Corsa engasgando.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Bom, não sei se ajuda ou atrapalha.
Também não sei se devido ao tempo seria melhor eu abrir um novo tópico.

Tenho problema parecido com meu corsa sedan 99. O carro engasga muito nas retomadas quando ando na gasolina. Sinto isso no GNV mas é quase imperceptível. Enfrento isso há seis meses e neste período passei por alguns mecânicos e realizei os seguintes serviços:

- vela
- cabo de vela
- sede de válvula (retífica de cabeçote)
- filtro de ar
- filtro de combustível
- limpeza de bico
- bobina
- sensor
- correia dentada, esticador etc (suspeita de estar fora do ponto)

Outros testes
- Pressão da bomba de combustível: ok (segundo mecânico)
- Compressão do motor: ok (segundo mecânico)
- Aterramentos em geral; ok (segundo eletricista)


Depois de gastar mais de R$1000,00 com tudo isso, incluindo peças e mão de obra o problema continua.

Recentemente amanheci misteriosamente sem GNV em meu carro. Achei estranho mas segui adiante andando na gasolina. Notei que o carro passou a funcionar perfeitamente na gasolina. Ou seja, depois de tudo que gastei eu descobri alguma coisa sozinho.

Fiquei uma semana com o carro só na gasolina e tudo ficou perfeito. Comentei com alguns amigos e me recomendaram ir a uma oficina especializada. Ao chegar narrei o problema. Alegaram que meu carro estaria misturando combustível e pediram que eu abastecesse GNV para eles avaliarem. Ao abastecer descobri porque meu GNV havia sumido no outro dia. A válvula do cilindro já era. Puts. Paguei R$25,00 de um GNV levado pelo vento e voltei a oficina do GNV. Os serviços foram:

- Troca da Válvula do cilindro
- Troca do variador de avanço
- Adição do relê responsável por fechar a bomba quando o GNV fosse acionado, evitando a suposta mistura com a gasolina

R$550,00 reais pelo serviço, saí de lá ontem achando que estava tudo bem mas hoje voltou a engasgar na gasolina. Será que ainda tem alguma coisa pra fazer para resolver isso? Quando só tem GNV no carro ele funciona bem. Quando só tenho gasolina ele funciona bem. Quando abasteço com os dois a Gasolina sacaneia.

Tá muito complicado isso aqui. Tenho o carro há apenas seis meses e já gastei mais da metade do valor pago pela compra do carro.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DuBrejo, bom, os primeiros 1000 reais ali está dentro da manutenção básica de cada carro, quando se compra um carro é o mínimo a se fazer. Eu ainda adicionaria freios e suspensão. É mais importante parar o carro.

Quanto ao problema em si. Cara, é só andar com scaner no carro. O Mecânico que sabe usar o scaner e ler as informações vai matar rapidinho porque está falhando. Mecânico que só sabe ver erro sai trocando peça.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Até concordo que os primeiros R$1000,00 sejam razoáveis para os periódicos de um carro mais rodados. Com suspensão gastei outros R$700,00. Com caixa de marcha outros R$650,00. Com cabeçote outros R$500,00, com segurança outros R$500,00, fora outras coisas que quis gastar no início da compra para deixar o carro do meu jeito mas isso não vem ao caso.

Sei que muita coisa que troquei era rotina e eu trocaria independente do problema.

Em relação ao scanner tive duas experiências neste assunto

1) O primeiro disse que trocaria, cabo, vela, faria limpeza de bicos etc e depois colocaria o scanner para analisar o carro. Sou leigo no assunto mas fiquei com a sensação que depois que eu trocasse tudo que ele falou o scanner não teria mais o que acusar. rsrs

2) Recentemente fui a outro cara para falar do que já tinha feito e o sujeito me recomendou ir ao GNV para regular o sistema porque mesmo que ele pusesse o carro no scanner não detectaria nada visto que eu já tinha trocado tudo que poderia ser acusado (palavras dele). Na verdade ficou até assustado com tudo que já troquei para resolver isso.

Depois de umas cinco pessoas, entre colegas como vocês e mecânicos de especialidades variadas, finalmente fui ao GNV e gastei o que citei, novamente sem sucesso.

Depois vou ver se consigo alguém que instale o scanner no carro e dê uma volta comigo para tentarmos solucionar finalmente esse problema.

Estou pensando em cobrar do pessoal do GNV que faça isso funcionar ou devolva meu dinheiro.

Depois posto aqui o resultado, espero que com final feliz. Obrigado pela ajuda.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

No celtaclube tem um cara que passou por problemas semelhantes e a resposta teve relação com o emulador de sonda do GNV. Dá uma olhada no que ele escreveu.
Depois de muito rodar em oficinas mecânicas e oficinas especializadas em gás e não obter uma resposta satisfatória (todos mandavam trocar a sonda lambda) Resolví mexer no carro por conta própria. Como a dita sonda é cara, na dúvida eu desliguei toda a parte elétrica do gás...deixei o carro só na gasolina. Como o módulo estava cheio de falhas registradas eu desconectei a bateria e coloquei os cabos em curto para resetar a central. Em seguida recoloquei os cabos na bateria e liguei o carro...após algum tempo de leitura o funcionamento do motor se estabilizou e o carro funcionou normalmente. Rodei com o veículo por uma semana (apenas na gasolina). Este procedimento me ajudou a detectar que a sonda lambda não tinha defeito algum. Feito isto, religuei o gás (parte elétrica) exceto o Emulador de sonda...pronto o carro já está duas semanas e meia funcionando normalmente tanto na gasolina como no gás. Os mecânicos não sabem disto, pois só sabem ler o que o CAPTOR2000 informa, mas, não sabem interpretar o serviço a ser executado.
O problema todo estava no Emulador de sonda, pois ele ficava mandando um sinal de erro para a central do carro deixando a mesma cheia de falhas armazenadas o que não permitia um funcionamento correto do carro na gasolina.
A quem quiser ler o tópico inteiro: http://www.celtaclub.com/forum/index.ph ... opic=86339

Amanhã, antes de sair de casa, vou testar desligar esse emulador de sonda para ver o que acontece. Depois compartilho os resultados.


Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

Olá, ainda tenho o mesmo carro e depois de muito tempo desencanei e me acostumei, na época só não mexi na bobina de resto fiz de tudo, até central foi trocada por teste.

Esta quastão de misturar GNV e Gasolina no meu caso não é o problema, pois no meu sempre teve uma chave que corta a energuia da bomba, e desliga a bomba de gasolina. o meu era todo por simuladores e troquei para chipado direto e sempre resolvia por um periodo, tb já tinha testado sem GNV algum no cilindro e nada surtiu efeito.

De uns dias pra cá ele começou a ficar dificil de ligar, e as vezes simplesmente morre ao arrancar.

Como disse, desencanei e me acostumei com os xiliques do meu corsa! e tudo que vc já mexeu no seu, tb foi feito no meu. sinto muito!
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR


Avatar do usuário
lioncblu
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Terça-feira 07 2007f Agosto 2007 07:45:08 PM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GL 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por lioncblu »

esqueci de mencionar.
Perdi a conta de quantas sondas troquei, pois sempre diziam que era ela o problema, e claro, não era.
------------------- Marcelo -------------------
Wagon GL 1997 1.6 v8 MPFI Gasolina / GNV - comAR


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Pior é que com os R$5500,00 que gastei até agora com necessidades e consertos dava para eu ter comprado um carro bem mais novo. Ainda não desisti mas já estou quase... Se não der certo terei que fazer como você e me acostumar com os chiliques dele. No meu caso ou ando com o carro só com GNV no cilindro ou só com gasolina no tanque. Se abastecer com os dois combustíveis já era. O problema é que tenho que andar aqueles 5km iniciais e finais com gasolina, antes de converter...

Se eu não resolver isso logo terei que pagar mais caro pela gasolina por um tempo, até poder juntar mais um dinheiro e trocar de carro. Minha experiência com corsa (já tive dois) ainda não foi legal. Não sei se ainda vou insistir neste modelo no futuro...

Manterei todos informados dos novos testes que for fazendo no meu corsa.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Hoje cedo eu dei uma olhada no carro e notei que o emulador multiponto E40 estava com a caixa danificada. Desliguei ele e carro nao ligava em combustível algum. Recoloquei e passou a funcionar super acelerado. Gritava mesmo, especialmente quando pisava na embreagem. Parado ele oscilava muito entre acelerado e normal.

Voltei a oficina gnv e foi confirmado que o circuito estava com algumas soldas frias, meio queimado e tal. Troquei a peça e morri em mais R$160,00 para substituiçao da peça e dos cabos que conectam aos bicos do carro.

Aparentemente isso tinha resolvido o problema mas ao longo do dia o problema voltou. O carro voltou a ficar muito fraco e por pouco nao bateram na minha traseira num cruzamente em que acelerei e o carro não saiu do lugar.

Voltei na oficina e finalmente consegui demonstrar o problema aos profissionais. Antes eu só narrava o problema mas quando eles trocavam as peças nada acontecia e parecia estar tudo bem. Deram uma geral nos fios, perceberam uma saída de ar no anel do cabo o-ring e corrigiram. Novo teste e nada. Pensaram em andar com scanner no carro mas o que tinham nao era compatível. Tentaram mas nao conseguiram. Por fim cortaram alguns fios e ligaram um rele e testaram com o multímetro (uma ponta na bateria e outra em cada saída do rele. Após muitos testes que nao entendi bem, dei mais uma volta e parece que o problema foi solucionado.

Sei que o GNV precisa de todas as peças que adicionei no kit, mas o objetivo foi resolver esse problema de arrancadas na gasolina. O gerente se colocou a disposiçao até para tirar as peças compradas caso eu nao fique satisfeito. Deu a última volta no carro e nao vimos mais os problemas. Combinei com ele de testar o carro por mais uma semana, visto que todas as vezes que achei que tinha resolvido alguns dias depois o problema voltava.

Espero que tudo tenha acabado e torço para que de alguma forma minha narrativa tenha ajudado voces.


awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

DuBrejo, legal, pena que foi enrolada a situação pra você.

O scaner ajudaria desde o início, porque dá pra ver se a falha é excesso ou falta de combustível, dá pra verificar uma infinidade de parâmetros e ir atrás apenas das peças relativas aquele problema causado. Quem sabe com tempo agora dê tempo de pesquisar um outro mecânico qeu seja confiável e com scaner compatível pra próxima.

Legal que deu o retorno do problema.

Quanto ao dinheiro gasto que daria um carro mais novo... não pense assim. Um carro mais novo poderia ter vindo com os mesmos problemas ou piores. E pior, peças bem mais caras.


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Na verdade ainda estou em fase de testes com o carro porque muitas vezes o carro parecia estar legal e depois de uns 3 ou 4 dias o problema voltava. Espero ter solucionado embora o custo total dos ajustes do GNV tenha ficado em R$820,00. Falta de experiencia também ajuda. Peças que no Mercado Livre encontrei depois a R$40,00 paguei R$160,00 pra eles. R$120,00 de mao-de-obra é muita coisa... nao sabia instalar essas coisas mas fiquei lá vendo tudo e acho que se houver uma próxima já saberei o que fazer.

Com certeza na próxima só farei o serviço após um laudo real do mecanico. Essa coisa de cheirar o carro e dizer que é alguma coisa nunca mais. Fico com raiva disso. Voce fala o problema e o cara diz "e vela" sem nem testar antes. Ai eu digo que já troquei e o cara pensa e diz. Entao é o cabo de vela... E nada de fazer a porcaria dos testes.

Preciso dar um descanso para a renda familiar para poder pintar o carro até fevereiro de 2014. Depois vou colocar umas fotos aqui do antes e depois para voces verem. O carrinho e velho mas se nao me desapontar fico com ele mais uns anos, novinho e funcional. As vezes ocorre mesmo o que citou. Compramos um carro mais novo pensando em se livrar de um problema e trocamos um por outro.

Esses carros velhos também ajudam muito aos inexperientes como eu a ficar mais espertos e nao cair em novo em certas roubadas e nao gastar tanto. Compartilhar com voces também ajuda bastante.

Obrigado mesmo a todos que contribuiram.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”