[DÚVIDA] - Porque o Motor falha quando esquenta?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
guilhermee.pereira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 12 2014f Agosto 2014 08:21:53 AM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por guilhermee.pereira »

SemControle,

Por isso desconfio da bomba também, ela pode estar entupindo quando a temperatura dela sobe, dando esse problema, baixando a pressão na linha de combustível.

Em relação à ontem! Após o trabalho fui para a faculdade de corsinha! Mas... peguei um engarrafamento na linha vermelha de novo! após algumas entradas e saídas do Radiador (o carro trabalhando na faixa de 89°C a 92,8 °C quando o transito voltou a andar o carro deu o problema de novo!

Parei no acostamento, e fui ver a situação, já fui com a água e com o paninho na mão. aproveitei e fiz um vídeo pelo celular, pena que o áudio não ficou muito bom. novamente verifiquei a bobina e ela centelhava normalmente nos falhamentos. Desliguei o carro e dei uma resfriada na bobina com o pano. liguei o carro e pegou.
Já que eu estava olhando mesmo, fui verificando as peças do sistema de combustível, a flauta estava quente assim como o regulador de pressão do combustível. A tampa do tucho estava tão quente que evaporava instantaneamente a agua do pano quando eu passava o pano nela ! Assim como o suporte da bobina!

desliguei o carro e dei uma olhada novamente. desliguei a mangueira da tomada de vácuo do regulador para ver se tinha alguma contaminação, e ela estava ok. Ao tentar ligar o carro novamente não queria pegar mais! É como se tivesse despressurizado a linha de combustível quando mexi no regulador. esperei alguns minutos e nesse tempo liguei para o mecânico oficial do meu carro , (que inclusive já tinha visto o carro antes e não havia encontrado nada) e expliquei a situação. Ele me disse que geralmente o regulador não ocasiona esse problema, e que era para eu levar o carro pra ele na segunda feira que ele fará o teste aprimorado e dará a solução...
Enfim, acredito que o problema pode ser relacionado a bobina e a bomba de combustível mas vou deixar o cara olhar e decidir o que vai ser! Aí eu posto aqui.

Bom como fiz para ir para a faculdade? esperei o bicho esfriar, e segui viagem com a ventoinha do radiador ligada. Meu botão de ar condicionado que era adaptado liga a ventoinha do radiador quando ligo a ventilação da cabine.

Cada vez que o transito parava eu desligava o motor também fazendo o start/stop.

Assim eu fui, devagar sem pisar fundo nenhuma vez, para não esquentar tanto.

Hoje vim assim para o trabalho também.

Dessa forma, a temperatura fica sempre entre 88°C e 89°C e tento não impulsionar esse problema.

Obrigado.
Guilherme Pereira - RJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mais estranho isso de do nada não querer mais ligar.....
vamos ver o q ele vai descobrir ai....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
guilhermee.pereira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 12 2014f Agosto 2014 08:21:53 AM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por guilhermee.pereira »

Problema identificado e solucionado!!!

O problema era!!!! Tanque de gasolina e pré filtro entupidos!

Na sexta passada para a minha sorte (ou azar) o carro deu o problema perto da oficina mecânica que eu levo o carro. Aproveitei e passei lá pra mostrar o que acontecia. Só pra me contrariar, ao chegar lá não engasgava mais rsrsrsrsrsrsrsrsrs após um tempo com o motor ligado e conversando com o mecânico o carro apresentou a falha! Ah-ha!
Logo de cara o mecânico falou que parecia ser falta de combustível na linha, devido a problema na bomba, pré filtro, sujeira. Perguntei se podia andar ele disse que era arriscado, mas precisava do carro no fds para transportar meus instrumentos então arrisquei no sapatinho. O falhamento maluco aconteceu algumas vezes, na última vez que tinha dado o problema o carro nem pegava mais. Fiquei muito zangado que minha primeira reação foi ir a té a tampa da bomba/tanque e dar umas belas porradas com a mão aberta em cima dela.... Não é que o carro funcionou depois disso?! Pude concluir que as porradas fizeram a sujeira descer.
Então na terça feira levei o carro na oficina, e ontem a noite ele liberou e meu pai pagou para mim por que estava na faculdade. O mecânico disse que no tanque tinha areia, borracha, enfim, todo tipo de impureza, sem contar o pré filtro que estava com a camada de sujeira que causava o entupimento.
Quando cheguei em casa meu pai me disse que o carro ficou com mais força inclusive (pensei, + combustível, mais potência), e deixei pra testar hoje.
Coloquei uma gasolina shell v-power hoje, (estou pensando em não abastecer mais no posto que eu coloco sempre lá a gasolina está R$ 3,65/l mas a custo de que?) na entrada da rodovia washington luis tive a chance de pisar bem e testar o bichano!
O corsinha 1.0 cantou pneu em 1ª, cantou em 2º (O.O) e tive a impressão que chegou a 80Km/h bem mais rápido! Acho que a limpeza recuperou parte dos modestos 60cv originais do carro!
O problema não deu de novo, acredito que não vai dar, tenho fé!
Agradeço aos colegas que acompanharam o episódio em especial ao colega SemControle que deu dicas muito boas.
Curtindo o corsinha!

OBS: O preço do serviço ficou em R$ 80,00.
Guilherme Pereira - RJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

q bom q não precisou de trocar peças....mas já recomendo fazer a troca do filtro de combustível q deve estar bem judiado tmb.....
mas é isso ai, a gente vai chutando a distancia o q pode ser.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”