[DÚVIDA] - Como funciona a Partida a Frio do Classic?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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unife
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[DÚVIDA] - Como funciona a Partida a Frio do Classic?

Mensagem por unife »

olá,

minha dúvida se alguém souber.

peguei um classic VHC Flex em julho/07 nesta época o clima estava bem frio e toda vez de manhã ao ligar o carro o acionamento da partida a frio funcionava perfeitamente.

agora em setembro com o tempo mais quente a partida a frio não é acionada ao ligar o carro, porém o carro pega de primeira .

minha dúvida.

Existe algum sensor que analisa a temperatura e decide se é necessário acionar a pertida a frio ? Qual seria essa temperatura ?

Ou a partida a frio tem que acionar sempre de manhã com o carro frio, independete da temperatura ambiente.

agradeço pelas respostas,


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andre.santos
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Mensagem por andre.santos »

Cara, qdo eu peguei o carro (tb um classic) no começo d agosto, o sistema d partida a frio funcionava sempre(era tempo frio ainda), depois d umas duas semanas o sistema parou d acionar, só acionava qdo eu girava a chave e o motor ligava, aí se eu desligasse e fosse ligar novamente o sistema era funcionava normalmente.

Uns dias depois isso parou e agora sempre e viro a chave aciona a partida a frio, independente da temperatura. Acho q isso deve ser normal.


Abraços


Caio B.
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Mensagem por Caio B. »

Unife,

Nos motores motores flex GM, existe um sistema que verifica a temperatura ambiente e só ativa a partida a frio com temperatura externa menor que 18ºC (se não me engano é esse valor para alcool puro), por isso seu carro se comporta deste jeito!

Agora o novo 1.4 econo.flex, só utiliza partida quando a temperatura é menor que 8º, somente este motor!

Logo logo adeus partida a frio! heheh :)
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Caio B.
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Mensagem por Caio B. »

Andre,

Este zunido que vc escuta é feito pela bomba de combustivel.. vc pode notar que as vezes msm com o carro quente ele faz esse barulho... partida a frio só acionada simultaneamente com a partida...

Agora não sei pq os carros mais novos fazem esse zunido na bomba antes de ligar... alguem sabe?
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andre.santos
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Mensagem por andre.santos »

Caio Bíscaro escreveu:Andre,

Este zunido que vc escuta é feito pela bomba de combustivel.. vc pode notar que as vezes msm com o carro quente ele faz esse barulho... partida a frio só acionada simultaneamente com a partida...

Agora não sei pq os carros mais novos fazem esse zunido na bomba antes de ligar... alguem sabe?
A é?? poutz q s/ noção eu :oops:
Me confundi p/ o carro da minha mãe (Gol 96/96 1.6 CL) tb fz esse barulho antes d dar a partida e, pelo oq ví, tinha algo a ver com injeção d gasolina no motor, pq o carro dela é a álcool.. rs

Valew pela explicação... vivendo d aprendendo... :thumbleft:


rmoliveira
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Mensagem por rmoliveira »

AÊ!

O único cuidado é p/ gasolina não envelhecer (~ 3meses) e criar borra no sistema! Um amigo meu tem um corsa sedan flex do novo e o tanquinho durou 1 ano!! Ele tirou o tanquinho, jogou a gasolina fora e limpou!!

Ps.: Os sistemas da honda sempre injetam um pouquinho de gasolina p/ a mesma não envelhecer!


VALEU!!

Rodrigo
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unife
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Mensagem por unife »

é bom saber que existisse um sensor que analisa a temperatura e aciona a partida a frio

assim fico mais tranquilo, pois já tinha achado que a partida a frio tinha pifado

agradeço as respostas , valeu


GUTO FERRARI
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Mensagem por GUTO FERRARI »

Realmente é normal a injeção da partida a frio so funcionar no frio. por exemplo, aqui no RJ nunca aconteceu comigo, mas qdo vou pra serra, sempre ocorre.....

Quanto a Gasolina envelhecer, vale lembrar que o mesmo cuidado se deve ter com o alcool... o alcool é hidratado.... logo, tem agua... o alcool é bastante volátil logo ele evapora com facilidade e resta uma concentração maior de água no final de um período de tempo...

Este toque vale principalmente para a galera do GNV!

Abraços

GUTO FERRARI
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Motor VHC Flexpower GNV

Fotos:http://corsaclube.com.br/forum/viewtopic.php?t=31088


Caio B.
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Mensagem por Caio B. »

Para evitar esse " envelhecimento", eu uso gasolina PODIUM da BR na partida a frio... e até agora não ficou nem amarelado o reservatório e olha que demora mais ou menos uns tres meses pra ir no posto completar novamente...

Não sabia que alcool tb " envelhecia"...
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GUTO FERRARI
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Mensagem por GUTO FERRARI »

Caio Bíscaro escreveu:Para evitar esse " envelhecimento", eu uso gasolina PODIUM da BR na partida a frio... e até agora não ficou nem amarelado o reservatório e olha que demora mais ou menos uns tres meses pra ir no posto completar novamente...

Não sabia que alcool tb " envelhecia"...
Pois é... eu fiquei sabendo disso esta semana.... meu carro estava engando um pouco... como tenho gnv, rodo muito pouco no alcool... levei na concessionaria para ver este esgasgo (que era so o alcool) e o consultor técnico disse que tava tudo em ordem no carro, e que poderia ser o alcool "velho", apontando para a evaporação do alcool e concentrando mais água... então, rodei até quase acabar com o alcool e abasteci novamente.... e, bingo! o carro voltou ao normal!

Abraço a todos
GUTO FERRARI
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