[DÚVIDA] - Porque o Motor falha quando esquenta?
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então bem provável q seja novamente a bobina, mas precisa investigar pq ela esta sendo a vitima de algo....
é preciso conferir os cabos de vela e velas tmb....
qnd queimou uma saída da minha bobina o cabo estava quase partido, qnd fui tirar da vela partiu, ao tirar a vela ela estava 0km e as outras 3 destruídas, sinal q problema de cabo já era antigo, e não dava nem faísca direito....
é preciso conferir os cabos de vela e velas tmb....
qnd queimou uma saída da minha bobina o cabo estava quase partido, qnd fui tirar da vela partiu, ao tirar a vela ela estava 0km e as outras 3 destruídas, sinal q problema de cabo já era antigo, e não dava nem faísca direito....
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Obrigado pela atenção, amigo!!
Os cabos e as velas também são novos (esqueci de mencionar isso)
Vou na loja fazer uso da garantia e colocar outra bobina.
Posto o resultado depois!
Mais uma vez, obrigado!
Os cabos e as velas também são novos (esqueci de mencionar isso)
Vou na loja fazer uso da garantia e colocar outra bobina.
Posto o resultado depois!
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Troquei a bobina (estava na garantia) e aparentemente o problema foi resolvido, inclusive percebi que a luz da injeção está apagando ligeiramente mais rápido.
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mas é o seguinte, de vilao essa bobina já se tornou vitima, não é a primeira exatamente com o mesmo problema, então sabemos q mais dia menos dia o mesmo defeito vai surgir......
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Pois é... por isso que essa semana ainda pretendo levá-lo ao eletricista para um check-up!
Muito obrigado por ajudar!!
Muito obrigado por ajudar!!
- guilhermee.pereira
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Amigos, boa tarde!
Estou aproveitando esse tópico para não ter que abrir outro.
Meu corsa de uns tempos para cá começou a dar esses engasgos quando fico muito tempo no engarrafamento, ou faço viagens longas.
Passei um grande aperto na subida da serra para minas no inicio desse ano, o bicho começou a perder força e falhar, sorte que eu nao ando rapido e ja estava na pista do lado do acostamento.
Ai eu parei o carro e pesquisei aqui no forum pelo meu celular e vi que podia ser a bobina, peguei um pano molhei e resfriei ela (estava um pouco quente) e resolvi no momento e segui viagem. mas.... deu esse problema umas tres vezes na ida (230 km) . Ao chegar no meu destino, arranjei na casa dos meus parentes uns pedaços de azulejo e coloquei entre a bobina e o suporte, ate porque o suporte estava tao quente que nao conseguia encostar o dedo sem queimar! No trajeto de volta, o carro veio muito bem e nao falhou nenhuma vez. Empenhado em resolver a gambiarra, tirei ela mas o carro voltou da dar esse problema quando esquenta muito. Coloquei o azulejo de novo, mas mesmo assim quando aquece esse começa a falhar e querer morrer, fiz o teste de tirar os cabos da bobina e todos saiam faisca mesmo ele falhando.... esperei esfriar e voltei bem;
observei que o meu carro ( mesmo com o ar condicionado ruim) possuia o condensador do ar na frente do radiador e ele estava sujo assim o ar nao fluia bem da pista pro motor. desmontei o parachoque e o condensador arranquei ele fora (nao funcionava mesmo!) daí reparei que bate muito mais vento acredito que o motor nao aquece tanto quanto antes. aproveitei e troquei a agua do radiador. da mesma forma, coloquei algumas arruelas entre os parafusos da bobina e do suporte da mesma para distanciar. Minha duvida é, se a bobina possui na sua parte inferior um dissipador de alumínio, a temperatura do suporte, e da gaiola do comando de valvulas deveria ser baixa????? Ate agora nao peguei viagem ou engarrafamento, mas o carro esta andando bem, mas sera que resolvi?
Estou aproveitando esse tópico para não ter que abrir outro.
Meu corsa de uns tempos para cá começou a dar esses engasgos quando fico muito tempo no engarrafamento, ou faço viagens longas.
Passei um grande aperto na subida da serra para minas no inicio desse ano, o bicho começou a perder força e falhar, sorte que eu nao ando rapido e ja estava na pista do lado do acostamento.
Ai eu parei o carro e pesquisei aqui no forum pelo meu celular e vi que podia ser a bobina, peguei um pano molhei e resfriei ela (estava um pouco quente) e resolvi no momento e segui viagem. mas.... deu esse problema umas tres vezes na ida (230 km) . Ao chegar no meu destino, arranjei na casa dos meus parentes uns pedaços de azulejo e coloquei entre a bobina e o suporte, ate porque o suporte estava tao quente que nao conseguia encostar o dedo sem queimar! No trajeto de volta, o carro veio muito bem e nao falhou nenhuma vez. Empenhado em resolver a gambiarra, tirei ela mas o carro voltou da dar esse problema quando esquenta muito. Coloquei o azulejo de novo, mas mesmo assim quando aquece esse começa a falhar e querer morrer, fiz o teste de tirar os cabos da bobina e todos saiam faisca mesmo ele falhando.... esperei esfriar e voltei bem;
observei que o meu carro ( mesmo com o ar condicionado ruim) possuia o condensador do ar na frente do radiador e ele estava sujo assim o ar nao fluia bem da pista pro motor. desmontei o parachoque e o condensador arranquei ele fora (nao funcionava mesmo!) daí reparei que bate muito mais vento acredito que o motor nao aquece tanto quanto antes. aproveitei e troquei a agua do radiador. da mesma forma, coloquei algumas arruelas entre os parafusos da bobina e do suporte da mesma para distanciar. Minha duvida é, se a bobina possui na sua parte inferior um dissipador de alumínio, a temperatura do suporte, e da gaiola do comando de valvulas deveria ser baixa????? Ate agora nao peguei viagem ou engarrafamento, mas o carro esta andando bem, mas sera que resolvi?
Guilherme Pereira - RJ
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não tem muito como definir sem uma peça pra teste....
o mais normal de aquecer e dar problema são bobina e bomba mesmo....
não me lembro bem se é dissipador a base, mas de qq forma com o motor funcionando o calor vindo do motor é maior q o produzido pela bobina....
o mais normal de aquecer e dar problema são bobina e bomba mesmo....
não me lembro bem se é dissipador a base, mas de qq forma com o motor funcionando o calor vindo do motor é maior q o produzido pela bobina....
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- guilhermee.pereira
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SemControle, obrigado pela dica.
De fato a única forma conclusiva seria trocar por uma que esteja num corsa que não dá esses problemas... Enfim, vou procurar alguém que tenha essa bobina quadradinha e possa me ajudar.
Em baixo da bobina ela tem uma chapa de aluminio, acredito que seja para dissipar temperatura, mas posso estar errado também.
Essa bobina inclusive é relativamente nova, troquei assim que eu peguei o carro em 12/08/2014 ( 1 ano e pouco de uso) coloquei original da marca delphi, comprei na altese, eles marcaram a data de compra e até o nome deles na parte de trás da bobina, usando uma maquina de gravar em metais. Mas acho um absurdo a garantia ser só de 6 meses. Paguei 240,00 na época. Seria a vida útil dela tão baixa assim? Na época eu também troquei os cabos de velas e as velas ambos originais da NGK. Esse ano, Assim que começou a dar os problemas dos falhamentos, eu troquei o jogo de velas ( nao estavam ruins, mas eu troquei mesmo assim).
Na última inspeção que fiz esse mês, elas com 1 mês e pouco de uso estavam com um pouco daquela casca vermelha fosca na ceramica do eletrodo e vi na internet que isso é óxido de ferro devido a combustível contaminado. Mas acho que isso não teria muito a ver com o caso?
Então medi as resistências dos cabos e estão dentro dos parâmetros adequados, assim como os enrolamentos da bobina, tanto no primário quanto no secundário. A tensão de alimentação está em 12,5 V (carro desligado) e sobe para 13,8V ( carro ligado).
Já trabalhei com projetos de transformadores e bobinas, e sei que a temperatura dos núcleos e dos enrolamentos não pode ser alta, porque existe a saturação que faz com que a bobina comece a se comportar como um fio-resistencia, e não como indutor. Por isso pensei que a temperatura que poderia estar causando o problema.
Hoje vim para o trabalho de carro e tranquilo, um pouco de engarrafamento na Linha vermelha (RJ) mas o carro respondeu muito bem nas acelerações e quando pisava fundo ao retornar o fluxo novamente. Isso que me deixa mais intrigado, é como se não houvesse problemas!
Mas fico com medo de pegar viagem longa e passar por apertos novamente. Desmarquei a vigem pra Angra no feriado por causa disso!
Andei pesquisando muito e vi que, conforme você orientou pode ser a bomba de combustível. Estou querendo desmontar e ver o pré filtro ( nunca verifiquei) embora já tenha trocado o filtro pós bomba 2 vezes.
Existe uma possibilidade remota, de ser alguma coisa relacionada ao hidrovacuo? Vi casos que quando ele esta com problema o ar atmosferico passa pelo diafragma e dá passagem de ar, a mistura fica pobre ocasionando tal problema. Meu freio as vezes fica um pouco mais duro, as vezes macio, sinto que preciso trocar o oleo, já passou da hora. Já até comprei, só falta trocar.
Esqueci de mencionar, que com o carro em ponto morto, quando da esse problema, falha só em alta rotação, ou seja quando a borboleta está mais aberta ( entre 3000 a 4000 RPM ou mais). Em baixa fica em 850 rpm cravado e nem oscila. Com o carro engrenado a rotação não passa de 2000 ao tentar andar.....
Obrigado pela ajuda amigo.
De fato a única forma conclusiva seria trocar por uma que esteja num corsa que não dá esses problemas... Enfim, vou procurar alguém que tenha essa bobina quadradinha e possa me ajudar.
Em baixo da bobina ela tem uma chapa de aluminio, acredito que seja para dissipar temperatura, mas posso estar errado também.
Essa bobina inclusive é relativamente nova, troquei assim que eu peguei o carro em 12/08/2014 ( 1 ano e pouco de uso) coloquei original da marca delphi, comprei na altese, eles marcaram a data de compra e até o nome deles na parte de trás da bobina, usando uma maquina de gravar em metais. Mas acho um absurdo a garantia ser só de 6 meses. Paguei 240,00 na época. Seria a vida útil dela tão baixa assim? Na época eu também troquei os cabos de velas e as velas ambos originais da NGK. Esse ano, Assim que começou a dar os problemas dos falhamentos, eu troquei o jogo de velas ( nao estavam ruins, mas eu troquei mesmo assim).
Na última inspeção que fiz esse mês, elas com 1 mês e pouco de uso estavam com um pouco daquela casca vermelha fosca na ceramica do eletrodo e vi na internet que isso é óxido de ferro devido a combustível contaminado. Mas acho que isso não teria muito a ver com o caso?
Então medi as resistências dos cabos e estão dentro dos parâmetros adequados, assim como os enrolamentos da bobina, tanto no primário quanto no secundário. A tensão de alimentação está em 12,5 V (carro desligado) e sobe para 13,8V ( carro ligado).
Já trabalhei com projetos de transformadores e bobinas, e sei que a temperatura dos núcleos e dos enrolamentos não pode ser alta, porque existe a saturação que faz com que a bobina comece a se comportar como um fio-resistencia, e não como indutor. Por isso pensei que a temperatura que poderia estar causando o problema.
Hoje vim para o trabalho de carro e tranquilo, um pouco de engarrafamento na Linha vermelha (RJ) mas o carro respondeu muito bem nas acelerações e quando pisava fundo ao retornar o fluxo novamente. Isso que me deixa mais intrigado, é como se não houvesse problemas!
Mas fico com medo de pegar viagem longa e passar por apertos novamente. Desmarquei a vigem pra Angra no feriado por causa disso!
Andei pesquisando muito e vi que, conforme você orientou pode ser a bomba de combustível. Estou querendo desmontar e ver o pré filtro ( nunca verifiquei) embora já tenha trocado o filtro pós bomba 2 vezes.
Existe uma possibilidade remota, de ser alguma coisa relacionada ao hidrovacuo? Vi casos que quando ele esta com problema o ar atmosferico passa pelo diafragma e dá passagem de ar, a mistura fica pobre ocasionando tal problema. Meu freio as vezes fica um pouco mais duro, as vezes macio, sinto que preciso trocar o oleo, já passou da hora. Já até comprei, só falta trocar.
Esqueci de mencionar, que com o carro em ponto morto, quando da esse problema, falha só em alta rotação, ou seja quando a borboleta está mais aberta ( entre 3000 a 4000 RPM ou mais). Em baixa fica em 850 rpm cravado e nem oscila. Com o carro engrenado a rotação não passa de 2000 ao tentar andar.....
Obrigado pela ajuda amigo.
Guilherme Pereira - RJ
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então o pre filtro já vive mergulhado no combustível, vale a pena olhar....
a bomba se tiver um manômetro vc poderia monitorar seu funcionamento principalmente qnd acontece a falha.....
tanto bomba como bobina são mais exigidos em altas, no momento q aparecem as falhas...
agora esse problema do freio ficar duro e macio chama atenção, mas essa passagem de ar pelo hidrovacuo seria uma entrada falsa de ar, a lenta ficaria oscilando, e não deveria "resolver" o problema e voltar aleatoriamente...na verdade deveria piorar ao passar do tempo, pq o possível furo/rasgo tem a tendência de aumentar....
a bomba se tiver um manômetro vc poderia monitorar seu funcionamento principalmente qnd acontece a falha.....
tanto bomba como bobina são mais exigidos em altas, no momento q aparecem as falhas...
agora esse problema do freio ficar duro e macio chama atenção, mas essa passagem de ar pelo hidrovacuo seria uma entrada falsa de ar, a lenta ficaria oscilando, e não deveria "resolver" o problema e voltar aleatoriamente...na verdade deveria piorar ao passar do tempo, pq o possível furo/rasgo tem a tendência de aumentar....
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