Boa Tarde!!
Estava com um problema intermitente no meu corsa classic 2004 (gasolina). Consegui resolver graças a varias informações do Forum e gostaria de dividir com todos.
O Carro falhava intermitentemente. Na marcha lenta, a rotação caia abaixo dos 500, mas o carro não morria. Andando, as vezes parava de responder, como se não estivesse acelerando. Era necessário soltar o acelerador para ele retomar a rotação. A luz da injeção acendia as vezes, contudo, nenhum código de falha ficou registrado na memória.
Fiz vários testes , e o problema era falta de aterramento no motor. Puxei um fio grosso do motor até um ponto de terra, e o carro nunca mais falhou.
Vários mecanicos verficaram e nunca encontraram o problema.
Agradeço a toda comunidade, e espero estar contribuindo também.
Abraço. :D
[SOLUÇÃO] - VHC Falhando Intermitente. Era aterramento!
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carlosjpf boa essa, heim! valeu!
Já vi muitos relatos desse tipo por falta de aterramento perfeito/mau contato nos mesmos e até o caso de se colocar outro cabo terra em paralelo do negativo da bateria devido aquecimento no cabo.
Outro ponto a checar sempre é o aterramento do tubo de descarga onde esta a sonda lambda.
Já vi muitos relatos desse tipo por falta de aterramento perfeito/mau contato nos mesmos e até o caso de se colocar outro cabo terra em paralelo do negativo da bateria devido aquecimento no cabo.
Outro ponto a checar sempre é o aterramento do tubo de descarga onde esta a sonda lambda.
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Boa Carlosjpf . O meu é Classic 2004 VHC e tbm tinha o mesmo problema , Nada resolvia levei em varios mecanicos e nenhum resolveu o problema , foi trocado sensor tps , sensor de detonaçao sonda lambda e por ultimo falaram que tinha que trocar a central da injeçao . Claro que com tudo isso fiquei com pe atras , dai foi quando axei aqui no forum as dicas do pessoal e falava sobre os aterramentos , dito e feito , eu mesmo comprei um cabo negativo e 2 conectores e fiz um aterramento da bateria até o bloco do motor , e do bloco ate a central . Resultado : ja fazem 3 meses e o carro nao deu nem sinal do defeito ... Indico a todos que estao com esse problema que o Carlos citou acima verifiquem o aterramento que é certeza de problema resolvido . Abrass ae Galera e qualquer duvida é so postar ... Fuiizzz
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Por acaso existe algum tópico que mostre todos os aterramentos pra darmos uma verificada? já identifiquei uns 3 e em breve irei da uma geral neles.
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varia conforme o modelo....
Rua não é disputa, é convivência.
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2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
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Carlosjpf, vc poderia postar uma fotos do aterramento feito para sabermos como fazer, o meu começou assim faz uns 3 meses e sempre procurei como defeito em injeção e não aterramento.
Agradeço.
Agradeço.
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amigos to com problema parecido,so que o meu ele apaga e so depois de horas ou quando esfria ai funciona ,um mecanico amigo comentou que seria o sensor de tenperatura,troquei aparentemente resolveu mas o problema persistiu,observei que ttirando o terminal do sensor a ventoinha liga rapidao,mas ligado demora muinto e as vezes nem liga outra coisa e o cabo da bateria esquenta demais, nao sei por onde ir !!!
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bobina e bomba de combustivel tem esse problema de eskentar parar, depois q esfria volta....
sobre a ventuinha se demora a ligar qnd funciona o carro, ja podem ter feito algumas engenharias porcas, tipo tirar a termostatica por conta de algum problema relacionado ou por engenharia....ou até a valvula ter travado...mas depende so olhando pra saber exatamente
sobre a ventuinha se demora a ligar qnd funciona o carro, ja podem ter feito algumas engenharias porcas, tipo tirar a termostatica por conta de algum problema relacionado ou por engenharia....ou até a valvula ter travado...mas depende so olhando pra saber exatamente
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Paulo, qual o polo da bateria que está esquentando o fio? o positivo ou o negativo?
Se for o positivo, caracteriza algum curto!. tente medir a tensão da bateria com um multimetro e com o carro em funcionamento e todas as luzes apagadas. Se estiver abaixo dos 13v, pode-se considerar um curto em algum lugar ou algo que está "roubando energia" da bateria, ai tem que revisar a parte elétrica do carro.
Se for o negativo, pode ser mal contato no aterramento a carcaça do veículo ou em ambos os casos, cabo rompido parcialmente ou totalmente, caracterizando mais uma vez, mal contato.
Se for o positivo, caracteriza algum curto!. tente medir a tensão da bateria com um multimetro e com o carro em funcionamento e todas as luzes apagadas. Se estiver abaixo dos 13v, pode-se considerar um curto em algum lugar ou algo que está "roubando energia" da bateria, ai tem que revisar a parte elétrica do carro.
Se for o negativo, pode ser mal contato no aterramento a carcaça do veículo ou em ambos os casos, cabo rompido parcialmente ou totalmente, caracterizando mais uma vez, mal contato.
Fotos do meu corsa! http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... sc&start=0
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Bom dia pessoal!
Minha intenção não é desenterrar o tópico, mas, ontem meu carro fez exatamente o que nosso amigo CarlosJPF descreveu, fiz também o aterramento 'auxiliar' no bloco do motor. Testei ontem a noite e hoje de manhã, até agora o carro não deu problema nenhum... Gostaria de agradecer pela postagem que me fez economizar muito tempo ($$) com auto-elétrica.
E tenho mais a acrescentar, mesmo com o multímetro, eu não encontrava resistência entre o polo negativo da bateria e o bloco do motor. Entre o bloco do motor e o positivo, havia uma tensão de 12.10V, que é normal (Carro desligado).
Sendo assim fica minha observação: Mesmo que haja um problema de aterramento, ele não irá ser detectado com um simples multímetro, porque as vezes não é um problema de conexão, é um problema de capacidade de transferência de carga entre o motor e o negativo da bateria (Que é também um ponto de entrada do negativo do alternador). É como se o fio não fosse 'largo' o bastante para toda a carga que o motor precisa, por isso um fio extra resolve, um fio grosso de cobre...
Abraços, e mais uma vez, obrigado Carlos e obrigado ao fórum.
Minha intenção não é desenterrar o tópico, mas, ontem meu carro fez exatamente o que nosso amigo CarlosJPF descreveu, fiz também o aterramento 'auxiliar' no bloco do motor. Testei ontem a noite e hoje de manhã, até agora o carro não deu problema nenhum... Gostaria de agradecer pela postagem que me fez economizar muito tempo ($$) com auto-elétrica.
E tenho mais a acrescentar, mesmo com o multímetro, eu não encontrava resistência entre o polo negativo da bateria e o bloco do motor. Entre o bloco do motor e o positivo, havia uma tensão de 12.10V, que é normal (Carro desligado).
Sendo assim fica minha observação: Mesmo que haja um problema de aterramento, ele não irá ser detectado com um simples multímetro, porque as vezes não é um problema de conexão, é um problema de capacidade de transferência de carga entre o motor e o negativo da bateria (Que é também um ponto de entrada do negativo do alternador). É como se o fio não fosse 'largo' o bastante para toda a carga que o motor precisa, por isso um fio extra resolve, um fio grosso de cobre...
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