[DÚVIDA] - VÁLVULA TERMOSTÁTICA: coloco ou não de volta?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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dudu_araujo
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Mensagem por dudu_araujo »

Lucídio Serves escreveu:
donato escreveu:Motor GM esquenta bastante mesmo......é "mal" de Chevrolet....rs....o preparador q mexeu no meu Corsa disse isso

Meu carro tá trabalhando mais frio agora, com turbo e rodando com álcool......andando bem mais, mas esquentando menos q antes, quando era manco e na gasosa....rs.....e a válvula termostática tá lá, novinha e intacta.......motor trabalhando frio, pelo q eu sei, é pior do q quente
È lamentável que um mecânico e ainda preparador tenha coragem de dizer uma coisa dessa(é mal da Chevrolet) porque hoje todos os carros trabalham em temperatura quase igual, ou seja: em 95 graus mais ou menos... caso a temperatura abaixe pra menos de 85 graus, a válvula começa a fechar a água para impedir que a temperatura abaixe dos 80 graus.
Se um carro da Chevrolet ou de qualquer marca aquecer acima dos 100 graus e ferver é sinal que alguma coisa não esta correta, e issso não é culpa da "marca" do carro, mas provavelmente por falta de manutenção.
Jamais use seu carro sem a válvula termostática, o motor precisa muito dela.

disse tudo...

acho que vocês NÃO devem acreditar em tudo que esses MEXÂNICOS que tem por ae dizem...

Abraços!
sedanturboce
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Mensagem por sedanturboce »

[quote="dudu_araujo"][quote="Lucídio Serves"][quote="donato"]Motor GM esquenta bastante mesmo......é "mal" de Chevrolet....rs....o preparador q mexeu no meu Corsa disse isso

Meu carro tá trabalhando mais frio agora, com turbo e rodando com álcool......andando bem mais, mas esquentando menos q antes, quando era manco e na gasosa....rs.....e a válvula termostática tá lá, novinha e intacta.......motor trabalhando frio, pelo q eu sei, é pior do q quente[/quote]

È lamentável que um mecânico e ainda preparador tenha coragem de dizer uma coisa dessa(é mal da Chevrolet) porque hoje todos os carros trabalham em temperatura quase igual, ou seja: em 95 graus mais ou menos... caso a temperatura abaixe pra menos de 85 graus, a válvula começa a fechar a água para impedir que a temperatura abaixe dos 80 graus.
Se um carro da Chevrolet ou de qualquer marca aquecer acima dos 100 graus e ferver é sinal que alguma coisa não esta correta, e issso não é culpa da "marca" do carro, mas provavelmente por falta de manutenção.
Jamais use seu carro sem a válvula termostática, o motor precisa muito dela.[/quote]


disse tudo...

acho que vocês [b]NÃO[/b] devem acreditar em tudo que esses MEXÂNICOS que tem por ae dizem...

Abraços![/quote]

E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Pauloskar
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Mensagem por Pauloskar »

Lucídio Serves escreveu:
donato escreveu:Motor GM esquenta bastante mesmo......é "mal" de Chevrolet....rs....o preparador q mexeu no meu Corsa disse isso

Meu carro tá trabalhando mais frio agora, com turbo e rodando com álcool......andando bem mais, mas esquentando menos q antes, quando era manco e na gasosa....rs.....e a válvula termostática tá lá, novinha e intacta.......motor trabalhando frio, pelo q eu sei, é pior do q quente
È lamentável que um mecânico e ainda preparador tenha coragem de dizer uma coisa dessa(é mal da Chevrolet) porque hoje todos os carros trabalham em temperatura quase igual, ou seja: em 95 graus mais ou menos... caso a temperatura abaixe pra menos de 85 graus, a válvula começa a fechar a água para impedir que a temperatura abaixe dos 80 graus.
Se um carro da Chevrolet ou de qualquer marca aquecer acima dos 100 graus e ferver é sinal que alguma coisa não esta correta, e issso não é culpa da "marca" do carro, mas provavelmente por falta de manutenção.
Jamais use seu carro sem a válvula termostática, o motor precisa muito dela.
Tb achei estranho esta história de motor chevrolet. Lá em casa só tem carros chevrolet e nenhum tem este tipo de problema. Abs
GSI T
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Mensagem por GSI T »

Isso é falta de manutenção ou esse corsa já ferveu e está com cabeçote empenado.
Abraços,
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!
willedu
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Mensagem por willedu »

sedanturboce escreveu:E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Já andei mais de 70.000km com meu corsa e nunca aconteceu, basta andar com o sistema sempre limpo e com aditivo na medida certa. É bom trocar a válvula também, de vez em quando, digamos, de 100.000 em 100.000km se vc nunca teve problema de sobreaquecimento e utiliza água + aditivo bons na medida certa.

Nas maiores viagens que fiz rodei em trecho misto (estrada + cidade) cerca de 2.500km, o carro sempre em média 90 a 95 graus.

Portanto concordo com nosso amigo: se o carro está sobreaquecendo, algo de errado tem, ou está desregulado, ou está com problemas sérios, ou não foi alterado (no caso de turbo, por ex.) corretamente.

Pior mesmo é deixar o carro rodando abaixo dos 90, com a central "achando" que ele está frio e deixando a mistura super gorda.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
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Mensagem por Donato »

Meu Corsa tb nunca superaqueceu.....mas isso pq eu sempre deixo tudo 100%.....água e aditivo, troca a cada 6 meses, bomba d'água novinha, sensor de temperatura e termostática tb novos, ajuste correto da tensão na correia dentada, tampa do reservatório novinha e nível do fluído no lugar exato, mangueiras zeradas e originais, troca de óleo lubrificante e filtro de óleo a cada 5000km(agora com turbo, a cada 2000km)........enfim, não dou chances p/ que isso ocorra....hehe

O q eu acho q aconteceu, SEDANTURBOCE, é q vc deu azar com as termostáticas, ou então algum outro elemento do sistema estava com problemas...

Só pra constar......a melhor marca de termostáticas é a Wahler
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Lucídio Serves
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Mensagem por Lucídio Serves »

sedanturboce escreveu:
dudu_araujo escreveu:
Lucídio Serves escreveu: E o q vc sugere q devo fazer para 1viagem tranquila e evitar q ela trave? Troquei: filtor de combustivel, velas, filtro do ar, fiz a limpeza do sistema, limpei bicos, troquei o sensor q faz a leitura da temperatura e manda tal leitura p o painel instrumento de temperatura... mas meu medo é a valvula travar e nao fazer 1 leitura correta na estrada ou mesmo esquentar demais o carro como ja aconteceu outra vez e bater o motor de novo...
Eu acho que o que vc fez esta correto, principalmente em ter feito uma limpeza no sistema de arrefecimento. Se ao colocar a água foi colocado o aditivo na dosagem correta, acho que não tem porque se preocupar.
Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.
O sistema de válvula da VW que é usado que é usado no Gol MI (1.000) é mais fácil de acontecer o travamento, isso já aconteceu comigo em uma viagem de 1.800 kl e não tive outra solução a não ser de ter que retirar a válvula e completar a viagem sem ela, porque ficou travada fechada e a temperatura começou a subir rapidamente.
O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Boa viagem !!!
_____________________
Lucídio-Curitiba-Pr.
Ariete

Mensagem por Ariete »

galera aonde q fica a valvula termostatica?

e qual o custo dela?

meu corsa demora uns 40 min para chegar nos 90 graus

abraço
ValterJunior
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Mensagem por ValterJunior »

Diferentemente dos motores VW (não irei falar mal destes), o sistema de arrefecimento dos GM´s julgo serem muito bons, repare o tamanho do radiador de um GM e de um VW que é a metade do GM.

A vávula termostátca serve p/ segurar a circulação da água enquanto o motor estiver abaixo da temperatura ideal, e a ventoinha liga p/ não ultrapassar essa temperatura....não falei nenhuma novidade aqui! :lol:

Então acho que essa é mais uma peça que é parte integrante do motor, e retira-la, acredito que seja uma solução mal pensada que pode vir a ocultar um outro problema que seria a real falha de um superaquecimento! :?
ValterJunior
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wevertonvb
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Mensagem por wevertonvb »

Lucídio Serves escreveu:Quanto ao medo da válvula travar fechada, acho pouco provavel, porque o sistema da Chevrolet é tão eficiente e simples que é pouco provavel que isso aconteça.

O sistema da Chevrolet costuma não fechar totalmente quando tem algum defeito, mas ai não tem problema não, pode se terminar a viagem em paz.
Bom, não querendo te contradizer, mas alguns meses atrás a válvula termostática da minha picape ano 2000, travou fechada com 60.000 Km rodados. E não teve jeito, a temperatura subia rapidamente e antes de atingir o vermelho eu desligava, cheguei a fazer o teste de aumentar bem a velocidade para ver se dava para controlar a temperatura, pois se ela tivesse com uma certa abertura, consegueria fazer tal controle para eu chegar em casa, mas não teve jeito tive que encostar e empurrar até na casa da minha namorada, que por sorte estava próximo.

Mas, sem dúvida nenhuma, noutro dia, mandei instalar uma nova sob o custo de 64 reais mais 60 de mão-de-obra.

Abraço.
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