[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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dicesar
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Mensagem por dicesar »

Tenho um 2007/2008 Econoflex... comecei a ter esse problema depois de uns 5 mil rodados... levei duas vezes na concessionária e eles não sabiam de nada o pq de acontecer isso. Semana passada levei novamente e aparentemente está tudo ok. Me falaram q era a programação da proporção do álcool q estava errada e estão fazendo um recall nas montanas e corsas com esse motor.
Firefox
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Mensagem por Firefox »

EDIAS escreveu:tenho um 1.4 EconoFlex e faço o seguinte para não ter esse problema:

Como todo carro, mas em principal com quem usa álcool, gire a chave na ignição até a metade, deixe as luzes do painel acenderem depois apagarem, o sistema eletrônico do carro vai dar uma checada, e se algo estiver errado vai começar a piscar algo no painel e nesse meio tempo ainda o sistema vai injetar combustível para poder dar partida no motor (no caso do álcool, vai pegar gasolina aditivada do reservatório tbm), eu sempre espero uns 15 segundos aproximadamente antes de dar a partida, dessa forma que falei acima...

Meu corsinha está fazendo 8200Km rodados e nunca tive problemas com o ato de dar partida no carro, sempre pega na primeira, e olha que moro em uma cidade com baixas temperaturas (Curitiba/PR).

O segredo é cuidar galera, sei que é chato, mas esses carros novos são diferentes dos velhos q vc ligava e saia tocando o horror... Tem umas frescurinhas... como essa q disse acima, outra é tbm não subir muito o giro do motor antes de uns 3 ou 4 quilômetros logo após a primeira partida do dia, ou ter deixado o carro por longo tempo parado...

Fora outros cuidados como óleo fino para esse motor EconoFlex...

O resto é cuidado pessoal...

Boa sorte para vc's!!
Edias.

Posso te afirmar que o seu procedimento é o mesmo que o meu para dar partida, em todos os carros que tive. Sempre aguardo o processo de diagnóstico e pressurização do combustível, mas mesmo assim cai neste importuno de falha na partida. E não foi por descuido meu, já que o carro estava perfeito antes da revisão.

Como já foi dito, realmente há uma falha de projeto deste motor para o Corsa e Montana, senão a GM não enviaria uma cartilha para este "recall". Eu cheguei a ler a cartilha entregue pelo próprio técnico da concessionária, no qual, um lote destes carros podem ocorrer a falha. Mas o ponto deste tópico está na questão do tipo de óleo a ser trocado, pois no meu caso e de muitos, conforme relato da concessionária Caltabiano, além da reprogramação, foi necessário o uso do óleo 5W30.

Vi também relatos como o seu que nunca teve problema de partida a frio, como outros que só a reprogramação já resolveu. Vai da "sorte"!

Mas com certeza, o bom uso e cuidado deste bem trará longa vida a ele.
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EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

Firefox escreveu:
EDIAS escreveu:tenho um 1.4 EconoFlex e faço o seguinte para não ter esse problema:

Como todo carro, mas em principal com quem usa álcool, gire a chave na ignição até a metade, deixe as luzes do painel acenderem depois apagarem, o sistema eletrônico do carro vai dar uma checada, e se algo estiver errado vai começar a piscar algo no painel e nesse meio tempo ainda o sistema vai injetar combustível para poder dar partida no motor (no caso do álcool, vai pegar gasolina aditivada do reservatório tbm), eu sempre espero uns 15 segundos aproximadamente antes de dar a partida, dessa forma que falei acima...

Meu corsinha está fazendo 8200Km rodados e nunca tive problemas com o ato de dar partida no carro, sempre pega na primeira, e olha que moro em uma cidade com baixas temperaturas (Curitiba/PR).

O segredo é cuidar galera, sei que é chato, mas esses carros novos são diferentes dos velhos q vc ligava e saia tocando o horror... Tem umas frescurinhas... como essa q disse acima, outra é tbm não subir muito o giro do motor antes de uns 3 ou 4 quilômetros logo após a primeira partida do dia, ou ter deixado o carro por longo tempo parado...

Fora outros cuidados como óleo fino para esse motor EconoFlex...

O resto é cuidado pessoal...

Boa sorte para vc's!!
Edias.

Posso te afirmar que o seu procedimento é o mesmo que o meu para dar partida, em todos os carros que tive. Sempre aguardo o processo de diagnóstico e pressurização do combustível, mas mesmo assim cai neste importuno de falha na partida. E não foi por descuido meu, já que o carro estava perfeito antes da revisão.

Como já foi dito, realmente há uma falha de projeto deste motor para o Corsa e Montana, senão a GM não enviaria uma cartilha para este "recall". Eu cheguei a ler a cartilha entregue pelo próprio técnico da concessionária, no qual, um lote destes carros podem ocorrer a falha. Mas o ponto deste tópico está na questão do tipo de óleo a ser trocado, pois no meu caso e de muitos, conforme relato da concessionária Caltabiano, além da reprogramação, foi necessário o uso do óleo 5W30.

Vi também relatos como o seu que nunca teve problema de partida a frio, como outros que só a reprogramação já resolveu. Vai da "sorte"!

Mas com certeza, o bom uso e cuidado deste bem trará longa vida a ele.
Exatamente amigo, concordo sobre a questão dos cuidados.

Quanto ao problema da partida, então realmente é problema de um lote de carros que vieram com problema pelo que parece. Mas não recebi nenhum comunicado da GM sobre recall, nem da concessionária...

Na dúvida, vou checar no site da GM para ver... haha

Quanto ao óleo, o indicado no manual é 5w30, um óleo bem fino mesmo... to usando ele desde novo, fiz a primeira troca e coloquei o mesmo óleo original de fábrica... Hoje, vou ver como está o nível do óleo e a vareta sai com o óleo da cor de mel... quer dizer, 0 borra, e boa lubrificação, porque não escuto barulho de tucho descarregando mesmo depois de ter dado umas puxadas fortes com o carro, depois de aquecido...

A única coisa que tenho para reclamar desse Corsa é q há uma certa dificuldade para engatar a primeira e a segunda marchas, as vezes para engatar a primeira vc tem q engatar a ré primeiro, e depois tentar novamente a primeira... Disseram já ser problema do treambulador, acho que é assim que se escreve... Mas nada...

Outra coisa, to pensando em colocar dois frascos de MILITEC-1, sendo um nesse motor, e outro no teimoso câmbio dele, haha, é uma boa? Pelo que já li de quem usou em outros carros, fica uma "manteiga" o câmbio e o motor "parece que rende", diminui um pouco o consumo... Fiquei e ainda estou bem interessado em colocar esse Militec no Corsa 1.4... O que me dizem?
:D
Firefox
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Mensagem por Firefox »

Na verdade, não se trata de um Recall oficial. Como dizem, é um "recall branco", só aplicam quando alguém reclama na concessionária, senão pode ficar com o problema eternamente, até ficar sem a garantia. Achei má fé, mas ...

Pela sua prática, em manter o óleo 5W30, te garantiu a boa funcionalidade do motor. Se aplicassem o mesmo na minha revisão, creio que nunca passaria por esta novela. O pior que indaguei ao primeiro técnico o porquê de utilizar o 20W50, no lugar do original 5W30. Simplesmente me respondeu que é o procedimento normal. E não é por causa de custo, já que um custa 12,00 e outro 18,00, pouca diferença a ser paga.

Quanto ao MILITEC-1, cheguei a usar no Marea, mas sinceramente não senti diferença alguma. Cheguei a usar o Protetor CPE (Carbono Puro) - www.aditivoautomotivo.com.br, semelhante ao conceito do MILITEC, podendo usar tanto no motor como no câmbio. Este até vi algumas melhoras (redução de ruídos, sensível aumento de performance). Deve ser um VEDACIT de motor ...rs ... tirando as folgas e etc. etc ...

Quando fiz a revisão, colocaram um tal de Aditivo TEFLON que deve fazer o mesmo papel do MILITEC, Carbono Puro, etc. Claro, cada um tem o seu "poder de persuasão"! Coloquei para experimentar, já que vem da própria concessionária GM.
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casouza70
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Mensagem por casouza70 »

Firefox escreveu: Amigo!

Tua história é semelhante a minha! Veja a sua Ordem de Serviço da revisão e verifiquei qual óleo eles usaram. Como foi no meu caso, o padrão deles é mandar o 20W50 ... Se for o seu caso, faz a troca pelo 5W30. Se foi recentemente, tente negociar a subsituição do óleo pagando somente a diferença, relatando o histórico que relatei.

No meu caso, nem bombeando o acelerador resolveu ...

[]´s
Fala galera... a dica do óleo procede mesmo...
Fui fazer a revisão dos 15000 e queriam colocar o 20w50, falei que não queria aquele troço naum!!! aí vieram com papo de que era o recomendado e coisa e tal e não tinham o bendito 5w30 pra por.
Conclusão... não deixei trocar o óleo e coloquei depois um óleo 5w30. Tenho dado a partida apenas depois da luz vermelha de reserva apagar e todas as vezes pega de primeira, igual a quando peguei o carro antes de trocar o óleo pela primeira vez. Detalhe, não foi preciso fazer nenhuma reprogramação... só troquei o óleo mesmo!
Estou desistindo de fazer revisão nesse carro! Faço eu mesmo! Confio mais em mim do que em mecânico de concessionária!!

Abraços e valeu pelas dicas, foram muito úteis.
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Mensagem por alan premium »

Pessoal, notei que após a primeira troca de óleo (7.500 kms.) a qual colocaram 20w50 ,
o carro ficou péssimo para pegar de manhã, hoje mesmo foram 12 tentativas, já liguei
na Metronorte e agendei para sábado 19/04 as 8:00 da manhã, o que eu realmente gostaria
de saber é se o fato do óleo não ser o 5w30 que vem de fábrica influencia mesmo na partida
a frio ou isso é mito, gostaria de uma resposta técnica e objetiva para esse assunto, desde já
agradeço.
Alan Premium
Firefox
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Mensagem por Firefox »

Alan.

Não tenho formação em engenharia ou química, para detalhar o motivo do ocorrido, mas como relatei neste tópico, baseado na minha própria experiência e relatos dos mecânicos da concessionária, além de outras pessoas que seguiram os mesmos passos, existe sim um problema no uso do óleo 20W50 (AC DELCO) para os Corsas e Montanas com motor 1.4 Econoflex. Até mesmo, vi relato de donos de Corsa 1.8 Flexpower com os mesmos sintomas.

Por isso, te digo que não é mito, pois houve constatação do fato por experiência. Não foi somente 1 caso, e sim vários (não sei quantificar com exatidão).

Pelo pouco conhecimento que tenho, a especificação 5W30 referencia um óleo menos viscoso (mais fino), com capacidade em não alterar suas característica em temperatura mais baixas, em relação ao 20W50. Não saberia lhe dizer se isto só acontece com óleos da AC DELCO, mas pelo relato do proprietário do Corsa 1.8 Flexpower, parece que usou o 20W50 da Shell (Helix) e teve também problema na partida a frio. Por se tratar de um padrão internacional, creio que o problema está na especificação 20W50. Um outro proprietário utilizou o 15W40 e parece que também solucionou o problema.

A história que um dos mecânicos da Caltabiano comentou, foi que o óleo 20W50 cria um acúmulo de uma mistura gasosa junto com o álcool na câmara de combustão e na saída de escape (acumula também no catalisador) ao desligar o motor. Ao esfriar o motor, esta mistura se condensa e continua acumulado no sistema de escape e motor. Ao dar a partida, esta mistura é liberada de forma concentrada e praticamente líquida (não há uma queima total) que passa pela Sonda Lambda (no Corsa/Montana fica muito próximo a saída do motor, já que o catalisador também ficou mais próximo) e dá uma leitura diferente que o álcool. Com isso, altera o ponto de ignição e injeção, insuficientes para manter o giro do motor com álcool. Enquanto não passar a mistura correta de álcool pela sonda lambda, fica esta teimosia em dar a partida. Eu cheguei a ficar umas 15 tentativas até começar a pipocar o escape, parecendo um carro velho. O mecânico comentou que os óleos 5W30 não gera esta mistura e condensação. Agora o porquê, eu não sei ...

[]´s
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alan premium
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Mensagem por alan premium »

Firefox, agradeço muito sua colaboração, agora já sei bem como devo proceder
sábado, vou ficar o tempo todo ao lado do mecânico ¨premium¨ , segunda feira vou
postar aqui o resultado.

Um abraço.
EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

Galera!!! Atenção!

Esse assunto é relativamente simples de se resolver, digo sobre o óleo...

Vejamos:
Todo motor novo, de 1995 em diante pode-se dizer, logo que começou a maciçamente ser difundido o uso de motores com injeção eletrônica e somado ao fato das novas tecnologias empregadas nos mesmos, tornou-se extremamente necessário o uso de óleos que lubrifiquem mais, e melhor, devido as altíssimas temperaturas obtidas dentro da câmara de combustão...
Todo o motor passou a trabalhar em rotações antigamente inatingíveis por carros de passeio...

Basta ver que um Corsa 1.4 Econoflex anda junto com Gol GTS 1.8, acredite, não só anda, mas anda na frente, o antigo esportivo da Volkswagen fica para frente... Já provei isso várias vezes com vários AP's 1.8, e até com outros novos, como Gol 1.6, Golf 1.6, Polo 1.6, Fiesta 1.6 etc etc etc... Punto, Peugeot e Clio nem contam porque não tem motor para sequer dar suador ao Corsinha 1.4. E repito, já provei ao vivo com todos esses carros aí que falei, todos eles vi pelo retrovisor do Corsinha irem aos poucos ficando para trás, uns com gritante dificuldade, outros com maior dificuldade, mas todos ficando para trás...

Enfim, tudo isso em cima de um motor 1.4 cilindradas, com alta taxa de compressão, basta ver a compressão do motor 1.8, que é 0.2 mais baixa, para ver que esse motor 1.4 já vem, bem dizer "preparado" de fábrica, tirando o máximo de performance do mesmo, basta ver também o comparativo dele com outro EconoFlex da Família GM, o motor Econo que equipa o Prisma, que é menos potente e tem menos torque que o Corsa, já dei umas puxadas com Prisma e é incrível o aumento de performance que se deu de um carro para outro... Com a substituição de algumas peças...

Agora, depois de feitas essas observações, analise, um motor que trabalha na forma acima citada, precisa de um óleo que rapidamente lubrifique as partes internas do motor, e logicamente que quanto menos viscoso for o óleo, mais eficiente será a lubrificação, logo, um motor que gira rápido necessita de uma lubrificação super eficiente, para que as peças não se desgastem prematuramente ou que forçe-as, devido a falta de lubrificação, e lógico que o óleo que atende a essa especificação é o 5W30, e nunca, mas NUNCA, o 20W50.

Digo isso porque tem bastante gente que compra um carro zerinho e depois de realizar a primeira e sequentes trocas de óleo do motor, aplica um óleo 20W50 em um motor que gira em altas rotações, isso é a mesma coisa que matar aos poucos o cachorro que se tem em casa, dando em doses homeopáticas para o bichano, veneno em sua comida... Literalmente falando, é o que acontece com o proprietário de automóvel que, desinformado ou querendo economizar aplica um óleo que não é adequado ao tipo de motor do carro que tem.

Veja que há inúmeros tipos de óleo, desde os Minerais aos Sintéticos, passando pelos Semi-Sintéticos, e de diversos especificações API etc etc. Cada uma dessas especificações se refere a um tipo específico de motor, tudo depende do motor, local e forma de uso desse motor.

Mais detalhes e informações, veja uma aula sobre lubrificação que conferi a tempos atrás em um outro fórum, no link a seguir: http://forum.clioclube.com/viewtopic.php?f=4&t=45

Então, espero que entendam que mesmo que o atendente da concessioária diga o contrário, o óleo correto para qualquer veículo é aquele indicado no manual do farbicante, lembrando que há o Código de Defesa do Consumidor para amparar aqueles que tiverem problemas provenientes de má informação prestada pelo comerciante atendente da concessionária.

Pessoal, desculpem o grande post, mas era necessário tecer essas informações importantes para os amigos aqui do clube, espero ter colaborado para tornar sanada essa dúvida.

Valeu a todos e parabéns para quem, calmamente, leu até esta última linha. :D :D
EDIAS
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Mensagem por EDIAS »

OPs!!! hahahaha, só consertando, quando disse do Corsa e do Gol GTS, então, onde se lê que o Gol anda na frente, leia-se que o Gol GTs anda atrás... Acredite, eu não acreditava, até dar pau em dois aqui e acreditar que o Golzinho leva bucha do Corsa, hahaha
Mais uma vez, abraço! :D
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