[DÚVIDA] - PQ A LUZ DA INJEÇÃO ACENDE E APAGA?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Em um momento Sem Controle falou sobre averiguar o que o manual do carro diz a respeito de luz de anomalia. Vou transcrever abaixo para a galera que não tem manual
INDICADOR DE ANOMALIA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA

Essa luz se acende quando a ignição é ligada e durante a partida e apaga-se imediatamente após o motor entrar em funcionamento.

A duração da injeção, ignição, marcha-lenta e corte em desaceleração são controlados eletronicamente

Seu acendimento enquanto o veículo se desloca indica a existência de uma anomalia. Neste caso, o sistema eletrônico muda para um programa de emergência que permite a continuação do percurso.

Logo que possível procure uma Concessionária ou Oficina Autorizada Chevrolet. Não dirija por um período de tempo muito prolongado com a luz indicadora de anomalia acesa, pois isto poderá danificar o catalisador, aumentar o consumo de combustível e prejudicar a dirigibilidade do veículo.

Se a luz indicadora se acender por breves instantes e apagar-se, trata-se de uma situação que não deve causar preocupações.

Só faltou o manual informar quanto é "um período de tempo muito prolongado" e quanto exatamente é "breves instantes"... rsrs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

DuBrejo escreveu:Em um momento Sem Controle falou sobre averiguar o que o manual do carro diz a respeito de luz de anomalia. Vou transcrever abaixo para a galera que não tem manual
INDICADOR DE ANOMALIA NO SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA

Essa luz se acende quando a ignição é ligada e durante a partida e apaga-se imediatamente após o motor entrar em funcionamento.

A duração da injeção, ignição, marcha-lenta e corte em desaceleração são controlados eletronicamente

Seu acendimento enquanto o veículo se desloca indica a existência de uma anomalia. Neste caso, o sistema eletrônico muda para um programa de emergência que permite a continuação do percurso.

Logo que possível procure uma Concessionária ou Oficina Autorizada Chevrolet. Não dirija por um período de tempo muito prolongado com a luz indicadora de anomalia acesa, pois isto poderá danificar o catalisador, aumentar o consumo de combustível e prejudicar a dirigibilidade do veículo.

Se a luz indicadora se acender por breves instantes e apagar-se, trata-se de uma situação que não deve causar preocupações.

Só faltou o manual informar quanto é "um período de tempo muito prolongado" e quanto exatamente é "breves instantes"... rsrs
acendeu procure a Concessionaria, nao se apegue a isso de querer descobrir periodo longo ou curto se ficar sem freio vc vai andar ou procurar uma oficina possivelmente no guinco?

agora o q eu grifei fala por si, é a prova de a por b q JAMAIS é normal andar com a luz da injecao ligada, e nem me interessa a desculpa q qualquer fela da putha de convertedora do raio q o parta fala q isso é normal......jamais isso é normal.....
so queria o texto do manual pra ver se alguem interpreta e compreende q nao é normal a luz acender.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Desde que relatei o problema venho testando outros postos no abastecimento de GNV e reparei um comportamento diferente no funcionamento da luz de injeção. Essa semana abasteci num posto onde a luz não acendeu nenhuma vez. Estou desde terça-feira numa boa aqui. Não sei se GNV pode ser batizada como os combustíveis líquidos, mas sei que a pressão da bomba interfere no desempenho do carro. Imagino que o emulador de sonda lambda engane o sistema do carro, informando pra ele que existe um combustível bom no carro mesmo se abastecermos com GNV de má qualidade. Faz sentido?


fmildemberger
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Sexta-feira 17 2010f Dezembro 2010 07:40:19 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por fmildemberger »

usei o software opel em uma conexão usb do meu netbook e detectei uma falha P0141 Oxy Sensor Heater Circ (bank1, Sensor2). aparentemente a sonda lambda foi para jeus. A luz (amarela)da injeção estava acesa fazia tempo. Creio que a melhor ideia é analisar os erros e estudar a causa raiz do problema.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

DuBrejo escreveu:Desde que relatei o problema venho testando outros postos no abastecimento de GNV e reparei um comportamento diferente no funcionamento da luz de injeção. Essa semana abasteci num posto onde a luz não acendeu nenhuma vez. Estou desde terça-feira numa boa aqui. Não sei se GNV pode ser batizada como os combustíveis líquidos, mas sei que a pressão da bomba interfere no desempenho do carro. Imagino que o emulador de sonda lambda engane o sistema do carro, informando pra ele que existe um combustível bom no carro mesmo se abastecermos com GNV de má qualidade. Faz sentido?
sonda nao detecta combustivel bom ou ruim, ela "cheira" os gases da queima, emite um sinal eletrico conforme a presenca do oxigenio nos gases, entao nao da pra saber é bom ou ruim, da pra saber se a mistura esta proxima da estequiometrica correta, as partes de ar e combustivel admitido estao sendo queimados produzindo uma saida no escap aceitavel.....por isso se converte carro gasolina pra alcool e nao tem esse problema, pq se adequa a mistura as proporcoes de ar e combustivel corretamente......
acho q devia passar no scaner pra ver o pq da luz.....nao deveria ser pela sonda mais nao....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

segundo o Wikipedia, o funcionamento da sonda é assim:
A sonda lambda é composta por um material cerâmico com um revestimento poroso de platina e é protegido por um invólucro metálico. A sua atuação baseia-se na alteração das propriedades da cerâmica a altas temperaturas permitindo a difusão do oxigénio do ar.

Opera em função da diferença da concentração de oxigênio entre o gás de escape e o ar externo, gerando-se uma tensão ou uma alteração da resistência em função dessa diferença.

A sonda tem uma limitação: para iniciar o seu funcionamento é necessário que esteja aquecida a cerca de 300°C. Nas sondas mais antigas eram os próprios gases de escape que as aqueciam pelo que se tornava necessário aguardar vários minutos até que o sensor pudesse ser colocado em funcionamento. Atualmente existe uma resistência de aquecimento situada junto à cerâmica que permite o aquecimento em cerca de dez segundos, mesmo quando os gases de escape estão a uma temperatura baixa.

Tipicamente uma sonda lambda tem quatro fios de ligação: dois para a recolha da informação do sensor e os dois restantes para ligação à resistência de aquecimento.
veja q nao se diz nada da qualidade do combustivel.....apenas do produto da queima do mesmo....se vc colocar agua dentro das camaras e conseguir queimar, vai resultar em um produto da queima, a sonda vai "cheirar" isso apenas.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
DuBrejo
:: Super ::
Mensagens: 89
Registrado em: Quarta-feira 03 2013f Julho 2013 11:58:50 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DuBrejo »

Entendi o que essa sonda lambda faz. No entanto, vou ter que esperar para abastecer em outro posto antes de levar o carro para o scanner, pois como disse há 3 dias que não acende nada com a troca do fornecedor do GNV. Provável que o scanner não detecte também. E os caras cobram mesmo sem detectar qualquer problema.


Leo Accioli
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Sexta-feira 30 2013f Agosto 2013 12:26:53 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Accioli »

Pessoal,

conversando com alguém que tem um considerável conhecimento sobre motor de carro, o mesmo disse que esse emulador de sonda lâmbda tira potência do carro. Essa informação é procedente? Eu tenho um variador de avanço instalado no meu carro.

Outra coisa que eu tenho reparado é o seguinte: Toda vez que eu completo o meu cilindro, fica um cheiro de gás dentro do carro até acabar a primeira "bolinha" da caixinha do GNV. Será que tem algum problema no meu sistema de Gás?

Obrigado!!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

da mesma forma q pergunta se sera q tem algum problema eu te respondo com uma pergunta, vc acha normal encher e ficar cheirando dentro do carro? se a resposta é q acha normal, nao tem qq problema, se tem a ciencia q nao é nada normal cheirar dentro do carro, é sinal q nao tem nada de normal com o sistema........

se acha q o emulador de sonda tira potencia, so vai retirando o kit todo q alem de retirar potencia ainda é pesado pra ser rebocado constantemente.....e se resolver so retirar o emulador vai ter q andar com a luz da injecao ligada e trabalhando em modo emergencia, sao so 2 opcoes.....

os kits de hj em dia estao até bem evoluidos e ja existe quem diga q nao nota perda de potencia no uso do gnv
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Leo Accioli
:: Wind ::
Mensagens: 43
Registrado em: Sexta-feira 30 2013f Agosto 2013 12:26:53 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Accioli »

SemControle escreveu:da mesma forma q pergunta se sera q tem algum problema eu te respondo com uma pergunta, vc acha normal encher e ficar cheirando dentro do carro? se a resposta é q acha normal, nao tem qq problema, se tem a ciencia q nao é nada normal cheirar dentro do carro, é sinal q nao tem nada de normal com o sistema........

se acha q o emulador de sonda tira potencia, so vai retirando o kit todo q alem de retirar potencia ainda é pesado pra ser rebocado constantemente.....e se resolver so retirar o emulador vai ter q andar com a luz da injecao ligada e trabalhando em modo emergencia, sao so 2 opcoes.....

os kits de hj em dia estao até bem evoluidos e ja existe quem diga q nao nota perda de potencia no uso do gnv
É. definitivamente, acho que não é normal esse cheiro de gás dentro do carro... o que me surpreende é que esse cheiro só fica até a primeira indicação da caixinha do gás apagar e depois o cheiro some também... é bem preciso!! Acho que se tivesse algum vazamento, o cheiro perduraria enquanto tivesse gás no cilindro. Mas, assim que possível, vou mandar investigar o problema.

Eu, antes de instalar o emulador de sonda lâmbda, não havia dado um couro sério no carro, e quando tive a oportunidade, não senti que o carro desenvolveu bem, nem no GNV e nem na Gasolina, para um motor 1.8. Comentando com esse amigo mencionado anteriormente, ele disse-me que não colocou o emulador no carro dele ( Celta), pois o componente tira potência do carro. Ele tem um cilindro de 10m3 enquanto o meu é de 16m3... óbvio que o cilindro pesa um pouco mais, mas mesmo assim resolvi tirar a dúvida por aqui. Mas valeu pela opinião Sem controle. Abraço


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”