[SOLUÇÃO] - Troca da junta do carter - a missão

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[SOLUÇÃO] - Troca da junta do carter - a missão

Mensagem por rogdigue »

Bom, tava vazando um pouquinho de óleo pela junta, as vezes nem pingava no chão, mas eu não aguentei, levantei o carro, e com uma chave 8 apertei os parafusos da tampa. Resultado??? Agora tá vazando muito por vários pontos, tem uma mancha de óleo de uns dois palmos no chão da garagem. Uma junta custa 13 conto, vou encarar e tentar trocar, tenho chave torx, cola de junta, macaco pra levantar e uns calços de madeira pra deixar o carro mais alto com segurança. Já vi a junta na loja, é da marca Taranto, tem uns anéis de metal pra colocar nos orifícios dos parafusos. Lembrando q não tenho torquímetro. Faço manutenções simples do tipo troca de óleo, filtros, velas, fluídos, e o final sempre é feliz, mas essa junta aguenta trabalho severo, o máximo q pode acontecer é vazar de novo. Alguém tem mais detalhes sobre essa troca, ou me indica algum tópico aqui no site que explique isso, pq eu procurei e não achei. Vou fazer o serviço no sábado. Obrigado.

Rogério.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a dica é de apertar os parafusos em X de fora pra dentro, e aos poucos....

conferiu é pela junta mesmo q esta vazando? pode ta com o carter empenado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


rogdigue
:: Classic ::
Mensagens: 1348
Registrado em: Terça-feira 29 2004f Junho 2004 06:31:50 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rogdigue »

Concluí a missão de trocar a junta do cárter com êxito parcial até agora, durante a semana verei se o serviço caseiro ficou bom mesmo, pois deixarei o carro parado e sem óleo até a quarta-feira quando precisarei usá-lo.

Durante esse trabalho constatei algumas coisas:

1º) Use sempre um óculos ou máscara para manusear líquidos quando estiver embaixo do carro, pq me caiu uma gota de óleo quase sobre o olho, mais um pouquinho pro lado e eu veria estrelas;

2º) Não precisa ter nenhum óleo super hiper mega maxxi ultra light foderetion, basta usar o óleo que consta no manual, no tempo correto, trocando sempre o filtro junto, como eu sempre fiz, e o motor permanecerá lubrificado e livre de borra. Foi oq constatei depois de ter trocado a junta do cárter e a junta da tampa de válvulas do meu Corsa, pois mesmo após 160 mil km não havia nenhuma partícula sólida no cárter, e a sujeira nas paredes do bloco é aquela superficial q sai com um pano umedecido em gasolina;

3º) Não dá pra retirar a tampa do cárter sem deslocar o cano de escape, apenas desparafuse o cano do coletor e ele se desloca um pouco pra lado, é o suficiente pra tampa sair e depois colocá-la devolta;

4º) Sem ferramentas apropriadas, um macaco, cavaletes e calços, nem tente fazer isso pq não dá.

Obrigado ao Sem Controle que deu a dica e eu segui a risca, se vazar a culpa é sua ... ahahahah ... brincadeira.

Rogério.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ja coloca o oleo e deixa em repouso pra ver se ficou 0...

tomara q nao pingue nada hehehehehehe
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Dorgi
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 15 2008f Abril 2008 06:20:40 PM
Localização: Camaçari - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dorgi »

pô o topico já é um tanto quanto antigo, mais vou perguntar assim mesmo, alguem ai sabe qual o torque destes parafusos?, melhor se não for pedir muito se alguem souber e quiser compartilhar a informação, o torque dos parafusos do motor 1.0 16V!


desde já agredeço,


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Dorgi escreveu:pô o topico já é um tanto quanto antigo, mais vou perguntar assim mesmo, alguem ai sabe qual o torque destes parafusos?, melhor se não for pedir muito se alguem souber e quiser compartilhar a informação, o torque dos parafusos do motor 1.0 16V!


desde já agredeço,
é bem provavel q encontre essa informacao no manual de servico
da uma olhada se diz certinho la...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Dorgi
:: Wind ::
Mensagens: 21
Registrado em: Terça-feira 15 2008f Abril 2008 06:20:40 PM
Localização: Camaçari - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Dorgi »

rapais não tem não!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

te falo q é o unico entao....o manual de servicos da minha motinho, tem torque até dos parafusos da carenagem

o manual de servicos é utilizado nas CCs justamente pros mecanicos seguirem os procedimentos de forma correta e ter as informacoes de como fazer......informacao vital pra parte mecanica q é o torque nao pode faltar...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


JulioAraujo
:: ST ::
Mensagens: 944
Registrado em: Domingo 20 2012f Maio 2012 02:31:10 PM
Localização: Ibirité - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JulioAraujo »

Estava prestes a criar um tópico mas achei este. Bom aproveitando que vou pegar uma semana de férias estou pensando em trocar:

- Junta do Cárter
- Trocar ou limpar o pescador
- Limpar o carter
- Tampa de valvula + junta

Será que dá pra fazer isso em casa? Tenho algumas ferramentas menos torquimetro. Pensei em levar na oficina sairá bem caro devido o trabalho que deve ser e estou sem grana agora...

Pensei até em levar em uma oficina aqui perto, pagar mas eu mesmo lavar/limpar as peças e pagar algum troco. Só pelo fato do elevador..

O que acham?


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

localhost, não sei se fazem isso, mas se consegue.
Eu to de saída hoje já... mas, se eu não esquecer, o que é bem comum, procuro no manual de manutenção como se faz. Se tem ele aí dá uma olhada, deve ter todo o procedimento bem detalhado.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”