[DÚVIDA] - Luz amarela do painel acendendo. Tenho algum problema grave?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Trancado
Avatar do usuário
nrfilho
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Sexta-feira 29 2006f Setembro 2006 01:33:27 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Luz amarela do painel acendendo. Tenho algum prob

Mensagem por nrfilho »

Pessoal, boa tarde.

Adquiri ontem um corsa 1.4 EFI 95. É meu primeiro carro não Volkswagem, então não sei direito como as coisas funcionam nele.
Minha dúvida é: quando estou andando, às vezes acende uma luz amarela no painel. Tem um desenho de um raio dentro. Pesquisei aqui e vi que era da ingeção eletrônica.
O que pode ocasionar isso? O funcionamento do carro parece não ser afetado quando acende essa luz, mas estou com medo que dê alguma caca se eu continuar andando assim.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Cara, faça o teste do código lampejante, que está descrito no tópico fixo como fazer, e verifique o código de defeito. Tz seja algo que já foi sanado, mas a injeção não tenha sido resetada. Dá uma olhada lá, qquer duvida poste ai, falow.


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

Só explicando o que perguntou sobre o que ocasionaria aquela luz no painel. É o seguinte seu carro durante o funcionamento pode ter tido um mal funcionamento de sensores ou atuadores, ou uma leitura fora dos padrões pelos sensores, então esse episódio foi registrado na memória da injeção e a indicação pra que vc saiba que ouve isso é esta luz que indica anomalia no sistema de injeção. Valeu.


Avatar do usuário
nrfilho
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Sexta-feira 29 2006f Setembro 2006 01:33:27 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por nrfilho »

Valeu, a princípio estou mais tranquilo. Mas vou fazer o teste mais tarde e posto o resultado.


Avatar do usuário
DJCRD
:: Super ::
Mensagens: 83
Registrado em: Terça-feira 08 2006f Agosto 2006 01:50:16 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por DJCRD »

Bem vindo amigo!
Como já disseram, faça o teste do código lampejante e poste o código de erro pra gente.
Se houverem erros gravados, pode contar que vão aparecer várias pessoas aqui pra te ajudar.

As informações que vc precisa estão aqui: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043

Depois disso seria interessante dar um reset no módulo de injeção, isso consiste em cortar a alimentação do módulo para que todos os códigos erro apresentados sejam apagados da memória. Esse reset é importante para saber se o problema persiste ou já foi sanado.

É fácil, basta deixar os cabos da bateria desligado por um tempo, infelizmente esse tempo varia, mas no meu caso em umas duas horas resolve.
Para agilizar, vc pode desligar os dois cabos da bateria e ligar um ao outro, com um pedaço de fio ou arame, mas nada poderá encostar nos polos da bateria, nem os cabos, nem o fio.
Fique tranquilo, apesar de ser uma espécie de curto-cirtuito, como a bateria está totalmente desligada não haverá energia circulando...

Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraços...
No momento com um Kadett GSI 94/95, mas sonhando com uma MONTANA!!!!


Chandrer
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Terça-feira 23 2012f Outubro 2012 01:05:53 PM
Localização: Tanabi - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Chandrer »

DJCRD escreveu:Bem vindo amigo!
Como já disseram, faça o teste do código lampejante e poste o código de erro pra gente.
Se houverem erros gravados, pode contar que vão aparecer várias pessoas aqui pra te ajudar.

As informações que vc precisa estão aqui http//www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043

Depois disso seria interessante dar um reset no módulo de injeção, isso consiste em cortar a alimentação do módulo para que todos os códigos erro apresentados sejam apagados da memória. Esse reset é importante para saber se o problema persiste ou já foi sanado.

É fácil, basta deixar os cabos da bateria desligado por um tempo, infelizmente esse tempo varia, mas no meu caso em umas duas horas resolve.
Para agilizar, vc pode desligar os dois cabos da bateria e ligar um ao outro, com um pedaço de fio ou arame, mas nada poderá encostar nos polos da bateria, nem os cabos, nem o fio.
Fique tranquilo, apesar de ser uma espécie de curto-cirtuito, como a bateria está totalmente desligada não haverá energia circulando...

Qualquer dúvida é só perguntar!
Abraços...
Olá Amigos do Corsa Clube,
Acabei de chegar do mecanico pois minha valvula termostastica estava com problemas e a temperatura chegou bem alta.... Não sei se fiz certo mas o proprio mecanico me aconselhou deixar sem a valvula, pois a minha regiao aqui é bem quente (são jose do rio preto), resolvi deixar sem mesmo.
Mas o detalhe é que começou a ascender essa luz amarela, vou seguir o conselho do nosso amigo DJCRD e posto mais tarde.


Abraços...


CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

Olha, apesar da sua região ser quente, eu aconselho a não deixar sem a válvula. Ela ajuda a aquecer o motor mais rapidamente o que diminui o desgaste dos componentes e diminui o consumo de combustível pois o motor trabalha melhor quando está na temperatura ideal. No meu caso por exemplo, eu percebi uma significativa alteração no consumo. Quando comprei o carro estava sem a válvula fazia 8,5 Km/l, depois que coloquei a válvula o motor aquece bem mais rapidamente e mantém a temperatura pois em determinado grau a válvula se abre e libera a circulação da água para refrigerar. E então o consumo passou para 11 Km/l.


CJ
:: Sport ::
Mensagens: 1143
Registrado em: Sábado 21 2012f Julho 2012 06:58:52 PM
Localização: Ourinhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CJ »

O que acontece é que grande parte dos proprietários não utiliza aditivo no sistema de arrefecimento, usa somente água da torneira que com o tempo vai deteriorando os componentes do sistema, dentre eles a válvula termostática e pode ocorrer de ela travar fechada e então o sistema de refrigeração fica falho.
Andando sem a válvula provavelmente você não terá problemas com superaquecimento, mas com certeza terá prejuízos em outros elementos que talvez não compense.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

sobre a luz http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=16043
o carro nao saiu da fabrica com a valvula? alguma funcao ela tem certo? coloque a valvula no seu devido lugar novamente

mas de qq forma mais informacoes sobre o sistema e pra que serve a valvula vc consegue na area de refrigeracao....

vou fechar o topico pq o assunto da luz amarela é mais q repetido e coloquei o link de um pequeno topico q trata muito bem do assunto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Trancado
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”