O que ocasiona a perda do acelerador?

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rudimar
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O que ocasiona a perda do acelerador?

Mensagem por rudimar »

meu corsa hatch 1.8 flex 2005 esta com problema no acelerador , e o mecanico nao sabe direito o que e, ja foi feito texte na sensor de lambda . do nada ele perde a aceleraçao e fica em marcha lenta ocilando um pouco as vezes ate 2000 rpm , e nao acelera mais! tive ate um problema em uma ultrapasagem, tive de encostar no acostamento do lado contrario quase tive um acidente. o carro nao acelera , e so volta a funcionar apos desligar e dar a partida novamente, ja aconteceu isso umas 6 vezes!!! algeum pode me dizer o que pode ser o defeito!!! 8) 8) 8) 8) :cry: :cry: :cry:


DML
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Mensagem por DML »

rudimar escreveu:meu corsa hatch 1.8 flex 2005 esta com problema no acelerador , e o mecanico nao sabe direito o que e, ja foi feito texte na sensor de lambda . do nada ele perde a aceleraçao e fica em marcha lenta ocilando um pouco as vezes ate 2000 rpm , e nao acelera mais! tive ate um problema em uma ultrapasagem, tive de encostar no acostamento do lado contrario quase tive um acidente. o carro nao acelera , e so volta a funcionar apos desligar e dar a partida novamente, ja aconteceu isso umas 6 vezes!!! algeum pode me dizer o que pode ser o defeito!!! 8) 8) 8) 8) :cry: :cry: :cry:

Teu acelerador deve ser dos mais novos que é por sensor e não mais por cabo, correto?

Não sei se o defeito sendo no acelerador se um scan na injeção iria detectar.

Complicado isso. Eu arriscaria dizer que algum sensor do seu acelerador estaria com defeito mas, somente alguém especializado para dizer. Pode ser que alguém que tenha essas carros mais novos com esse novo tipo de acelerador tenha passado por problema parecido e poste por aqui depois.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

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MatheusM
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Mensagem por MatheusM »

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rudimar
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Mensagem por rudimar »

ele tem acelerador eletrico! so espero que essas peças nao sejao caras... esse carro so ta com 37000 km rodados! como pode dar problema ...... e dose :cry: :cry: :cry: :oops:


SemControle
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Mensagem por SemControle »

a luz da injecao nao esta acendendo qnd acontece o problema?
diria q pode ser algo relacionado a map ou maf, nao sei com qual dos 2 esse motor trabalha, se for maf, é bem provavel....ou algo restrito ao acelerador mesmo.....no minimo a abertura da borboleta deve ser comandada por alguns sensores e atuadores q ja deram tchau....
barato nao sao essas coisas.....

qnt mais tecnologia mais medo tenho, e trabalho com area tecnologica hehehe, por isso ainda gosto de alguns carburados originais....
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elsheike
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Mensagem por elsheike »

é amigo..somos dois..meu carro está com o mesmo problema...já troquei sensor do TBi, o próprio TBI e nada..ele esta na oficina..e os caras estão testando até o c.,,, da pqp do carro..mas nada....
Realmente me levantaram a possibilidade de ser os sensores do acelerador...eles custam na média uns 200 paus...pra cima...na autorizada eles querem vender o conjunto todo..que sai por 580 pilas....dureza né....


A minha viatura...


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rbsmontemor
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Mensagem por rbsmontemor »

Bom, vamos lá:

Meu carro estava com esse problema que muitos relatam. A marcha lenta oscilava e muitas vezes em velocidade constante em estrada ou cidade eu perdia o acelerador, tendo que parar o carro, desvirar a chave e ligar o carro de novo para que voltasse a funcionar.

Façam o teste de tirar o tubo de admissão e girar a borboleta. Ela é meio dura mas é possivel de girar como dedo, apertando-a (Com o carro desligado é claro). Se ela voltar à posição original rapidamente, a sistema mecânico está OK e o problema é 99% de chance de ser o TPS. Custa R$77,00.

Se não, (que era o meu caso) a borboleta vai ficar aberta, não retornando à posição em que fica normamente quando está desligada. Esse problema acontece por falta de lubrificação/desgaste/quebra de dentes das engrenagens internas do corpo de borboleta.
Desta forma o servomotor vai ter que fazer um esforço maior para mover a borboleta, e não vai contar com a força "contra" da mola, que é levada em conta quando se programa o controlador da borboleta (ECU). Assim ela não vai conseguir fazer o controle perfeito de abertur para se manter a marcha lenta, que tem que ser muito preciso, ainda mais num corpo de borboleta relativamente grande para a cilindrada em questão.

O meu problema começou porque meu carro estava montado turbo e o bico extra estava encharcando o compartimento de engrenagens do corpo de borboleta. Por isso faltou lubrificação nas engrenagens já que o alcool lavou tudo, e a borboleta começou a ficar "dura".

Foi só o caso de desmontar e lubrificar tudo para que voltasse tudo ao normal. Agora se eu giro a borboleta com o dedo, assim que paro de fazer força ela volta a posição original. (Sempre com o carro desligado é claro, com o carro ligado você não conseguiria fazer isso, o motorzinho é realmente forte).

Fotos do estado em que estavam as engrenagens:

Imagem

Dá para ver até onde encheu de alcool??

Imagem

No meu caso o problema foi o alcool, mas podem ser outros fatores. Antes de comprar um corpo de borboleta novo, tentem verificar isso que falei, pode ser que economizem uma boa grana..

Ah, e por falar nisso, se alguem precisar do TPS (Sensor de posição da borboleta) eu tenho um aqui. Eu comprei antes mesmo de verificar se era ele o problema, e no final das contas o problema era nas engrenagens. Quero o que paguei, R$77,00.

Abraços.


elsheike
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Mensagem por elsheike »

Pois é meu amigo, eles fizeram todos esses procedimentos e por ultimo, retiraram o módulo de injeção pois tanto no scanner quanto no teste de lampejamento o erro apresentado era o mesmo; falha no corpo da borboleta, apenas pelo detalhe, eles haviam acabado de trocar e testaram no carro. Testaram tudo de novo, os aterramentos e insistia nesse erro.
Agora estou aqui de mãos e pé atados, rezando pra que esse módulo não tenha defeito e, que tudo isso se resuma a algum mal contato.
Aqui no CC já li de tudo um pouco, desde de mal contato, até defeito congenito do motor.
Do jeito que tá indo, já estou vendo a possibilidade de troca-lo por um carro de outra marca, caso persistam esses problemas "fantasmagóricos".
Agradeço a presteza com que vc colocou o passo a passo para a troca das engrenagens do TBI e do próprio.
Infelizmente não se enquadra na minha situação.
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christopherccp
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Mensagem por christopherccp »

Boa noite, estou com o mesmo problema, quando meu carro perde força, a borboleta não abre, dentes do tps está ok, foi trocado tps, pediram 2 novos para teste, mas nada de resolver, meu mecânico falou p mim levar na concessionária, mas meio complicado, 200 a hora, se ficar 5h lá não tenho nem como pagar isso, fora oque for trocado né... a suspeita dele é chicote, ou modulo.


Bange
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Mensagem por Bange »

Pelo que entendi da leitura que fiz, no acelerador tem um sensor de posição (resistor duplo), que vai ligado na ECU, que interpreta a variação
da profundidade da pisada, pela variação da tensão e comanda um servo motor no corpo de borboleta (a exemplo do atuador da ML).

Então, no caso de uma perda da funcionalidade, temos envolvidos:
1 - módulo sensor do pedal
2 - ECU
3 - servo motor
4 - alimetação
5 - terra
6 - conectores/fiação

Qualquer dos 6 pontos pode apresentar problema, sendo o pior e mais caro o 2...porém o mais difícil a meu ver devido a robustez elétrica da ECU.

4 e 5, são facilmente mensuráveis, sobrando 1 e 3, que por serem peças com mobilidade, são mais prováveis de dar problema.

1 tem refil e pela simplicidade deve ser bem barato

3 é um conjunto caro e se não houver quebra do mecanismo (engrenagens) e nem a queima do enrolamento do servomotor, basta uma boa lubrificação para normalizar...

Base de informação:
https://www.youtube.com/watch?v=gCL-yDsYHQ8
https://www.youtube.com/watch?v=D_yMiKWvUV8

Ajudei?


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