[DÚVIDA] - VÁLVULA TERMOSTÁTICA: coloco ou não de volta?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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GSI T
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Mensagem por GSI T »

[quote="dalton_lopes"]quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.[/quote]




Olha me desculpe mas o que vc disse está errado. No caso dos corsas 8v eu substituo a termostática por uma que abre bem antes e instalo outro cebolão pra ligar a ventoinha de acordo com essa nova termostática. Turbinei uma Pick-up corsa 2002 (1,1 bar) e o dono do carro e eu fomos pro RJ uma vez andar em um Track-Day do pessoal do www.oktaneclub.com e fomos daqui lá acelerando (na época meu GSI tinha 0,8) ele andou muito mais do que eu na pista (autódromo de jacarepagua) eu só andei 2 baterias ele andou 5 baterias de 30 min de pé embaixo cada bateria, e essa pick-up usa essa termostática que te falei. No caso dos 16v (que é o caso do meu carro) não consegui nenhuma termostática pra substituir a original, ando com a original.
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sedanturboce
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Mensagem por sedanturboce »

[quote="GSI T"][quote="dalton_lopes"]quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.[/quote]




Olha me desculpe mas o que vc disse está errado. No caso dos corsas 8v eu substituo a termostática por uma que abre bem antes e instalo outro cebolão pra ligar a ventoinha de acordo com essa nova termostática. Turbinei uma Pick-up corsa 2002 (1,1 bar) e o dono do carro e eu fomos pro RJ uma vez andar em um Track-Day do pessoal do www.oktaneclub.com e fomos daqui lá acelerando (na época meu GSI tinha 0,8) ele andou muito mais do que eu na pista (autódromo de jacarepagua) eu só andei 2 baterias ele andou 5 baterias de 30 min de pé embaixo cada bateria, e essa pick-up usa essa termostática que te falei. No caso dos 16v (que é o caso do meu carro) não consegui nenhuma termostática pra substituir a original, ando com a original.[/quote]


Q cebolao é esse q vc ta usando???????


dalton_lopes
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Mensagem por dalton_lopes »

GSI T, isso mostra que a solução pra andar tranquilo sem risco de aquecimento tem que mexer na termostática. moro em sp. transito, calor infernal, sem sombra de dúvidas, entre trocar minha termostática ou andar sem ela, prefiro nao utiliza-la. só do fato de ir mexer na termostática já me mostra que corsas mil turbinados nao deveriam utilizá-la. nos dê mais informações sobre sua modificação. contou o milagre mas nao falou o santo. detalhes, lista de peças... por favor. vou até pedir pro JotaMarcelo deixar esse post fixo. caso vc nao responda, vamos ficar super chateados.
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Lucídio Serves
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Mensagem por Lucídio Serves »

wevertonvb escreveu:
Lucídio Serves escreveu:Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.

O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Bom, não querendo te contradizer, mas alguns meses atrás a válvula termostática da minha picape ano 2000, travou fechada com 60.000 Km rodados. E não teve jeito, a temperatura subia rapidamente e antes de atingir o vermelho eu desligava, cheguei a fazer o teste de aumentar bem a velocidade para ver se dava para controlar a temperatura, pois se ela tivesse com uma certa abertura, consegueria fazer tal controle para eu chegar em casa, mas não teve jeito tive que encostar e empurrar até na casa da minha namorada, que por sorte estava próximo.

Mas, sem dúvida nenhuma, noutro dia, mandei instalar uma nova sob o custo de 64 reais mais 60 de mão-de-obra.

Abraço.
Olá Weverton, tudo bem ??
Vc não esta me contradizendo não, fique tranquilo, porque eu não afirmei que ela não trava, eu disse: "acho pouco provavel", mas se vc disse que travou fechada e porque realmente aconteceu.
Comparando as válvulas dos Corsas e dos Gol MI, da para perceber como as dos Corsas são bem mais simples e com poucas chanches de travar fechadas.
Isso não quer dizer que as dos Gol são ruins, acho que são tão boas como as da GM.
Abração cara.
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.


GSI T
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Mensagem por GSI T »

Fiz sobre encomenda uma de temperatura + baixa, ela começa a abrir a 79 graus e está totalmente aberta a 86 graus, portanto muito antes da original COMEÇAR a abrir (92-94 graus). Quem quiser R$ 80,00 meu mail: rodolfo@mdmperformance.com.br
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Ariete

Mensagem por Ariete »

ValterJunior escreveu:Diferentemente dos motores VW (não irei falar mal destes), o sistema de arrefecimento dos GM´s julgo serem muito bons, repare o tamanho do radiador de um GM e de um VW que é a metade do GM.

A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui! :lol:

Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento! :?
fora q o radiador dos gol, alem de ser pequeno , é atras do farol :lol: ou seja, nenhum vento bate ali,

o tempra tem o radiador umas 3 vezes maior q o do corsa, cabe 7.5 ou 8 litros, nao lembro, e a temperatura normal de funcionamento é 110 graus :lol:

aqui na minha cidade a temperatura de ebulicao é 98 graus,

meu corsa depois da revisao q eu fiz nunca mais passou dos 93 graus, antes chegava um pouco antes do vermelho, creio q seja 103 ou 104 graus,

vou comprar a valvula para colocar, pq o consumo tá alto, e ele demora muito para chegar nos 90 graus, no golf do meu pai, é 40 segundos, chega nos 90 graus, perfeito o sistema q a vw fez nos golf 1.6...


Prechet
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[quote="dalton_lopes"]quem te carro original eh relaxado. quem tem carro turbo e quer ver seu motor durar bastante, com certeza, arruma um jeito de abaixar a temperatura dele. motor de corsa mil turbinao esquenta muito! após uma quebra por temperatura, resolvi usar o carro sem termostática. ando diariamente no transito com ele. quando pego uma estrada, no calor, ele anda mais frio do q de costume. isso me dá uma garantia de que meu motor nao vai quebrar, ainda mais com ele amaciando com a mistura um pouco mais gorda do q de costume. o engenheiro q projetou este carro nao preveu uma sobrealimentação e o calor que era geraria. entao meus caros corseiros turbos, se seus corsas estao aquecendo demasiadamente, por favor, tirem a valvula termostatica e evitem quebras por aquecimento. meu motor chegou da retifica a pouco tempo. nao instalo por nda nesse mundo a valvula termostatica. a razao eh justamente evitar quebras, já que estou com 12 de taxa e com 0.6 de pressão. futuramente jogo a taxa pra 9 e volto a rodar com 1.2kg. claro, sem a termostática. o corsa sem ela na estrada, eu tenho a tranquilidade de andar com o pé embaixo e ele nao aquecer demais. ja com a valvula, a reação de abertura e fechamento eh devagar demais pra acompanhar a elevação da temperatura. resumindo: quem tem corsa turbo, besteira continuar a usar a termostática. quem tem corsa original, é de suma importancia usar a valvula termostatica. quem tem corsa turbo e eh novato no assunto, acredite, tira logo a termostática. seu carro esquenta mais rapido do q vc imagina. se nao esquenta, eh pq vc nao ta acelerando o suficiente.[/quote] Meu carro roda muito no GNV, será que aconselhavel eu tirar a termostatica?
Sò os fortes sobrevivem!!!!!


Ender
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Mensagem por Ender »

Olá,

Peguei um Corsinha C Hatch e também estava com sintoma de válvula aberta direta, mandei no mecânico ontem pra resolver isso. Afinal é como o disseram aí em cima, o engenheiro demorou anos pra desenvolver o motor pra vir um mechanico e dizer que o carro trabalha melhor sem a peça!

Andei uma semana com ela assim, o carro demorava uns 30 minutos pra ligar a ventoinha, está fazendo de 11 a 12Km/L na cidade desse jeito, espero que fique mais econômico, aparentemente nada errado com a temperatura do carro, fica a suspeita que o carro já tenha aquecido/fervido um dia, só isso (carro está com 38.000Km), vai saber, mas aparentemente nada errado com vazamentos, mangueiras, sensores e cabeçote, tudo aparenta estar muito novo aliás.

Depois posto o preço que paguei pra trocar, mas já adianto que tá dando um trapo do CENSURADO pra trocá-la, pois ela tem um acesso não muito fácil.

Ender


valfrid
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Mensagem por valfrid »

pedropaulo escreveu: o tempra tem o radiador umas 3 vezes maior q o do corsa, cabe 7.5 ou 8 litros, nao lembro, e a temperatura normal de funcionamento é 110 graus :lol:
Eu ia falar isso!! Eu tive um tempra e você não pode rodar sem aditivo!! O aditivo muda o ponto de ebulição da água para 120º C e o motor trabalha perto disso sempre!!

O meu tinha a válvula avariada, ficava sempre aberta, hora esquentava muito, hora esfriava demais. Troquei e nunca tive problemas!

Como já foi dito, acho que na preparação do carro você tem que tomar certos cuidados. O que foi projetado pelo engenheiro da GM é para rodar original, com certeza! Ao turbinar o carro e fazer a sobrealimentação, o uso de intercooler, trocar o radiador por um maior ou alterar a válvula termostática e outras coisas como retrabalhar cabeçotes, pistões, bielas e etc são itens a serem considerados dependendo do que for feito no motor!!

Infelizmente tem uns pseudo-preparadores por aí que acham que é só colocar a turbina, ajustar a pressão e pronto. [/list]
Valfrid
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cicerobruel
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Mensagem por cicerobruel »

O problema de travamento principalmente em viagens é o seguinte:

O cara roda o ano inteiro só colocando água no radiador, sem limpeza nem aditivo
Na véspera de viagem, na ânsia de dar uma geral, ele manda fazer limpeza de radiador e/ou coloca aditivo no radiador
Nisso o radiador que tem algumas partes que enferrujam um pouco, solta além de ferrugem, sujeira, e essa vai pra bomba de água e pra válvula... travando elas
Um mecânico meu disse uma vez que a pior CENSURADO que se faz é num carro assim fazer limpeza pra viajar, melho viajar com o radiador sujo
O ideal é fazer uma limpeza bem antes, rodar com atenção umas semanas, depois fazer outra limpeza pra tirar a sujeira que o aditivo e a limpeza anterior tirou e ficou no sistema... daí sim fica bom
Hatch 98 MPFI 4 portas
Som Pioneer DEH 390MP+Blau GTA475+Sub 12" NARSW3D6+Mids Bravox EHMB6" (roxinho)+ tw 1tw1 Selenium+ Monster Cable XLN401

"A água não fura a pedra pela violência e sim pela
insistência!" Mude sua vida com perseverança!!


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