Atuador de marcha lenta

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

re

Mensagem por alcineu »

Olá fernandoperini. Voce já viu esse tópico no link abaixo?
La na pagina 3 e 8 tem umas fotos da peça e como estava antes e depois de limpa-la.
Agora pela descrição da ação do mecanico, ele deve ter danificado a peça só para trocar, kkassss. Só tem malandro/picareta.
essa peça funciona empurrando/retraindo o embolo para dosar a entrada de ar para corrigir a rotação do motor em marcha lenta.
É um micromotor, dai o nome motor de passo que comanda á válvula IAC da marcha lenta. Possui 4 terminais. Roda nos dois sentidos para corrigir a marcha lenta. Com uma fonte de 12 volts pode-se testa-lo para ver se a haste com o embolo se movimenta nos dois sentidos.
No link mencionado voce terá ideia da ponta (embolo) citado.

http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

poxa cara valew mesmo foi de grande ajuda

então quer dizer que é verdade o fato dele apertar a peça sem estar ligada estraga?


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

ahh só outra coisa eu fui ver o topico e os links tarde demais e hoje cedo eu tentei limpar a peça com WD , nao deu muito certo nao , mesmo saindo bastante sujeira e particulas ainda tem umas crostas vou tentar com alcool mas acho que o atuador ja era mesmo


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Realmente se apertar/empurrar o embolo para dentro pode estragar a peça.
Quanto as crostas, não sei se voce viu por lá, que, tem muita explicação de limpeza, como, mergulhar a peça na gasolina e deixar de molho para dissolver essas crostas. Ponha ela de cabeça para cima, a parte da haste com o embolo.
O ideal seria testar essa peça e ver se as bobinas do motor estão em ordem. Se estiver rompida/aberta, o que poderia deixar o motor sem ação. Ja as crostas a gasolina resolve e destrava.
A minha sorte foi que o embolo travou aberto de mode a não mudar a rotação da ML.
O funcionamento correto é de quando se liga o motor, a rotação vai la pelos 1500RPM e depois de lguns segundos vai caindo para 850/950RPM e estabiliza.

Veja e ste link
http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... highlight=

o documento esta neste link abaixo
http://itanium.xpg.com.br/limpar-tbi-corsa.doc
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

então na marcha lenta meu carro nao tem falhado nem morrido nem oscilando , o ruim é pra pegar que tenho que acelerar para puxar ar senao nao pega nem com o motor quente.. seria mesmo problema da valvula?

outra coisa que vi nos links, aquelas 2 mangueiras de respiro , tem um grosso e um fino , desconfio do fino estar quase entupido , nao a mangueira, e sim na parte de ferro, joguei bastante wd e saia partículas até grossas , mas nao da pra tirar tudo, como devo fazer para limpar a parte que é de metal e faz uma curva?.. esta parte ela chupa ar ou ela expele?cheguei a colocar a boca e assopar bem forte rs, mas não sei pq é fino , o ar nao percorreu com facilidade nao

vou tentar refazer a limpeza do atuador amanha mas é quase certo que esta peça ja era mesmo

valew mais uma vez
abraços


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

- Esse duto (caninho fino curvo) da conexão da mangueira fina entope por dentro. Nesse caso só retirando o corpo da borboleta completo e dar uma geral (ver tópicos sobre isso).
Só da para desentupir de dentro para fora, enfiando um arame fino. Naquele link com fotos da limpeza da TBI do Corsa, na segunda parte tem fotos do local interno tapado com borra mostrando onde fica.
Quando esse duto entope, os gases com vapores de óleo passam la pela frente da borboleta e valvula IAC emporcalhando e travando tudo.

- bem se a lenta esta normal, o carro não oscila e nem morre, pode estar havendo problema de injeção de combustivel na partida. Essa dificuldade de pegar, como se da?
Após desligar o motor por pelo menos 30 minutos pega normal sem abrir a borboleta pisando no pedal do acelerador? De um dia para o outro tambem demora?

- faça o seguinte teste: desloque o motor de passo com ele plugado. O local onde ele saiu ficara aberto. De partida ao motor e veja se pega na hora. Peça a alguem para segurar a peça para que o embolo não salte fora e perca a mola, mas, seja bem rapido, assim que o motor pegar, desligue logo, ja que, a intenção é checar se o motor pega sem hesitação.

- Esqueci de perguntar: assim que o motor pega, fica acelerado e depois após alguns segundos estabiliza? Se sim o motor de passo esta ok.

- quanto ao motor de passo, procure algum local que mexa só com injeção eletronica e peça para testa-lo por precaução. Acompanhe os testes como citei.

- desconfio que o problema não é o motor de passo e sim falta de pressão na linha de combustivel. Para voce ter ideia de manter pressão na linha inderteminadamente com o motor parado é para a partida do motor seja instantanea a qualquer momento.
Pode estar havendo fuga de combustivel dentro do tanque, algum bico injetor sem estanqueidade, ocasionando afogamento na partida.
retorne ai. Aguardo retorno.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

estou usando álcool a quase 3 meses , é um corsa 1997 ..estou com o flextron, o mais barato e tb deve ser o pior conversor

mas... antes de ter ido neste mecanico eu nao precisava pisar no acelerador pra pegar , depois que ele tirou o atuador e ficou apertando com força que ficou assim..e eu ja estava usando alcool a estes quase 3 meses..
pra ver como foi sacanagem

ele fez a limpeza de bico, e isto deveria fazer o carro pegar mais facilmente certo? ele ainda teve a cara de pau de falar
- vamos ver agora se com estes bicos limpos e o atuador travado ele vai pegar...(e dava partida)e nao pegava..ai ele que falou pra ligar acelerando , pois ele ja sabia que iria acontecer isto


[quote]Esqueci de perguntar: assim que o motor pega, fica acelerado e depois após alguns segundos estabiliza? Se sim o motor de passo esta ok. [/quote]

então... a primeira vez que fui neste mecanico foi para testar a vazão da bomba de combustivel pois nao coloquei a flex ainda e queria ver como a minha estava , e o teste apresentou que a bomba estava OK na vazão ideal 3.0(por ser a original)
ai ele fez varredura eletronica)acho que o nome é este).. e disse que o que precisava ser feito era limpeza de bicos E , que o atuador de marcha lenta nao estava acelerando tanto quando ligava o carro e que ele desacelerava rapidamente , e teria que ver se era sujeira ou se deveria trocar

ai voltei no outro fia e foi nesta que ele tiroua tbi e jogou uma aguinha limpou igual a bunda dele , e ficou apertando o atuador dizendo que estava travado..

e agora quando ligo o carro ele nao da aquela acelerada no motor , tenho que pisar enquanto dou a partida , e se eu nao mantenho a aceleração por alguns segundos o carro morre se esta frio, mas a marcha lenta fica sempre na mesma
quando o otor esta quente , eu dou a partida e dou uma acelerada junto e pega se precisar manter a aceleração (manter a aceleração que digo é igua o o atuador faria se estivesse funcionando)

sei que vai aparentar que o problema de pegar o carro é o álcool , mas como estou usando uma porcentagem de gasolina no tanque nao era pra ser assim, e tb nao era pra ser dificil pegar com o motor quente
firo ou quente só pega se eu acelerar , e pega na segunda partia
lembrando que o filtero de conbustivel e novo tb


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Olá fernandoperini.
Pelo que entendi, voce foi ao mecanico só para checar a vazão da bomba, antes o motor pegava sem problemas, o cara passou o scanner (scanner não detecta tudo não), INVENTOU que teria que limpar os bicos, INVENTOU que o motor de passo não estava atuando como devia da mente dele, forçou o embolo do motor de passo para dentro. Ai sim pode ter travado/quebrado as engrenagens interna do motor de passo. Nem fuçador é: vigarista mesmo.

Esse lance de ter que acelerar para abrir a borboleta é sinal de que não há entrada de ar para o motor pegar, esta hvendo obstrução, quando abre a borboleta, acionando o acelerador, pega, porque, a borboleta abrindo, entra ar por ela, não pelo duto principal de marcha lenta, devido, o embolo da valvula IAC (aquela ponta redonda conica) estar obstruindo a entrada de ar, devido problema do motro de passo. Pode ter ficado travado, bloqueando a passagem de ar.

Faça aquele teste que citei: com o motor de passo removido, segurando-o para que a haste não solte, só por precaução, de partida no motor para ver se pega SEM ACELERAR. Deve pegar acelerado lá pelos seus 3000RPM já que não há obstrução a entrada de ar para a marcha lenta.

Se pegar sem problemas nessa condição acima citada, compre outro motor de passo, coloque e seja feliz.

Quanto ao que gastou, já que o cara só arrumou defeito, é tenso debater com esse tipo de gente. Sempre recomendo: só deixem botar a mão no sistema de injeção a quem entende do assunto, onde só mexe com injeção.
Vai com calma ai que se resolve.

Esse negócio de limpeza de bicos, tem-se que tomar cuidado, pois, tem muita gente por ai metendo a mão no bolso dos proprietarios com essa ação. Se pelo ao menos o motor estivesse rateando, dificil em partir, após ter checado tudo, ai sim parte-se para os bicos.

Vamos resolver essa parada ai. De retorno de como ficou ai, ok?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


fernandoperini
:: Millennium ::
Mensagens: 167
Registrado em: Segunda-feira 12 2007f Novembro 2007 11:08:07 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandoperini »

é bem por ai mesmo

olha só , hoje dei uma bela limpeza na peça ficou brilhando , limpei por dentro onde encaixa ela
e consegui desentupir o duto , ele suga o ar..mas no funcionamento do carro não mudou em nada...

liguei o carro sem o atuador ele ligou sem precisar acelerar,mas ficou acelerado ao extremo , ai coloquei a peça limpa e...
nao adiantou rs, ela ja era mesmo :cry:

sera que deixar assim vai gastar mais combustivel mesmo a lenta estando estável?

abraço!


alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

sera que deixar assim vai gastar mais combustivel mesmo a lenta estando estável?

abraço![/quote]quanto a consumo não.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”