Prezados, boa noite.
Tenho um corsa 1.0 MPFI 1998 4p que o meu avô tirou zero. Ele faleceu recentemente e eu herdei o carro. Inclusive, como ainda está no nome dele, o carro é único dono. rsrs
Bem, quando herdei o carro, fiz uma revisão enorme em um mecânico de confiança para reviver o carrinho do meu avô.(tenho uma lista mas não sei se vale a pena colocar aqui)
Depois da revisão, rodei com o carro 5 mil quilômetros e ele estava perfeito. Porém, agora o carro começou a ficar acelerado na marcha lenta (está acelerado mas não muito, só não sei dizer exatamente quantos rpms pois ele não tem marcador).
Eu removi o sensor de TPS e o Sensor de marcha lenta. Testei ambos com o multímetro e ambos deram valores OK, nada fora do comum.
TPS: resistencia deu 5.5 ohms. O potenciômetro foi de 0,93 ohms até 6,5 ohms quando aberto totalmente.
Sensor de marcha lenta: 55.3 ohms nas duas bobinas.
O sensor de marcha lenta estava MUITO sujo, muito carbonizado. Limpei ele com uma escova e WD40 até ficar impecável. Coloquei ele e o sensor TPS de volta no lugar.
Tirei a bateria do carro e deixei 1 dia e meio fora para resetar a central. Antes de conectar completamente, fiz o esquema de deixar apenas o polo positivo ligado e acionar a partida 10x para resetar a central tbm.
Depois disso, liguei o carro e deixei funcionando até armar a ventoínha. Parecia que tinha resolvido, pois a lenta estava normal, dentro do padrão, com o carro quieto. E assim ele ficou, acionou a ventoínha, desascionou, e a lenta continuou perfeita.
Não desliguei, deixei o carro ligado e saí para dar uma volta. Fui andando normal e assim que eu parei no primeiro semáforo e pisei na embreagem, ele tinha acelerado novamente.
Estou suspeitando que há alguma coisa errada com o sensor de marcha lenta, pois o carro não falha em momento nenhum, não hesita em aceleração... ele só tem esse problema de aceleração quando está parado em ponto morto ou quando eu piso na embreagem.
Por favor, alguém tem mais alguma sugestão do que poderia ser o problema?
[DÚVIDA] - 1.0 MPFI 98 Acelerado Sempre
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1998
Complemento:
Hoje mais cedo passei em uma loja de autopeças e pedi um sensor de TPS Delphi Novo e um Sensor de Marcha Lenta Delphi Novo (para eu medir os valores com o multímetro).
1 - O Sensor TPS Delphi novo apresentou EXATAMENTE os mesmo valores do meu.
2 - Mas o Sensor de Marcha lenta Delphi Novo apresentou uma resistência de 50,2 ohms nas duas bobinas, enquanto o meu está com 55,3 ohms nas duas bobinas.
A única coisa significativa que encontrei de diferença nos sensores foi esse "acréscimo" de 10% de resisência do meu sensor de marcha lenta.
Hoje mais cedo passei em uma loja de autopeças e pedi um sensor de TPS Delphi Novo e um Sensor de Marcha Lenta Delphi Novo (para eu medir os valores com o multímetro).
1 - O Sensor TPS Delphi novo apresentou EXATAMENTE os mesmo valores do meu.
2 - Mas o Sensor de Marcha lenta Delphi Novo apresentou uma resistência de 50,2 ohms nas duas bobinas, enquanto o meu está com 55,3 ohms nas duas bobinas.
A única coisa significativa que encontrei de diferença nos sensores foi esse "acréscimo" de 10% de resisência do meu sensor de marcha lenta.
- sousaman
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
- Contato:
Cara,
Como o atuador de macha lenta é antigo, recomenda-se troca-lo, pois vc já fez todas as possibilidades de melhoria dele.
Como o atuador de macha lenta é antigo, recomenda-se troca-lo, pois vc já fez todas as possibilidades de melhoria dele.
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO!
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO
-
- :: Wind ::
- Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 1998
[Resolvido - Atualização]
Bom dia.
Trazendo a solução do meu problema aqui caso ajude alguém futuramente.
Fiz alguns testes com o Atuador de marcha lenta (que ainda era o original do carro de 1998) desencaixado e observei que ele não estava funcionando muito normal. Por isso, fui numa autopeças e comprei um novo Atuador de marcha lenta Delphi novo.
Instalei o atuador no carro e resolveu 90% do prolema, mas a lenta ainda não estava exatamente como deveria, o carro estava bem pouco acelerado ainda.
Testei por entradas falsas de ar e não encontrei nada. Fui no meu mecânico que havia realizado a revisão e expliquei para ele o que estava acontecendo. Ele fez vários testes e me disse que o problema era o sensor TPS (da borboleta).
Voltei na autopeças, comprei um sensor TPS Delphi novo e instalei. Fiz também o reset na injeção.
O resultado foi excelente. A marcha lenta do carro está mais baixa do que sempre foi, quase não consigo ouvir ele funcionando. Um benefício adicional que também posso compartilhar é que o carro está funcionando MUITO mais frio.
Eu refiz o sistema de arrefecimento inteiro do carro com peças novas (mangueiras, radiador, bomba d'água, termostática...tudo) e mesmo assim ele ligava a ventoínha algumas vezes (entre duas e quatro vezes) quando eu saía.
Agora, depois das trocas destes sensores, já andei com o carro durante três dias e a ventoínha acionou apenas uma vez (em três dias!). A temperatura agora fica sempre mais baixa e o carro está funcionando muito mais redondo.
Bom dia.
Trazendo a solução do meu problema aqui caso ajude alguém futuramente.
Fiz alguns testes com o Atuador de marcha lenta (que ainda era o original do carro de 1998) desencaixado e observei que ele não estava funcionando muito normal. Por isso, fui numa autopeças e comprei um novo Atuador de marcha lenta Delphi novo.
Instalei o atuador no carro e resolveu 90% do prolema, mas a lenta ainda não estava exatamente como deveria, o carro estava bem pouco acelerado ainda.
Testei por entradas falsas de ar e não encontrei nada. Fui no meu mecânico que havia realizado a revisão e expliquei para ele o que estava acontecendo. Ele fez vários testes e me disse que o problema era o sensor TPS (da borboleta).
Voltei na autopeças, comprei um sensor TPS Delphi novo e instalei. Fiz também o reset na injeção.
O resultado foi excelente. A marcha lenta do carro está mais baixa do que sempre foi, quase não consigo ouvir ele funcionando. Um benefício adicional que também posso compartilhar é que o carro está funcionando MUITO mais frio.
Eu refiz o sistema de arrefecimento inteiro do carro com peças novas (mangueiras, radiador, bomba d'água, termostática...tudo) e mesmo assim ele ligava a ventoínha algumas vezes (entre duas e quatro vezes) quando eu saía.
Agora, depois das trocas destes sensores, já andei com o carro durante três dias e a ventoínha acionou apenas uma vez (em três dias!). A temperatura agora fica sempre mais baixa e o carro está funcionando muito mais redondo.
- sousaman
- :: Moderador ::
- Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
- Ano de fabricação: 2000
- Contato:
Cara,
Ótimo!
Obrigado por deixar o resultado final aqui.
Ótimo!
Obrigado por deixar o resultado final aqui.
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR!
-