[OPINIÃO] - PROB NA PARTIDA FRIO-ALCOOL 1.4 FLEX 2008

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
fkddd
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Quinta-feira 31 2006f Agosto 2006 11:12:30 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fkddd »

o 5w30 da acdelco é mineral...

Eu tive o mesmo problema de mtos aqui:
comprei o carro, dava a partida numa boa....
fiz a revisao de 5000km colocaram óleo 20w50 mineral no carro,e ai a coisa começou a ficar feia... o carro parou de pegar de manhã... tinha q ligar 2 vezes pq a primeira ele ameaçava ligar mas morria...
Logo deduzi q a culpa era do óleo, afinal de contas só isso q foi mexido no carro até então...
Detalhe q eu nao fiz atualização na programação do carro!

Bom, troquei o óleo agora com 10.000km e coloquei o Lubrax Tecno 15w40 que tem base-sintética, é compativel com a GM e o problema não se repetiu =)

Logo, óleos mto viscosos não casam bem com o Corsinha 1.4 Econo.flex... dando palpite de consumidor, usar de 15w40 pra baixo... 10w40, 5w40, 5w30.... lembrando que qto menos viscoso o óleo, mais caro é o litro, entao vai de cada um ($$$$)

Eu sinceramente acho q esse motor 1.4 do corsa, saiu no geral, cedo do forno.... Mas apesar de tudo é um bom motor!
fabiohmoraes
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 30 2008f Março 2008 11:12:27 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabiohmoraes »

Pessoal,

Por Favor, postem os resultados dos testes e a possível solução?!?!

Eu tenho um econoflex 1.4 07/08 e estou com o mesmo problema...

Problemas na qualidade do combustível não é !(coloco em postos conhecidos Shell ou BR )

Levei na sexta na concessionária VIAMAR da Anhainha Mello e o mecânico fez a reprogramação, porém os problemas continuaram...

agendei pra deixar o carro lá sexta novamente ...vamos ver o que eles vão fazer...

Um dos mecânicos de lá me falou que não é bom misturar Alcool e Gasolina...
Se temos um tanque com 15% de gasolina e o resto de álcool, o módulo pode não reconhecer que é ALCOOL e não puxar a gasolina do tanque reserva na hora de dar a partida.

Será que pode ser algo relacionado a isso?

até que faz sentindo...

por favor ...postem se o caso de vcs foram resolvido e por qual concesionária...

esse problema já está ficando chato ..

obrigado.
Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Amigo!

Esta informação do técnico em que não devemos usar a mistura de álcool com gasolina é um tanto controversa, pois vai contra o próprio projeto FLEX. Mas te garanto que já usei só gasolina, só álcool (o que mais uso) e mistura dos dois (50/50, 75/25, 85/15, etc.). Nunca deu problema tanto em partida como no uso. Ainda te falo que quando usei 85% álcool e 15% gasolina, o carro andou até melhor, menos ruído, arrancada melhor, Por comodidade e custo, só abasteço só com álcool.

Bom, pelo meu histórico neste tópico, já te informo que a solução de manter o óleo 5W30 (já que vem de fábrica) RESOLVEU o meu problema. Hoje de manhã, que estava uns 15°C, pegou de primeira, como era antigamente. Nos dias em que o problema persistia, mesmo em temperatura de 20 a 25°C, o carro não ligava. Antes da reprogramação, levava de 10 a 15 tentativas. Depois, ficou em 2 a 4 tentativas ... realmente houve um resultado positivo com a reprogramação, mas não resolveu de imediato.

Descobri esta dica na Caltabiano (Pacaembú), mas fiz a troca na concessionária NOVA (Itaim), pois foi o local onde fiz a revisão (usaram o óleo 20W50 na revisão). Depois de negociar e apresentar a informação de outra concessionária, aceitaram que eu recolocasse o 5W30, mediante o pagamento da diferença do custo (tive que pagar novamente o filtro).

[]´s
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
GSI16V 1.8
:: Piquet ::
Mensagens: 309
Registrado em: Terça-feira 30 2007f Outubro 2007 10:51:22 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por GSI16V 1.8 »

quem tem carro alterado pra alcool.
com partida a frio consegue ligar o seu carro
de primeira injetando gasolina?


o meu nunca pega de primeira sempre demora um pouquinho
na segunda pra pegar....

é normal?
Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Creio que, por ter um veículo adaptado para álcool, ligar na segunda tentativa até seria normal.

Depende muito de como foi feita esta adaptação: somente CHIP, troca de bicos e bombas, "taxar" o cabeçote, etc.

Sei de amigos que tinham Xsara (motores 1.8 16V, 2.0 16V), quando eu tinha um, e fizeram a adaptação, se deram muito bem, sem problemas de partida. Mas também soube de outros que só tiveram problemas, não só de partida, mas de performance. Uns utilizavam a injeção de gasolina manual e outros usaram um "módulo FLEX" que controlava esta injeção para partida.

Pelo menos não foi igual ao meu caso, no início, quando o carro só pegava na 15º tentativa, parecendo um calhambeque. Isto porque o carro é Novo e Flex.
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
casouza70
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Terça-feira 22 2005f Março 2005 03:55:45 PM
Localização: Caieiras - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por casouza70 »

e aí galera do Corsa!!!
Depois de alguns meses ausente, estou aqui postando mais uma das minhas poucas respostas e posts!!!

meu econoflex está uma lástima (pra não dizer outra coisa)... pode estar frio, calor, chovendo... o que for!!! se o carro ficar mais de 8-10 horas parado vai dar problema na hora de dar a partida!!! sempre!!!

e como muitos já disseram, começou depois da primeira revisão (feita com 7500 km rodados)... colocaram o óleo mineral recomendado pela própria GM e começou com essa coisa de ficar dando partida até cansar!!!

teve um dia que o carro ficou parado por 3 horas, era noite e tava friozinho... não pegou nem com reza brava!!! vou desistir de fazer revisão na concessionária e fazer por conta própria como sempre fiz!!! o que me deixa "cabreiro" é essa informação de que existe um recall para reprogramação da injeção!!! e nós, consumidores, nem somos notificados!!!

o que ajuda na hora que o carro começa a "ratear" pra pegar é dar uma bombadinha no acelerador... pelo menos no meu caso funciona!!


Abraços!!!
Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

casouza70 escreveu:e aí galera do Corsa!!!
Depois de alguns meses ausente, estou aqui postando mais uma das minhas poucas respostas e posts!!!

meu econoflex está uma lástima (pra não dizer outra coisa)... pode estar frio, calor, chovendo... o que for!!! se o carro ficar mais de 8-10 horas parado vai dar problema na hora de dar a partida!!! sempre!!!

e como muitos já disseram, começou depois da primeira revisão (feita com 7500 km rodados)... colocaram o óleo mineral recomendado pela própria GM e começou com essa coisa de ficar dando partida até cansar!!!

teve um dia que o carro ficou parado por 3 horas, era noite e tava friozinho... não pegou nem com reza brava!!! vou desistir de fazer revisão na concessionária e fazer por conta própria como sempre fiz!!! o que me deixa "cabreiro" é essa informação de que existe um recall para reprogramação da injeção!!! e nós, consumidores, nem somos notificados!!!

o que ajuda na hora que o carro começa a "ratear" pra pegar é dar uma bombadinha no acelerador... pelo menos no meu caso funciona!!


Abraços!!!
Amigo!

Tua história é semelhante a minha! Veja a sua Ordem de Serviço da revisão e verifiquei qual óleo eles usaram. Como foi no meu caso, o padrão deles é mandar o 20W50 ... Se for o seu caso, faz a troca pelo 5W30. Se foi recentemente, tente negociar a subsituição do óleo pagando somente a diferença, relatando o histórico que relatei.

No meu caso, nem bombeando o acelerador resolveu ...

[]´s
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
fabiohmoraes
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Domingo 30 2008f Março 2008 11:12:27 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabiohmoraes »

Firefox,

Engraçado que até ontem a tarde meu carro só tava no ácool e com o problema ... ontem a noite abasteci num outro posto de confiança ( R$20,00 de gasolina aditivada + álcool) e hoje cedo para a minha surpresa ...o carro pegou de primeira!!! Na saída do serviço tb!!!!
Cara Muito estranho....

A reprogramação do meu módulo foi feita na quinta....

O meu próximo tanque será só álcool....e vamos ver né....


Você tem o nome do mecânico que te atendeu?
Vou deixar o carro na sexta na Viamar ...caso o problema continue vou usar sua dica!!


Abraços....
Firefox
:: Wind ::
Mensagens: 30
Registrado em: Terça-feira 16 2007f Outubro 2007 01:10:15 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Firefox »

Fiz a revisão, reprogramação e a troca do novo óleo na concessionária NOVA do Itaim (Rua Santa Justina - Sto Amaro). Conversei com o técnico José Carlos.

Quando estava com problemas de partida a frio, antes mesmo de reprogramar o módulo, havia colocado também R$ 20,00 de gasolina no tanque e resolveu temporariamente o problema. Isto porque a mistura da gasolina facilita a partida, algo semelhante ao processo de partida a frio, no qual, injeta-se um pouco de gasolina pelo reservatório. Como nos nossos carros esta injeção só ocorre abaixo dos 8 graus, ficamos somente com a partida do próprio combustível do tanque.

Uma curiosidade é que, depois que fiz a reprogramação, mesmo com esta mistura de 85% álcool e 15% gasolina, o carro não ligava de primeira. Mas quando deixei 100% de álcool, ao menos não ficava 15x tentando ligar o carro. Já conseguia na 2a. a 4a. tentativa.

Pelo que entendi, até porque acabei refazendo a programação em outra concessionária para desencargo de consciência, eles procuram ajustar a leitura do combustível pela Sonda Lambda. Creio que esta reprogramação seja para calibrar esta leitura, pois mesmo com 100% de álcool no tanque, o sistema estava intepretando algum outro percentual, mudando o ponto de ignição e injeção, e consequentemente, a dificuldade de partida.

No meu caso, só resolveu mesmo colocando óleo menos viscoso (5W30).
==============================
Corsa Sedan Maxx 1.4 Econo.Flex - 2008
EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDIAS »

tenho um 1.4 EconoFlex e faço o seguinte para não ter esse problema:

Como todo carro, mas em principal com quem usa álcool, gire a chave na ignição até a metade, deixe as luzes do painel acenderem depois apagarem, o sistema eletrônico do carro vai dar uma checada, e se algo estiver errado vai começar a piscar algo no painel e nesse meio tempo ainda o sistema vai injetar combustível para poder dar partida no motor (no caso do álcool, vai pegar gasolina aditivada do reservatório tbm), eu sempre espero uns 15 segundos aproximadamente antes de dar a partida, dessa forma que falei acima...

Meu corsinha está fazendo 8200Km rodados e nunca tive problemas com o ato de dar partida no carro, sempre pega na primeira, e olha que moro em uma cidade com baixas temperaturas (Curitiba/PR).

O segredo é cuidar galera, sei que é chato, mas esses carros novos são diferentes dos velhos q vc ligava e saia tocando o horror... Tem umas frescurinhas... como essa q disse acima, outra é tbm não subir muito o giro do motor antes de uns 3 ou 4 quilômetros logo após a primeira partida do dia, ou ter deixado o carro por longo tempo parado...

Fora outros cuidados como óleo fino para esse motor EconoFlex...

O resto é cuidado pessoal...

Boa sorte para vc's!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”