Partida com motor frio

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Mais noticias!!

Um professor da faculdade comentou esses dias que ele tinha uma montana 2005 (1.8 2ª geração, 109cv) e ele tinha o seguinte problema:

Ele viajava muito e na estrada o carro se comportava perfeitamente sem qualquer problema, porem ao andar na cidade e "devagar" o carro engasgava e ficava meio "quadrado"... fazendo alguns testes ele descobriu que todas as vezes que o carro se comportava irregular, removendo os dois conectores do módulo de injeção para reseta-lo... o carro ficava perfeito denovo, mas quando ele voltava a andar muito na estrada, ao voltar a andar na cidade, voltavam os problemas denovo... (ele sempre andava com alcool puro)
Associando esse problema com um outro que ele teve num equipamento, ele resolveu melhorar o aterramento do módulo de injeção, colocando um cabo da carcaça do módulo para direto para o terminal negativo, resultado: PROBLEMA RESOLVIDO! e relembrando sempre usando alcool puro.

Perguntei pra ele se quando o carro estava "quadrado" ele morria após a partida a frio e ele disse que não, porem ele citou que com o carro frio a dirigibilidade ficava muito ruim, coisa que acontece também na meriva do meu pai! segundo a explicação dele, com o aterramento danificado, alguns dados são perdidos e outros chegam de modo incorreto, ai começam os erros e tudo fica ruim...

Já fiz um cabo, conforme citei, vamos ver como fica a dirigibilidade a frio agora! novidades eu posto.
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Caio B. escreveu:Mais noticias!!

Um professor da faculdade comentou esses dias que ele tinha uma montana 2005 (1.8 2ª geração, 109cv) e ele tinha o seguinte problema:

Ele viajava muito e na estrada o carro se comportava perfeitamente sem qualquer problema, porem ao andar na cidade e "devagar" o carro engasgava e ficava meio "quadrado"... fazendo alguns testes ele descobriu que todas as vezes que o carro se comportava irregular, removendo os dois conectores do módulo de injeção para reseta-lo... o carro ficava perfeito denovo, mas quando ele voltava a andar muito na estrada, ao voltar a andar na cidade, voltavam os problemas denovo... (ele sempre andava com alcool puro)
Associando esse problema com um outro que ele teve num equipamento, ele resolveu melhorar o aterramento do módulo de injeção, colocando um cabo da carcaça do módulo para direto para o terminal negativo, resultado: PROBLEMA RESOLVIDO! e relembrando sempre usando alcool puro.

Perguntei pra ele se quando o carro estava "quadrado" ele morria após a partida a frio e ele disse que não, porem ele citou que com o carro frio a dirigibilidade ficava muito ruim, coisa que acontece também na meriva do meu pai! segundo a explicação dele, com o aterramento danificado, alguns dados são perdidos e outros chegam de modo incorreto, ai começam os erros e tudo fica ruim...

Já fiz um cabo, conforme citei, vamos ver como fica a dirigibilidade a frio agora! novidades eu posto.
Resultado do cabo adicional de aterramento do módulo de injeção direto no terminal negativo da bateria:

Dirigibilidade a frio: agora está OK! o carro frio tem bastante força e não quer morrer facilmente como antes! hoje pela manhã com aproximadamente 18ºC marcando no TID, deixei o carro ligado por cerca de 1 minuto e já sai e o resultado foi otimo: sem falhas, engasgadas e sem "trancos".

Morrer na partida a a frio: na ultima vez que foi abastecido, foi colocado cerca de 90% alcool e 10% gasolina e quando chegou na reserva, ao dar a partida a frio morreu apenas uma vez e na segunda partida estabilizou, agora esta com 100% alcool, vamos ver se morre nas proximas partidas a frio.

Outro detalhe que sempre achei estranho é que o ponteiro de temperatura, ao andar na estrada a mais de 80 km/h constantes, simplesmente descia e ficava na posição como se o carro estivesse desligado e agora ele não faz mais isso! cerca de 5 minutos de funcionamento o ponteiro vai pro 90ºC e sempre fica ali proximo, na estrada desce um pouco mais não chega nem na marcaçao em azul.

Considero o problema 90% resolvido, os outros 10% agora é ver se ele não morre mais nas partidas a frio.
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Mais noticias!!!

4º dia rodando com alcool puro e.... nada de morrer na partida a frio!!!! nehumas das partidas a frio a meriva morreu mais!! o proximo passo é ver o consumo se melhorou!

SandroJK,

Se quiser ajuda para tentar fazer essa solução no seu corsa para esse problema da partida a frio, sinta-se a vontade para me mandar MP!
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


jrgobis
:: Millennium ::
Mensagens: 147
Registrado em: Sábado 15 2008f Março 2008 07:24:28 PM
Localização: Santa Mariana - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jrgobis »

Olá,

Tenho um classic 1.0 2004 alcool que pega muito bem de manhã, ou seja já na segunda partida pega e não mfalha mais.
Façoo seguinte: Dou um toque na chave para ele injetar, depois giro normal que ele injeta de novo e pega de prima. Aí a rotação vai nas alturas e vai baixando devagar e não morre, estabilizando em 1.100 rpm.
Só que quando estou na estrada ele fica dando umas " falhadas ", comno se o alcool fosse ruim.
Este modulo que vcxs estão comentando fica no classic no pé direito do sapo e leva um cabo até o negativo da bateria!!!
Qual fio vcs pegam no modulo!!!

Abs

Jrgobis


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

jrgobis escreveu:Olá,

Tenho um classic 1.0 2004 alcool que pega muito bem de manhã, ou seja já na segunda partida pega e não mfalha mais.
Façoo seguinte: Dou um toque na chave para ele injetar, depois giro normal que ele injeta de novo e pega de prima. Aí a rotação vai nas alturas e vai baixando devagar e não morre, estabilizando em 1.100 rpm.
Só que quando estou na estrada ele fica dando umas " falhadas ", comno se o alcool fosse ruim.
Este modulo que vcxs estão comentando fica no classic no pé direito do sapo e leva um cabo até o negativo da bateria!!!
Qual fio vcs pegam no modulo!!!

Abs

Jrgobis
Jr,

Na meriva, tinha exatamente este fio que você comentou, que vai da bateria no polo negativo para a carcaça do modulo de injeção, porem acredito que o tempo ele foi perdendo alguma caracteristica que não garantia o aterramento necessario, então o que fiz foi colocar outro cabo com bitola maior, "paralelamente" a ele, ou seja, liguei do polo negativo até outro ponto da carcaça do módulo de injeção, pronto problema resolvido!

O seu problema, acredito que tambem possa ter outras causas, porem aconselho você a tentar essa solução para ver se melhora algo... sei que no corsa 1.8 de um amigo tambem tinha esse mesmo problema do aterramento!
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


SandroJK
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 30 2009f Junho 2009 08:44:58 AM
Localização: Registro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SandroJK »

Boa Caio!!!

Já fiz o cabo...e daqui a pouco vou colocar...daqui alguns dias posto o resultado!!


Muito Obrigado pela ajuda


abraço
Meu 1.8 é Beberrão...


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

Outro tópico que contem informações relacionadas:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=40728
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


SandroJK
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 30 2009f Junho 2009 08:44:58 AM
Localização: Registro - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SandroJK »

:) AE CAIÃOOOOOOO....e Corseiros, problema resolvido no meu cachaça 1.8,

fiz o aterramento conforme o Caio disse, mas não tinha resolvido, aí ele me falou

que teria que resetar o módulo pois o mesmo não tinha feito reconhecimento do novo

cabo e foi o mesmo que o mecanico me disse....resultado; Motor redondinho e sem morrer

pela manhã, próximo passo é limpar os conectores conforme Caio ensinou!!

BRIGADÃO PELA AJUDA CAIOOOO!!
Meu 1.8 é Beberrão...


Caio B.
:: Rodeio ::
Mensagens: 710
Registrado em: Domingo 03 2006f Dezembro 2006 02:41:30 AM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Caio B. »

SandroJK escreveu::) AE CAIÃOOOOOOO....e Corseiros, problema resolvido no meu cachaça 1.8,

fiz o aterramento conforme o Caio disse, mas não tinha resolvido, aí ele me falou

que teria que resetar o módulo pois o mesmo não tinha feito reconhecimento do novo

cabo e foi o mesmo que o mecanico me disse....resultado; Motor redondinho e sem morrer

pela manhã, próximo passo é limpar os conectores conforme Caio ensinou!!

BRIGADÃO PELA AJUDA CAIOOOO!!
Show!!

Isto é problema cronico dos 1.8 que tem esses dois conectores no módulo de injeção e com gasolina "parece" que tudo fica bom porque é um combustivel que exige mesmo em termo de acerto em mapa a frio, mas na verdade isso é problema no aterramento e nos conectores que com o tempo fica com folga, devido a vibração e tambem vai oxidando os contatos (não são bem vedados contra agua e poeira), ai a solução é reforçar o aterramento, retirar os conectores, limpa-los e quando inseri-los novamente, de algum jeito garantir que eles não fiquem com folga; Pronto, agora a injeção consegue trabalhar perfeitamente novamente! o carro com alcool puro fica "lisinho", gastar menos e andar mais (a potencia em baixa rotação está bem maior!) Estou observando consumo da meriva, mas parece que já melhorou! despois posto os resultados finais!

Quando tiver um tempo, vou tirar uma foto e colocar algumas instruções com o procedimento a ser feito para resolver o problema.

Atenciosamente, Caio.
Ex-Corsa Hatch 1.8 flexpower > Excelente!


billy budd
:: Millennium ::
Mensagens: 115
Registrado em: Quarta-feira 31 2010f Março 2010 05:38:13 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por billy budd »

Amigos, boas e más notícias!!

vamos a boa primeiro: Em páginas anteriores, relatei que estava passando por problemas de aceleração e partida. O problema de falha na aceleração foi sanado :) Eu resolvi não levar o carro na GM, resolvi que não mexeria em nada sozinho (somente a arruela so sensor). Como não ando muito com o veículo, pensei que o problema viria à tona. Não sei qual foi o motivo do engasgo, mas deixo 3 opções que nunca vou saber qual foi:

1- Água entrou em algum lugar que não podia (passei numa grande poça um tempinho antes)
2- Combustível ruim (muitos postos tem e as vezes nem sabem).
3- sujeira no bico (essa eu acho menos provável, carro com 13.000 km, porém achei melhor colocar um aditivo [nunca tinha colocado].

Agora a coisa ruim :evil: (nem tão ruim assim).

O corseta naum quer pegar de manhã! Só estou com alcool no tanque. Tem gasolina no reserv. Mas posso girar a chave 5~6 vezes e nada de pegar.

Solução: abrir a TBI e pingar umas gotas de combustível (gasolina). [Pega na hora].
Preciso verificar porque o sist. de partida a frio não funciona, estou pensando em colocar um sistema manual de injeção de GASOLINA, alguém já fez isso? Pode me ajudar com um DIY ?

:?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”