[DÚVIDA] - oleo vazando pela vela

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - oleo vazando pela vela

Mensagem por corsamax1.8 »

boa tarde
meu corsinha está apresentando um vazamento de oleo ao redor da vela do 3o cilindro... a principio achei q o cabeçote havia trincado..fui no mecânico, ele falou que é o anel, fazendo com que o oleo suba, e consequentemente vaze pela vela (!!!!!!) .. é possivel isso???

estou tendo q repor coisa de 1 litro a cada 1000km ... meu carro está com 210.000km rodados, só coloco oleo original 5w30
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Seu cadastro não apresenta o ano do motor e nem vc mencionou... mas se no manual consta tal viscosidade, o óleo está correto.
Passar óleo pelo anel para a parte de cima, acontece sempre... até em motores novos... só que em motores novos a quantidade é muito pequena e na queima normal não se percebe sequer fumaça na descarga... mas dependendo da quilometragem ou da manutenção, a fumacinha vai aumentando até fazer concorrência com o carro do fumacê...e o consumo do óleo também sobe.
Mas passar óleo pelos anéis não significa obrigatoriamente que ele passe pela rosca da vela, vindo a ser perceptível por fora ao seu redor... isso pode ser falta do correto aperto, rosca espanada ou danos seja na sede da vela (cabeçote) ou no anel de vedação da própria vela.
Também ocorre um acúmulo de óleo quando este passa pela vedação da tampa do comando/tuchos... mas que normalmente aparece em todas as velas e não em apenas uma.
Há casos raros em que o óleo passa não pelo desgaste dos anéis e sim porque eles coincidiram suas aberturas, que na montagem devem ficar em ângulos defasados... a quebra também não é muito comum...
No seu caso que ocorre em apenas uma vela/cilindro, eu começaria pela análise da vela/rosca/sede/aperto...se tudo normal, o passo seguinte é abrir e conferir a posição dos anéis e demais medidas, trocando ou retificando o necessário.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”