[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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casouza70
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Mensagem por casouza70 »

e aí galera do Corsa!!!
Depois de alguns meses ausente, estou aqui postando mais uma das minhas poucas respostas e posts!!!

meu econoflex está uma lástima (pra não dizer outra coisa)... pode estar frio, calor, chovendo... o que for!!! se o carro ficar mais de 8-10 horas parado vai dar problema na hora de dar a partida!!! sempre!!!

e como muitos já disseram, começou depois da primeira revisão (feita com 7500 km rodados)... colocaram o óleo mineral recomendado pela própria GM e começou com essa coisa de ficar dando partida até cansar!!!

teve um dia que o carro ficou parado por 3 horas, era noite e tava friozinho... não pegou nem com reza brava!!! vou desistir de fazer revisão na concessionária e fazer por conta própria como sempre fiz!!! o que me deixa "cabreiro" é essa informação de que existe um recall para reprogramação da injeção!!! e nós, consumidores, nem somos notificados!!!

o que ajuda na hora que o carro começa a "ratear" pra pegar é dar uma bombadinha no acelerador... pelo menos no meu caso funciona!!


Abraços!!!
Firefox
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Mensagem por Firefox »

casouza70 escreveu:e aí galera do Corsa!!!
Depois de alguns meses ausente, estou aqui postando mais uma das minhas poucas respostas e posts!!!

meu econoflex está uma lástima (pra não dizer outra coisa)... pode estar frio, calor, chovendo... o que for!!! se o carro ficar mais de 8-10 horas parado vai dar problema na hora de dar a partida!!! sempre!!!

e como muitos já disseram, começou depois da primeira revisão (feita com 7500 km rodados)... colocaram o óleo mineral recomendado pela própria GM e começou com essa coisa de ficar dando partida até cansar!!!

teve um dia que o carro ficou parado por 3 horas, era noite e tava friozinho... não pegou nem com reza brava!!! vou desistir de fazer revisão na concessionária e fazer por conta própria como sempre fiz!!! o que me deixa "cabreiro" é essa informação de que existe um recall para reprogramação da injeção!!! e nós, consumidores, nem somos notificados!!!

o que ajuda na hora que o carro começa a "ratear" pra pegar é dar uma bombadinha no acelerador... pelo menos no meu caso funciona!!


Abraços!!!
Amigo!

Tua história é semelhante a minha! Veja a sua Ordem de Serviço da revisão e verifiquei qual óleo eles usaram. Como foi no meu caso, o padrão deles é mandar o 20W50 ... Se for o seu caso, faz a troca pelo 5W30. Se foi recentemente, tente negociar a subsituição do óleo pagando somente a diferença, relatando o histórico que relatei.

No meu caso, nem bombeando o acelerador resolveu ...

[]´s
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fabiohmoraes
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Mensagem por fabiohmoraes »

Firefox,

Engraçado que até ontem a tarde meu carro só tava no ácool e com o problema ... ontem a noite abasteci num outro posto de confiança ( R$20,00 de gasolina aditivada + álcool) e hoje cedo para a minha surpresa ...o carro pegou de primeira!!! Na saída do serviço tb!!!!
Cara Muito estranho....

A reprogramação do meu módulo foi feita na quinta....

O meu próximo tanque será só álcool....e vamos ver né....


Você tem o nome do mecânico que te atendeu?
Vou deixar o carro na sexta na Viamar ...caso o problema continue vou usar sua dica!!


Abraços....
Firefox
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Mensagem por Firefox »

Fiz a revisão, reprogramação e a troca do novo óleo na concessionária NOVA do Itaim (Rua Santa Justina - Sto Amaro). Conversei com o técnico José Carlos.

Quando estava com problemas de partida a frio, antes mesmo de reprogramar o módulo, havia colocado também R$ 20,00 de gasolina no tanque e resolveu temporariamente o problema. Isto porque a mistura da gasolina facilita a partida, algo semelhante ao processo de partida a frio, no qual, injeta-se um pouco de gasolina pelo reservatório. Como nos nossos carros esta injeção só ocorre abaixo dos 8 graus, ficamos somente com a partida do próprio combustível do tanque.

Uma curiosidade é que, depois que fiz a reprogramação, mesmo com esta mistura de 85% álcool e 15% gasolina, o carro não ligava de primeira. Mas quando deixei 100% de álcool, ao menos não ficava 15x tentando ligar o carro. Já conseguia na 2a. a 4a. tentativa.

Pelo que entendi, até porque acabei refazendo a programação em outra concessionária para desencargo de consciência, eles procuram ajustar a leitura do combustível pela Sonda Lambda. Creio que esta reprogramação seja para calibrar esta leitura, pois mesmo com 100% de álcool no tanque, o sistema estava intepretando algum outro percentual, mudando o ponto de ignição e injeção, e consequentemente, a dificuldade de partida.

No meu caso, só resolveu mesmo colocando óleo menos viscoso (5W30).
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EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

tenho um 1.4 EconoFlex e faço o seguinte para não ter esse problema:

Como todo carro, mas em principal com quem usa álcool, gire a chave na ignição até a metade, deixe as luzes do painel acenderem depois apagarem, o sistema eletrônico do carro vai dar uma checada, e se algo estiver errado vai começar a piscar algo no painel e nesse meio tempo ainda o sistema vai injetar combustível para poder dar partida no motor (no caso do álcool, vai pegar gasolina aditivada do reservatório tbm), eu sempre espero uns 15 segundos aproximadamente antes de dar a partida, dessa forma que falei acima...

Meu corsinha está fazendo 8200Km rodados e nunca tive problemas com o ato de dar partida no carro, sempre pega na primeira, e olha que moro em uma cidade com baixas temperaturas (Curitiba/PR).

O segredo é cuidar galera, sei que é chato, mas esses carros novos são diferentes dos velhos q vc ligava e saia tocando o horror... Tem umas frescurinhas... como essa q disse acima, outra é tbm não subir muito o giro do motor antes de uns 3 ou 4 quilômetros logo após a primeira partida do dia, ou ter deixado o carro por longo tempo parado...

Fora outros cuidados como óleo fino para esse motor EconoFlex...

O resto é cuidado pessoal...

Boa sorte para vc's!!
dicesar
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Mensagem por dicesar »

Tenho um 2007/2008 Econoflex... comecei a ter esse problema depois de uns 5 mil rodados... levei duas vezes na concessionária e eles não sabiam de nada o pq de acontecer isso. Semana passada levei novamente e aparentemente está tudo ok. Me falaram q era a programação da proporção do álcool q estava errada e estão fazendo um recall nas montanas e corsas com esse motor.
Firefox
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Mensagem por Firefox »

EDIAS escreveu:tenho um 1.4 EconoFlex e faço o seguinte para não ter esse problema:

Como todo carro, mas em principal com quem usa álcool, gire a chave na ignição até a metade, deixe as luzes do painel acenderem depois apagarem, o sistema eletrônico do carro vai dar uma checada, e se algo estiver errado vai começar a piscar algo no painel e nesse meio tempo ainda o sistema vai injetar combustível para poder dar partida no motor (no caso do álcool, vai pegar gasolina aditivada do reservatório tbm), eu sempre espero uns 15 segundos aproximadamente antes de dar a partida, dessa forma que falei acima...

Meu corsinha está fazendo 8200Km rodados e nunca tive problemas com o ato de dar partida no carro, sempre pega na primeira, e olha que moro em uma cidade com baixas temperaturas (Curitiba/PR).

O segredo é cuidar galera, sei que é chato, mas esses carros novos são diferentes dos velhos q vc ligava e saia tocando o horror... Tem umas frescurinhas... como essa q disse acima, outra é tbm não subir muito o giro do motor antes de uns 3 ou 4 quilômetros logo após a primeira partida do dia, ou ter deixado o carro por longo tempo parado...

Fora outros cuidados como óleo fino para esse motor EconoFlex...

O resto é cuidado pessoal...

Boa sorte para vc's!!
Edias.

Posso te afirmar que o seu procedimento é o mesmo que o meu para dar partida, em todos os carros que tive. Sempre aguardo o processo de diagnóstico e pressurização do combustível, mas mesmo assim cai neste importuno de falha na partida. E não foi por descuido meu, já que o carro estava perfeito antes da revisão.

Como já foi dito, realmente há uma falha de projeto deste motor para o Corsa e Montana, senão a GM não enviaria uma cartilha para este "recall". Eu cheguei a ler a cartilha entregue pelo próprio técnico da concessionária, no qual, um lote destes carros podem ocorrer a falha. Mas o ponto deste tópico está na questão do tipo de óleo a ser trocado, pois no meu caso e de muitos, conforme relato da concessionária Caltabiano, além da reprogramação, foi necessário o uso do óleo 5W30.

Vi também relatos como o seu que nunca teve problema de partida a frio, como outros que só a reprogramação já resolveu. Vai da "sorte"!

Mas com certeza, o bom uso e cuidado deste bem trará longa vida a ele.
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EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

Firefox escreveu:
EDIAS escreveu:tenho um 1.4 EconoFlex e faço o seguinte para não ter esse problema:

Como todo carro, mas em principal com quem usa álcool, gire a chave na ignição até a metade, deixe as luzes do painel acenderem depois apagarem, o sistema eletrônico do carro vai dar uma checada, e se algo estiver errado vai começar a piscar algo no painel e nesse meio tempo ainda o sistema vai injetar combustível para poder dar partida no motor (no caso do álcool, vai pegar gasolina aditivada do reservatório tbm), eu sempre espero uns 15 segundos aproximadamente antes de dar a partida, dessa forma que falei acima...

Meu corsinha está fazendo 8200Km rodados e nunca tive problemas com o ato de dar partida no carro, sempre pega na primeira, e olha que moro em uma cidade com baixas temperaturas (Curitiba/PR).

O segredo é cuidar galera, sei que é chato, mas esses carros novos são diferentes dos velhos q vc ligava e saia tocando o horror... Tem umas frescurinhas... como essa q disse acima, outra é tbm não subir muito o giro do motor antes de uns 3 ou 4 quilômetros logo após a primeira partida do dia, ou ter deixado o carro por longo tempo parado...

Fora outros cuidados como óleo fino para esse motor EconoFlex...

O resto é cuidado pessoal...

Boa sorte para vc's!!
Edias.

Posso te afirmar que o seu procedimento é o mesmo que o meu para dar partida, em todos os carros que tive. Sempre aguardo o processo de diagnóstico e pressurização do combustível, mas mesmo assim cai neste importuno de falha na partida. E não foi por descuido meu, já que o carro estava perfeito antes da revisão.

Como já foi dito, realmente há uma falha de projeto deste motor para o Corsa e Montana, senão a GM não enviaria uma cartilha para este "recall". Eu cheguei a ler a cartilha entregue pelo próprio técnico da concessionária, no qual, um lote destes carros podem ocorrer a falha. Mas o ponto deste tópico está na questão do tipo de óleo a ser trocado, pois no meu caso e de muitos, conforme relato da concessionária Caltabiano, além da reprogramação, foi necessário o uso do óleo 5W30.

Vi também relatos como o seu que nunca teve problema de partida a frio, como outros que só a reprogramação já resolveu. Vai da "sorte"!

Mas com certeza, o bom uso e cuidado deste bem trará longa vida a ele.
Exatamente amigo, concordo sobre a questão dos cuidados.

Quanto ao problema da partida, então realmente é problema de um lote de carros que vieram com problema pelo que parece. Mas não recebi nenhum comunicado da GM sobre recall, nem da concessionária...

Na dúvida, vou checar no site da GM para ver... haha

Quanto ao óleo, o indicado no manual é 5w30, um óleo bem fino mesmo... to usando ele desde novo, fiz a primeira troca e coloquei o mesmo óleo original de fábrica... Hoje, vou ver como está o nível do óleo e a vareta sai com o óleo da cor de mel... quer dizer, 0 borra, e boa lubrificação, porque não escuto barulho de tucho descarregando mesmo depois de ter dado umas puxadas fortes com o carro, depois de aquecido...

A única coisa que tenho para reclamar desse Corsa é q há uma certa dificuldade para engatar a primeira e a segunda marchas, as vezes para engatar a primeira vc tem q engatar a ré primeiro, e depois tentar novamente a primeira... Disseram já ser problema do treambulador, acho que é assim que se escreve... Mas nada...

Outra coisa, to pensando em colocar dois frascos de MILITEC-1, sendo um nesse motor, e outro no teimoso câmbio dele, haha, é uma boa? Pelo que já li de quem usou em outros carros, fica uma "manteiga" o câmbio e o motor "parece que rende", diminui um pouco o consumo... Fiquei e ainda estou bem interessado em colocar esse Militec no Corsa 1.4... O que me dizem?
:D
Firefox
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Mensagem por Firefox »

Na verdade, não se trata de um Recall oficial. Como dizem, é um "recall branco", só aplicam quando alguém reclama na concessionária, senão pode ficar com o problema eternamente, até ficar sem a garantia. Achei má fé, mas ...

Pela sua prática, em manter o óleo 5W30, te garantiu a boa funcionalidade do motor. Se aplicassem o mesmo na minha revisão, creio que nunca passaria por esta novela. O pior que indaguei ao primeiro técnico o porquê de utilizar o 20W50, no lugar do original 5W30. Simplesmente me respondeu que é o procedimento normal. E não é por causa de custo, já que um custa 12,00 e outro 18,00, pouca diferença a ser paga.

Quanto ao MILITEC-1, cheguei a usar no Marea, mas sinceramente não senti diferença alguma. Cheguei a usar o Protetor CPE (Carbono Puro) - www.aditivoautomotivo.com.br, semelhante ao conceito do MILITEC, podendo usar tanto no motor como no câmbio. Este até vi algumas melhoras (redução de ruídos, sensível aumento de performance). Deve ser um VEDACIT de motor ...rs ... tirando as folgas e etc. etc ...

Quando fiz a revisão, colocaram um tal de Aditivo TEFLON que deve fazer o mesmo papel do MILITEC, Carbono Puro, etc. Claro, cada um tem o seu "poder de persuasão"! Coloquei para experimentar, já que vem da própria concessionária GM.
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Firefox escreveu: Amigo!

Tua história é semelhante a minha! Veja a sua Ordem de Serviço da revisão e verifiquei qual óleo eles usaram. Como foi no meu caso, o padrão deles é mandar o 20W50 ... Se for o seu caso, faz a troca pelo 5W30. Se foi recentemente, tente negociar a subsituição do óleo pagando somente a diferença, relatando o histórico que relatei.

No meu caso, nem bombeando o acelerador resolveu ...

[]´s
Fala galera... a dica do óleo procede mesmo...
Fui fazer a revisão dos 15000 e queriam colocar o 20w50, falei que não queria aquele troço naum!!! aí vieram com papo de que era o recomendado e coisa e tal e não tinham o bendito 5w30 pra por.
Conclusão... não deixei trocar o óleo e coloquei depois um óleo 5w30. Tenho dado a partida apenas depois da luz vermelha de reserva apagar e todas as vezes pega de primeira, igual a quando peguei o carro antes de trocar o óleo pela primeira vez. Detalhe, não foi preciso fazer nenhuma reprogramação... só troquei o óleo mesmo!
Estou desistindo de fazer revisão nesse carro! Faço eu mesmo! Confio mais em mim do que em mecânico de concessionária!!

Abraços e valeu pelas dicas, foram muito úteis.
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