Motor Econoflex 1.4 falhando

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
Marcos_rds
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 24 2009f Maio 2009 01:31:03 PM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Motor Econoflex 1.4 falhando

Mensagem por Marcos_rds »

Boa tarde.
Pessoal sou novo no forum, porém já com problemas. Possuo um corsa 2008, com motor 1.4 econoflex. O carro depois de 34000 Km começou a falhar quando tento manter estavél a velocidade, porém quando acelero o carro anda bem e também quando tiro o pé do acelerador o carro se comporta bem. Andei procurando alguns mecânicos mas as repostas tem sido as mais variadas possível. Ninguém chega a conclusão alguma.
Alguém já teve esse problema?


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

A principio logo se pensa em falha no resistor variavel do sensor de posição da borboleta - TPS, o que seria mais viável nas falhas de aceleração.
Esse sistema Econocflex usa um corpo da borboleta com tudo embutido e esse sensor de posição da borboleta é danado para dar pau nesse sistema.
Dizem que tem recuperação.
Antes de condenar isso e aquilo, de uma esmiuçada aqui neese link que tem muita coisa de concreto...

http://www.oficinabrasil.com.br/Arquivo ... cnico.html
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Marcos_rds
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 24 2009f Maio 2009 01:31:03 PM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos_rds »

Valeu pela dica do site, já estou buscando nele qualquer informação que possa ajudar.
Aproveitando eu estou pensando em remover apenas o potenciometro para realizar uma limpeza, mas tenho receio se após montar terei problemas de ajuste e/ou calibração da válvula borboleta. O que você acha?
Você possui algum tutorial de como desmontar este potenciometro?

Apenas para histórico, este problema ocorreu pela primeira vez quando o carro tinha apenas 5.500 Km, aos 7.500 Km levei a concessionária para a revisão de praxé, na epoca o mecanico disse que havia realizado apenas a limpeza do corpo de válvula, mas não sei exatamente o que foi limpo e se derrepente ele fez algo mais, porém o problema apenas voltou a aparecer agora.


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Acho melhor voce procurar uma oficina que mexa so com injecao.
Esse corpo com tudo imbutido ainda nao tenho nocao, mas, e complicado mexer ai sem saber o que fazer.

seria esa aqui no lunk abaixo
www.altese.com.br/promo_detalhe.php?code=1017

do lado dela ha uma tampa onde esta o resisitor de posicao da borboleta, o TPS.
E um mecanismo melindroso pacas para mexer sem nocao.
Pelo que sei, seguindo a foto no link abaixo, onde ha aquela tampa plasica preta na lateral e onde esta o sincronismo do eixo da borboleta, o sensor de posicao dela-TPS.

Imagem
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Marcos_rds
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 24 2009f Maio 2009 01:31:03 PM
Localização: Rio das Ostras - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Marcos_rds »

Mais uma vez valeu pela dica. Em média os mecânicos da região estão cobrando de R$700,00 a R$ 900,00 pela peça.
Quanto a desmontar acho que irei arriscar, o carro está muito ruim e acho que pior não pode ficar.
Eu acho que irei conseguir, mas gostaria de ter o máximo de informações possível. Então aquela tampa sai? Pois se ela sair e por ela tiver acesso para realizar a limpeza acredito que o problema será resolvido.
De qualquer forma irei documentar tudo para poder no futuro somar informações a este forum também.


daliton
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 12 2009f Junho 2009 04:41:01 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daliton »

É o seguinte:
Primeiramente gostaria que todos que lerem essa notícia a divulgue para o maior número de pessoas possivel!
Esse problema vem ocorrendo com todos os carros GM com esse motor econoflex 1.4 (exceto o prisma que possue um sistema de admição de ar diferente)
De fato o defeito é no sensor da borboleta. Quando você reclama com o carro ainda na garantia, o mecânico da GM fica enrolando com uma limpeza, o que resolve temporariamente o problema. Porém com o tempo ele volta a aparecer.
Os engenheiros da GM finalmente encontraram o problema, trata-se de um mal dimensionamento da peça, fazendo com que o sensor da borboleta emperre, e por tanto, repasse uma informação errada pra ECU. Eles resolveram o problema com a inclusão de uma pequena roela de plástico que fica dentro do corpo da borboleta. Se a GM fosse uma empresa séria convocaria todos os carros equipados com esse TBI para fazer recall, mais enfim!! reclame o seu direito, uam vez que você tem o problema desde quando o carro estava na ganrantia! e espalhe essa notícia. No caso do meu corsa resolveu, após limpar o maldito TBI umas 10 vezes o pessoal da consecionária me falou que tinha essa nova solução. Ela é recente, coisa de 1 mes pra cá. Boa sorte!


fabiohmoraes
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 30 2008f Março 2008 11:12:27 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabiohmoraes »

Daliton,

poderia passar mais detalhes dessa borracha??


tenho medo de chegar na concessionaria e ninguem saber disso ainda.

obrigado,

Fábio.


daliton
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 12 2009f Junho 2009 04:41:01 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daliton »

Na realidade trata-se de uma roela de plástico que fica dentro do corpo do TDI. Ela funciona com um calço, impedindo que a borboleta emperre. Com certeza eles vão saber sim, eu vi na minha agencia um e-mail impresso com um comunicado da engenharia da chevrolet para toda a rede autorizada, explicando como instalar a gambiarra


daliton
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 12 2009f Junho 2009 04:41:01 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daliton »

detalhe, me disseram que a roela custa 5 reais!!! custava nada a GM chamar pra um recall


daliton
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 12 2009f Junho 2009 04:41:01 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por daliton »

depoimento de outro usuário aqui do forum em uma thread que criei pra divulgar o assunto:

fdenardi::
Estive hoje na concessionária Carrera em SP e foi feito exatamente este procedimento para resolver as falhas em aceleração constante.

Levou coisa de 15 minutos o serviço, O mecanico instalou uma arruela de plástco entre o TPS e o eixo da borboleta do acelerador e na garantia da fábrica apesar de meu carro ter saido da garantia em 28/04.

Vamos ver na proxima viagem se o problema reaparece.

Cobrem seus direitos.


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”