CORSA 1.0 - MPFI -97 - CILINDRO FALHA AINDA C/ MOTOR FRIO

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Rubens Jensen dos Santos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 13 2009f Novembro 2009 09:34:40 AM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

CORSA 1.0 - MPFI -97 - CILINDRO FALHA AINDA C/ MOTOR FRIO

Mensagem por Rubens Jensen dos Santos »

Caros Colegas,

Socorro :roll: , pelo Amor de Deus. Estou ficando maluco com meu corsa.

O carro foi feito motor completo (parte inferior e superior). Troquei tudo.

Após algum tempo (3 mêses) a correia dentada (que já havia sido trocada), arrebentou. O mesmo mecânico trocou. Logo em seguida, o motor começou a apresentar o seguinte defeito.

De manhã, o carro pega normalmente e após andar 200 a 300 m, começa a falhar 1 (ou 2 ???). Se deixar em marcha lenta , morre. Mantendo-se a rotação alta é possível continuar a andar com o carro (com perda de potência, óbvio) até a temperatura do indicador do painel atingir a primeira marca. Aí o motor começa a funcionar sem problemas, como se nada tivesse acontecido.

Voltei no mecênico e não consegui solução. O carro foi utilizado assim mesmo por 6 mêses (trechos curtos). Agora resolvi enfrentar o problema até a sua solução.

Levei numa oficina autoelétrica conceituada aqui em Sorocaba e estamos fazendo uma revisão geral. Até agora fizemos:

- Limpeza do sistema de injeção (bicos e flauta)
- Troca de velas (estavam péssimas)
- Substituição do sensor de temperatura
- Substitição do filtro de gasolina
- Substitição dos cabos de vela
- Checagem da pressão da bomba de gasolina - OK
- Checagem dos parâmetros no computador - Ok
- A loja me emprestou uma bobina nova para ver se o problema estva neste item. O problema continuou, ou seja, não é a bobina.
- A sonda lambda é antiga de um só fio e segundo o eletrecista só atua em temperatura alta. Sendo que o problema acontece com o motor ainda frio, foi descartada como motivo do defeito.
- Percebi que o motor estava funcionando numa temperatura acima do normal e a ventoinha estva entrando mesmo na estrada. Então trocamos a válvula termostática (estava travada).

Com tudo isto, é claro que o carro melhorou. No entanto, o defeito principal, continua. Para andar de maneira segura é necessário aquecer o carro para sair, caso contrário o motor falha e perde potência até aquecer um pouco.

Quem poderia me auxiliar nesta investigação. Eventualmente o problema poderia estar na parte mecânica (assentamento de válvulas por exemplo)? ou isto é pouco provável?

Aguardo sugestôes e quem sabe, a solução de caso similar.

Um abraço à todos.

Rubens


Avatar do usuário
lipe_caipira
:: Millennium ::
Mensagens: 159
Registrado em: Terça-feira 15 2007f Maio 2007 10:51:08 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lipe_caipira »

cara soh para ajudar nas possiveis resoluções...

vc esta rodando com qual combustivel ???

esta fumando ???

as velas tinham vestigio de óleo ???

vamos tentar ajudar...

abs
Imagem


Rubens Jensen dos Santos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Sexta-feira 13 2009f Novembro 2009 09:34:40 AM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rubens Jensen dos Santos »

[quote="lipe_caipira"]cara soh para ajudar nas possiveis resoluções...

vc esta rodando com qual combustivel ???

esta fumando ???

as velas tinham vestigio de óleo ???

vamos tentar ajudar...

abs[/quote]


Grato pelo retorno.

Respondendo:

- O carro é a gasolina e só abasteço em postos confiáveis de bandeira conhecida SHELL e IPIRANGA (sempre os mesmos). Certamente combustível ruim, não é o prooblema.
- As velas estavam bem ruins com os eletrodos bem arredondados e pretos
- Não noto o carro fumando durante funcionamento normal e nem nas trocas de marcha. Somente na partida inicail , há a emissão de bem pouca fumaça branca. Nada que chame a atenção.
- Não há diminuição do nível de óleo. Não há necessidade de completar o nível durante as trocas (a cada 5000 Km).

Grato

Rubens


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

essa fumadinha na partida vem por conta de algum retentor de valvula possivelmente, temos um ponto de partida

precisaria dormir o carro na oficina pra frio medirem a compressao do motor
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


alexbsbi
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Quinta-feira 24 2008f Janeiro 2008 09:50:27 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexbsbi »

Rubens, eu estou com um problema semelhante ao seu. Dá uma olhada na minha história nesse link:
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... ht=#522094

Conforme está no tópico que estou discutindo isso, tenho a impressão que tudo começou depois que passei o Flush no motor, pra fazer limpeza de cárter, só que depois disso tive que fazer a retífica do cabeçote, foi necessário trocar todos os retentores de válvulas, inclusive isso não comentei no tópico, mas enfim, o problema continua. Já fiz diversas coisas, trocas, substituições, limpezas e até agora, nada. Acho que a única diferença do meu pro seu, é que o meu é 1.6.

Se descobrir o motivo, poste a solução, pois vai me ajudar também e certamente vai ajudar outros que tenham ou venham ter o mesmo problema.

Obrigado.
CORSA GL 97 HACTH 1.6 MPFI 2 portas


alexbsbi
:: Wind ::
Mensagens: 26
Registrado em: Quinta-feira 24 2008f Janeiro 2008 09:50:27 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alexbsbi »

Num futuro bem próximo pretendo trocar o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento pra ver se está influenciando nesse problema, apesar de não ter problema nenhum em relação a temperatura.

Uma coisa que observei é que o meu carro não tem a Válvula Termostática, o dono anteior pode ter tirado. Mas por incrível que parece não tenho problema de alto consumo, pois sei que tanto o sensor de temperatura, quanto a válvula termostática influenciam no consumo.

Ele faz 12 a 13Km por litro na cidade e 16Km por litro na estrada.
CORSA GL 97 HACTH 1.6 MPFI 2 portas


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”