MANUTENÇÃO NO COMANDO DE VÁLVULAS

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

MANUTENÇÃO NO COMANDO DE VÁLVULAS

Mensagem por L u i z »

Bom, meu Corsa resolveu se apresentar!

Depois de mais de 10 anos com o carro e quase 100 mil km, acho que o terror de todo dono de Corsa (e de outros GMs) resolveu me assombrar: Começou a bater válvula e acho que o comando foi pro saco.

Bom, pelo que já li em diversos depoimentos aqui no Corsa Clube, sei que não deve ter muito o que fazer mesmo. O negócio é substituir o comando por um novo.

Porém, o que pergunto aos amigos mais entendidos do Corsa Clube é:

1) Quais as outras partes/peças que devem ser observadas (trocadas ou retificadas)?

2) Também gostaria de saber se alguém já conseguiu fazer, ou ouviu falar se existe forma de fazer uma espécie de retifica, conserto ou ajuste no comando de válvulas?

3) Batida de válvulas no Corsa só pode ser comando?

Já gostaria de informar que fui a um mecânico, e pretendo ouvir pelo menos mais uns dois, para reforçar o diagnóstico. Esse primeiro me confirmou que é o comando mesmo e que se trocar vai parar o barulho e o carro volta a ser como antes, me cobra R$ 150,00 de mão de obra e disse que as peças ficam em +/- uns R$ 500,00. Ele escutou e olhou o motor, disse que a parte de baixo não tem barulho e esta tudo em ordem. Ainda não fui a nenhuma autopeça fazer orçamento, primeiro vou ouvir os outros mecânicos até o fim dessa semana. Vou manter esse tópico atualizado na medida em que for resolvendo o problema. A propósito, o carro esta em perfeito funcionamento e não apresenta nenhuma falha no funcionamento.

Por enquanto é isso, valeu!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá L u i z.
Sei que vai aparecer alguns e te orientar sobre isso, mas, cuidado ao trocar esse comando.
Até que porve ao contrário, fuja dos paralelos, só compre original.
Parece que ele tem código cravado no mesmo para se orientar.
Tambem ando desconfiado do meu, pois, o motor trepida um pouco até o painel.

Investigue melhor com outros profissionais, de repente nem é ele.

Alguem?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Sheibys
:: Wind ::
Mensagens: 28
Registrado em: Quarta-feira 19 2009f Agosto 2009 10:36:52 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sheibys »

Intão o meu motor parece que esta com o mesmo problema.... mas..... tenho garantia de 2 meses ainda.... hj mesmo apos meu topico do Tec tec no motor, levei o meu corsinha para o vendedor que qndo ouvio o barulho disse:
_Eita, fio não quero t asustar mais... vou ter que trocar os pistões... por que ele tah batendo na saia... (como não sei nada, falei q tah bom), e c o mesmo não sevir... retifica no motor.... bom agora são 15 dias sem carro, a pé.... pois o vendedor vai fazer isso ai.... é esperar para ver c vai mesmo arrumar meu problema.... o estranho q nem queima oleo e nem esfumaça, muito menos o oleo abaixou... mas tah ai!!!
vlw!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

muito cuidado com desgaste do comando, pode ser galeria de lubrificacao entupida, de nada adianta trocar sem resolver.....
e veja direito pq corsa é danado pra ter barulho e todo mundo condenar tucho ou comando
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Mike PF
:: Super ::
Mensagens: 76
Registrado em: Quinta-feira 12 2009f Fevereiro 2009 04:08:19 PM
Localização: Passo Fundo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Mike PF »

Daí Luiz, tudo beleza??
Só quero reforçar o que o Alcineu falou, no meu corsa foi trocado eixo de comando e foi colocado um similar e o ponto ficou totalmente diferente. Se colocar alinhado a marca que tem no distribuidor fica horrivel, apaga sempre. depois de estudar muito o carro perguntamos na retifica que eixo foi usado e soubemos que era diferente. Mas um conselho, não troque varias peças sem consultar antes um mecanico de confiança...

Abraço


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

[quote="SemControle"]muito cuidado com desgaste do comando, pode ser galeria de lubrificacao entupida, de nada adianta trocar sem resolver.....
e veja direito pq corsa é danado pra ter barulho e todo mundo condenar tucho ou comando[/quote]


E aí Sem Controle! Blz?!

Cara, o que seriam essas galerias de lubrificação?

São próximas ao comando, ou seja, na parte de cima do motor? É possível limpar sem desmontar muita coisa (sem desmontar todo motor)?

Valeu!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

galerias sao como as galerias de agua pluvial na rua, sao as tubulacoes por onde passam oleo e agua dentro do bloco, cabecote....

as vezes seu motor apresenta alguma borra de oleo, q pode estar obstruindo alguma dessas galerias de lubrificacao do comando, provocando desgaste e até a quebra do mesmo.....

foi so uma hipotese, se vc mantem as trocas de oleo em dia, e combustivel bom, o motor deve apresentar essas borras dentro do normal, quase nenhuma....logo, nao seria esse o motivo...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

Bom, para constar, conforme eu havia dito, levei o carro em outro mecânico.

Contrariamente ao que foi falado pelo primeiro mecânico, que para relembrar, disse que era o comando e que somente com substituição ficaria bom de novo, talvez se necessário a troca de mais algumas coisinhas, mas só abrindo para ver.

Já o segundo mecânico, me disse que também é o comando, mas que é possível fazer uma espécie de retifica nele sem precisar trocar por um novo. Também disse que vai ter que ver os balancins e como já vai ter que abrir vai dar uma olhada geral nas válvulas, retentores e tuchos.

Para tirar a dúvida de vez, vou a um terceiro mecânico, até porque não tenho um de confiança, já que o carro nunca tinha dado problemas.

Após esse terceiro vou pesar os diagnósticos e resolver o que fazer. Se alguém tiver alguma dica/idéia, que já tiver passado por situação semelhante, aceito conselhos.

Valeu, mantenho atualizações conforme for resolvendo.


jhoniregis
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Quarta-feira 12 2009f Agosto 2009 09:46:15 AM
Localização: Bom Princípio - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhoniregis »

E ai galera.....

Tive um problema parecido no meu.
Quando peguei o carro havia bastente borra.

Utilizei aqueles produtos pra limpeza do motor, achando que ia ficar bom..
Não deu 3 meses e comaçou o "tec tec tec tec.."
No inicio só dava quando exigia bastante do motor,
depois o barulho era permanente....

O que aconteceu: Alguns tuchos nao faziam mais o seu trabalho por estarem cheios de borra, e uma parte do comando ficou sem lubrificação, e consequentemente gastou. (ferro com ferro)

Gastei quase 600 reais em peças originais>
1 Comando,
8 Tuchos,
8 balanceiros,
8 escorinhas,
1 retentor do comando.


É Extremamente importante voce ficar atento as trocas de óleo, nao deixar passar de jeito nenhum.

Se notar borra no motor, procure o quanto antes um mecanico para verificar o que melhor pode ser feito. Em casos em que encontra-se pouca borra pode-se solucionar o problema apenas com uso de um produto especial. Em casos piores deve-se abrir o motor para fazer limpeza e verificar se houve desgaste das peças.


Fica aí entao a dica de PREVENÇÃO!
Abraço!


L u i z
:: Super ::
Mensagens: 69
Registrado em: Segunda-feira 28 2008f Janeiro 2008 03:33:26 PM
Localização: Santiago - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por L u i z »

E aí galera!

Realmente estou com muito pouco tempo, mas não se preocupem, pois não estou andando muito no carro.

Ontem levei em mais um mecânico, títulado como um dos melhores em Chevrolet aqui da cidade. O problema é que ele não respondeu nada com nada.

Vou tentar transcrever a conversa para vocês terem uma ideia:

Eu: O senhor pode dar uma olhada e escutar o motor?

Mecânico: Sim, vamos ver.

Eu: E aí, o que o senhor acha que pode ser?

Mecânico: É...(...seguido de silêncio...e umas aceleradas no carro...).

Eu: O que o senhor me diz?

Mecânico: Só abrindo pra ver.

Eu: É...(...seguido de silêncio...).

Mecânico: É, pra ver realmente o que é, tem que abrir.

Eu: Tá certo. Mas, e pela sua experiência, acha que pode ser grave?

Mecânico: Não. É só na parte de cima.

Eu: É o comando então?

Mecânico: Pode ser sim. Mas só abrindo pra ver.

Eu: Se for o comando tem que trocar ou da pra arrumar?

Mecânico: Se for isso tem que por novo.

Eu: Sei...e o senhor acha que tem mais alguma peça pra trocar?

Mecânico: Talvez, só abrindo mesmo.

Eu: Pois é, mas e o gasto? Quanto o senhor acha que vou gastar em peças, mais ou menos?

Mecânico: Depende, tem que abrir e ver o que precisa trocar. Eu só uso peça boa, tenho que manter o nome da oficina. Tu pode pesquisar o preço nas autopeças, mas pede de primeira linha. Olha o preço do comando, balancins, tuchos e retentor do comando.

Eu: Pois é, mas e de mão de obra?

Mecânico: Depende do que tiver de serviço.

Eu: E o que o senhor costuma cobrar?

Mecânico: Depende de cada carro, tem que abrir e ver o que tem que fazer.

Eu: Ta certo então, vou pesquisar o preço dessas peças e qualquer coisa lhe procuro.


Conclusão: Não entendi direito. Não sei se ele é daqueles avião e vai dizer que tem que trocar tudo as peças e ainda me cravar a faca na mão de obra ou se realmente tem que ver o estado que esta tudo.


Observação: Ouvi falar duas coisas sobre ele. Uma que ele é o melhor em Chevrolet da cidade, pois trabalhou 20 anos na oficina da autorizada aqui da cidade e outra é que de fato ele é careiro, cobra muito caro pelo serviço.


Esse sábado, se der tempo, vou pesquisar o preço das peças e ver se cabe no meu orçamento. Enquanto isso, vou pensar nos mecânicos e tentar decidir em qual deles fazer o serviço.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”