[DÚVIDA] - Temperatura do motor

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
leomastersxd
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 08 2021f Abril 2021 07:45:45 PM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

[DÚVIDA] - Temperatura do motor

Mensagem por leomastersxd »

O meu corsa é o Hatch Maxx 1.0 8v Flex VHC, todo original.

Estou com uma dúvida mesmo dirigindo mais de 10 km diariamente o ponteiro de temperatura do motor nunca chega no meio, no máximo passa a primeira linha branca depois de uso intenso(giro alto), suspeito que seja a válvula termostática mas meu mecânico disse que nesse carro é normal, gostaria que alguém que entenda do assunto me explique se há um problema ou é normal mesmo.

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Olha, o normal pode depender do ponto de vista...
Pelo ponto de vista da física, é muito difícil vc manter um conjunto que gera muito calor e que ainda sofre influências externas, praticamente com a mesma temperatura... seria necessário um arrefecimento único e constantemente controlado, e o liga/desliga das ventoinhas já sinaliza que isso não é verdadeiro.
Pelo ponto de vista da montadora, ela acha que dá um conforto maior ao motorista mostrando uma temperatura (que antes variava muito em modelos mais antigos), mais constante ou até paradinha.
Pelo ponto de vista de alguns motoristas (onde vc se incluí), é estranho tão pouca ou nenhuma variação, se comparado a outros carros que vc já teve ou dirigiu, certo?
Ocorre que, por política da montadora, ela dotou a seguinte estratégia: se a temperatura real estiver dentro de uma determinada faixa (que anteriormente ficava entre 92 e 98°C), que é a faixa normal desse motor em modelos anteriores a 2006/2007, ela programou a central para mostrar no painel uma temperatura quase constante ou com uma variação muito menor ou com retardo e que não espelha a realidade "on line".
Se por um lado realmente tranquiliza os motoristas preocupados com a antiga variação na temperatura do motor, por outro deixa dúvidas naqueles um pouco mais preocupados, como eu, pois se por alguma deficiência no arrefecimento o motor ficar trabalhando casa dos 100°C (início de um sobreaquecimento), no painel isso será mostrado com muito retardo e pode não haver tempo para uma reação do motorista em perceber e parar o motor, antes que algo grave ocorra ( tipo um estouro de mangueira, uma junta queimada, um empeno de cabeçote, um motor fundido...).
Ficou mais preocupado? Bom, não acredite no que eu digo... vá a uma boa oficina e peça para monitorar a temperatura de seu motor por pelo menos 30 minutos, mas tem que ser com um termômetro (tipo de infravermelho, não serve o scaner, pois ele é conectado a central), e compare a variação do mostrador do painel com a do termômetro.
Muitos medem essa temperatura na mangueira de entrada do radiador... eu prefiro direto no cabeçote.

Dê notícias...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26786
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

os mais novos o painel fica em 1/4, e nos mais antigos fica em 1/2 pra condição normal de trabalho, mas a temperatura real mesmo é praticamente a mesma, apenas a escala de indicação no mostrador q difere....
confirme c um termômetro mesmo, como indicado pra vc ter certeza q em 1/4 ali, a temperatura deve estar próxima dos 100°C
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
leomastersxd
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quinta-feira 08 2021f Abril 2021 07:45:45 PM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2007

Mensagem por leomastersxd »

Obrigado, respondeu minha dúvida, quando puder eu testo com termômetro infravermelho só por curiosidade, e posto meus resultados.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”