Sul o cara eh meio assaltante, mas faz bem a principio


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

com essa km nao é mais so isso q se faz
esse cabecote vai ter q ir pra uma retifica completa, trocar retentores, conferir tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Cara,

Vamos aos cálculos:

Mas vamos dificultar e aumentar um pouco o tempo, pois tudo é possível acontecer.

1 - remoção do cabeçote para troca do kit de junta (tampa, cabeçote, escape e admissão) - 5 horas
2 - troca da bomba de água - 1 hora
3 - troca da correia dentada - já incluso no item 1
4 - troca dos burrinhos traseiros - 1 hora
5 - troca do kit de patins do freio traseiro - 1 hora
6 - troca das pinças dianteiras por pinças ventiladas, incluindo substituição do kit de reparo das pinças - 2 horas
7 - troca dos discos dianteiros por discos ventilados - já incluso no item 6
8 - sangria do óleo de freio - 0,5 hora
9 - eliminação do ar quente através da colocação de tampões - 0,5 hora
10 - ajuste do freio de mão - 10 minutos

Acho que já dá pra ter uma noção.
Claro que em dois, com boas ferramentas e bastante tranquilidade tudo anda mais rápido.

Acompanhei muitos desses serviços no moleque, por isso tenho um noção de tempo.

Só que estou achando muita barata a retífica, será isso mesmo? Vou mexer no moleque para tentar estancar as febres dele e o mecânico falou que a retífica cobrou 280 reais por esse serviço.

Melhor confirmar.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sousa, os caras nao vao retificar esse cabecote, vao somente dar um passe de busao pra voltar logo
pra mim com essa km era caso de retifica completa no motor, se nunca foi feito ta pra pedir, por mais bem cuidado q seja o motor desde 0


ele disse q em geral o mecanico trampa sozinho, é dificil, mas ja vi gente sangrar freio sozinho e sem maquininha de trocar fluido, bomba e solta o sangrador
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Semcontrole, vc está sendo um pouco severo demais. Tá certo que um motor com 160 mil km não tá na flor da idade, mas se estiver bem cuidado como o meu está dá pra aguentar bem até os 200 mil.

Bom, o serviço foi feito, para minha alegria a junta do cabeçote não estava vazando como eu desconfiava. Oque deu muito trabalho foi a bomba de água, que era original e estava praticamente fundida no motor por uma craca fabulosa, e olha que sempre usei aditivo trocado regularmente. Outra coisa que deu trabalho foi fazer a manutenção das pinças de freio usadas q comprei, elas foram deixadas de molho na gasolina e nem assim saiu a mistura de poeira com graxa que banhava elas. Mas o Car80 deu conta da missão. Pra colocar a coifa do pistão da pinça precisou de três pessoas, dois pra abrir a borracha e um pra acoplar o pistão. Sozinho é impossível fazer isso, em dois dá muito trabalho.

O tiozinho trabalhou 12 horas dividido em um dia e meio, mas descontando as idas ao banheiro e umas pausas pra beber um refrigerante, ficou em +/- 10 horas de serviço. A retífica ficou em R$ 40 realmente pq foi feito só a plaina, optei por não mexer em mais nada pq não existem sintomas nem de queima de óleo nem barulho estranho nem nada.

Agora, ao remover o cabeçote do lugar foi bonito ver a cabeça dos pistões totalmente seca, sem nenhum vestígio de carbonização, zero zero zero. Esse carro usou gasolina até os 38 mil km, depois foi só gnv e muito alcool. As pessoas falam de "combustível limpo" em relação à natureza, mas só vendo as entranhas do motor é que se percebe o quanto o combustível limpo faz bem pro motor inclusive.

Quanto a lubrificação, cabeçote e comando sem nenhum vestígio de borra de óleo. Comando e balancins lisos. Oque comprova a minha tese de que não precisa de nenhum óleo super hiper mega maxxi foderation, use apenas o óleo especificado, de marca reconhecida e no período certo junto com o filtro, e terá um motor lubrificado, limpo e livre de borra.

A mão de obra custou R$ 250, se tivesse chorado talvez chegasse nuns R$ 220, mas tenho vergonha de pechinchar pelo serviço dos outros. Além disso em 2005 a correia dentada estorou e um outro mecânico aqui do bairro me cobrou R$ 280 apenas pra desmontar e montar o cabeçote no lugar, nesta ocasião precisou substituir duas válvulas.

Rogério.


Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

Rogério,

Vejo que fez o serviço, quanto morreu em tudo?
Você ajudou o mecânico?
Trocou a junta do cabeçote realmente?

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Sousa, eu ajudei o mecânico em várias coisas.

A junta do cabeçote foi trocada. As peças adredito que tenha gasto uns R$ 400, mas não tenho certeza pq eu tinha várias coisas aqui a quase dois anos, mas é em torno desse valor. Oque eu comprei semana passada foi o kit de juntas, patins traseiro, retentor do comando e correia dentada, no total de R$ 118, o resto eram peças novas guardadas.

Rogério.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”